Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    326
Não digo que não, eu dou a minha opinião e falo da minha realidade.

Não critico ninguém que prefira digital.

Eu tenho alguns jogos digitais mas a ligação a esses jogos é completamente diferente.
 
É uma questão de hábito, também já fui super "contra" o digital e hoje não me faz confusão.

Nada contra quem prefere digital. Eu próprio prefiro digital para certos tipos de jogos tipo Diablo ou Destiny; GaaS, essencialmente. Não é uma questão de ser contra o digital, mas sim contra menos opções. 120 páginas depois ainda é complicado de compreender isto. Posso dizer-te que a última vez que tirei partido de descontos de pré-reserva e 3x2 consegui poupar 80€. Eu ainda não vi nenhuma plataforma oferecer promoções semelhantes nas suas lojas. Se calhar o mais próximo disso são os vouchers da Nintendo, mas mesmo assim, na melhor das hipóteses são apenas 20€ de desconto (metade do que terias numa promo habitual numa loja tradicional).

Também não me agrada, mas vai ser a evolução. A geração que está a nascer agora, há uma probabilidade de nunca saberem o que foram jogos físicos e nativos, para eles o mundo sempre teve jogos na Cloud.

Há uma coisa engraçada relativo a isto da Cloud, deixa de haver gerações de hardware e haverá antes uma evolução constante, jogo após jogo.

Seria possível inclusive num jogo AAA de alto orçamento, decidirem criar a melhor qualidade gráfica possível e o jogo consumia o dobro da potencia bruta da Cloud.

Queres ver uma outra coisa engraçada relativo a isto da cloud?


Não me leves a mal, mas podes lá ficar com a cloud. Tanto falatório sobre cloud e streaming sem ter o mínimo de consideração de que a) a infraestrutura para tal não existe em muitas regiões, incluindo nos próprios EUA e b) existem género de jogos que dependem de consistência e baixo input lag, como jogos de luta. Nunca me irá parar de surpreender ver tanta gente desejosa de ter piores experiências no futuro do que tem agora.
 
Última edição:
Se não for educada/interessada para isso...
Temos o exemplo da musica que já postei atrás dos millenials a comprar mais formato fisico.
Temos o vinil que nunca esteve tão popular.
Porque não pode acontecer o mesmo coms videojogos ?

Porque ninguém vai criar uma consola de jogos e suportar a mesma para uma minoria.

Vinil, etc, é diferente, porque o leitor de Vinil vai ler todos os vinis que foram criados até à data, sejam eles quais forem. Logo, pagas o leitor de Vinil que dá lucro à empresa, tens os vinis para ouvir e eles tiveram lucro.
Conseguem fazer isso numa consola caseira? Não.

Além disso um Vinil dá estilo numa casa, uma consola não dá estilo nenhum :D
 
Porque ninguém vai criar uma consola de jogos e suportar a mesma para uma minoria.

Vinil, etc, é diferente, porque o leitor de Vinil vai ler todos os vinis que foram criados até à data, sejam eles quais forem. Logo, pagas o leitor de Vinil que dá lucro à empresa, tens os vinis para ouvir e eles tiveram lucro.
Conseguem fazer isso numa consola caseira? Não.

Além disso um Vinil dá estilo numa casa, uma consola não dá estilo nenhum :D

Bem verdade! Dos 30 e tal jogos físicos que tenho para PS3, só os consigo jogar na minha PS3 Fat de 80Gb...ou seja para além de ter de preservar os jogos, ainda tenho de ter uma consola funcional com uma carrada de anos e que a qualquer momento kaput :P
 
Queres ver uma outra coisa engraçada relativo a isto da cloud?

Estamos nos inícios da Cloud, as coisas ainda vão evoluir e amadurecer muito.

Não podes julgar a Cloud num futuro que certamente ainda deve demorar pelo menos uns 10 anos, por aquilo que os teus olhos estão a ver à data de hoje.

Há 10 anos atrás, ou pouco mais do que isso, experimentei pela primeira vez o Cloud Gaming com o serviço OnLive e aquilo como é obvio, era uma porcaria. Carregado de lag, fraca qualidade de imagem, etc etc.

Passaram 10 anos, e hoje jogas algo no GeForce Now, e se não te disserem, vais ter dificuldade em descobrir que estás a jogar em streaming e não nativamente.

Agora mete mais 10 anos de evolução em cima e imagina como as coisas serão.

Há data de hoje também prefiro os jogos nativos e espero que os jogos exclusivos na Cloud sejam atrasados, mas o mundo não vai parar de evoluir, só porque eu quero ou porque tu queres. Vai continuar a evoluir, quer eu queira, quer eu não queira.

Se os leaks do FTC vs Microsoft estiverem ainda atuais, próxima geração já vamos ter pelo menos uma consola que será hibrida, Poder Nativo + Poder da Cloud.
 
Bem verdade! Dos 30 e tal jogos físicos que tenho para PS3, só os consigo jogar na minha PS3 Fat de 80Gb...ou seja para além de ter de preservar os jogos, ainda tenho de ter uma consola funcional com uma carrada de anos e que a qualquer momento kaput :P
E ainda estás numa fase em que a TV suporta bem essa consola se a mesma estiver funcional.
Eventualmente a melhor opção que vais ter vai ser emulação.
 
Não é uma questão de ser contra o digital, mas sim contra menos opções. 120 páginas depois ainda é complicado de compreender isto. Posso dizer-te que a última vez que tirei partido de descontos de pré-reserva e 3x2 consegui poupar 80€.

Não me leves a mal, mas podes lá ficar com a cloud. Tanto falatório sobre cloud e streaming sem ter o mínimo de consideração de que a) a infraestrutura para tal não existe em muitas regiões, incluindo nos próprios EUA e b) existem género de jogos que dependem de consistência e baixo input lag, como jogos de luta.
Se queres mais opções não percebo porque és contra a cloud. Esse é um ponto negativo de não estar ainda acessivel a todos mas e uma Ps5, xbox,pc gaming estão acessíveis a todos? Ter a possibilidade de jogar nos equipamentos que já se tem é uma excelente oportunidade. Por alguma razão o mobile domina o sector. Quem gosta da cloud ou dos digitais não se irrita com os fisicos ou deseja que estes fracassem. Já o inverso é norma e basta percorrer estas tais 120 páginas.

Referente ás promoções dos fisicos sim, tem vantagens. Mas mais nas opções de revenda/compra de usados. Eu prefiro fisico por causa de poder vender. Agora falando de promoções então os mercados digitais da xbox para já compensam e bem. Mais o facto de se poder dividir o jogo com outra pessoa e jogar ao mesmo tempo.
 
Se queres mais opções não percebo porque és contra a cloud. Esse é um ponto negativo de não estar ainda acessivel a todos mas e uma Ps5, xbox,pc gaming estão acessíveis a todos? Ter a possibilidade de jogar nos equipamentos que já se tem é uma excelente oportunidade. Por alguma razão o mobile domina o sector. Quem gosta da cloud ou dos digitais não se irrita com os fisicos ou deseja que estes fracassem. Já o inverso é norma e basta percorrer estas tais 120 páginas.

Está explicado no meu post. Não vejo como teres uma pior experiência em certos géneros de jogos é positivo. De qualquer forma, eu não sou contra a cloud. Eu sou contra um futuro apenas cloud e não compreendo o desejo e fixação que alguns têm por consumirem jogos apenas por esta via.
 
Não deve faltar muito para eles perderem a vergonha e afirmarem algo deste género:

Do_you_guys_not_have_phones__-_BlizzCon_2018_Diablo_Immortal_reveal_0-21_screenshot.jpg


"Do you guys not have an internet connection?"
 
Porque ninguém vai criar uma consola de jogos e suportar a mesma para uma minoria.

Vinil, etc, é diferente, porque o leitor de Vinil vai ler todos os vinis que foram criados até à data, sejam eles quais forem. Logo, pagas o leitor de Vinil que dá lucro à empresa, tens os vinis para ouvir e eles tiveram lucro.
Conseguem fazer isso numa consola caseira? Não.

Além disso um Vinil dá estilo numa casa, uma consola não dá estilo nenhum :D

Já não sairam versões mais modernas da megadrive e da snes ?
Assim em formato mais mini, acho que uma delas até se se chama megadrive mini.
Portanto...

Eu acho estas xbox bem bonitas e maneirinhas até dão um estilo muito porreiro :P.
 
Eu prefiro o digital, mas se me derem um cloud em condições que possas jogar em todo o lado sem ter de estar preso a uma consola então ainda melhor. Venha ele.
 
Nada contra quem prefere digital. Eu próprio prefiro digital para certos tipos de jogos tipo Diablo ou Destiny; GaaS, essencialmente. Não é uma questão de ser contra o digital, mas sim contra menos opções. 120 páginas depois ainda é complicado de compreender isto. Posso dizer-te que a última vez que tirei partido de descontos de pré-reserva e 3x2 consegui poupar 80€. Eu ainda não vi nenhuma plataforma oferecer promoções semelhantes nas suas lojas. Se calhar o mais próximo disso são os vouchers da Nintendo, mas mesmo assim, na melhor das hipóteses são apenas 20€ de desconto (metade do que terias numa promo habitual numa loja tradicional).



Queres ver uma outra coisa engraçada relativo a isto da cloud?


Não me leves a mal, mas podes lá ficar com a cloud. Tanto falatório sobre cloud e streaming sem ter o mínimo de consideração de que a) a infraestrutura para tal não existe em muitas regiões, incluindo nos próprios EUA e b) existem género de jogos que dependem de consistência e baixo input lag, como jogos de luta. Nunca me irá parar de surpreender ver tanta gente desejosa de ter piores experiências no futuro do que tem agora.

Há gente que ainda usa CRTs por motivos de performance em jogos competitivos, especialmente FPSs.
Nos últimos anos tem havido um ressurgimento dos cartuchos, ainda recentemente foi editado um "novo" jogo para a Mega Drive, o Darius Extra Version, e não estou a falar de bootlegs ou jogos não-oficiais, esses também existem...
Nem sempre o mais avançado tecnologicamente vence, veja-se os exemplos do Laserdisc e do HD DVD.
A verdade é que o digital e o "poderoso" cloud gaming vão contribuir para matar a nostalgia e a ligação que temos aos videojogos. O plástico das embalagens irá desaparecer mas os jogos irão ser mais plásticos do que nunca... muito bonitos por fora (graficamente) mas totalmente vazios de conteúdo. Grandes produções multiplayer irão surgir à custa da morte dos épicos single-player. Prevejo que os jogos indie também irão sofrer. O gaming competitivo será ainda mais reservado aos profissionais.
Aos verdadeiros aficionados dos videojogos resta finalmente fazerem uso das suas coleções físicas, que vão deixar de ser meros lembretes/memórias na prateleira, e vão passar a ter utilidade prática. Parece-me que muita gente se tem preparado para isso, neste momento o mercado de jogos Xbox 360/Xbox usados está a rebentar, por exemplo.
 
Última edição:
Cada vez compro menos jogos físicos e jogo mais digitais. Antes pensava o contrário, as coisas mudam.

Olha a minha tinham feito a pré reserva do infinite wealth para me oferecer na Worten.

Chegou ao dia o jogo não veio nem me sabiam dizer nada sobre ele. Resultado, reembolso e comprei uma Key... Resolvido jogo na hora
 
Há gente que ainda usa CRTs por motivos de performance em jogos competitivos, especialmente FPSs.
Nos últimos anos tem havido um ressurgimento dos cartuchos, ainda recentemente foi editado um "novo" jogo para a Mega Drive, o Darius Extra Version, e não estou a falar de bootlegs ou jogos não-oficiais, esses também existem...
Nem sempre o mais avançado tecnologicamente vence, veja-se os exemplos do Laserdisc e do HD DVD.
A verdade é que o digital e o "poderoso" cloud gaming vão contribuir para matar a nostalgia e a ligação que temos aos videojogos. O plástico das embalagens irá desaparecer mas os jogos irão ser mais plásticos do que nunca... muito bonitos por fora (graficamente) mas totalmente vazios de conteúdo. Grandes produções multiplayer irão surgir à custa da morte dos épicos single-player. Prevejo que os jogos indie também irão sofrer. O gaming competitivo será ainda mais reservado aos profissionais.
Aos verdadeiros aficionados dos videojogos resta finalmente fazerem uso das suas coleções físicas, que vão deixar de ser meros lembretes/memórias na prateleira, e vão passar a ter utilidade prática. Parece-me que muita gente se tem preparado para isso, neste momento o mercado de jogos Xbox 360/Xbox usados está a rebentar, por exemplo.


Eu compro maioritariamente jogos físicos,mas porra que este post está cheio de alarmismos desnecessários e velhos do restelo-sices.

Um método de distribuição é apenas isso. Tem zero a ver com a qualidade,tipo de jogo ou amor envolvido na sua criação.
 
Back
Topo