Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    331
O Formato físico é melhor, não há argumentação possível.

Em caso de a conta ser roubada, ficas sem nada. E com um ban então. Com um formato físico a coisa muda de figura.
Não entendo como podem gostar de formato digital, excepto se apenas existir essa opção.

Literalmente estão a vender banha de cobra e quem mais sofre é o consumidor.
 
Em caso de a conta ser roubada, ficas sem nada. Com um formato físico a coisa muda de figura.

Em caso da conta ser roubada, ficas sem nada, mas podes sempre falar com a Sony/Microsoft e se provares que és tu o verdadeiro dono da conta, devolvem-te a mesma. Pode ser um processo moroso, mas existe soluções.

Também te podem assaltar a casa e roubarem-te a tua coleção de jogos físicos e ficas igualmente sem nada.

Não entendo como podem gostar de formato digital, excepto se apenas existir essa opção.

Basicamente acabaste de confirmar a argumentação do @Jack-O-Lantern quando refere que o formato digital é diabolizado.
 
Última edição:
Em caso da conta ser roubada, ficas sem nada, mas podes sempre falar com a Sony/Microsoft e se provares que és tu o verdadeiro dono da conta, devolvem-te a mesma. Pode ser um processo moroso, mas existe soluções.

Também te podem assaltar a casa e roubarem-te a tua coleção de jogos físicos e ficas igualmente sem nada.



Basicamente acabaste de confirmar a argumentação do @Jack-O-Lantern quando refere que o formato digital é diabolizado.
Perder tempo a falar com a Microsoft / Sony é um devaju muito grande, não é para mim essas coisas. Eu é que tenho que lhes contactar? Eles que providenciem melhor segurança.

Em relação a casa sim podem assaltar e levar todos os jogos físicos, mas é duvidoso tendo que tenho Seguro e PROSEGUR, nos quais dentro dos términos iriam se responsabilizar pelas perdas.

O Formato digital em caso de levares ban injustamente, toda a tua "frota" foi eventualmente pelo ar.
O Físico não.
 
Perder tempo a falar com a Microsoft / Sony é um devaju muito grande, não é para mim essas coisas. Eu é que tenho que lhes contactar? Eles que providenciem melhor segurança.

Eles providenciam segurança. Quando uma conta é roubada, 99% das vezes deve ser culpa do utilizador, não da Sony/Microsoft.

Se deixares a porta da tua casa aberta sem ninguém lá dentro, se te assaltarem e levarem todos os teus jogos fisicos, também vais culpar a Policia?

Em relação a casa sim podem assaltar e levar todos os jogos físicos, mas é duvidoso tendo que tenho Seguro e PROSEGUR, nos quais dentro dos términos iriam se responsabilizar pelas perdas.

Tu tens, mas nem toda a gente tem, a maioria não deve ter certamente.

Se tiveres todas as medidas de segurança aplicadas na tua conta digital, muito dificilmente alguém te consegue roubar mesma.

O Formato digital em caso de levares ban injustamente, toda a tua "frota" foi eventualmente pelo ar.

"injustamente". Sim, certo...
 
Perder tempo a falar com a Microsoft / Sony é um devaju muito grande, não é para mim essas coisas. Eu é que tenho que lhes contactar? Eles que providenciem melhor segurança.
Por essa lógica, se te roubarem a casa ou houver um terramoto/incêndio e for tudo à vida, não vais contactar o seguro? Vais ficar à espera que sejam eles?

Em relação a casa sim podem assaltar e levar todos os jogos físicos, mas é duvidoso tendo que tenho Seguro e PROSEGUR, nos quais dentro dos términos iriam se responsabilizar pelas perdas.
Recuperas o dinheiro, mas os conteúdos em si podes nunca mais conseguir ter de volta (especialmente itens raros, descontinuados ou que até estejam muito mais caros face ao valor dado pelo seguro).


Há vantagens e desvantagens em ambos os formatos.
 
Por essa lógica, se te roubarem a casa ou houver um terramoto/incêndio e for tudo à vida, não vais contactar o seguro? Vais ficar à espera que sejam eles?


Recuperas o dinheiro, mas os conteúdos em si podes nunca mais conseguir ter de volta (especialmente itens raros, descontinuados ou que até estejam muito mais caros face ao valor dado pelo seguro).


Há vantagens e desvantagens em ambos os formatos.
A certa altura o meu método preferido de adquirir jogos PC era comprar uma edição qualquer, geralmente com desconto, e registar no Steam. E depois jogava a partir daí, nem abria o DVD.
 
Nos últimos 7-8 anos comprei tudo digital. E desde que comprei a XSX comprei 2 jogos por não estarem no GP.
Não me apetece ocupar espaço com caixas, consigo bons deals e a única deslocação que preciso de fazer é ir buscar o telemóvel para confirmar a compra.

Consigo entender quem prefira os físicos mas para a minha realidade prefiro os digitais.
 
O problema nunca foi o físico vs digital, mas a compra vs aluguer.
Já que foram buscar até a questão dos Blu-ray, muitas das pessoas que criticam tanto o formato digital e o aluguer no contexto de videojogos, se for preciso passam a vida no cinema a alugar a visualização de filmes...

Não me lembro também de haver críticos da existência dos videoclubes.

Isto para dizer que uma coisa não é impeditiva da outra. Quem joga através de aluguer e quem joga através da compra, tem invariavelmente a mesma experiência, que é jogarem o mesmo jogo.

A questão aqui é que não compraste os jogos, mas sim uma licença para os poderes jogar.
Podes fazer o mesmo exercício mental para os jogos físicos. Pega num qualquer, vê a contra capa e nas letras pequenas verás lá a palavra "licença" e as condições associadas.
 
Já que foram buscar até a questão dos Blu-ray, muitas das pessoas que criticam tanto o formato digital e o aluguer no contexto de videojogos, se for preciso passam a vida no cinema a alugar a visualização de filmes...

Não me lembro também de haver críticos da existência dos videoclubes.

Isto para dizer que uma coisa não é impeditiva da outra. Quem joga através de aluguer e quem joga através da compra, tem invariavelmente a mesma experiência, que é jogarem o mesmo jogo.

Ninguém que vai ao cinema ou a um videoclube pensa que está a comprar uma cópia de um filme. O meu comentário foi bastante explícito:

Foi o que sempre disse aqui. O problema nunca foi o físico vs digital, mas a compra vs aluguer. E regra geral, o mercado de compras digitais é na prática um mercado de aluguer de forma encapotada. No PC existem alternativas como o GOG.com (e mesmo assim são limitadas a nível de catálogo), mas nas consolas nem isso existe. As nossas compras estão sempre presas à cloud/serviços de terceiros.

Discute-se aqui que ninguém que prefere o digital quer que o físico acabe, e vice versa. Isso é daquelas coisas óbvias que não é preciso dizer. Entretanto, a realidade é que os mercados não funcionam para fornecer alternativas a qualquer vontade do freguês. Como em tudo, chega a um ponto em que um dos caminhos deixa de ser financeiramente viável e simplesmente desaparece. O que custa mais é ver o aluguer ser impingido pelas grandes corporações (porque lhes é financeiramente mais rentável) e a maioria estar completamente alheia das consequências e aceita de bom agrado o que lhes é vendido. Não falo de quem sabe que é aluguer e genuinamente prefere essa via pela conveniência.

Quanto à experiência ser a mesma? Óbvio que não é, e o preço reflectia isso. Ir ao cinema é uma experiência por si só. Quando ainda havia videoclubes, a maioria dos meus amigos não comprava DVDs, apenas alugavam. Eu comprava (os que gostava). Esses DVDs ainda cá tenho, prontos a serem revistos quando me apetece, muitos com extras exclusivos que não estão disponíveis em qualquer outra edição ou serviço (físico ou digital). Quem apenas alugava não pode fazer nada disso. Tem que alugar o filme outra vez (se houver para alugar). Muito provavelmente nem querem rever (nem têm que querer). São opções.

----

A certa altura o meu método preferido de adquirir jogos PC era comprar uma edição qualquer, geralmente com desconto, e registar no Steam. E depois jogava a partir daí, nem abria o DVD.

Por falar nisso, foi quando começaram a aparecer edições físicas a precisar de Steam que comecei a ter cautela com o que comprava. Era quase tudo Steam, UPlay, Games for Windows Live, SecuROM com activações online, etc.
 
Não eram jogos que precisavam do Steam, a determinado altura compravas a versão física e podias utilizar normalmente se fosse essa a vontade mas também permitia registar no Steam e ficava na biblioteca.
 
Sim. Um dos últimos que comprei assim foi o Empire: Total War. Depois estive uns tempos sem comprar grande coisa e deve ter passado e agora já praticamente nem físico existe.
 
Tenho outros mais antigos, lembrei-me deste porque acho que foi o último jogo físico que comprei para PC. Mas nem os tenho em Lisboa, para verificar quais eram.
 
O primeiro jogo que meti no Steam foi o Half Life que tinha comprado logo em 1998 :D.
Boa parte da minha colecção inicial foram jogos que foram lançados antes sequer do Steam existir.
 
Se a memória não me falha, há um número muito limitado de jogos, que permitia isso. O Dark Messiah of Might & Magic usava o Steam para o Multiplayer (embora o jogo corra no Source engine) e deixava ativar a chave no Steam. Posteriormente, alguns jogos que usavam o GFWL também começaram a permitir ativar a própria chave do GFWL (que é mais extensa) no Steam.
Esse exemplo do Dark Messiah não conhecia. Com o Games for Windows Live sim, havia raros casos em que permitia criar uma conta local e não era preciso ligação aos servidores deles para instalar e jogar o jogo. Um dos últimos jogos físicos que comprei para PC foi o Batman: Arkham Asylum, e precisamente por isso. Jogo esse que voltei a comprar no GOG assim que saiu lá. Pela comodidade e por não ter DRM.
 
Back
Topo