Fotografar joias

-shark-

Power Member
Boa tarde,

Quais os equipamentos que aconselham para fotografia de produto, neste caso o produto são joias.

Neste momento tenho uma daquelas caixas de luz 60*60*60cm e utilizo o smartphone Iphone 15 pro max, e Pixel 7 pro.
Não estou a gostar muito das fotos, não é a qualidade das fotos, é a cor o dourado fica "feio" nas fotos.
Não sei se será pela cor de luz da caixa, é branco frio (aparenta ser algo entre 5500k e 6500k) se é por ser fotografia de smartphone.

Alguém com experiência nesta area? (Foto de produto e/ou foto de joias)
Que sugestões me dão?
Justifica a aquisição de uma camara? e a lente alguma em especial? Alguma sugestão em que fique bem servido sem gastar muito (abaixo dos 1000)?
Recomendam algum equipamento extra?

Obrigado
 
Boa tarde,

Quais os equipamentos que aconselham para fotografia de produto, neste caso o produto são joias.

Neste momento tenho uma daquelas caixas de luz 60*60*60cm e utilizo o smartphone Iphone 15 pro max, e Pixel 7 pro.
Não estou a gostar muito das fotos, não é a qualidade das fotos, é a cor o dourado fica "feio" nas fotos.
Não sei se será pela cor de luz da caixa, é branco frio (aparenta ser algo entre 5500k e 6500k) se é por ser fotografia de smartphone.

Alguém com experiência nesta area? (Foto de produto e/ou foto de joias)
Que sugestões me dão?
Justifica a aquisição de uma camara? e a lente alguma em especial? Alguma sugestão em que fique bem servido sem gastar muito (abaixo dos 1000)?
Recomendam algum equipamento extra?

Obrigado
Nos telemóveis está a trabalhar em modo automático ou manual? Se é uma questão de cor, manualmente pode alterar os K da temperatura de cor. Ou em pós edição num software de imagem.
 
Sem ver uma das fotos que tiraste, imagino que quando dizes que o dourado é feio é porque deve esta baço, a cor muito uniforme, sem contrate e sem brilho.

Isso tem única e exclusivamente a ver com iluminação, não tanto com o tipo de luzes que uses, mas a forma como as usas e relação ao produtos.
 
Dependendo do nível de resultados que queres, a resposta fácil é "estás tramado". :D Joías não são fáceis, nem mesmo com uma câmara. Segue o concelho do @miguelbarroso e começa a estudar. A primeira barreira que vais ter, não é o telemóvel, és tu.

Começa por dividir as coisas, o processo de fotografar e o processo de editar. Ou seja, fotografa em RAW no telemóvel (ambos devem permitir) e assim podes preocupar-te com cor e ter mais margem para correcções depois no PC.
Idealmente e conseguires, tenta fazer as coisas em tandem. Fotografa uns disparos, depois passa para o PC, analisa e corrige. Volta a fotografar e repete. É menos eficiente, mas evita surpresas de tirares uma data de fotos e depois quando vais ver no PC no final, alguma coisa está mal e tens que repetir tudo.

Indo pelo mais básico, compra para já um cartão cinzento 18% na Amazon ou isso, dos pequenos. São tipo 10€ ou menos e pelo menos já te ajuda imenso a ter as cores minimamente certas. Especialmente porque estou a assumir que não tens um ecrã calibrado, portanto a olho também não vais saber se está realmente certo ou não, mesmo que no teu ecrã pareça que sim.

O que o @Pedro_dias disse também é importante, especialmente com metais. Há brilhos e reflexos, é preciso perceber como funciona a luz para controlar isso. Mas isso já é bem mais avançado.

O telemóvel serve perfeitamente para tirar algo decente e aprender o processo. Se a qualidade e o grau de controlo mais tarde não te chegar, pah, assim de cabeça o kit mais barato talvez seja uma Sony APS-C (Sony ZV-E10 ou Sony A6****) com uma Sigma 70mm Macro. Deve andar nos 900€ tudo e como é macro a 70 e APS-C, já te dá uma ampliação jeitosa.
 
Back
Topo