Fraco sinal de rede gasta mais bateria?

Snake Eater

Power Member
Não sei se alguém me consegue ajudar, mas é o seguinte.
No meu trabalho o sinal de rede é fraco em varias zonas, e como ando de um lado para o outro tanto posso ter agora 5 traços de rede como de repente já tenho 2. E quando estou a usar algumas apps ele fica muito lento por não ter rede. Isto no 4g. Decidi mudar para 3g e a rede está sempre no máximo.
Será melhor usar a rede 3g em vez do 4g para conseguir ter mais autonomia? Vou notar muita diferença em termos de carregamento de paginas de internet ou até nas apps? Já nem falo do 5g porque esse praticamente não existe no meu trabalho.
 
Bom dia
O primeiro ponto é que a rede 3G está a ser desligada de forma faseada por todos os operadores Ou e 2G ou 4G. Portanto nos próximos meses deixarás de a ter ao que tudo indica

Depois a potência do sinal nos Telemóveis depende varia conforme a distância da antena assim como dos obstáculos que tem que passar Por isso sim, gastarás mais com menor sinal sinal. No entanto uma coisa é o consumo quando está em Standby em que informa tipo, estou aqui, outro será quando está ativamente em uso
 
Bom dia
O primeiro ponto é que a rede 3G está a ser desligada de forma faseada por todos os operadores Ou e 2G ou 4G. Portanto nos próximos meses deixarás de a ter ao que tudo indica

Depois a potência do sinal nos Telemóveis depende varia conforme a distância da antena assim como dos obstáculos que tem que passar Por isso sim, gastarás mais com menor sinal sinal. No entanto uma coisa é o consumo quando está em Standby em que informa tipo, estou aqui, outro será quando está ativamente em uso
Mas aqui no trabalho por vezes até há sítios com 1 traço de rede, e estar a ver algo no Instagram ou até Facebook o telemóvel não lê e está muito lento.
 
Mas um traço implica fraca qualidade e fraca qualidade implica velocidade mais baixa num compromisso entre a velocidade e os erros de transmissão que ocorram Podes tentar velocidades mais altas mas usualmente isso implica em màs condições mais erros e reenvioos do pacote de dados
 
Mas um traço implica fraca qualidade e fraca qualidade implica velocidade mais baixa num compromisso entre a velocidade e os erros de transmissão que ocorram Podes tentar velocidades mais altas mas usualmente isso implica em màs condições mais erros e reenvioos do pacote de dados
Então sendo assim é melhor usar o 3G? Até porque não noto lentidão em nada do que uso e assim a rede não está sempre baixa. Porque os problemas aqui são que a bateria gasta mais (deduzo eu) e a NET é muito lenta.
 
Não existe milagres, o gastar mais bateria pode não ter diretamente ser com o problema da falta de cobertura, mas relacionado com as aplicações no teu smartphone.

Já agora que smartphone tens??? rede wifi no trabalho como opção???
 
Não existe milagres, o gastar mais bateria pode não ter diretamente ser com o problema da falta de cobertura, mas relacionado com as aplicações no teu smartphone.

Já agora que smartphone tens??? rede wifi no trabalho como opção???
Eu sei, já andei a ver muita coisa para não gastar bateria desnecessária.
Tenho um Redmi Note 13 Pro, comprado semana passada. É novo. Mas lembro-me numa versão de android que dava para ver melhor o que consumia bateria e quando tinha rede baixa aparecia a vermelho na parte da rede, ou seja consumia mais.

O WiFi aqui é daqueles hotspots (trabalho no aeroporto do Porto) por vezes funciona bem outras vezes bem tanto.
 
@Snake Eater

Há pronto telefone novo, então a questão da bateria prende-se ainda pelo ajuste do software face ao teu tipo de uso, isso leva algum tempo depois vais ver isso melhorar.

Quando a estabilidade do sinal, sim como o 3G está a ser desligado os softwares ainda não conseguem gerenciar essa situação e provavelmente só depois de novo update a corrigir...

O wifi pois trabalhas num local que tem muitas redes de comunicação via wifi e interferências fazem com que a cobertura não seja a melhor sobretudo nas alturas de pico...

Agora percebo o dilema que tens, está no zona complicada que está sugeita a interferências de outras redes o que faz que seja complicado ter rede com bom sinal...
 
@MOUSETM já andei a ver vários vídeos para poder ter mais autonomia, é absurdo as opções que os smartphones trazem de originam que consomem bateria e uma pessoa não precisa de nada daquilo.
Mas a rede sempre foi um fator que achava que influenciava e pelos vistos é real. Desde que meti em 3G aqui no trabalho o problema da rede acabou, e para já não noto lentidão nenhuma ao abrir videos no YouTube. Mesmo em alta resolução, puxando para a frente sem deixar o vídeo carregar, ele carrega rapidamente.
Agora não sei se por ser apenas 3G o hardware do smartphone possa estar a fazer mais esforço.
 
@Snake Eater

Sim os smartphones cada vez tem mais funcionalidades claro que depois pode comprometer a autonomia, no entanto, nos dias de hoje, já tem pouco impacto, pois o Android evoluiu muito nesse ponto de gerir a energia, comparado com as primeiras versões de Android sim, desde o hardware, a aplicações mal optimizadas isso tudo contribuía para consumo anormal da bateria, nos dias de hoje isso já é casos pontuais...

No entanto, a autonomia depois depende do tipo de utilização, se for alguém que passa o dia agarrado ao telefone com utilização mais intensiva, jogos, vídeos, fotografia, a bateria vai-se em menos de nada, obrigando a andar sempre a carregar ou ter de recorrer a Power Bank, numa mais moderada, redes sociais, algumas chamadas mais algumas coisas, dura um dia inteiro, dois dias sensivelmente, mais só se quase não o usar.

Quanto ao teres mudado para o 3G e o sinal de rede ficou estável, é problema neste momento do software, pois se configurares para 4G/5G ele fica aos saltos por falta de sinal e tenta sempre ir buscar o sinal mais longe, esperemos que isto venha a ser resolvido, o que me parece só vai acontecer nos futuros modelos os atuais vai ficar pendurado.

O hardware tem capacidade para todos os tipos de rede, tanto, que podes configurar o patamar de captação, só 2G, só 3G,
ou antenando entre todas mediante o sinal 4G/3G/2G e 5G/4G/3G/2G nestas ultimas, é claro que vai tentar sempre dar prioridade á rede melhor mesmo que tenha o sinal mais fraco. por isso, fizeste bem em passar apenas para 3G.
 
@Snake Eater

Sim os smartphones cada vez tem mais funcionalidades claro que depois pode comprometer a autonomia, no entanto, nos dias de hoje, já tem pouco impacto, pois o Android evoluiu muito nesse ponto de gerir a energia, comparado com as primeiras versões de Android sim, desde o hardware, a aplicações mal optimizadas isso tudo contribuía para consumo anormal da bateria, nos dias de hoje isso já é casos pontuais...

No entanto, a autonomia depois depende do tipo de utilização, se for alguém que passa o dia agarrado ao telefone com utilização mais intensiva, jogos, vídeos, fotografia, a bateria vai-se em menos de nada, obrigando a andar sempre a carregar ou ter de recorrer a Power Bank, numa mais moderada, redes sociais, algumas chamadas mais algumas coisas, dura um dia inteiro, dois dias sensivelmente, mais só se quase não o usar.

Quanto ao teres mudado para o 3G e o sinal de rede ficou estável, é problema neste momento do software, pois se configurares para 4G/5G ele fica aos saltos por falta de sinal e tenta sempre ir buscar o sinal mais longe, esperemos que isto venha a ser resolvido, o que me parece só vai acontecer nos futuros modelos os atuais vai ficar pendurado.

O hardware tem capacidade para todos os tipos de rede, tanto, que podes configurar o patamar de captação, só 2G, só 3G,
ou antenando entre todas mediante o sinal 4G/3G/2G e 5G/4G/3G/2G nestas ultimas, é claro que vai tentar sempre dar prioridade á rede melhor mesmo que tenha o sinal mais fraco. por isso, fizeste bem em passar apenas para 3G.
Eu uso muito as redes sociais, não jogo nenhum jogo. E vejo alguns sites. Com o smartphone antigo saia de casa com 95% e chagava a casa com 30% ou menos. Com este, o mesmo uso, ainda ontem saí de casa com 88% e cheguei a casa tinha uns 40% mais ou menos.
O que me faz confusão na minha cabeça é a bateria durar apenas 1 dia e mal. Mas acho que tenho é que me mentalizar de que com o uso que lhe dou tenho de o carregar todos os dias.
 
@Snake Eater

Se fores a ver tiveste melhorias na autonomia, se no teu smartphone anterior no final do dia - tinhas consumido 65% no novo apenas na mesma rotina apenas gasta-te 48%, portanto, uma melhoria de autonomia de 17% face ao teu antigo telefone.

Claro que carregar todos os dias é algo normal há quem carregue mais que uma vez ao dia, o problema é que sim usas muito as redes sociais, mas tens de pensar que a peça que também consome significativamente é a tela pois sem esta estar a funcionar não visionas conteúdos, a juntar ao restante hardware, quanto mais tempo estiveres em uso mais bateria consome, ainda assim estás dentro de media.
 
@MOUSETM é que eu tenho colegas no trabalho que até carregam a bateria a meio do trabalho porque já não têm mais. Eu nunca precisei de carregar. Sendo assim é como dizes, estou dentro da media. Obrigado pelas dicas.
 
Acontece-me exatamente o mesmo, principalmente em sitios mais ermos ou no Portugal Interior. O Que faço é passar a rede para 2G. Para mim serve perfeitamente uma vez que a unica coisa que preciso é de fazer chamadas.
 
Qual é a operadora? Vodafone? Parece que têm célula dentro do aeroporto mas ainda não foi atualizada para 4G e parece só estar a transmitir 3G. Por isso é que em 3G funciona bem e 4G não porque tenta-se ligar a um site fora do aeroporto.
 
Qual é a operadora? Vodafone? Parece que têm célula dentro do aeroporto mas ainda não foi atualizada para 4G e parece só estar a transmitir 3G. Por isso é que em 3G funciona bem e 4G não porque tenta-se ligar a um site fora do aeroporto.
Sim, sou vodafone. Mas todos os meus colegas também se queixam do sinal, só não sei de que rede são.
 
Sim, sou vodafone. Mas todos os meus colegas também se queixam do sinal, só não sei de que rede são.
A MEO (supostamente) também tem célula indoor dedicada mas nunca foi registada no cellmapper em 4G por isso não me admirava que também só esteja em 3G (apesar de já ter sido desligado a nível nacional). Será semelhante à situação da VDF. A NOS não deverá ter indoor dedicada por isso nas 3 redes os equipamentos mais recentes vão sempre dar preferência a 4G/5G que só está disponível em sites fora mas próximos do aeroporto.

É uma questão de contactares o apoio da VDF e relatar os problemas de rede dentro do aeroporto em 4G.
 
A MEO (supostamente) também tem célula indoor dedicada mas nunca foi registada no cellmapper em 4G por isso não me admirava que também só esteja em 3G (apesar de já ter sido desligado a nível nacional). Será semelhante à situação da VDF. A NOS não deverá ter indoor dedicada por isso nas 3 redes os equipamentos mais recentes vão sempre dar preferência a 4G/5G que só está disponível em sites fora mas próximos do aeroporto.

É uma questão de contactares o apoio da VDF e relatar os problemas de rede dentro do aeroporto em 4G.
Acho que a Vodafone não vai querer saber de uma pessoa a reclamar. É que o sinal é fraco em várias zonas do aeroporto, e eu ando em toda parte.
 
Back
Topo