Guia Guia para Comprar NAS

fiquei na mesma :-( quero uma coisa que nao seja cara....
mas esquecendo o 2.5 entao...quero poder fazer downloads a partir de qualquer sitio apenas com partilha de link ....qual a melhor solucao
 
Podes procurar nos fóruns da QNap quais são as pens usb 2.5G que eles suportam.
Sei que é possível, mas não faço ideia do que é compatível.
 
Bom dia (mais uma vez)

Sei que sou muito chato, mas nesta primeira metade do ano tenho que obrigatóriamente resolver o problema.

Como tenho tendência em comprar "a mais" a pensar no futuro, e muitas vezes exagero, queria aqui pedir opinião para tentar ver se estou a pensar bem.

Apesar a diferença de preços entre uma Qnap 2 drives e uma de 4, penso que deverei ir para uma de 2.

Para situar, neste momento tenho já de parte em backup pouco mais de 1TB, e tenho em pastas de trabalho ainda por organizar talvez outro TB (mais documentos e afins, não chega a 1.5TB mas vamos assumir 1.5TB para já).

Ou seja, tenho de momento necessidade de 2.5TB

Assumo que nos próximos dois anos ultrapasso os 4TB.

Se pensar em drives de 6TB, para a dimensão da minha empresa de momento, é possível que quando necessitar mais de 6TB compense em ou trocar as drives por maiores, ou aí comprar uma NAS de 4 drives, e acrescentar outra drive de 6TB (daqui a mais de 2 ou até 3 anos, por tanto). Sendo que a NAS de 2 drives mais depressa utilizaria como um backup menos "importante" no escritório para trabalhos ongoing.

Questão:

1. faz assim tanta diferença ter uma NAS com RJ45? Sei que será muito mais rápido e prático na altura da transferência de dados. No entanto estou sempre "preso" à velocidade dos discos HDD, pelo que uma QNAP TR-002 que tem ligação USB 3.2 Gen 2 será assim tão mal pensado face a uma DS223J por exemplo (que tem porta rj-45?). A utilização não é muito frequente, seria para os backups ocasionais, pelo quepenso que a TR-002 poderá chegar
2. A nível de discos estava a pensar em 2 WD RED de 6TB em raid 0, pois têm um preço agradável.

Então a minha ideia seria para já uma QNAP TR-002, e possivelmente 2 WD RED. Isto já irá bater em torno dos 510€

Faz sentido o meu pensamento?

Peço desculpa pelo RANT, mas enquanto fui escrevendo acabei por ir tirando umas conclusões.
 
Acho que tens de mudar o mindset. Se vais implementar uma solução de backup, é para aquilo te dar o mínimo de trabalho possível. Ficam ligados por rede, independentes de qualquer PC, ligados a uma UPS e a enviar emails de estado de saúde dos discos/sistema e de relatórios de backups.
NAS = Network Attached Storage, por definição, tem de estar ligado por rede, senão é pouco mais que um disco externo. Esse TR-002 é um DAS (Direct Attached Storage)

Se nos próximos dois anos esperas chegar aos 4TB, no mínimo precisas de 8TB e não 6.

Um DS423, dois discos de 6TB ou mesmo 8TB. Formatas em SHR para que mais tarde acrescentes o terceiro disco. E ainda podes acrescentar o quarto, ficando logo a ser usado ou em reserva para o caso de um dos discos começar a dar sinal de problemas.

Se queres comprar bem, compras bem à primeira, antecipas logo as tuas necessidades e os problemas que vão acontecer.
 
Pessoalmente eu optava por um NAS de 4 baias. Se é apenas para backups, e não vais correr mais nada no NAS, podes comprar um mais barato com processador ARM.
Se em dois anos esperas chegar aos 4 TB então mais uma razão para comprares um NAS de 4 baias e vais adicionando discos à medida que fores precisando do que estares a comprar 2 discos de grande capacidade, o que sai mais caro pois daqui a 2/3 anos um disco de 6TB há-de estar mais barato do que agora.
O TR-002 tem que estar sempre ligado a um PC, e o NAS normalmente consome menos que um PC "normal".
Para acesso remoto podes ter um servidor VPN a correr para acederes remotamente, é o que faço quando quero aceder a algum documento remotamente ou quando vou de férias e quero fazer o backup das fotos quando chego ao hotel. Ou até podes instalar o tailscale, que o QNAP tem uma aplicação nativa.
 
O TR-002 pode ser ligado a um NAS também, e montar e usar raid, por exemplo. Funciona relativamente bem, pelo menos com um NAS QNAP minimamente recente.

De qualquer forma, também considero 4 baias o mínimo para um NAS, independentemente de se usar ou não um DAS ou extender posteriormente.

Os preços é que geralmente acabam por escalar em soluções já feitas.

Pessoalmente, como geralmente não gosto de ficar agarrado a suporte de fabricantes (software e hardware), mesmo em rede caseira acabo sempre por recomendar algo que seja opensource, ou próximo disso.

Já se fazem coisas engraçadas com pouco mais que o preço que actualmente a Synology ou QNAP pedem pelos sistemas que considero de entrada acima de 4 baías.

Óbvio que a learning curve é diferente, mas hoje em dia está tudo relativamente bem documentado.

Consumo e performance é à medida do que se escolha.
 
Antes de mais quero agradecer as respostas! :)

Ok, entendo a questão de fazer mais sentido 4 baías, e optar antes por discos mais pequenos, ao invés de poucas baías e discos grandes.

Será uma questão de valor, pensar entre 4 ou 6tb, e assim que vir a verba disponível avanço com dois discos e uma NAS de 4 baías.

No entanto, relativamente à NAS, tendo a mesma ligada diretamente ao router, será então possível aceder remotamente, correcto?

A NAS ficará em casa, e não no escritório, por uma questão de segurança, e até porque a deverei utilizar para ter também alguns documentos pessoais.

Tenho de momento uma máquina em casa, e uma no escritório.

Ando sempre com um ssd 1tb atrelado pelo que os trabalhos ongoing e documentos estão sempre actualizados entre as duas máquinas.

Antes que sugiram, não quero sincronizar as máquinas pois já me deu jeito chegar a casa e pegar num ficheiro antigo que "queimei" no escritório.

A ideia seria então a NAS em casa com os backups, e se puder do escritório aceder (ocasionalmente, quando necessário ir buscar trabalhos antigos) melhor.

No futuro quando a estrutura do escritório for maior, possivelmente penso num sistema de servido para poder ter os trabalhos acessíveis a todos.
 
Podes sempre aceder remotamente mas o modo de como acedes é que é a questão. Não recomendo expores o NAS à internet, ou configuras um servidor VPN para acederes ao NAS ou utilizar uma solução tipo tailscale que é mais fácil de configurar.

Podes configurar snapshots de modo a poderes "voltar atrás" caso apagues algum ficheiro acidentalmente ou faças alguma alteração que não queiras.
 
Antes que sugiram, não quero sincronizar as máquinas pois já me deu jeito chegar a casa e pegar num ficheiro antigo que "queimei" no escritório.
Se usares os mecanismos de versionamento dos NAS, não tens esse problema. Podes especificar que o NAS guarde cada gravação que faças, ou que guarde as novas versões hora a hora, dia a dia, etc.. Isto pode ser definido por "share".
Quando te decidires por uma unidade, vais ter umas horas valentes de aprendizagem das funcionalidades destes equipamentos.
 
Viva. qual a vossa opiniao?
synology DS223J+, DS223 OU DS220+?

atualmente tenho um DS120J mas é lento e nao tem porta 2.5.
Vi que o QNAP tem varios modelos com porta 2.5gbe...mas provavelmente perco os dados se tirar o disco e colocar num qnap...certo?
Obrigado
 
Última edição:
Viva. qual a vossa opiniao?
synology DS223J+, DS223 OU DS220+?

atualmente tenho um DS120J mas é lento e nao tem porta 2.5.
Vi que o QNAP tem varios modelos com porta 2.5gbe...mas provavelmente perco os dados se tirar o disco e colocar num qnap...certo?
Obrigado
Precisas assim tanto da porta 2.5? Ou prevês que vás precisar dela em breve?

Dentro da Synology, deves escolher um modelo + (plus), de preferência com 4 baías.
Isso é mais relevante do que o modelo em causa ser de 2024, 2023, 2020 ou 2018.
 
Precisas assim tanto da porta 2.5? Ou prevês que vás precisar dela em breve?

Dentro da Synology, deves escolher um modelo + (plus), de preferência com 4 baías.
Isso é mais relevante do que o modelo em causa ser de 2024, 2023, 2020 ou 2018.
eu tenho 10gb de net por isso posso usar 2.5 na boa..é mais por isso
entao aconselhas-me synology em vez de qnap?
que modelo me aconselhas entao
 
Quanto estas a pensar gastar?

Com o dinheiro desses NAS listados (pelo menos os ligeiramente mais caros, ~400eur), fazes um NAS novo, pequeno (com ótimo aspecto e funcionalidade), baixo consumo, 5 ou 8 baias SATA ou SAS para discos, e 32GB RAM, que destrói completamente essas soluções já feitas dentro do mesmo preço, já com 4 portas 2.5Gb. A correr Truenas Scale.

Interessa este tipo de solução? Vejo muito pouca gente a recomendar fora das "caixas já feitas".
Não que sejam más, mas hoje em dia é fácil instalar e configurar o software, que é gratuito.
 
Podes, embora seja sempre melhor discutir diretamente no tópico.
Antes das duvidas (Hardware e assim) vê isto, por exemplo:



Em termos de config, ele está a usar algo simples, para teres ideia de preço (só para orientação é capaz de ficar mais barato, e se quiseres uma coisa mais robusta é só trocar a MB+CPU) fica qualquer coisa parecida com o que está abaixo

Jonsbo N2 (Caixa + Backplane)139,9
Tacens APSIII500 SFX25,47
TOPTON NAS N5105152,59
Integral 32 GB Kit DDR4 RAM 2400 MHz SODIMM65,74
LSI 9207-8i 6Gbs SAS HBA + 2* 8087 SATA29,37

O Unraid (software do NAS) que está no video é pago, honestamente o Truenas é melhor na maioria das coisas (e é gratis), e não aconselho usar os controladores de storage das boards, daí o HBA quew listei acima (no video usa o controlador da board).

A ram também não é ECC, mas pronto, é sempre melhor que os NAS já feitos dentro deste preço.
 
O meu unraid server è algo desse género:

2082cdefb9b79c73ae8f5e9cc09e1275.png


Baixo consumo, baixa temperaturas, 3 discos (1 + 8 + 12TB) e a funcionar 24/7 com uma UPS que ainda o aguenta 1h com ele ligado. Quanto ao unRaid em si, não conhecendo o truenas é verdade, mas aquilo é um mundo, com uma comunidade gigantesca e acima de tudo a curva de aprendizagem daquilo é bastante razoável. A partir do momento que interiorizas como funcionam essencialmente as shares e as paths, fazes o que queres daquilo.
 
Última edição:
O Unraid não tem o mesmo foco em integridade de dados, performance, e especialmente no ZFS (embora já haja algum suporte, que na minha opinião tira toda a logica da vantagem/flexibilidade que tinha na criação das Pools, por exemplo).

O Freenas (posteriormente renomeado Truenas) não foi criado a pensar nos "consumidores caseiros" em primeiras núpcias, e menos ainda em HW consumer/caseiro, especialmente no que se chama atualmente CORE (Freebsd).

Ainda hoje tem DNA enterprise, mesmo no Scale.
São coisas diferentes, o Unraid é uma coisa mais "caseira".
A comunidade que suporta e desenvolve o Truenas é "ligeiramente diferente" :D


O TN Scale já colmatou o parco suporte a virtualização/jails da versão core.
Não é propriamente um KVM, mas está muito melhor. O linux ajudou nisso (e criou outros problemas, mas pronto).

É também gratuito (pagas, se necessitares os suportes e desenvolvimentos empresariais), existe suporte em fóruns etc.
Depende sempre do que se quer, e o Hw que se têm, por exemplo os 4GB ram do vídeo acima nem para criar uma Pool de storage davam com o ZFS.

Para quem está a entrar nisto dos NAS ao inicio pode parecer um pouco intimidante, mas é relativamente simples e rápido aprender os básicos destes softwares. Hoje em dia está tudo bastante acessível (e ainda bem que assim é).

É claro que os NAS das 2/3 marcas mais conhecidas a nível domestico/SOHO acabam por ser mais descomplicados na sua utilização base, mas também são diferentes na sua génese.
 
Viva...pelo que vi...sim nao tem nada a ver...muito mais escalavel.
brutal mesmo.
ia devolver o meu synology de 110 € :-) e trocar por outro...mas assim fico com este que mais tarde vendo e compro o que me estao a recomendar a pouco e pouco

so uma duvida: o meu maior interesse é utilizar como o drive da synology, ou seja quero partilhar links a anonimos e poder-se fazer o download rapidamente. será facil configurar essa parte?
sera que a malta me pode ajudar com isso?
ps - atualmente tenho disco WD RED...continuo nessa linha, certo?
 
Back
Topo