Ideias de PAP Informática

Boa noite,

Estou no 11º ano no curso de Técnico e Gestão de Sistemas Informáticos e, com a PAP à porta, precisava de ideias para realizar um projeto.
Comecei com a ideia de realizar um jogo ou um site porém um site já eram projetos bastante comuns em PAPs na escola e um jogo já vai ser realizado por várias pessoas da minha turma.

Atualmente estou mais virado para a criação/recriação de uma aplicação para telemóvel porém não sei onde (site/programa) é que poderia desenvolver este projeto.

Caso me possam ajudar e tenham ideias para PAPs (até pode ser uma ideia diferente) ficaria agradecido.

Obrigado,
 
Com que linguagens de programação já trabalhaste? Há uma infinidade de possibilidades na área de programação, mas ajudava saber com o que já trabalhaste para pudermos dar uma opinião mais direcionada ao que já sabes
 
Com que linguagens de programação já trabalhaste? Há uma infinidade de possibilidades na área de programação, mas ajudava saber com o que já trabalhaste para pudermos dar uma opinião mais direcionada ao que já sabes

Boa tarde Filipe. Desde já obrigado pela resposta e pela ajuda. Durante estes dois anos letivos passados, trabalhamos apenas com Java na disciplina de Programação e com html na disciplina de Redes.
Obrigado,
 
Neste caso tens duas opções:

  1. Avançar com projeto em java visto que tens mais xp.
  2. Escolher outra linguagem e criar um projeto nessa linguagem.
Em relação ao "o que criar" pelo menos já tens uma "ideia" ("Atualmente estou mais virado para a criação/recriação de uma aplicação para telemóvel porém não sei onde (site/programa) é que poderia desenvolver este projeto.").

Se for este o caso vê que tipo de app te faz falta e parte por ai ou qual a app que tu gostarias de fosses tu a desenvolver.

Para criares app tens duas opções:
  1. Nativo - Android(Java ou Kotlin) | IOS (Swift e SwiftUI, mas aqui implica teres um ambiente com macOS)
  2. Híbrido - React Native(javascript), Flutter(Dart) etc. entre outros.
Se quiseres um jogo podes sempre pesquisar por Unity3d e tens uma comunidade muito grande. O que é bastante bom vais encontrar muita coisa. A linguagem é C# o que é quase "igual" ao java tirando uma ou outra particularidade. Mas também tens a possibilidade de JS e Boo.
 
Neste caso tens duas opções:

  1. Avançar com projeto em java visto que tens mais xp.
  2. Escolher outra linguagem e criar um projeto nessa linguagem.
Em relação ao "o que criar" pelo menos já tens uma "ideia" ("Atualmente estou mais virado para a criação/recriação de uma aplicação para telemóvel porém não sei onde (site/programa) é que poderia desenvolver este projeto.").

Se for este o caso vê que tipo de app te faz falta e parte por ai ou qual a app que tu gostarias de fosses tu a desenvolver.

Para criares app tens duas opções:
  1. Nativo - Android(Java ou Kotlin) | IOS (Swift e SwiftUI, mas aqui implica teres um ambiente com macOS)
  2. Híbrido - React Native(javascript), Flutter(Dart) etc. entre outros.
Se quiseres um jogo podes sempre pesquisar por Unity3d e tens uma comunidade muito grande. O que é bastante bom vais encontrar muita coisa. A linguagem é C# o que é quase "igual" ao java tirando uma ou outra particularidade. Mas também tens a possibilidade de JS e Boo.

Boa tarde Seeba. Obrigado pela sua resposta. Em relação ao jogo, sim eu já andei à procura e aquilo que melhor se "adaptava" era a Unity e o Unreal Engine (Epic). Sendo assim terei então de tirar conclusões mais certas para ver o que realmente deva e consiga fazer. Obrigado,
 
Boa tarde Seeba. Obrigado pela sua resposta. Em relação ao jogo, sim eu já andei à procura e aquilo que melhor se "adaptava" era a Unity e o Unreal Engine (Epic). Sendo assim terei então de tirar conclusões mais certas para ver o que realmente deva e consiga fazer. Obrigado,

No caso do Unreal é mais chato se não tiveres nenhuma experiência em desenvolvimento de jogos. Nota que não é impossível.

Quanto tempo tens para apresentares a pap 1 ano certo? visto que estas no 11º e PAP é projeto final de curso. Se esse for o caso tens muito tempo para pensar como muito tempo para criares uma coisa boa.

Põe os dados na mesa e vê qual é a tua motivação se é mais virada para App mobile ou desenvolvimento de um jogo. E a partir de ai estruturas aquilo que pensas criar.

Tanto para app mobile como um game tens muita coisa interessante que podias fazer para teres um boa nota mas sobretudo e o mais importante é aprender.
 
No caso do Unreal é mais chato se não tiveres nenhuma experiência em desenvolvimento de jogos. Nota que não é impossível.

Quanto tempo tens para apresentares a pap 1 ano certo? visto que estas no 11º e PAP é projeto final de curso. Se esse for o caso tens muito tempo para pensar como muito tempo para criares uma coisa boa.

Põe os dados na mesa e vê qual é a tua motivação se é mais virada para App mobile ou desenvolvimento de um jogo. E a partir de ai estruturas aquilo que pensas criar.

Tanto para app mobile como um game tens muita coisa interessante que podias fazer para teres um boa nota mas sobretudo e o mais importante é aprender.

Eu já tinha começado a ver videos e retirar informações para trabalhar com o Unreal porém a meio perdi a vontade de continuar visto que não conseguia fazer nada sozinho (isto porque a minha experiência em desenvolvimento de jogos por enquanto é 0).

Mais uma vez, obrigado, principalmente pela ideia do React Native. Já estive a ver alguns tutoriais e acho que me vou conseguir adaptar bem.

Obrigado,
 
Se fores pelo caminho de um projeto web eu recomendo começares por criar uma ideia simples. Algo do genero:
  • Sistema de gestao de alunos, onde pudesses registar alunos e professores, atribuir turmas, aulas, notas etc..
  • Se quiseres algo mais inovador para resolver problemas atuais causados pela pandemia por exemplo, desenvolver uma plataforma web para restaurantes com possibilidade de registo por parte destes onde fosse possível defenir menos e serviços onde depois se pudesse fazer encomendas
São ideias simples e faceis de começar, mas que podem complicar tanto quanto queiras.

Em relação a tecnologias a usar, tu disseste que já tinhas programado em Java, eu pessoalmente acho que é uma má linguagem para backend em projetos pequenos, sugeria usares PHP com Laravel ou Python com Django.
 
Olá, podem me dar uma ideia de como fazer uma pap, estou ajudar o meu filho que escolheu fazer uma aplicação móvel para imobiliária e agora já desistiu porque não sabe como fazer,... já está com isto a dois anos e só falta mesmo a PAP, podem ajudar, obrigada
 
Olá, podem me dar uma ideia de como fazer uma pap, estou ajudar o meu filho que escolheu fazer uma aplicação móvel para imobiliária e agora já desistiu porque não sabe como fazer,... já está com isto a dois anos e só falta mesmo a PAP, podem ajudar, obrigada
acho que a solução mais simples, é ele desenhar um site(ou adaptar o site que tem) para smartphone e depois converter isso em uma app para android. Se ele tiver conhecimentos html e css acho que seja o passo mais fácil.
 
acho que a solução mais simples, é ele desenhar um site(ou adaptar o site que tem) para smartphone e depois converter isso em uma app para android. Se ele tiver conhecimentos html e css acho que seja o passo mais fácil.
neste momento não tem nada, já desistiu da ideia, eu ando a ver se arranjo algo para ele voltar outra vez ao assunto e ver se pelo menos termina o 12º. ;-(
 
eu não percebo mesmo nada disso,.. sou da área das letras / saúde.
qual é o curso do seu filho?
Não se preocupe, à de correr tudo bem com o seu filho. No fundo, a PAP serve para aplicar os conhecimentos que aprenderam. Se ele não conseguir fazer essa ideias, ele que procure algo mais simples e algo que saiba realmente fazer.
 
@Olinda Andrade esta era a resposta que lhe gostava de dar

Tendo em conta que tem um filho com cerca de 20 anos que - aparentemente - não demonstra vontade de terminar um curso e ir trabalhar, em vez de lhe sugerir uma aplicação para a sua PAP porque não lhe sugere algo do género:

Apresente-lhe qual o custo (em Eur) que ele representa no vosso orçamento familiar (Comida, renda, água, luz, gás, roupa, limpeza da casa - para a limpeza, calcule o tempo que gasta de volta do quarto dele e das suas roupas e cobre-lhe o custo de uma empregada doméstica).

Mostre-lhe as contas. Se ele não se mostrar solidário, pode terminar com:
"Tens x meses para fazer a PAP. A partir dessa data começas a contribuir para as contas cá de casa".

Nota: ele não precisa de ir arranjar um trabalho imediatamente. Pode passar a limpar a casa. Passar a ferro. Arrumar a cozinha. Limpar casas de banho. Lavar e estender a roupa. Fazer as refeições...

Mas sei que não é fácil para um pai/mãe fazer o que escrevi (eu próprio sou pai). Ainda assim acredito que ele já desmotivou e deixou passar tanto tempo que não acredita ser capaz de fazer o que quer que seja. Neste momento o melhor será ele ir falar com um professor para o orientar e ajudar em como começar.
 
Olá, podem me dar uma ideia de como fazer uma pap, estou ajudar o meu filho que escolheu fazer uma aplicação móvel para imobiliária e agora já desistiu porque não sabe como fazer,... já está com isto a dois anos e só falta mesmo a PAP, podem ajudar, obrigada
O que é que o seu filho já tem feito? Qual a maior dificuldade que está a ter ao desenvolver a PAP?
 
Boa tarde, estou quase a começar o 12º ano e não tenho nenhuma ideia para a PAP eu em principio estava a pensar em fazer um site de compra e venda do tipo WORTEN, OLX, etc mas acabei por desistir. As linguagens que dei foram C#, html, SQL, e Python por estudo próprio mas só seio o básico.

Se me puderem ajudar agradecia,
Obg.
 
Back
Topo