Impressora 3D RepRap Prusa

E não esquecer que ABS é nocivo e nada agradável para se usar em casa.....
Eu ponderei o uso de ABS mas para já e como o que pretendo é para imprimir protótipos optei pelo PLA
 
Para alem da mesa, precisas também de outra fonte, pois a que vem de origem não tem potencia suficiente para a mesa. Penso eu de que.

Terei em atenção, por agora vou andar apenas pelo PLA, porque pelo que vejo ha varias variedades de PLA

E não esquecer que ABS é nocivo e nada agradável para se usar em casa.....
Eu ponderei o uso de ABS mas para já e como o que pretendo é para imprimir protótipos optei pelo PLA

Sabes algum equivalente a nivel de durabilidade de ABS para PLA? Tal como o flexível haverá também em PLA?



Já agora lojas de filamento, ou uma marca de confiança.....
Na loja onde vou comprar a impressora existe também filamento segundo eles OEM, embora as reviews sejam boas (as que estão na pagina) sai a 18€ o KG
 
Vê o preço do filamente da Bee(filamento da Filkemp), mas sempre que mudas de filamento, seja fabricante ou cor terás de andar a jogar com perfis de temperatura, cada cor precisa da sua temperatura, tens sempre variações de meia duzia de ºC para imprimir bem, não existe um valor universal.
 
Estava a ver a prusa da BEE que vai ser montada na Maker Faire, reparei que tem heated bed.

A da BQ, a fonte é de 100W, portanto não consegue alimentar a heated bed. Portanto para alem disso, seria preciso trocar a fonte. De qualquer forma, fontes é coisa que se arranjam grátis facilmente.
 
Estava a ver a prusa da BEE que vai ser montada na Maker Faire, reparei que tem heated bed.

A da BQ, a fonte é de 100W, portanto não consegue alimentar a heated bed. Portanto para alem disso, seria preciso trocar a fonte. De qualquer forma, fontes é coisa que se arranjam grátis facilmente.


Para já vou montar assim até porque segundo vejo ha varias opções para imprimir ABS sem ser preciso a heated bed, se bem qe em todo lado dizem também que é o ideal...

Mas primeiro vamos montar o bicho (chegou hoje) e aprender o básico, logo vamos vendo a necessidade
 
Eu estava a pensar ir à Maker faire na sexta e/ou sábado para ir ver de perto a prusa da Bee e se me agradar e tiverem por lá uma a mais, trago uma para casa. Alguém está a pensar ir?
 
@jbaiao continuas a conseguir arranjar alumínio?

Se é para fazeres a frame aconselho-te a comprar já feita.
Por mais voltas de dei o preço do corte a lazer, jato agua, CNC, etc... fica mais caro que a frame pronta.
Das duas uma, ou tens alguém que te faça isso à borla e saí só o preço da chapa (não sei se ainda te arranjo de 5mm, tenho de ver) ou então esquece....
A frame arranjei a 69.90€ mais portes... mais barato que o preço que arranjava só para o corte (a chapa fornecia eu).

Além disso a frame BQ já trás rosca no furos de 3mm, se mandas cortar tens de ter isso em consideração, precisas dos machos ou então parafusos mais cumpridos para levar porca por trás.

São estas pequenas coisas que no inicio não entendia muito bem o porque de me aconselharem a frame original... mas depois de ver a frame e o trabalho que tinha..... esquece, nada como já feita.
 
Última edição:
Pessoal, existe alguma diferença , a nivel de motores passo a passo e outros componentes, caso queira construir uma impressora 3d com uma area superior de trabalho ( a reprap prusa i3 é 20x20x20 ) .
 
Última edição:
Tive a ler umas infos, alem da estrutura, penso que se tem que ter cuidado com a base e o extruder... porque como a peça sera maior, vai demorar muito tempo na placa quente e pode deformar a peça, logo tera que ter um sistema qualquer de arrefecimento.. estou a tentar criar uma impressora que tenha area de 30x30x30... vou continuar a pesquisar e depois posto alguma info aqui ;)
 
Não sei se ajuda, mas para quem não saiba existe um kit de conversão para aumentar o eixo dos yy' para 30cm e reforçar as Prusas: o "Base enlargment kit" ou "Print bed expansion kit". Pormenor 20x20x20 não é área... é volume! :002:

Tenho um projeto antigo para construir uma CNC. Fui surpreendido ao descobrir que no OLX existem disponíveis guias, rolamentos lineares, fusos e demais componentes a preços muito interessantes. Se o refiro aqui, é porque o mesmo vendedor também dispunha de eletrónica para as printers 3D (além do acima referido). Por exemplo drivers DRV8825 a 5€ ou eletrónica completa a 30€. Por motivos de ética não indico os nomes, mas uma pesquisa adequada permitirá descobrir esses e outros. É apenas uma sugestão.

Boas "printadelas"!
 
Tenho andado "fugido", mas na sequência dum post antigo, deixo a minha experiência com produtos para aplicar na cama.

ABS e cama quente - Sem dúvida que dissolvido em acetona e aplicado numa camada lisa, foi a melhor solução apesar de ser um pouco "suja".
PLA e cama fria - A fita azul dos pintores que tem uma resistência inacreditável.

ABS marca "Premium Filiament" usei cinza e preto, e veio de Espanha.

PLA marca BQ preto e amarelo e compra-se cá por 18-19€.

Quanto ao software, gosto do Pronterface (Printrun com Slic3r) que é de "borla", muito fácil de usar e também configurar. Para o desenho o meu preferido é o Google SketchUp que também tem uma versão gratuita.

Espero ter sido útil.
 
Não sei se ajuda, mas para quem não saiba existe um kit de conversão para aumentar o eixo dos yy' para 30cm e reforçar as Prusas: o "Base enlargment kit" ou "Print bed expansion kit". Pormenor 20x20x20 não é área... é volume! :002:

Tenho um projeto antigo para construir uma CNC. Fui surpreendido ao descobrir que no OLX existem disponíveis guias, rolamentos lineares, fusos e demais componentes a preços muito interessantes. Se o refiro aqui, é porque o mesmo vendedor também dispunha de eletrónica para as printers 3D (além do acima referido). Por exemplo drivers DRV8825 a 5€ ou eletrónica completa a 30€. Por motivos de ética não indico os nomes, mas uma pesquisa adequada permitirá descobrir esses e outros. É apenas uma sugestão.

Boas "printadelas"!
Os drivers mais aconselhados são os A4988 e com 5€ compras 5 e sobra dinheiro!
Com 30€ compras a eletrónica, rolamentos, esteira e ainda sobra dinheiro para a mesa quente MK3!

Apenas tens de te sujeitar aos tempos de espera de +- 1 mês.... mas se isso não for problema sempre poupas uns cobres.
Neste momento estamos a preparar material para 3 impressoras hephestos e pelas nossas contas rondará os 280€ o material todo e algum suplente....
Quando tivermos tudo e apurarmos se é o ideal disponibilizamos a lista e respetivos links, não vale a pena pedirem....
 
Os drivers mais aconselhados são os A4988 e com 5€ compras 5 e sobra dinheiro!
Com 30€ compras a eletrónica, rolamentos, esteira e ainda sobra dinheiro para a mesa quente MK3!

Apenas tens de te sujeitar aos tempos de espera de +- 1 mês.... mas se isso não for problema sempre poupas uns cobres.
Neste momento estamos a preparar material para 3 impressoras hephestos e pelas nossas contas rondará os 280€ o material todo e algum suplente....
Quando tivermos tudo e apurarmos se é o ideal disponibilizamos a lista e respetivos links, não vale a pena pedirem....

Não sei porque é que dizes que os A4988 são mais aconselhados, já que exigem ventilação enquanto os DRV8825 não precisam, suportam mais corrente, e a Pololu diz que são melhores... https://www.pololu.com/product/2133 .
Quanto aos preços, estava a pensar naquelas pessoas que, tal como eu, recorrem às lojas em Portugal ou em Espanha; garanto-te que paguei muito mais. Por ex, os DRV8825 de 4 camadas custaram-me €9,50 cada, os A4988 custariam €7 cada. Claro que não sei se os acima referidos serão chineses e da mesma qualidade. Certo é que os meus já levaram uns "apertos" e não queimaram, quando tenho lido o contrário sobre os A4988!
Aguardo então por essa essa lista apesar de, neste momento, estar mais do que bem servido.
 
Retifico o que disse dos mais "aconselhados", para a minha hephestos e pelo que li em diversos fóruns (inclusive este) são aconselhados os A4988.
Talvez este tenha sido o erro quando respondi ao teu post.

Não coloco em questão a qualidade dos materiais, apenas acho que a maioria da eletrónica que se compra nos sites são todos de qualidade igual.
Tenho 2 conjuntos de A4988, uns comprados cá e outros mandados vir da china... diferença ZERO, mas no que diz respeito ao preço posso afirmar que pelo preço que dei por um cá deu para comprar 5 na china... e sobrou uns cêntimos.

Em relação ao meu setup, estou a tentar ser fiel (onde é possivel) à electronica (referencias) da hephestos e aconselham o A4988 por algum motivo.... até porque pelo preço do kit com toda a certeza que não teriam perdas se fizessem o upgrade para drivers DVR8825.

Relativamente à ventilação é relativo... podes ler aqui o comparativo entre ambos e os conselhos acerca dos diversos tipos de drivers (chinocas):
http://reprap.org/wiki/A4988_vs_DRV8825_Chinese_Stepper_Driver_Boards

No final tens um quadro engraçado... que o melhor parece ser apenas o DVR8825 para a extrusora.
 
Para uma prusa i3 os DVR8825 são melhores que os A4988.
Com os DVR8825 consegues 1/32 stepping o que torna a impressora mais silenciosa. Os DVR8825 podem ir ate 2.5A enquanto os A4988 só vão até 2A, caso tiveres motores mais potente isso é importante. Os DVR8825 são mais dificil de aquecer.
 
Back
Topo