Iniciar negocio ou arranjar trabalho na área de modelação/renders 3D (arquitetura)

doi.t

Power Member
Olá pessoal.

Antes de mais, peço desculpa se esta não é thread adequada para abordar esta questão.

Bem, tenho 31 anos e sou arquiteto paisagista. Concluí o mestrado no final de 2021, mas oportunidades de emprego chapéu. Grande parte delas no sul, com trabalho remoto fora de questão (ainda não entendi o porquê da rejeição ao remoto) e sendo eu do norte fica difícil.

Desde de meados de 2022 que tenho feito renders 3D, no inicio para conhecidos e mais recentemente para um atelier que gostou do meu trabalho. No entanto, estes últimos trabalhos têm sido pequenos e muito esporádicos o que não traz grande €€€.

Conversei com alguns colegas/amigos que trabalham na área de arq. paisagista e outros que já desistiram, e sugeriram que apostasse no 3D. Tenho procurado empregos relacionados com renders de arquitetura, tanto para interiores como exteriores, grande parte das ofertas pedem arquitetos “civis” e depois são muito poucos os que chamam para entrevistas. Se tive 2 entrevistas em meses foi muito.

Trabalho sobretudo com sketchup para modelação e lumion e twinmotion para renderização. Não sei se será por não trabalhar com outros softwares que me está a mandar abaixo nas candidaturas.

Dito isto, há aqui alguém que trabalha nesta área? Como é que costumam promover o vosso trabalho e conseguir clientes? E se não trabalham por conta própria como é que arranjam ou arranjaram trabalho na área? Algumas dicas em específico?

Em pé de conversa com alguns agentes imobiliários aconselharam a entrar em contato com as agências imobiliárias, construtores, arquitetos, designers de interiores, etc. Neste momento, é isso que tenho andado a fazer. Tenho mando mails com os meus serviços e portefólio e que estou disponivel tanto para prestação de serviços como para contrato. Para já mandei a construtores civis, engenheiros e arquitetos. Também criei um anúncio no Olx. Sem grandes repostas, apenas que ficam com o meu contato se precisarem no futuro e em raros casos pedem honorarios mas depois não voltam a responder.

Outra coisa que me faz confusão são os honorários. Estive a pesquisar, mas há pouca informação sobre isso. Para os meus conhecidos, como não era trabalho para Portugal nem era eu que estava a negociar, foi um valor muito baixo para o trabalho em questão (várias fotos de um condómino privado inteiro com jardins e cerca de 8 edificios) ao longo de 5 meses com muitas revisões. Trouxe 500€. Para o trabalho de cá, como têm sido trabalhos pequenos, tenho feito pelas horas de trabalho. Mas nunca sei ao certo como cobrar e que tipos de preço se deve cobrar pelos serviços. Já li/vi principalmente em sites brasileiros a sugerir cobrar por hora para tudo, outros apenas por x€/fotos sem contar a modelação e outros por x€/hr no que toca a modelação mais x€/fotos. Mas depois quando vejo os meus honorarios parece que se juntar tudo estou a levar de mais ou e se cobrar um os serviços todos num só levo de menos.

Agradeço desde já a vossa ajuda!
 
Infelizmente o modelo de negócio da arquitetura em Portugal vai muito pelo amigo e pelo amigo do amigo,
ou seja vais fazendo vão gostando e vais tendo trabalho no passa palavra, ou seja, quantos mais connects tiveres mais projetos ganhas.

Eu felizmente possuo trabalho a tempo inteiro e contrato sem termo,
todavia nem sempre foi assim...
terminei meu curso na pior altura que existia para se terminar em 2010...
em que ou ias para fora ou trabalhavas nas caixas de um supermercado a troco de 500eur.
Já trabalhei num gabinete de arquitetura como junior architect e em archviz por 2 anos e é (foi) muito fixe (o ambiente)
porém aquilo que nos pagam e exigem não estão em consonância, trabalhas 12h por dia e recebes 8h...(serviu-me de escola para a vida)

Felizmente não tive medo e revezei-me a fazer trabalhos que mais ninguém queria na área da arquitetura como por exemplo legalizações...e outros bicos de obra burocráticos como lhe chamam.
Neste momento csg dar preços para não fazer e mesmo assim adjudicam-me trabalhos porque ninguém quer pegar nisso...

Atualmente, sou arquiteto numa empresa de construção (entrei para os quadros à 8anos atraz)
e tenho projetos meus como freelance esporadicamente (amigos e amigos de amigos, todavia tenho conta profissional no insta e todos os que vêm pedir preços, é apenas para comparar com o preço que o arquiteto amigo do amigo lhe está a fazer).

Tive oportunidade de me lançar por conta própria em 2017/2018, quando o volume de projetos pessoais estava no auje,
contudo por receio do incerto não troquei o meu trabalho com contrato sem termo, por prestações de serviços.

Inicialmente tb já estive no mundo do archviz (2012->2015), mas depois apercebi-me que muitos dos preços que nos solicitam é apenas para terem uma referencia de preço de quanto irão cobrar pelo serviço (gentes com segundas intenções) e também que ninguem quer pagar pelo serviço de 3D que acham que está incluído no projeto de arquitetura.

Outra realidade é que existe gente a trabalhar de "graça" nesse ramo... (mesmo na arquitetura, em 2013 tinhas projetos de moradias por 5000eur com especialdiades incluidas 13 anos depois, tenho colegas a praticarem exatamente os mesmos 5000eur, algo não está correto...) porém é sempre malta que não têm licenças de programas...
nada e estão sempre numa de que tudo é lucro e canibalizam-se uns aos outros.

Quanto aos programas que usas não tens problema algum, neste momento o Sketchup aliado ao Lumion é rei e senhor em 90% dos gabinetes de arquitetura, por isso está tranquilo com isso.
Se não tens obtido a resposta esperada, pode simplesmente dever-se ao facto de existir muita oferta de archviz...
Toda a malta que sai da faculdade neste momento sai a trabalhar em 3d...

Boa sorte e não baixes os braços, só tens de afinar as agulhas e não oferecer o que todos oferecem de momento.
 
Última edição:
Back
Topo