Iniciar negocio ou arranjar trabalho na área de modelação/renders 3D (arquitetura)

doi.t

Power Member
Olá pessoal.

Antes de mais, peço desculpa se esta não é thread adequada para abordar esta questão.

Bem, tenho 31 anos e sou arquiteto paisagista. Concluí o mestrado no final de 2021, mas oportunidades de emprego chapéu. Grande parte delas no sul, com trabalho remoto fora de questão (ainda não entendi o porquê da rejeição ao remoto) e sendo eu do norte fica difícil.

Desde de meados de 2022 que tenho feito renders 3D, no inicio para conhecidos e mais recentemente para um atelier que gostou do meu trabalho. No entanto, estes últimos trabalhos têm sido pequenos e muito esporádicos o que não traz grande €€€.

Conversei com alguns colegas/amigos que trabalham na área de arq. paisagista e outros que já desistiram, e sugeriram que apostasse no 3D. Tenho procurado empregos relacionados com renders de arquitetura, tanto para interiores como exteriores, grande parte das ofertas pedem arquitetos “civis” e depois são muito poucos os que chamam para entrevistas. Se tive 2 entrevistas em meses foi muito.

Trabalho sobretudo com sketchup para modelação e lumion e twinmotion para renderização. Não sei se será por não trabalhar com outros softwares que me está a mandar abaixo nas candidaturas.

Dito isto, há aqui alguém que trabalha nesta área? Como é que costumam promover o vosso trabalho e conseguir clientes? E se não trabalham por conta própria como é que arranjam ou arranjaram trabalho na área? Algumas dicas em específico?