Intel Core i5/Core i7 "Lynnfield"

Não acho muita piada a esta história dos rebrandings, mas se os quads vierem agora para entrada de gama, não me importo nada :x2:

Os processadores para socket 1155 e 1156 vão ser retrocompatíveis?
 
No seguimento do post #109, hoje chegaram-me algumas fotos de um colega que esteve na Computex com a GIGABYTE P55-UD4P:

Esta não é a versão final da motherboard. Desde já desculpa pela qualidade das fotos mas foram tiradas no local e é sempre um ambiente mais complicado.


Layout geral:

1zdkrn.jpg


rlckck.jpg



Zona do Socket:

mwpcoj.jpg



Expansão:

1z2zo68.jpg

2 x PCI-E 2.0 (x16 ou x8, x8), 1 x PCI-Ex 4x, 2 x PCI, 2 x PCI-Ex1. Suporte CrossFireX e SLI.
De referir também as 4 entradas SATA 6Gb/s, 8 SATA 3Gb/s e 1 entrada PATA. Nas SATA 3Gb/s suporte para funcionalidade RAID 0, 1, 5, 10 e nas SATA 6Gb suporte para RAID 0, 1.

Memória:

opw66d.jpg

4 Slots DIMM Dual Channel DDR3 com suporte para 2000+/1333/1066/800 até um máximo de 16GB. ONFI slot (só disponível em P57)


Painel I/O:

suzlh5.jpg

Destaque para 8x USB e 2x eSata com alimentação. Áudio HD com 8 canais. Dual Gigabit LAN.

Sem dissipadores:

2q88ytz.jpg


Zona de Alimentação:

2naqip0.jpg

12 Fases de Alimentação.

Chipset:

301khw0.jpg


Outras características: Dynamic Energy Saver 2, tecnologia Ultra Durable 3, Dynamic 6-Gear Switching, Smart TPM, Debug LED, Dolby Home Theater, Precision OV, eSATA/USB combo, Smart Dual LAN. Em termos de software inclui o Smart 6 technologies e o EasyTune 6.

Se quiserem ficar a saber mais sobre estas características, aconselho uma leitura em: http://www.gigabyte.pt/global/pt/pages/technology_guide-all/tech_090302_technology-guide.htm

:D
 
Os processadores para socket 1155 e 1156 vão ser retrocompatíveis?

Bem é que estamos a falar em sockets, com número de pinos diferentes, por aí penso que a partida serão diferentes e não são compatíveis entre si.

Também há o socket 771 utilizado pelos QX9775 da plataforma Intel Skulltrail, e apesar de parecido com o socket 775, não há qualquer retrocompatibilidade entre os dois.

Se estivermos a falar apenas no número de pinos nos CPUs, em que o único pino de diferença entre o i5 Lynnfield e o i7 Lynnfield servirá apenas para limitar fisicamente o Hyperthreading, então o socket destas motherboards P55 que tem aparecido darão logo para os dois.
 
Intel 2009>
775
1155
1156
1366
15xx

Vai ser bonito vai...

Cheira-me que os Core i5 vão ser um flop...e os i7 1156 também não me parece que vão vingar no mercado.
 
Se estivermos a falar apenas no número de pinos nos CPUs, em que o único pino de diferença entre o i5 Lynnfield e o i7 Lynnfield servirá apenas para limitar fisicamente o Hyperthreading, então o socket destas motherboards P55 que tem aparecido darão logo para os dois.

E uma questão:

Se é apenas um pin que faz a diferença entre ter HT ou não... Será possível que um pin mod dará HT ao i5 Lynnfield...???

[algo tipo o que faz os Q6600/Q6700 passarem para 1333 Mhz de FSB aka q6600 @ 3 Ghz e Q6700 @ 3.3 Ghz com simples pin mod]



Se for.. Tou a ver muito pessoal [dos mais informados] a optar pelo i5 e a ter um.. i7.. :D
 
E uma questão:

Se é apenas um pin que faz a diferença entre ter HT ou não... Será possível que um pin mod dará HT ao i5 Lynnfield...???

[algo tipo o que faz os Q6600/Q6700 passarem para 1333 Mhz de FSB aka q6600 @ 3 Ghz e Q6700 @ 3.3 Ghz com simples pin mod]



Se for.. Tou a ver muito pessoal [dos mais informados] a optar pelo i5 e a ter um.. i7.. :D

Era bom que assim fosse, mas não estou a ver a INTEL a dar aos clientes "bónus" desse género.

Sabemos que a AMD, em virtude de ser o elo mais fraco, tem permitido algumas surpresas agradáveis, mas julgo se vai manter restringido à mesma.


Cumprimentos.
 
No seguimento do post #109, hoje chegaram-me algumas fotos de um colega que esteve na Computex com a GIGABYTE P55-UD4P:

Esta não é a versão final da motherboard. Desde já desculpa pela qualidade das fotos mas foram tiradas no local e é sempre um ambiente mais complicado.


...

Outras características: Dynamic Energy Saver 2, tecnologia Ultra Durable 3, Dynamic 6-Gear Switching, Smart TPM, Debug LED, Dolby Home Theater, Precision OV, eSATA/USB combo, Smart Dual LAN. Em termos de software inclui o Smart 6 technologies e o EasyTune 6.

Se quiserem ficar a saber mais sobre estas características, aconselho uma leitura em: http://www.gigabyte.pt/global/pt/pages/technology_guide-all/tech_090302_technology-guide.htm

:D



Ou seja aquele dissipador de southbridge afinal é apenas pró cenario...

vai se lá perceber
 
Última edição pelo moderador:
E uma questão:

Se é apenas um pin que faz a diferença entre ter HT ou não... Será possível que um pin mod dará HT ao i5 Lynnfield...???

[algo tipo o que faz os Q6600/Q6700 passarem para 1333 Mhz de FSB aka q6600 @ 3 Ghz e Q6700 @ 3.3 Ghz com simples pin mod]



Se for.. Tou a ver muito pessoal [dos mais informados] a optar pelo i5 e a ter um.. i7.. :D

Muitas dúvidas... mas o que disse atrás não é nada confirmado. Apenas fui pela lógica uma vez que a diferença entre os dois é apenas no HT, e esse pino de diferença será mesmo para impedir que os utilizadores activem o HT num i5 Lynnfield.

Se for por isso não haverá maneira alguma de activar o HT no i5 Lynnfield.

Acho que não será como no caso da AMD, em que deliberadamente deixou aqueles Phenoms X3 ou mesmo Athlon II X2 serem desbloqueados. A AMD vai vivendo de alguns utilizadores die hard e a Intel não costuma cooperar nesse tipo de "negócio".
 
Cheira-me que os I3 só vão existir para socket 775 até acabar o stock de processadores core2, pode ser que esteja enganado. Fiquei interessado no I9 parece-me um canhão.
 
Cheira-me que os I3 só vão existir para socket 775 até acabar o stock de processadores core2, pode ser que esteja enganado. Fiquei interessado no I9 parece-me um canhão.

Core i3 é medida de marketing. A ver se vendem mais uns quantos e retiram mercado á AMD.
Quanto aos i9, não acredito que 99% das pessoas sintam que é mais rápido, pois simplesmente não existe software para desktop que faça uso deste potencial. Nem o i7 neste momento está bem aproveitado.
Acredito que lá para o final de 2010 vamos assistir a um bom aumento de produtividade á medida que cada vez mais aplicações e jogos usem os multi-cores.
 
Core i3 é medida de marketing. A ver se vendem mais uns quantos e retiram mercado á AMD.
Quanto aos i9, não acredito que 99% das pessoas sintam que é mais rápido, pois simplesmente não existe software para desktop que faça uso deste potencial. Nem o i7 neste momento está bem aproveitado.
Acredito que lá para o final de 2010 vamos assistir a um bom aumento de produtividade á medida que cada vez mais aplicações e jogos usem os multi-cores.

O interessante será ver a resposta da AMD ao Core I9, espero bem que desta vez sejam mais rápidos para não voltar a acontecer o que se passou com os Core2.
 
nao me convence. so vendo o meu quad para os 32 nm

entao vais trocar o teu quad por qual? um dual-core ou um hexa-core? :lol:


Simples, se fores daquelas pessoas que pode gastar muito dinheiro num PC podes ir para o actual socket dos i7 1366, mas quando quiseres mudar de CPU no futuro para este socket tens que deixar mais €'s que o habitual, porque vais para CPU's high end como os xeons.

Mas se quiseres um PC mid/high podes esperar pelo novo socket dos i3, i5 e i7. Assim com uma board para este socket no futuro vais ter vários CPU's por onde escolher sem teres de mudar de board e restantes componentes.

mas qual xeons qual carapuça.. quando e SE chegar a altura em q ele sinta o i7 a arranhar-se todo por ja ser insuficiente para as suas necessidades/exigencias onde é q os xeons desse socket ja vao.. e perante um obstaculo desses eram uns meros MHz de clock para o mesmo socket q iriam fazer a diferença???
 
O interessante será ver a resposta da AMD ao Core I9, espero bem que desta vez sejam mais rápidos para não voltar a acontecer o que se passou com os Core2.

A AMD já tem um hexa-core... Mas esse mal tem "pedal" para um core i7, quanto mais o futuro i9.

A AMD precisa de sakar um arquitectura poderosa para combater o gulftown e depois o sandy-bridge.

Os Phenon II só vao lutar com o Core 2/core i3 e os modelos de entrada dos Core i5/i7
 
Back
Topo