Processador Intel Meteor Lake [2023]

Não sei a percentagem mas sei que 8000mhz só em boards de 2 pentes. Em 4 pentes só chips dourados e mesmo aí será dificil. Isto claro teres um sistema 100% estavel, o buildzoid ainda conseguiu por o 13900k dele a dar 1 erro a cada 12 horas, mas isso não pode ser considerado estavel.

Eu acho que não percebes como é que o IMC funciona na Intel.
Existem dois limites, e ambos escalam com voltagem. SA e MC(ddr5). Se estas voltagens não são o limite, o problema board/bios/sticks. É simples.

Limite do SA é semelhante em gear 1 e gear 2. Ou seja, se o limite é 4200 em gear 1 (limitado por sa voltage). Em gear2 com ddr5 é 8400.
Os melhores chips fazem 4300-4400 gear 1/ 8400-8800 gear 2, pelo que tenho visto.
System agent com voltagens mais elevadas fica muito sensível a temperatura, ou seja é possível ter esses erros ocasionais se estiver a 90+C. Buildzoid fez esses testes com um AIO e quase de certeza acima dos 90.
É possível usar ddr5 acima de 8800 em gear 4 desde que a board seja boa suficiente.

Edit: Dos cpus 13th (K/KF sku) fazem no mínimo 4000mhz gear 1.
 
Última edição:
Eu acho que não percebes como é que o IMC funciona na Intel.
Existem dois limites, e ambos escalam com voltagem. SA e MC(ddr5). Se estas voltagens não são o limite, o problema board/bios/sticks. É simples.

Limite do SA é semelhante em gear 1 e gear 2. Ou seja, se o limite é 4200 em gear 1 (limitado por sa voltage). Em gear2 com ddr5 é 8400.
Os melhores chips fazem 4300-4400 gear 1/ 8400-8800 gear 2, pelo que tenho visto.
System agent com voltagens mais elevadas fica muito sensível a temperatura, ou seja é possível ter esses erros ocasionais se estiver a 90+C. Buildzoid fez esses testes com um AIO e quase de certeza acima dos 90.
É possível usar ddr5 acima de 8800 em gear 4 desde que a board seja boa suficiente.

Edit: Dos cpus 13th (K/KF sku) fazem no mínimo 4000mhz gear 1.

A conclusão que tiras daquilo que disse anteriormente é que eu não percebo como é que o IMC da Intel funciona? Não vou entrar em discussões em que o argumento usado é a falácia ad hominem.

Mas uma coisa sei, se tu me dizes que é comum teres kit a 8000mhz em 13 e 14gen em boards de 4 dimms, precisas de testar mais boards e mais CPUs. O Feedback que tenho que de pessoas que vendem serviços de montagem e afinação de pc é que o valor "safe" em Intel 13th gen é 7200-7600, acima disso vais ficar dependente da qualidade do silicio, da motherboard (2 dimms) e de tensões que podem provocar degradação acelerada do cpu.

De relembrar ainda que o efeito de eletromigração é mais acelerado em litografias mais baixas.

Se achas que o fator instabilidade da DDR5 fica apenas limitado à velocidade do controlador de memória acho que quem tem de rever o conhecimento és tu. Não é o fator limitador em DDR5 em altas frequências. Pensa um bocado, em gerações anteriores até chegaste até 3 dimms por canal, hoje em dia só tens 2 e eu até diria que se calhar estamos a chegar à altura em que só se justifica 1. O problema aqui está relacionado com a integridade do sinal que é perdida pelo caminho.
 
Última edição:
Acho que na nova gen Intel vamos poder falar de boas velocidades DDR5, Arrow* Lake LGA1851 pra ja sinceramente quem tivesse DDR4 3600mhz pra cima ter trocado para DDR5 pra gaming casual nao foi grande upgrade.
 
Última edição:
z790 refresh já trazem boards melhores. A asrock z790 nova/riptide refresh é 8 layer 8000 QVL.
E aparentemente consegue mesmo 8000mhz: https://www.overclock.net/threads/asrock-z790-nova-wifi-thread.1808124/

Obviamente que uma board high end com 8-12 layers e apenas 2 slots vai ser melhor, mas se o QVL de 8000mhz está lá é porque a board é capaz de o fazer. Não é preciso nenhum god bin para 8000mhz. Pode ser é necessário ajustar voltagens muito bem.
E manter power limits e/ou temperaturas em condições para não dar erros no y-cruncher...
 
Última edição:
Elas conseguem todas na QVL, só que não.


Qualquer board de 4 dimms vai ter dificuldade em não te começar a dar erros, de referir que essa é uma das novas z790 que sairam e na realidade até é a mais cara, mas o preço também nunca foi indicador de qualidade.

Quem quiser ter uma hipotese decente de ter um sistema com ram 8000 sem puxar muito pelas tensões a melhor aposta será sempre uma board high end de 2 dimms
 
Intel Fixes E-Cores For Gaming, Doesn’t Give 12th & 13th Gen Users The Fix! APO Testing



k2F2Yhb.png




i8gx1rM.png




zYwJCsI.png




MeoaUXF.png
 
2 anos depois descobrem como utilizar os E cores para o seu propósito, e usam isso como selling point desta geração que diga-se de passagem foi uma das piores gerações a nível de ganhos...Intel a ser intel.
Pelo menos já fica mais competitivo tanto em performance como consumos para com o 7800x3d.
 
Solução de software que poderia ser aplicada à 12ª e 13ª gerações mas que a intel se recusa a ceder essa diferenciação puramente artificial e deliberada com gerações anteriores. é uma atitude altamente lamentável e só mostra como a intel é anti-consumidor (e nem vamos falar da mudança de sockets constantes como a ridícula mudança no coffee lake, limitações parvas de features em skus k/não K, em chipsets, etc).

E lá está, quero ver isto em jogos em quantidade decente e considero os dois jogos iniciais bastantes estranhos, especialmente o metro exodus.
 
DDR5 vs. DDR4 Gaming Performance
DDR5-7200 vs. DDR4-4000 Benchmark

It's time we take a fresh look at DDR4 vs. DDR5 memory, using the "new" Intel Core i9-14900K. The last time we compared DDR4 and DDR5 memory was nearly two years ago using the i9-12900K in 41 games. At the time, we were using DDR5-6000 and DDR4-3600 for testing but today we're upgrading that to DDR5-7200 and DDR4-4000 memory.

https://www.techspot.com/review/2777-ddr5-vs-ddr4-gaming/
 
Resumindo na media dos jogos.

7% mais rápido a 1080p
4% mais rápido a 1440p
Sem diferenças a 4K.

Esses testes não são muito uteis. Dependendo da board os timings e xmp variam muito. E nem dizem que DDR4 está em gear 1 ou gear 2 :007:
Mas pelos resultados deve ser gear 1.

Já vi testes de ddr4 4133 tuned vs ddr5 tuned e ddr5 só começa a ser mais rápido a 7200mhz+. 7200mhz é fácil de estabilizar na maioria das boards z790 baratas. Mas mais que isso é preciso board com apenas 2 slots. A asrock z790 nova/riptide refresh deve ser a melhor board 4 slots, mas mesmo assim mais do que 7600mhz deve ser difícil.

Eu já considerei trocar para ddr5, 2x16gb a-die custa 120€ e faz 8000mhz facilmente. Arranjar board que consiga 8000mhz 100% estáveis é que parece difícil. z790 apex não é para o meu bolso :D

Gostava de fazer uns testes de ddr4 gear 1 tuned ~4200mhz vs ddr5 tuned 8000-8400mhz. Para mim o mais importante são os 1%/0.1% lows e feel em jogo, frame rate average nestes cpus já é todo alto o suficiente.
 
Última edição:

Resumo>Vergonha da marketing da Intel...
So rir Intel, Intel ...wake up. Qd nao se tem produtos ao msm nivel, faz se o que a concorrencia fazia, desce-se os precos...
 
Última edição:
Intel tá virando empresa de meme... criticanto os namings da AMD quando fazem o mesmo, com rebrands e improvements de 5% :facepalm:"

i3 para programação? Se for um estudante universitário, talvez, agora pega um projeto a sério de empresas grandes, que já precisa de toneladas de ram e um cpu monstro para compilar rápido. menor tempo de compilação = produtividade!

Já vi vários casos de pessoal comprando i9s para trabalhar com Dev
 
Back
Topo