Hardware Mac Mini 2020 (ARM)

Mais logo vou exprimentar o 11.2 beta 1, pelo que li resolve os problemas de BT.
Só tenho receio de querer voltar á versão stable e depois ser um filme.
 
Mais vale esperar que eles lancem a versão stable. Eu é máquina de trabalho. Time Machine a funcionar e esperar. Early adopters dá nisto. Não estou muito contente mas enfim.
 
Oi. Não deixem de estar contentes pois têm uma máquina que vai ser lendária ao nível de performance e qualidade.

Eu quando já sei que vou ser “early adopter” adopto um “mindset” do tipo “não lutar contra ela”. Nesse sentido se vou um ou dois problemas, nomeadamente a questão do rato Bluetooth mudava de rato até o problema ficar totalmente resolvido e siga.

Apenas digo isto porque já fui early adopter sem número de coisas vindas da área da MS... verdadeiramente desesperantes ... eram só buracos ...

 
Andamos a ser beta testers. Com o dongle e wifi ligado está a funcionar bem... até agora.

O meu MX 3 funciona normalmente em bluetooth. Nada a reportar.
Ah...é no Air.
Como chegou ontem ...fiz logo na configuração incial a atualização para o 11.1 e não ativei o filevault.
O hub (abask) funcionou corretamente ligado com cabo de energia (100W Power Delivery )
Tinha receio que não reconhecesse os 4k do monitor a 60hz mas o cabo usb c to DP não falhou.
 
Mais logo vou exprimentar o 11.2 beta 1, pelo que li resolve os problemas de BT.
Só tenho receio de querer voltar á versão stable e depois ser um filme.

Eu não faria isso, nem que usasse um rato com fios até sair a oficial. Caso desse para o torto andas horas de volta disso, ou é da minha idade, já não tenho paciência para esses testes....hehehe.
 
O meu problema nem é o rato. O rato está solucionado (para já).
O problema é o audio via BT é impossivel de ser usado. Quer com WIFI desligado, 2.4 whatever.

Ainda agora de manhã, acordei o gajo do sleep. Audio tudo aos cortes, reset ao modulo BT tudo aos cortes, reboot maais que uma vez tudo aos cortes. Chega a ser desesperante.
Ainda estou a espera do MBP, mas espero conseguir aguentar como disse o Trance, senão tento espetar a Beta.
 
O meu problema nem é o rato. O rato está solucionado (para já).
O problema é o audio via BT é impossível de ser usado. Quer com WIFI desligado, 2.4 whatever.

Ainda agora de manhã, acordei o gajo do sleep. Audio tudo aos cortes, reset ao modulo BT tudo aos cortes, reboot maais que uma vez tudo aos cortes. Chega a ser desesperante.
Ainda estou a espera do MBP, mas espero conseguir aguentar como disse o Trance, senão tento espetar a Beta.

Eu se calhar é de já estar cota :) mas perder tanto tempo por causa do audio BT ou qualquer outra coisa, eu pessoalmente ligava o spotify ao telemóvel e ouvia por ai :)

Senão vais entrar naquele mindset que te irá consumir até tudinho estar a 1001% operacional... e o M1 embora seja extraordinário, sendo uma nova era tem destas coisas... ou vais vivendo na boa com ela ou devolves a maquina e pedes o reembolso.

Quando eu era bem mais novo ehehe (sim sou cota) consumia-me até á exaustão com cenas destas... mas com o tempo aprendi a dar valor ao nosso tempo, tempo esse que nunca volta para trás e que acima de tudo tem uma cifra por minuto, hora, dia , etc...

Se fizeres uma pequena conta, rapidamente vais qual é o valor do tempo que gastas com estas cenas...

por exemplo qual é o teu valor hora:

Se achas que o teu tempo vale 10 EUR/hora (estou a ser simpático) e consomes por exemplo 15h a instalar / desinstalar , ler documentos, ver vídeos, etc... para tentar resolver o problema... já gastaste 150 EUR e não resolveste nada.... e acredita muitas mais horas virão pela frente.

Agora imagina que não quantificas em $$$ mas sim em custo de oportunidade por exemplo de estar com a tua familia, amigos, namorada , etc... isso não tem valor e nunca mais voltará para tras....

Eu estou a ponderar comprar um apenas para editar videos de youtube , mas com calma e serenidade até a poeira assentar.

Morg
 
Estás a pensar ainda mais do que eu no assunto :D.
Se com 46 anos sou novo .. yup.

De qualquer das formas, quando voltei do almoço e acordei o bixo fez um reset e ficou sem nada no disco.
Já liguei á Apple a reportar e este vai dar uma volta.
 
Estás a pensar ainda mais do que eu no assunto :D.
Se com 46 anos sou novo .. yup.

De qualquer das formas, quando voltei do almoço e acordei o bixo fez um reset e ficou sem nada no disco.
Já liguei á Apple a reportar e este vai dar uma volta.

Essa do flush ao disco desconhecia.... será que é por isso que muitos recomendam ir buscar a versão com o disco base e utilizar SSD ou NVMEs externos?
 
Tenho lido que as versões custom (o meu tinha 16gb ram) estão a dar mais problemas que os base.
Poderá ser isso.

Por agora vou estar quieto. Vai ser recolhido e vou esperar um tempo, até porque os tempos de espera para os custom continuam elevados.
 
Apenas digo isto porque já fui early adopter sem número de coisas vindas da área da MS... verdadeiramente desesperantes ... eram só buracos ...

1st gens têm sempre uma maior probabilidade de sofrer de peculiaridades/apresentarem uma maior percentagem de limões face a algo já estabilizado e estabelecido. É um facto.

Já que abordas a MS, para além dos problemas em 1st gens, por experiência própria considero que sofre de altos e baixos mais pronunciados face às restantes congéneres tecnológicas. Dito isto, penso que a Apple poderia ter feito muito melhor tendo em consideração o leque diminuto de SKUs de hardware que tem que suportar, alguns exclusivos e desenvolvidos por si própria.
 
Tenho lido que as versões custom (o meu tinha 16gb ram) estão a dar mais problemas que os base.
Poderá ser isso.

Por agora vou estar quieto. Vai ser recolhido e vou esperar um tempo, até porque os tempos de espera para os custom continuam elevados.

Olha que não. As trocas são mais rápidas. O meu segundo macbook pro veio em 10 dias a contar desde o dia do pedido de troca e pelas datas da Apple só vinha para o ano. Agora para este terceiro vamos ver...
Para a recolha ainda vai demorar uma semana para ser contactado e é ter atenção ao spam.
 
Última edição:
Dito isto, penso que a Apple poderia ter feito muito melhor tendo em consideração o leque diminuto de SKUs de hardware que tem que suportar, alguns exclusivos e desenvolvidos por si própria.

Facto 1: A linha Surface Wintel tem tanto ou menos SKUs que linha MacOS Intel.
Facto 2: A linha Surface ARM deve ter para aí 1 SKU.
Facto 3: São tão ou mais caros que qualquer um dispositivo Apple (preço no site da MS).

Se a Apple poderia ter feito melhor não sei. Mas como engenheiro dentro da área o que aqui entrega é algo completamente fora do baralho (oustanding), disruptivo até. Isto é raro, mesmo raro acontecer. Uma vez por década se tanto, mais uma em cada duas décadas. O que se espera que impulsione não só os dispositivos dela, mas toda uma industria inclusivamente a dos PCs Windows.

PS: Que o modelo de negócio da Apple é totalmente destinto dado Windows é. E na altura o modelo de negócio do Windows foi profundamente disruptivo, tanto que ganhou essa batalha por 3 décadas. A verdadeira inovação e disrupção que a MS trouxe na altura foi o modelo de negócio, nunca foi tecnológico, papando tudo e todos os que insistiram no modelo em torno de dispositivos/máquinas próprias.

PS: Mas isto é tema para outra thread. Apenas disse porque alguns parece-me que estavam desiludidos face a algumas dificuldades que estão a ter, nomeadamente em ligar o seu rato.

EDIT: Mas aquilo que aconteceu ao Mags é chato, chato, chato, chatice. Não deveria acontecer.
 
Última edição:
Facto 1: A linha Surface Wintel tem tanto ou menos SKUs que linha MacOS Intel.
Facto 2: A linha Surface ARM deve ter para aí 1 SKU.
Facto 3: São tão ou mais caros que qualquer um dispositivo Apple (preço no site da MS).

Incompreensivelmente a linha Surface é tida pela MS como simplesmente mais um OEM, talvez por questões concorrenciais, talvez por desorganização/desinteresse/falta de liderança de quem está ao leme, ou mesmo um misto dessas e muitas mais.
Não o deveria ser, a integração e experiência deviam estar no topo mas estão praticamente ausentes comparativamente, e resume-se a exemplo nenhum (que esta esteja a providenciar com a sua própria linha) para além do design e pouco mais. Desse modo, ao sofrer dos mesmos drawbacks/falhas/erros de concepção, a linha Surface não serve de representação/flagships como SKUs completamente isolados/separados dos demais OEMs. Estamos portanto a falar de uma quantidade considerável de configurações de várias origens (Intel, AMD, QC), feitios e qualidades (há por aí muita caca coberta de um manto de apetitoso) e não de meia-dúzia como factualizas. Implementações half-baked e nãoseiquêGATES tens em ambas as brands a que te referes, longe de exclusivo de alguma. Peço desculpas aos demais perante o off-topic gerado.
 
Incompreensivelmente a linha Surface é tida pela MS como simplesmente mais um OEM, talvez por questões concorrenciais, talvez por desorganização/desinteresse/falta de liderança de quem está ao leme, ou mesmo um misto dessas e muitas mais.
Não o deveria ser, a integração e experiência deviam estar no topo mas estão praticamente ausentes comparativamente, e resume-se a exemplo nenhum (que esta esteja a providenciar com a sua própria linha) para além do design e pouco mais. Desse modo, ao sofrer dos mesmos drawbacks/falhas/erros de concepção, a linha Surface não serve de representação/flagships como SKUs completamente isolados/separados dos demais OEMs.”

Portanto não é uma questão de mais ou menos SKU. Mas o que convêm ou não para o seu modelo de negócio, para o sistema Window$. E nessa matéria quanto menos disrupções técnológicas houver melhor. Mas também não acredito que numa comissão executiva alguém diga “epa façam lá uma coisa dessas mas não muito bom ok?”. Só papa esta ideia quem quer. Obviamente que serve de representação, foi para isso que foi criada. Só que como a coisa não correu assim muito bem do ponto de vista tecnológico, agora já não serve como exemplo. E certamente a explicação do “menos SKUs” muito menos porque efectivamente não são mais mas menos.

Visto isto dizer que esperava melhor da Apple tendo em conta o número de reduzido de SKUs, não passa de uma tentativa vã de tapar o sol com a peneira. Aliás, não era nada que já não estivéssemos á espera, mesmo a própria MS. Mas esta tem uma tremenda malha que serve para equilibrar muita coisa, desde má engenharia, passando por má gestão de produto, até um sistema de rings de teste que funciona tanto como tech marketing como um batalhão de testers á borlix! Veja-se por exemplo, dias depois da chegada do M1 á secretaria das pessoas, sai o suporte x64 para o Win ARM, os sites anunciam ... mas ... é uma versão Alpha (preview é mais fino) ... que funciona bem mal ... e não, não é para ser usado, apenas para a fotografia... o velho jogo de aparências.

Como disse, faço votos que o que foi apresentado abane um bocado o sistema. Porque a Apple acaba de explicar ao consumidor a capacidade dos ARM para PCs “a sério”.

A explicação “há isso só tem capacidade para coisas de bolso ou para brincar” já não cola na testa do consumidor geral.

E com isto espero que o sistema reaja melhor do que o fez no móvel. Ninguém de peso na o sistema Window$ estava interessado em colocar o ARM no mapa em matéria de PCs, a AMD não estava e muito menos a Intel. Talvez a NVIDIA esteja não sei. O próprio Surface X serviu apenas para dizer ... “Epa isto ainda não serve, talvez daqui a 7 ou 8 anos”

Os OEM apresentam soluções em torno do que o Windows /Intel/AMD consegue dar. Como o fizeram também para o Windows Phone ... mas dessa feita tinham alternativa viável.

EDIT: Por isto é que a competição é muito importante. Uma inovação que não sirva o interesse do modelo de negócio de uns pode servir para outros. A verdade é que consumidor recebe bem qualquer inovação bem feita, repito, bem feita. Epa, até as coxas recebe dependendo da Marca. O que claramente invalida observações do tipo "esta inovação não colou porque o consumidor/user não está ainda preparado". Esta é outra também comum para tapar o sol com a peneira. Efectivamente inovação mal desenha e implementada a preços exorbitantes não cola em lado algum a não ser um nicho. Isto são o tipo de justificações que houve sistematicamente no ecossistema Window$ quando a coisa não corre bem ... como estão os Hololens? Constipados certamente pois a determinada altura não se falava de outra coisam, deu umas excelentes demos nas apresentações da MS.

A redução do market share do Window$ para metade ira ser muito bom para o consumidor e para a inovação. Teriamos um parque tecnológico muito mais vibrante nos PCs, assim como temos nos telemóveis. A MS esta preparada para essa situação sem perder os resultados financeiros que nos tem habituado.

A Intel não de todo. A AMD vamos ver este ano. A NVDIA vamos ver o que faz com a ARM. Vai ser um período de 10 anos. O RISC V creio que no mínimo só daqui a 8 anos é que chega ao consumidor. Vamos também ver como a MS vai suportar esta malta neste período uma vez que a MS não tem sido particularmente eficaz a suportar inovação de terceiros que vá para lá da fotografia (uma das razões que levaram que OEMs preferissem Android nos móveis).

Abraço.
 
Última edição:
Um ponto de situação do Mac.
Durante o dia de o tem fui contactado por um tec da Apple e conseguimos reanimar o rapaz.

Sobre os problemas de BT eles estão bem aware. Não quis confirmar mas será resolvido num update do BigSur.
 
O que me aconteceu, por duas vezes, não seguidas, foi acabar um jogo de Lol e na transição do jogo para os menus há um freeze e o Mac reinicia.
 
Back
Topo