Domótica Medição de Consumo Eléctrico "Smart"

ciberg

Moderador
Staff
Boas,

Andei à procura de uma solução económica para medir e controlar o consumo eléctrico da casa (não por tomadas individuais), e não encontrei nada de jeito aqui no fórum, apenas um tópico parado à 2 anos.

Com o crescimento do interesse por casas "smart" e para ajudar todos os interessados (eu incluído) em montar uma solução destas inicio este tópico.

Se houver já um tópico actual sobre isto que não encontrei pela pesquisa digam-me.

Andei a ver os sistemas da Efergy - http://efergy.com/home/ , da EnergyOT - http://www.eot.pt/ e li sobre o serviço Re:dy da EDP.

Gostava de saber se alguém tem algum destes ou outros sistemas para partilharmos experiências, ideias e soluções tal como tem sido feito nos tópicos de Domótica.
 
Eu montei para mim um sistema baseado no "OpenEnergyMonitor arduino", mas a usar o código de um Português, Nuno Chaveiro: Github: EmonLibPro.
O que precisas: Arduino nano + 3 sensores CT + transformador 9VAC + ethernet shield + outros componentes menores (condensadores/resistências).
A Interface gráfica é feita no Emoncms.org

A vantagem deste sistema é que mede o consumo real, uma vez que mede a tensão e fator de potencia. O efergy não faz isso, tens de especificar um valor fixo da tensão.

Estou a medir produção fotovoltaica, consumo geral e mais um auxiliar que vou trocando para verificar consumos, agora está a medir o consumo da bomba de calor.
Já montei numa breadboard um modulo wifi e já consegui flashar firmware para funcionar com o Emonlibpro/EmonCMS, agora quando tiver tempo vou montar mais um sistema de medição desta vez com comunicação wi-fi e ecrã OLED 1,8".

Nota: A medição correcta da tensão/ fator de potencia vai depender do transformador 9VAC, inicialmente tinha um em bloco para soldar em PCB, marca Block, não funciona como esperado, nunca deu valores corretos, entretanto comprei um numa loja de eletronica marca "Nimmo", funciona perfeitamente.
 
Essa solução parece interessante, é fácil de montar/instalar por alguém sem grande jeito para DIY?

Vou pesquisar o que descreves.
 
Li mesmo muito sobre o tema e chegaste ás mesmas conclusões que eu.
Sobre o efergy, tenho um (sem interface web), mas pelo que li a escala dele começa aos 48w e não é muito preciso. As opinioes no geral nao sao muito famosas.
Já agora o Efergy hub mais barato que vi foi no efimarket por 80 euros alguem viu mais barato?

Em relação ao EnrgyOT, o aparelho parece ser muito bom, leituras a cada 15seg e medir directo do contador parece-me muito bem. O melhor é que é portugues.
O problema é que depois nao consegui encontrar ninguém na net que tivesse testado, a nao ser pessoas que o receberam sem pagar. Não sei se vendem muito ou pouco, mas parece-me que a razão pela qual não vemos mais pessoal com isso, é porque quem se interessa por isto, sabe quando custam os componentes que usam e chega rapidamente à conclusão que deve estar nos 5 euros. E depois tem dificuldade em ir ao site e ver isto:
Preço: 73.79€ (iva inc.)
E pior ainda isto: Acesso gratuito à plataforma my.eot.pt(Oferta de Lançamento)

Acho que o que todos pensamos é, estão-me a vender 5 euros de componentes por 74 euros (53 sem iva) e tudo bem que escrever o programa do arduino deve ter custado tempo e esforço e o interface web tb custa dinheiro a manter, mas uma margem de lucro de 1000% é um pouco exagerado para nem sequer me garantirem acesso vitalicio ao interface web.

Já agora o que é que voçês acham sobre isto?
 
Concordo contigo, quero uma solução destas, não tenho jeito para o DIY mas não consigo largar esse valor sabendo que se faz o mesmo muito mais barato.
Se tivesse acesso á plataforma web garantido ainda pensava 2 vezes.
 
Pois. Foi nisso que pensei mas para alem disso ha algo que me faz questionar um pouco a continuacao da empresa.
1. Acho que se (quase) ninguem comprar o produto, sao bem capazes de acabar com o projecto e nos ficamos a "arder".
2. O produto existe ha um ano e o facto de na foto ainda se verem pontos de solda à vista no sensor de luz, faz-me querer que nao dao muita importância a mostrar que estao a melhorar o producto/preocupados em melhorrar a imagem do produto.

Queres mesmo interface web? E queres para o consumo todo? Eu uso sooff POW nos aparelhos que gastam mais para ter uma ideia se estou a gastar muito ou nao.
 
Eu tambem ando á algum tempo atras de uma solução, até que decidi meter mãos á massa. Aguardo a chegada dos componentes de leitura, claro para além dos Sonoff pow que utilizo já para medir a produção dos paineis solares.
Como plataforma vou utilizar Emoncms.org que é gratis.
 
Tenho que ganhar coragem um dia destes. Quando avançar também vou usar o emoncms porque é compatível com o Home Assistant que já uso.
@as13 vai relatando a tua experiência e descreve o que compraste.

Pois. Foi nisso que pensei mas para alem disso ha algo que me faz questionar um pouco a continuacao da empresa.
1. Acho que se (quase) ninguem comprar o produto, sao bem capazes de acabar com o projecto e nos ficamos a "arder".
2. O produto existe ha um ano e o facto de na foto ainda se verem pontos de solda à vista no sensor de luz, faz-me querer que nao dao muita importância a mostrar que estao a melhorar o producto/preocupados em melhorrar a imagem do produto.

Queres mesmo interface web? E queres para o consumo todo? Eu uso sooff POW nos aparelhos que gastam mais para ter uma ideia se estou a gastar muito ou nao.

Preferia o consumo todo porque por vezes em pequenas coisas é que está o maior gasto. Em algumas coisas tenho fichas smart com medidor de consumo e é muito diferente.
Como disse acima, prefiro algo que integre com o Home Assistant.
 
Para quem tem mais jeitinho DIY (e na realidade nem é preciso muito), olhem para os proton particle custa 19$ mais uns centimos num LDR e tem uma plataforma completa para encontar ao LED do contador de casa.

O proton têm wifi integrado, a programação é feita pela interace web diretamente, com tantas plataformas Web IoT gratuitas, é so escolherem onde querem ver os dados.

Literalmente soldar um unico LDR a placa, ligar a alimentação, e descarregar um dos muitos programas que a malta ja fez para consumo de energia.
 
tens varios é procurar "Proton/particle energy meter", deixo aqui dois,

este usa uma board com leds RGB prefeita para o proton para mostrar o consumo
https://op-en.se/visualizing-energy-and-temperature-using-a-particle-io-photon-and-a-neopixel-ring/

neste ele manda os dados para um site já conhecido (penso eu de que https://emoncms.org/) para o efeito
https://github.com/scottsweb/watz

Ou podes mandar para outro serviço qualquer (eu gosto do ubidots.com, facil de programar e com alertas email/sms gratis), o que interessa é ter acesso ao dados, na pratica o EnrgyOT é exactamente a mesma coisa, mas já vem feito e nao tens acesso absoluto aos dados.
 
@ rjSampaio Obrigado por partilhares os links, mas na verdade para quem só tem o mínimo conhecimento de iot acho que ainda está um pouco longe de ser fácil. O primeiro pelo que vi, explica só o conceito, o segundo pelo que percebi tem leituras a cada 10 min, o que para um AC ou aquecimento, não serve.

Achei o projecto muito interessante e o site emoncms.org tem um bom visual, mas será mesmo assim tão facil? Há algum guia a explicar do principio ao fim como meter o sistema todo a funcionar? É que já andei a brincar com ESP8266 a fazer termómetros e sensores de luzes a mandar dados para o adafruit etc e para alem do básico, depois há sempre correcções e adaptações a fazer e quando não se percebe a 100% o código, torna-se muito difícil.
 
ele não faz leituras de 10 em 10 minutos, ele esta sempre a olhar para o LED, que pisca a cada poucos segundos, o consumo é que é apresentado dividido em periudos de 10min, mas contabilizaste tudo. Na industria (e mesmo em casa)só querem saber periodos de 15 minutos, para igualar as tarifas dos fornecedores, o resto é palha.

E isso é porque quem assim o fez quis assim, até podia ser ao segundo, tudo depende do LED do leitor.

Mas olha que mexer num ESP8266 é muito mais complicado que num proton, imagina que o esp é um micro controlador que tens de programar em assembly ou C, e o proton é um Lego Mindstorm que tens a papinha toda feita, e se quiseres programas em blocos.

Vou comprar mais uns proton a partida e tento deixar aqui um tutorial, mas como disse é so soldar um LDR, e colar o codigo, super basico.
 
Ok, pensei que era mais complicado, se fizeres um tutorial disso acho que deve haver muito interessado.

Já agora, há alguma solução para alimentar o modulo para quem tenha o contador fora de casa?
 
Iso é sempre uma chatice, o melhor é sempre logo instalar uma tomada de serviço no quadro, é isso que tenho.

Existem modulos já feitos para bateria, para quem nao quer se chatear com limites de correte, proteções e afins. Até da para ligar directamente um painel solar.

Ai o codigo já tinha de ser mais inteligente, que era só ligarse ao wifi a cada hora ou 1x por dia para que ele poupasse bateria ao máximo.
E por exemplo ao carregar no botão ele entrase em "modo online" que ficava sempre ligado ao wifi para a maltar ver em tempo real os valores ou alterar o program, mas ao fim de x tempo sem leitura, ele voltava ao modo de baixo consumo, alimentado apenas o cpu e o LDR.

13626-01a.jpg



isto esta tão bem documentado que é dificil falhar

https://learn.sparkfun.com/tutorials/photon-battery-shield-hookup-guide
 
Eu tambem ando á algum tempo atras de uma solução, até que decidi meter mãos á massa. Aguardo a chegada dos componentes de leitura, claro para além dos Sonoff pow que utilizo já para medir a produção dos paineis solares.
Como plataforma vou utilizar Emoncms.org que é gratis.
Já vai algum tempo mas aqui vai a pergunta.

Será que faz sentido montar um servidor com emoncms invés de estar a mandar para cloud deles?
O intuito é apenas integrar com o HA.
 
Já vai algum tempo mas aqui vai a pergunta.

Será que faz sentido montar um servidor com emoncms invés de estar a mandar para cloud deles?
O intuito é apenas integrar com o HA.
Desde ai para cá as coisas mudaram muito. Eu neste momento utilizo o shelly em para as medições integrado com o HA e os dados no influxdb para analise com grafana. Já existem muitos leitores para integrar com o HA inclusive um PT muito bom BHonofre. Penso já não justificar os emoncms.
 
Desde ai para cá as coisas mudaram muito. Eu neste momento utilizo o shelly em para as medições integrado com o HA e os dados no influxdb para analise com grafana. Já existem muitos leitores para integrar com o HA inclusive um PT muito bom BHonofre. Penso já não justificar os emoncms.
Será?
O Shelly não é completo o suficiente para o que preciso, diz me pouco.
Assim como outros sensores de PV que tb tenho. Não estou a par desse bhnofre, mas o openevse envia leituras para o emoncms ou mqtt e posso tirar de lá várias leituras desde sensores de temperaturas a kWh injectado no carro, soc, horarios, entre outros.

Tou a correr uma vm de linux para instalar um script do emoncms e suas dependencias. vamos lá ver se me safo com isto, evitando assim enviar (e ficar dependente) da web.

Obrigado na mesma pelo comentário.

Nota: desde que passei para o HA 2024 que deixei de usar o influxdb e grafana. passaram a ser redundantes, pelo menos para mim.
 
Back
Topo