MEMUP MediaDisk NRX 640GB 3,5 "

O Memup NRX e o Dane Elec So Speaky PVR são iguais em tudo menos na caixa. Como tenho um Memup e não há firmware actualizado disponível, usei este da Dane Elec: http://www.danedigital.com/4-SO-Hard-Disk-Drives/6-so-speakyPVR.html. Está a funcionar impec! Tem algumas mariquices novas mas é basicamente igual (continua sem ler mkv's).
Relativamente à gravação a qualidade é boa e em mpg. Não perde qualidade para um VCR (mal seria!). Se gravares directamente da TV vais notar uma ligeira diferença sobretudo no contraste que fica um pouco mais saturado.
Apenas uma coisa me irrita neste disco: não haver uma ferramenta de busca de ficheiros ou então uma filtragem. É q tenho milhares de mp3's no disco e tenho que procurar tudo manualmente numa lista infinita de artistas e albuns :(
Cumps




Experimentei actualizar o firmware usando a última versão do SO SPEAKY PVR como diz o topopen e dei-me mal >(
O procedimento de actualização correi bem, bastou seguir as instruções.

Resultado:

Não encontrei melhorias em quase nada!:zzz: só na imagem de protecçõa do ecrâ, agora aparece uma lua amarela em vez das letras que apareciam antes.

Pior foi a tradução do português... tá tudo cheio de erros e falta de letras>(

O acesso à rede continua ridículo como antes.:mad:

Se alguém souber onde encontrar o firmware original diga qualquer coisa por favor
 
Boas.
Já consigo gravar (através da Dreambox) e ver os ficheiros que estão no PC através das pastas partilhadas.
O problema é que quando tento passar os ficheiros do PC para o disco interno do Memup através da rede ele pede-me um Net ID e uma Password. Já tentei a Id da rede sem fios e do próprio PC mas não dá.

Alguém pode dizer como passa os ficheiros do PC para o Memup por rede?

Obrigado

Já resolvi o problema. Estava a carregar no Enter em vez de no Play para seleccionar os ficheiros
 
Última edição:
..este memup é uma maravilha :) ainda n lê containers mkv mas lê o seu conteúdo, se for extraído e convertido, mantendo assim a resolução HD :)

e mais, consegui pôr o meu a bumbar em wireless :) liguei-lhe um router wireless exclusivo :)



Boas.

Como é que fizeste isso?
Eu tenho um router wireless em casa mas nao tenho como ligar ao meu NRX-500 so mesmo por cabo....

Ja ha algum firmeware que possibilite eu aceder do meu computador ao disco multimedia pela rede?

Cumps
 
Boas...
Estou a pensar adquirir o NRX de 1Tb... e precisava da ajuda dos utilizadores deste equipamento.
Tenho uma camcorder que grava no formato de alta definição (AVCHD) criando três formatos de ficheiro para cada "clip" (*.m2ts, *.modd e *.moff), penso que o primeiro é de video e os outros de audio, mas não tenho a certeza.
Uma vez que o suporte de gravação é o MStick, a ideia era retirá-lo de camcorder e inseri-lo no Memup para poder visionar as gravações. Será possível este procedimento e já agora é possível fazer uma cópia integral do cartão para o disco e mudar o nome das pastas originais de modo a que se possam fazer mais Backups consecutivos à medida que os cartões vão ficando cheios de informação, dispensando assim o uso do computador para fazer esse trabalho?
Agradeço desde já a vossa ajuda.
 
MEMUP em REDE

Boas!

Sinto que fui enganado!!!
Alguem me pode explicar por que razão consigo ver/aceder aos ficheiros através da net no PC através do browser do MEMUP, mas não consigo fazer o mesmo em sentido inverso, ou seja do PC não consigo ter acesso ao MEMUP pela rede.
Pelo que li nos diversos topicos não sou o unico, acham que isto faz algum sentido.
Ele ganha IP na mesma rede quando o ligo ao router, porque é que só trabalha num sentido?
Ter que partilhar pastas no PC para depois ir ao MEMUP copiar... isto é coisa de trogloditas!!!

Outra coisa...alguem sabe o Venus login e a password de telnet do MEMUP?

Cumps!
 
Configurar rede

Boa tarde a todos,

Comprei ontem o meu memup nrx e tenho-o ligado a um router wireless mas não consigo ver ficheiros no nrx. tenho andando a ler o forum mas não encontro solução para o meu problema. O manual explica mal como tudo, precisava de saber que passos seguir para ligar em rede.

cumprimentos
 
Boa tarde,

tenho este equipamento faz já uns meses largos e tem servido bem, lê a grande maioria dos conteúdos que lhe ponho lá dentro e a qualidade de reprodução agrada-me.

Tenho no entanto andado a tentar dar a volta á questão do acesso de rede. Gostava de poder contar com o tijolo para poder realizar backup de alguns ficheiros nos portáteis da casa para o disco contando com a rede wireless. Como sabemos é possivel aceder a partilhas de rede partir do interface disponibilizado, mas não o contrário.

Tendo alguns conhecimentos Linux estive a ver como é que as coisas estavam dispostas dentro do equipamento, e exponho aqui o que já descobri:

- Equipamento está á "escuta" nos portos telnet e www;
- Acedendo por telnet pode ser verificado o mesmo no ficheiro:

"/etc # more inetd.conf
#
# /etc/inetd.conf A simple inetd.conf
#
# <service_name> <sock_type> <proto> <flags> <user> <server_path> <args>
#
# To re-read this file after changes, just do a 'killall -HUP inetd'
#
#
#ftp stream tcp nowait root /usr/sbin/ftpd ftpd -u 100
telnet stream tcp nowait root /usr/sbin/telnetd telnetd
#auth stream tcp nowait nobody /usr/sbin/nullidentd nullidentd
www stream tcp nowait www-data /usr/sbin/httpd httpd -h /var/www
#
# End of inetd.conf"

também se pode ver que o ftp está contemplado, mas como está comentado...

- O busybox instalado, além de ser uma versão antiga, não possui suporte para servidor ftp:

"/etc # busybox
BusyBox v1.1.3 (2008.07.07-12:14+0000) multi-call binary

Usage: busybox [function] [arguments]...
or: [function] [arguments]...

BusyBox is a multi-call binary that combines many common Unix
utilities into a single executable. Most people will create a
link to busybox for each function they wish to use and BusyBox
will act like whatever it was invoked as!

Currently defined functions:
[, [[, addgroup, adduser, ash, basename, busybox, cat, chmod, chown, chroot, clear, cp, cut, date, dd, delgroup, deluser, devfsd, df, dirname, dmesg, du, e2fsck,
echo, egrep, eject, expr, false, fdisk, fgrep, find, free, fsck, fsck.ext2, fsck.ext3, ftpget, ftpput, getopt, grep, halt, head, hexdump, hostname, httpd, hwclock,
id, ifconfig, inetd, init, insmod, ipcrm, ipcs, kill, killall, klogd, linuxrc, ln, logger, login, losetup, ls, lsmod, lzmacat, mkdir, mke2fs, mkfs.ext2, mkfs.ext3,
mkfs.extk, mknod, mkswap, mktemp, modprobe, more, mount, mv, nice, passwd, pidof, ping, pivot_root, poweroff, printf, ps, pwd, readlink, reboot, rm, rmdir, rmmod,
route, sed, sh, sleep, sort, stty, swapoff, swapon, sync, syslogd, tail, tar, tee, telnetd, test, tftp, time, touch, tr, true, tune2fs, udhcpc, udhcpd, umount, uname,
unlzma, unzip, uptime, usleep, vi, wc, wget, which, yes"

Já consegui copiar um binário busybox mais actual e completo para o disco e correr da linha de comandos activando o serviço ftp. Consegui aceder da minha máquina mas sem permissões para poder escrever ficheiros (penso que teria de adicionar utilizadores).

- O problema maior reside no facto que o root filesystem está em squashfs (read-only) o que não permite alterações aos ficheiros de configuração:

"/etc # mount
/dev/root on / type squashfs (ro)
none on /dev type devfs (rw)
none on /proc type proc (rw,nodiratime)
devpts on /dev/pts type devpts (rw)
none on /sys type sysfs (rw)
/dev/mtdblock/3 on /usr/local/etc type jffs2 (rw,noatime)
none on /tmp type ramfs (rw)
/dev/rd/0 on /mnt/rd type vfat (rw,nodiratime,fmask=0022,dmask=0022,codepage=cp437,iocharset=iso8859-1)
/dev/ide/host0/bus0/target0/lun0/part1 on /tmp/hdd/volumes/HDD1 type vfat (rw,nodiratime,fmask=0022,dmask=0022,codepage=cp437,iocharset=iso8859-1,shortname=winnt,utf8)
/dev/ide/host0/bus0/target0/lun0/part3 on /tmp/hdd/root type ext3 (rw)
/dev/ide/host0/bus0/target0/lun0/part4 on /tmp/hdd/volumes/HDD2 type ntfs (ro,uid=0,gid=0,fmask=0177,dmask=077,nls=utf8,errors=continue,mft_zone_multiplier=1)"

Existem outros sistemas no mercado que permitem o acesso a estes ficheiros...

Básicamente penso que se for possivel alterar o conteudo do ficheiro install.flash.img presente em qualquer upgrade de FW por forma a incluir uma versão mais actual e completa da busybox e que os ficheiros existentes na pasta /etc sejam symlinks para uma partição read-write bastaria para resolver a maior parte dos problemas...
Penso que a utilização de Samba não será imediatamente viável uma vez que será necessário compilar um módulo para o kernel (maior dificuldade).

"/etc # ls -la
drwxr-xr-x 3 root root 213 Jul 7 2008 .
drwxr-xr-x 13 root root 149 Jul 7 2008 ..
-rw-r--r-- 1 root root 340 Jul 7 2008 fstab
lrwxrwxrwx 1 root root 22 Aug 26 07:47 group -> ../usr/local/etc/group
-rw-r--r-- 1 root root 6 Jul 7 2008 hostname
-rw-r--r-- 1 root root 20 Jul 7 2008 hosts
-rw-r--r-- 1 root root 385 Jul 7 2008 httpd.conf
-rw-r--r-- 1 root root 460 Jul 7 2008 inetd.conf
drwxr-xr-x 2 root root 42 Jul 7 2008 init.d
lrwxrwxrwx 1 root root 27 Aug 26 07:47 ld.so.conf -> ../usr/local/etc/ld.so.conf
lrwxrwxrwx 1 root root 14 Aug 26 07:47 mtab -> ../proc/mounts
lrwxrwxrwx 1 root root 23 Aug 26 07:47 passwd -> ../usr/local/etc/passwd
lrwxrwxrwx 1 root root 24 Aug 26 07:47 profile -> ../usr/local/etc/profile
lrwxrwxrwx 1 root root 26 Aug 26 07:47 resolv.conf -> /usr/local/etc/resolv.conf
-rw-r--r-- 1 root root 20373 Jul 7 2008 services
-rw-r--r-- 1 root root 7 Jul 7 2008 system_svn_version
-rwxr-xr-x 1 root root 950 Jul 7 2008 udhcpc.script"

Symlinks para pasta rw já existentes... tomara que o inetd.conf também fosse...

Se alguém tiver experiencia neste campo e que possa adicionar algo ao já dito :)

Cumps,

FearLess
 
Bom trabalho fear_less:)
Eu também já fiz algumas investigações no bicho através de telnet mas normalmente os sistema busybox são instalados em aparelhos com recursos muito escassos de memória (como é o caso) não havendo espaço na memória para fazer modificações, pelo menos essa é a minha ideia:p
Sendo assim só restam os firmwares que têm que ser escritos tendo uma profundo conhecimento do chipset do bicho.

Cumps,
 
saudaçoes

também ando às guerras com o memup nrx.. nao consigo aceder ao pc atraves do interfazce do disco.. fico "bloqueado" no menu do net id e da net password..

uso no pc do seven, alguem me sabe ajudar?

obrigado

Boas.
Já consigo gravar (através da Dreambox) e ver os ficheiros que estão no PC através das pastas partilhadas.
O problema é que quando tento passar os ficheiros do PC para o disco interno do Memup através da rede ele pede-me um Net ID e uma Password. Já tentei a Id da rede sem fios e do próprio PC mas não dá.

Alguém pode dizer como passa os ficheiros do PC para o Memup por rede?

Obrigado

Já resolvi o problema. Estava a carregar no Enter em vez de no Play para seleccionar os ficheiros

como resolveste o problema?
 
Última edição pelo moderador:
Última edição:
Olá.

Pessoal, não consigo gravar com o meu memup nrx 500gb.

Em anexo seguem 3 fotos para verem o que estou a fazer mal.
Tinha um cabo (vermelho, amarelo e branco) a mais e estou a utiliza-lo.

http://img269.imageshack.us/i/dsc00191desktopresoluti.jpg/
http://img163.imageshack.us/i/dsc00194desktopresoluti.jpg/
http://img269.imageshack.us/i/dsc00191desktopresoluti.jpg/http://img189.imageshack.us/i/dsc00193desktopresoluti.jpg/


Podem ajudar-me?
MUITO obrigado


Oi Luís,

Se a TV é philips parece-me que podes ter a ficha branca trocada com a amarela. As televisões Philips costumam ter a saída video em cima (amarela) depois o canal esquerdo (branca) e por fim o canal direito (vermelha).
Depois é fazer coincidir as cores das fichas no NRX, escolher no NRX entrada de video1 no software (não tem mais nenhuma:'() e voilá.

Mais uma coisa importante: O NRX está ligado a 2 entradas AV no televisor (uma de lado e outra por trás)! para gravar é preciso que na entrada AV do NRX esteja ligada uma saída de um outro aparelho como um DVD ou VCR ou SAT mas nunca um televisor! pois esse não faz sinal de saída!

Espero ter ajudado,
Cumprimentos
 
Última edição:
Boas noticias, finalmente Firmware!!!

Finalmente a MEMUP decidiu disponibilizar firmware para o bicho NRX:009:
Não está só disponivel uma mas duas versões, segundo o que precebi:p
Não me interessou particularmente as melhorias de funcionamento que eles apregoam mas como lixei a comunicação de rede com o firmware que lá tinha metido do SO SPEAKY agora qualquer coisa dá:p

Bom... testei só a versão v1.33.11 mas há também a v1.33. Parece-me que a 1ª é para um aparelho preto e a segunda para o cinzento (que é o meu). Como a 1ª tem um número superior decidi usa-la e testá-la. Aqui vai o resultado:

  • A comunicação de rede voltou:009:
  • ...e continua uma porcaria...de vez em quando não descobre as pastas partilhadas de rede, e tem muito que escolher pois eu tenho práí 3 computadores e um disco de rede quase sempre ligados..:mad:
  • Os erros ortográficos continuam como na versão do SO SPEAKY>(
  • Agora tem um menu de sistema com mais informação de software de boot.
  • Parece que consegue aceder sozinho ao servidor de relógio da minha rede o que é fixe pois acerta as horas sozinho.

Era fixe que alguém testasse a versão v1.33 para dizer aqui a experiência:p

Aqui está o link para os firmwares:(substituir os ++)
h++p://www.memup.pt/file/58013/
 
Última edição:
Oi Luís,

Se a TV é philips parece-me que podes ter a ficha branca trocada com a amarela. As televisões Philips costumam ter a saída video em cima (amarela) depois o canal esquerdo (branca) e por fim o canal direito (vermelha).
Depois é fazer coincidir as cores das fichas no NRX, escolher no NRX entrada de video1 no software (não tem mais nenhuma:'() e voilá.

Mais uma coisa importante: O NRX está ligado a 2 entradas AV no televisor (uma de lado e outra por trás)! para gravar é preciso que na entrada AV do NRX esteja ligada uma saída de um outro aparelho como um DVD ou VCR ou SAT mas nunca um televisor! pois esse não faz sinal de saída!

Espero ter ajudado,
Cumprimentos


Antes de mais OBRIGADO psicopato!!

Bem, vou explicar como resolvi o problema.

De referir que fui ao sitio onde comprei o nrx (office centre) pedir ajuda pelo que obtive a fantástica resposta de um dos empregados da informática: "Até lhe podia ajudar e mostrar-lhe como se faz as ligações MAS tenho ordens para não informar/explicar a ninguém"! "não quer o aparelho devolva-o"!

Que bela resposta né?

MAS como sou teimoso, lá consegui resolver o problema:

Todas as minhas televisões não tem "saidas" de sinal, apenas entradas (fichas scart).
Comprei um adaptador (como podem ver nas fotos em anexo) coloquei-o em "out" e conectei-o à powerbox (da zon). (é uma maneira de conseguir gravar a partir da TV).

http://img697.imageshack.us/i/img0120ad.jpg/
http://img42.imageshack.us/i/img0121ac.jpg/
http://img697.imageshack.us/i/img0122af.jpg/

Agora vou experimentar a ligação em rede ;)

obg
 
Rede

Viva, tenho acompanhado os diversos comentários sobre este disco multimédia. Também adquiri um destes.
Parece que tenho o mesmo problema que outro pessoal tem tido que é a configuração da rede.
Tenho no meu pc as pastas à partilha, quando vou ao disco ele encontra o pc e depois quando faço enter ele pede net user id e net password. Não tenho password não consigo avançar. Já li por aqui que utilizaram a tecla play, mas quando tento usar depois de seleccionar o pc nada acontece. Se alguém me puder ajudar fico muito agradecido, estou a utilizar o Windows seven.
O site e as instruções da Memup não ajudam nada.
 
Oi, A maneira que melhor me funciona é fazer ligação através de IP ou seja, configurar uma nova ligação nos "MyShortcuts" com o IP da máquina que tem as pastas partilhadas.
Uso o winXP e pelos shortcuts funciona sempre sem pedir pass (que para mim nunca resultou). Em contrapartida, a opção de encontrar computadores pela rede quase sempre não funciona pois não descobre as pastas de rede talves pelos firewalls que tenho instalados nas minhas máquinas de rede..
 
Oi, A maneira que melhor me funciona é fazer ligação através de IP ou seja, configurar uma nova ligação nos "MyShortcuts" com o IP da máquina que tem as pastas partilhadas.
Uso o winXP e pelos shortcuts funciona sempre sem pedir pass (que para mim nunca resultou). Em contrapartida, a opção de encontrar computadores pela rede quase sempre não funciona pois não descobre as pastas de rede talves pelos firewalls que tenho instalados nas minhas máquinas de rede..


Eu fiz nova ligação de rede com pastas a partilhar, coloquei no memup o ip do pc e continua a pedir pass. No pc tenho router mas não creio que seja o problema.
 
Back
Topo