Opinião Motivações para jogar / Videojogos em adulto

Calhou-me a mim agora. Já ando há mais de 1 mês sem vontade de jogar nada. Em dezembro terminei o LEGO Harry Potter a custo, depois joguei o Yakuza Kiwami mas foi passar a história e tá feito. Tentei voltar a começar de novo Red Dead Redemption 2 mas perdi a vontade. Tentei o Nobody Saves The World e joguei 20 minutos.
Apenas tenho jogado Siege e Apex Legends e mesmo assim muito pouco.

Ainda tenho ali a Collection do Metal Gear Solid para jogar e estou interessado em comprar o Cookie Cutter porque um amigo meu jogou e gostei do que vi, mas tenho receio de comprar e depois me fartar logo dele.

Curiosamente também vim de um jogo Lego que terminei a custo.
Há pouco fui espreitar o catálogo do plus e acabei por desligar a consola.
Não vi lá nada que me cativasse, muito possivelmente volto a repetir o RDR II ou o Witcher 3.
 
Calhou-me a mim agora. Já ando há mais de 1 mês sem vontade de jogar nada. Em dezembro terminei o LEGO Harry Potter a custo, depois joguei o Yakuza Kiwami mas foi passar a história e tá feito. Tentei voltar a começar de novo Red Dead Redemption 2 mas perdi a vontade. Tentei o Nobody Saves The World e joguei 20 minutos.
Apenas tenho jogado Siege e Apex Legends e mesmo assim muito pouco.

Ainda tenho ali a Collection do Metal Gear Solid para jogar e estou interessado em comprar o Cookie Cutter porque um amigo meu jogou e gostei do que vi, mas tenho receio de comprar e depois me fartar logo dele.
Eu é por fases. Há alturas que jogo tudo e mais alguma coisa e outras que não me apetece como tu. Nesses casos é não forçar. Simplesmente faz outra coisa, outro hobby, vais ver que mais cedo do que esperas voltas a ter pica. Also escolhe menos jogos, de qualidade e que te interessem menos.
 
Eu é por fases. Há alturas que jogo tudo e mais alguma coisa e outras que não me apetece como tu. Nesses casos é não forçar. Simplesmente faz outra coisa, outro hobby, vais ver que mais cedo do que esperas voltas a ter pica. Also escolhe menos jogos, de qualidade e que te interessem menos.
Já tive fases assim mas não por tanto tempo.
Eu nem reservei ainda o Final Fantasy 7 Rebirth, que é um jogo que aguardo imenso.

Eu tenho feito outras coisas mas sinto falta de um bom jogo. Talvez por nos últimos 3 ou 4 anos joguei tudo exaustivamente, todo tipo de jogos, acabava um começava logo outro.
 
Calhou-me a mim agora. Já ando há mais de 1 mês sem vontade de jogar nada. Em dezembro terminei o LEGO Harry Potter a custo, depois joguei o Yakuza Kiwami mas foi passar a história e tá feito. Tentei voltar a começar de novo Red Dead Redemption 2 mas perdi a vontade. Tentei o Nobody Saves The World e joguei 20 minutos.
Apenas tenho jogado Siege e Apex Legends e mesmo assim muito pouco.

Ainda tenho ali a Collection do Metal Gear Solid para jogar e estou interessado em comprar o Cookie Cutter porque um amigo meu jogou e gostei do que vi, mas tenho receio de comprar e depois me fartar logo dele.
Também tou a entrar nessa fase. Aliás, já ando assim há algum tempo, mas digamos que é um bocado diferente no meu caso.
Larguei o GOW ragnarok a meio a fazer a história em GMGOW para ir jogar o Legacy mal o apanhei a bom preço.
Eu que adoro God of War está a custar-me pegar naquilo novamente. Terminei o Legacy em Platina e não sei porquê, tou com zero de vontade de jogar outros títulos.
Antes ainda ia ao Pc e jogava COD, APEx, CS, Escape from Tarkov, PubG. Agora nem isso, tou mesmo com zero de vontade.
Eu não sei se vocês são assim, mas eu para experimentar outro tipo de jogos que saem fora do meu espectro de tipo de jogos (fps, free world etc) tenho imensa dificuldade, parece que não pega ao início.
Provavelmente começo a jogar e até vou gostar, mas o facto de pegar e não pegar fico ali sempre indeciso e passam-se dias assim.
Tenho mais facilidade em pegar em jogos que já joguei e sei que vou gostar, do que pegar em jogos novos e ficar na expectativa de saber se vou perder tempo em vão ou se vou gostar.
Acredito que isso tenha algum fundamento psicológico, o caso de ouvir músicas mais antigas de determinados períodos da vida acaba por ser igual.
 
@Sigma o Hogwarts Legacy está na minha wishlist, mas quero ver se ainda consigo um melhor preço.
Na minha opinião ainda está a um preço um pouco puxado.
Não estou com isto a dizer que o jogo seja mau, mas penso que ainda está um pouco inflacionado.

Eu também sou um pouco averso a experimentar jogos que saiam dos meus estilos preferidos.
Mas já apanhei boas perolas escondidas.
Um dos ultimos foi o Sea of Stars, não sou fã de rpgs por turnos, mas este jogo foi super divertido.
 
No meu caso estou sempre motivado para jogar, quando não me apetece jogar tanto ou vejo que estou mais cansado, jogo menos.
Ainda bem que não tenho essas fases como o @Snake Eater tem ou está a ter. Provavelmente jogou a muitos jogos como disse em pouco tempo, o que lhe causou falta de vontade de jogar.
Faz uma pequena paragem ou concentra-te em poucos jogos.
 
No meu caso estou sempre motivado para jogar, quando não me apetece jogar tanto ou vejo que estou mais cansado, jogo menos.
Ainda bem que não tenho essas fases como o @Snake Eater tem ou está a ter. Provavelmente jogou a muitos jogos como disse em pouco tempo, o que lhe causou falta de vontade de jogar.
Faz uma pequena paragem ou concentra-te em poucos jogos.
Vê lá, ontem até instalei o Battlefield 2042 para ir dar uma tiros, e tenho andado no Apex Legends e no Siege.
 
Claramente jogo menos agora que antigamente (até chegar aos 30 anos jogava muito), fico as vezes semanas sem ligar o PC ou as consolas mas recentemente fiquei quase colado no Sea of Stars e depois no Chained Echoes.

Dois RPG mais a moda antiga que adorei.

Sei que que já não tenho a mesma paciência, cabeça para os jogos mas estes dois RPG mostraram que o bichinho ainda anda aqui :)
 
@Sigma o Hogwarts Legacy está na minha wishlist, mas quero ver se ainda consigo um melhor preço.
Na minha opinião ainda está a um preço um pouco puxado.
Não estou com isto a dizer que o jogo seja mau, mas penso que ainda está um pouco inflacionado.

Eu também sou um pouco averso a experimentar jogos que saiam dos meus estilos preferidos.
Mas já apanhei boas perolas escondidas.
Um dos ultimos foi o Sea of Stars, não sou fã de rpgs por turnos, mas este jogo foi super divertido.

Eu comprei-o a 40 euros, e na minha opinião claro, valeu cada cêntimo. Surpreendeu-me muito pela positiva, aquilo é gigante, muito maior do que estava à espera. Há coisas más claro, mas em não equivalem às surpresas boas.

Vê lá, ontem até instalei o Battlefield 2042 para ir dar uma tiros, e tenho andado no Apex Legends e no Siege.
Tiveste alguma mudança na tua vida? Filhos, viver junto, stress de trabalho etc.

Eu noto por exemplo que depois da minha filha ter nascido, a vontade mudou bastante. O tempo disponível também, mas ainda assim, a vontade diminuiu.
Quando vou jogar aproveito melhor o tempo que tenho para jogar também.
 
Eu comprei-o a 40 euros, e na minha opinião claro, valeu cada cêntimo. Surpreendeu-me muito pela positiva, aquilo é gigante, muito maior do que estava à espera. Há coisas más claro, mas em não equivalem às surpresas boas.


Tiveste alguma mudança na tua vida? Filhos, viver junto, stress de trabalho etc.

Eu noto por exemplo que depois da minha filha ter nascido, a vontade mudou bastante. O tempo disponível também, mas ainda assim, a vontade diminuiu.
Quando vou jogar aproveito melhor o tempo que tenho para jogar também.
Não, nada mudou na minha vida.
 
Claramente jogo menos agora que antigamente (até chegar aos 30 anos jogava muito), fico as vezes semanas sem ligar o PC ou as consolas mas recentemente fiquei quase colado no Sea of Stars e depois no Chained Echoes.

Dois RPG mais a moda antiga que adorei.

Sei que que já não tenho a mesma paciência, cabeça para os jogos mas estes dois RPG mostraram que o bichinho ainda anda aqui :)
Depois dos 30 comecei a reduzir muito nos jogos, comecei a ser mais exigente e não jogar qualquer coisa. Isto também equivale a séries e filmes antigamente via de tudo e mais alguma coisa agora vejo algo ou jogo que quero mesmo, que me deixa hype e que seja de qualidade. Sempre adorei open worlds mas hoje em dia têm de ser algo como RDR2, GoT e hoje em dia até prefiro jogos que não tenha open word ou que seja semi.

Por exemplo ultimo jogo que joguei foi o AW2 até vir algo que me entusiasme não pego na consola ou pc, andar a jogar por jogar já não tenho paciência. Também comecei com a idade a meter outros hobbies em primeiro lugar e valorizo mais o tempo.
 
@Snake Eater

Tenta jogar uma campanha, esquece os multiplayers. Eu antes também era assim, metia-me em tudo, chegava a jogar 3 jogos online ao mesmo tempo, como o Battlefield 3, o Black Ops 2 e o MAG, ainda jogava campanhas pelo meio, só que raramente me fartava.
Mas o que te está a acontecer é diferente, tu queres jogar e não consegues.
Deixa os multiplayers, esses jogos que jogas são mais que batidos. Eu também era Fifeiro, joguei ao FC 24 e senti que estava a perder o meu tempo, vê lá que até na 7a Divisão apanhei no pêlo😅, surreal, nunca me tinha acontecido. Claro que gosto de jogar Fifa mas o online é descartável.

Eu mudei muito de há 10 anos para cá, antes jogava a tudo na PS3, na PS4 já jogava menos e mais campanhas, na PS5 continuo mais ou menos igual.
Também já não consigo jogar mais de 4 horas seguidas, antes fazia isso na boa.
Agora jogo as minhas campanhas sossegadinho, com calma e é o melhor para mim. Perder a vontade de jogar nunca tive, posso jogar menos horas mas adoro jogar e faço-o por gosto.
 
@Jac Tuga o problema é que não tenho vontade de começar um jogo com história.
Sei bem o que isso é.... Passo bastante por essas fazes. Mesmo que comece um SP, acabo sempre por me cansar e regresso aos MP. Não sei, talvez pela competitividade e tudo o que envolve.

Facilmente consigo estar 1h ou 2h num MP que fazer essas mesmas num SP. às vezes só ao iniciar e andar 10min, já me começa a entediar.
 
Eu comprei-o a 40 euros, e na minha opinião claro, valeu cada cêntimo. Surpreendeu-me muito pela positiva, aquilo é gigante, muito maior do que estava à espera. Há coisas más claro, mas em não equivalem às surpresas boas.

Sim, como disse, não estou a dizer que o jogo seja mau e não valha isso.
Eu é que raramente compro jogos a esse preço.
Estou à espera de um price drop, embora tenha noção que ainda deve levar algum tempo.
O jogo foi super popular e continua a vender bem.
Olha por acaso faz amanhã 1 ano que foi lançado.

@Jac Tuga o problema é que não tenho vontade de começar um jogo com história.

Como já disseram ou faz uma pausa ou então muda de estilo.
Eu não costumo jogar dois jogos seguidos dentro do mesmo estilo.
Por exemplo se acabar de jogar RDR II, não vou jogar Witcher 3.
Geralmente pego sempre em jogos mais chill e de estilos diferentes.
Os indies são muito bons para fazer essa alternância.
 
Última edição:
O estilo é indiferente, já que jogo muita variedade. Nem comprei o Remastered do The Last of US 2, gostava de o voltar a jogar. É jogo para 20h mas como já o conheço devo demorar umas 15h.
 
Felizmente aos 34 com 2 filhos e talvez mais um a caminho este problema ainda não me atinge.

No máximo fico um dia sem jogar, só mesmo quando chego rebentado do treino, fora isso pelo menos 1 ou 2 horas durante a semana e mais umas tantas mas fins de semana.
 
Por aqui igual.
35 anos e um pirralho.
Devo jogar todos os dias, no máximo 1/2 dias sem jogar.
Há quem goste de ver filmes, series ou ler um livro. Eu prefiro jogar. Também vejo as minhas séries, leio os meus animes, estou com o pirralho e tenho tempo para a Maria.

Perder a vontade de jogar nunca tive mas que mudei radicalmente de gostos, isso sim. Antes era WoW e FPS (Halo e BF) basicamente o ano inteiro, durante vários anos lol

Agora mal meto lá os pés. RPGs, JRPGs e CRPGs sou completamente doido por eles. Também jogo os típicos blockbusters mas nunca joguei tanto SP's como nos últimos 4 anos.

Também consumo indies à força toda e está rapidamente a tornar-se também um dos meus géneros preferidos.

Das duas uma, ou as pessoas precisam de fazer uma pausa ou mudar de hábitos.
 
Por aqui igual.
35 anos e um pirralho.
Devo jogar todos os dias, no máximo 1/2 dias sem jogar.
Há quem goste de ver filmes, series ou ler um livro. Eu prefiro jogar. Também vejo as minhas séries, leio os meus animes, estou com o pirralho e tenho tempo para a Maria.

Perder a vontade de jogar nunca tive mas que mudei radicalmente de gostos, isso sim. Antes era WoW e FPS (Halo e BF) basicamente o ano inteiro, durante vários anos lol

Agora mal meto lá os pés. RPGs, JRPGs e CRPGs sou completamente doido por eles. Também jogo os típicos blockbusters mas nunca joguei tanto SP's como nos últimos 4 anos.

Também consumo indies à força toda e está rapidamente a tornar-se também um dos meus géneros preferidos.

Das duas uma, ou as pessoas precisam de fazer uma pausa ou mudar de hábitos.

Por aqui, +1

Se antes jogava praticamente só MP, agora é pouco... Se bem que, está a voltar novamente o bichinho, mas não MPS que me "forcem" a ter uma equipa para jogar decentemente, ou se o é, tento levar mais "na boa" e jogar pelo divertimento.

Mas confesso que, uma boa experiencia SP vale ouro, e é bem mais relaxante!
 
Back
Topo