Mudar transformador eletronico para lâmpadas LED

TiagoFlame

Power Member
Boas, comprei casa há pouco tempo e comecei a trocar as lâmpadas de halogeneo que tinha por lampadas LED. São lampadas "de dois pauzinhos" mais conhecidas por GU5.3 (12V):
lampada-led-gu5-3-mr16-2-6w-12v-3000k-img-sa1221-fd-2.webp


Estas lâmpadas são usadas nos tectos falsos, ligadas - nao sei se em serie ou paralelo - a transformadores eletricos. Tenho 12 na sala, 5 na WC, 3 num corredor e mais 2 noutro. Ainda irei à noite verificar que transformadores estão a ser usados e atualizarei este post.


Na casa de banho tenho também 2 lâmpadas destas no espelho, ligadas a este transformador eletrico:
UtPfIUW.jpg

Reparei que este transformador causa um flick destas 2 lâmpadas, e ao investigar percebi que será/poderá ser destes transformadores, que sao antigos, feitos para lâmpadas de halogeneo e com consumo minimo de 20W e maximo de 70W (conforme a imagem). A minha pergunta é, deverei comprar um LED driver (transformador LED) que suporte as 2 lâmpadas (que neste caso sao 6W cada = 12W total), ou uma fonte de alimentacao?

Não percebo muito destas andanças, toda a ajuda é bem vinda :)
 
Na altura que comprei o apartamento, tirei os focos todos (halogéneo)...e coloquei novos em led (eram um pack's de 3...do Leroy). Os transformadores saltaram fora...e entraram os focos já com o "transformador" que vinha agarrado ao casquilho da lâmpada (no meu caso acho que eram GU10).

(até porque o transformador...com o passar do tempo, começa a fazer barulho no funcionamento.. e torna-se incómodo! :/ )
 
Na altura que comprei o apartamento, tirei os focos todos (halogéneo)...e coloquei novos em led (eram um pack's de 3...do Leroy). Os transformadores saltaram fora...e entraram os focos já com o "transformador" que vinha agarrado ao casquilho da lâmpada (no meu caso acho que eram GU10).

(até porque o transformador...com o passar do tempo, começa a fazer barulho no funcionamento.. e torna-se incómodo! :/ )
Esses são um pouco mais chatos porque a luminosidade está presa ao foco em si, que é de encastre. Ou seja, nao posso trocar as lampadas se achar que iluminam pouco/demasiado. Além disso, se uma se estragar, é dificil arranjar outro igual (pois se se fundir/estragar, podem já nao se fabricar iguais); se pudesse aproveitar os focos que já tenho, e apenas trocar as lampadas (ou trocar lampadas + transformador) era mais facil
 
Esses são um pouco mais chatos porque a luminosidade está presa ao foco em si, que é de encastre. Ou seja, nao posso trocar as lampadas se achar que iluminam pouco/demasiado. Além disso, se uma se estragar, é dificil arranjar outro igual (pois se se fundir/estragar, podem já nao se fabricar iguais); se pudesse aproveitar os focos que já tenho, e apenas trocar as lampadas (ou trocar lampadas + transformador) era mais facil
Não... são peças separadas..no meu caso. Tanto é que já comprei lâmpadas para substituir. Mais clean...realmente são aqueles que é tudo numa peça. Neste caso, são daqueles mais "lisos", mas ainda com aquela peça metálica que segura a lâmpada :) (tipo um aro que fica no interior do foco propriamente dito)
Eu posso depois tirar umas fotografias quando lá for...dos que fiquei em stock :)
 
Back
Topo