Nikon: Flash e Shutter não disparam

Tenho uma Nikon D5500 com relativo pouco uso. Dias atrás o flash interno deixou de disparar e o shutter recusa tirar a fotografia ao ser pressionado.
A situação acontece sempre que por falta de iluminação suficiente há necessidade de utilização do flash built-in, independente do modo utilizado Auto/P/S/A/M.
Ao pressionar do shutter o flash built-in levanta mas não dispara e recusa tirar fotografia. Ao pressionar mais vezes o shutter não é audível qualquer som pelo que o flash estará assumido como levantado.
Agradeço sugestões.
 
Solrac agradeço o interesse.
Sim, o flash interno levanta mas nunca dispara assim como o shutter, seja em modo automático seja em manual.
Por exemplo numa simples situação de fotografia familiar, à noite ou no interior com pouca luz, tornou-se impossível tirar fotografias de qualidade (a não ser em modo manual aumentando o ISO para os máximos com a consequente perda de qualidade).
Durante o dia e com luz suficiente (sem necessidade de flash) tudo normal e com a excelente qualidade de sempre.
Já fiz reset ao menu e também já tentei forçando a utilização de flash no "fill flash".
 
Será que a máquina não está a conseguir focar e por isso não dispara?
Experimenta meter o foco da lente em manual e vê se já dispara.
 
Xukuru e Solrac611 muito agradeço as contribuições. Mantendo sempre as condições de fotografia no interior com luz muito insuficiente temos:
1. Com Foco da lente em Manual (MF), Modo Manual, Flash em Fill ou Auto, avisa da necessidade de flash contudo o flash não levanta, mas o shutter dispara;
2. Com Foco da lente em Manual (MF) ou Auto (AF-...), Modo Auto, o flash levanta mas não dispara, o shutter não dispara.

Muito agradeço as contribuições na despistagem da situação.
 
Uma vez que a câmera teria que ser reparada na Nikon (Espanha) e como pouco ou nunca utilizo o flash resolvi a situação passando a utilizar o Modo Auto Flash Off.
 
Já li este tópico várias vezes mas, como também não conheço bem as Nikon em termos de utilização, abstive-me.

No entanto pergunto: há alguma situação em que o flash interno chegue a disparar, ou ele não dispara de todo? Estou a pensar se ele não terá avariado...
 
Caro m4ndr4ke o flash nunca chega a disparar, em situação alguma.
Pensando nessa situação, bem provável, eu próprio tentei semanas atrás aceder ao compartimento do flash tentando retirar os dois parafusos da tampa e que permitem aceder ao condensador, bolbo do flash e ao micro conector, para verificação.
Mas ainda não consegui encontrar chave "Philips" que desaperte os (mal)ditos 2 parafusos.
Por isso declinei em profissionais, um deles a JACoelhoSilva, que me recomendam enviar para a assistência Nikon.
 
Back
Topo