NOS - Madeira

Tenho uma proposta para fazer um upgrade de 500mb para 1gb de velocidade (na NOS). Será que compensa de alguma forma para melhorar a ligação nos jogos online?
 
Boas. Sabes se já passou pelo caminho velho dos Reis Magos?
Lamento que não sei ao certo se passaram ou vão passar para essa zona. Também não sei se ligando para eles se vão mencionar se o ftth vai ir para essa zona.
Também não vi nenhum PDO da NOS no meu apartamento ainda.
 
Tenho uma proposta para fazer um upgrade de 500mb para 1gb de velocidade (na NOS). Será que compensa de alguma forma para melhorar a ligação nos jogos online?
Aumentar a velocidade da rede por si só não vai diminuir a latência da ligação, a menos que a velocidade da rede fosse tão baixa que atingisse frequentemente no limite máximo da velocidade da ligação em que poderia haver engasgos e aumentar significativamente a latência, o que provavelmente não será o caso para uma conexão de 200mbps e muito menos para uma conexão de 500mbps.
Pode no entanto ser útil para fazê download de jogos pesados mais rápido e teres mais velocidade de upload. Se o custo adicional para teres mais velocidade for baixo o suficiente, se for útil para ti e conseguires de facto aproveitar essa velocidade, não vejo porque não aumentar, caso contrário podes manter a velocidade que está que já é muito bom para uso pessoal.
 
boas amigos e caro @Folken... tive no mes passado liguei para a NOS sobre uma situação de um vizinho a fazer obras ao pé do meu cabo de instalação e aproveitando isso perguntei para eles sobre a instalação FFTH e disseram na minha zona da achada está já fibrada e que posso solicitar a mesma para instalar eu tenho 1gps de net e... que quase nem chego a 900 mbps, mas ainda não vi um PDO de FFTH daqui da ilha e nem na minha zona. Alguém pode disponibilizar essa imagem? mas de já posso passar testes do que tenho agora e do que vou solicitar. Pois ainda vou arranjar um dia para pedir essa instalação pois eu trabalho muito com o upload e 100mbps nao da pra nada. SObre o cabo que andam a fibrar parece ser um bom cabo para durar pois agora resta saber se estão a usar o mesmo cabo que fibraram a empresa mãe em Lisboa.
 
neste momento testei e... com 1gbps contratado estou assim....

netemede.pt - 523,8 e 90.1 up - 22 de ping

segundo teste e reiniciar switch ficou pior, estranho pois tenho 1gbps...

speedtest









vamos ver depois da meia-noite, como sempre 21 horas fecham as torneiras, sempre o congestionamento da rede...


agora ficou assim dificilmente passa dos 800 pois no contrato esta um blá blá .... se verem acho que nao passa dos 845mbps.





dentro da rede





continuando o episódio fui mais longe holanda amsterdan







e depois Uk

 
Última edição:
No caminho da mãe de Deus já estão a continuar os trabalhos. O que é diferente do trabalho anterior é que desta estão a pôr os cabos aéreos. Presumo que estejam a pôr os PDO's também, mas não tenho certeza.
 
No caminho da mãe de Deus já estão a continuar os trabalhos. O que é diferente do trabalho anterior é que desta estão a pôr os cabos aéreos. Presumo que estejam a pôr os PDO's também, mas não tenho certeza.
sim o supostamente para porem nos postes para distribuir para a casa dos clientes... vou verificar na minha zona se consigo ver um PDO desses
 
pelo que vi na minha zona é assim uma caixa cilíndrica preta, que uma vez eu vi no canal youtube dos loucos da telecom, então já tenho isso ja na zona algum tempo. Vou pedir para instalar esse tal cabo para ter o FFTH, ver nas horas de ponta como comporta-se.
 
Em relação à constrição da NOS por causa do cabo submarino, há também ter em conte que haverá uma substituição do cabo submarino atual, daqui a poucos anos, para o novo Anel CAM detido pela IP Telecom, ao qual tanto a NOS como a Vodafone são clientes desta. Esse novo anel já dá para capacidades bem maiores que o atual a ser usado, por isso não sei se a NOS acabará por aliviar as restrições que estão a ser impostas atualmente.
Fugindo apenas um pouco ao assunto da NOS mas mantendo no assunto da Madeira, não sei se a MEO no futuro vão usar esse novo anel CAM ou se vão usar um cabo próprio deles.
 
Se MEO tem o seu cabo porque iam usar esse CAM só se for a capacidade maior, mas esse cabo acho que da pra todos pelo que ouvi, e por esse cabo pode vir a DIGI para acabar com os monopólios da ilha
 
Se MEO tem o seu cabo porque iam usar esse CAM só se for a capacidade maior, mas esse cabo acho que da pra todos pelo que ouvi, e por esse cabo pode vir a DIGI para acabar com os monopólios da ilha
O cabo submarino que está a ser usado atualmente para conectar a Madeira ao Continente, o ATLANTIS-2, que é detido pela Altice (na altura era a Portugal Telecom) vai (ou deveria) estar fora de comissão em 2025. Não vi indicações ou notícias de um cabo submarino que liga a madeira ao continente feito exclusivamente para a Altice, por isso presumo que futuramente a Altice e a NOS vão acabar por usar o novo anel CAM que será detido pela IP Telecom (infraestruturas e serviços de telecomunicações da empresa Infraestruturas de Portugal).
Sim, o cabo vai certamente dar para todos (com capacidade de pelo menos 150 Tbps [sim terabits, não gigabits], comparando com os atuais [misérios para a realidade atual do uso e dependência da Internet] 300 Gbps do atual) e como é detida pela IP Telecom e não pela Altice, existirá muito provavelmente um maior incentivo de oferecer um preço mais acessível para a concorrência se estabelecer na Madeira.
Por falar na concorrência, quem diga a Digi entrar na Madeira, também diga a Vodafone. Penso que a probabilidade da Digi oferecer serviços de rede fixa na madeira a curto prazo, embora não seja 0%, é baixa, provavelmente possa ser uma realidade a médio ou a longo prazo. Com isto dito, só tendo mais um concorrente de rede fixa na região, como a vodafone, já é certamente um passo em frente, ainda que não seja o cenário ideal que nós queremos.

Ponho aqui em anexo uns artigos sobre o novo anel CAM para que tiver curiosidade:
Artigo PDF da ANACOM a falar mais sobre o novo anel CAM
Artigo da IP sobre a construção do novo anel CAM, com a apresentação powerpoint deste em anexo

Cumprimentos e votos de um bom Fim de Semana.
 
sem comparação vai ser mesmo um upgrade grande.
Boas mas meteram dentro de casa cabo de fibra ou coaxial? Pk se não é fibra tens doscis 3.1 , pelo que tive a ver em varias partes não vejo pdo de fibra da nos tirando uns no funchal e etc para firmas .
Depois é preciso ver que alguns cabos de fibra de nos esta destinado ao 5g .

16180896480.png
16180892588.png
 
Boas mas meteram dentro de casa cabo de fibra ou coaxial? Pk se não é fibra tens doscis 3.1 , pelo que tive a ver em varias partes não vejo pdo de fibra da nos tirando uns no funchal e etc para firmas .
Depois é preciso ver que alguns cabos de fibra de nos esta destinado ao 5g .

16180896480.png
16180892588.png
eu ainda tenho HFC pois vou pedir para porem FFTH pois disseram que na minha zona já posso pedir, por isso eu vou pedir para instalarem.
 
O PDO da nos Madeira fica dentro dos armários que estão na estrada, por isso não da para ver.
Dentro dos armários é hfc, vai fibra até la e depois coaxial até a casa , FTTH leva pdo , por isso acho que tal passagem de fibra é para 5g mas esperar para ver.
rPT5Kwu.jpg

Em condomínios/apartamentos em cada bloco leva isto .
2571iBCE1F48270185B37.png
 
Última edição:
Back
Topo