Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

E hoje perdi a cabeça!!!!

IMG-3350.jpg


Tenho feito "downgrades" ao meu material, ou seja, vendido as máquinas mais recentes e atualmente o meu "topo de gama" é uma Fujifilm X-T2. As lentes mantenho todas! O dinheiro das vendas tem sido guardado para uma X-T5 ou eventual upgrade.

Há muito que andava a querer voltar a usar filme e com uma Médio Formato. Apanhei esta em aparente bom estado e com 2 Back Film para pode andar com 2 rolos diferentes.

Ansioso por começar a usar :)
Excelente! Qualquer dia vou atrás 😅
 
Só gente louca por aí 😆

Eu entretanto consegui um tripé da Amazon por 27€, para servir de tethering station, com o suporte de monitor e portátil que tinha comprado há tempos.
No chão está a minha segunda "Peli" de 62cm, por 175€ da Amazon, para levar os flashes, alguns acessórios e beauty dish.
Encostado à parede estão três rolos de papel para fundos de 1,3x11m, branco, preto e laranja, 49€ cada um da EstudioPT.

20240308-122957.jpg


Decidi mandar vir o mesmo cabo que o @Pedro_dias comprou há tempos, CobraTether 10m USB-C da Amazon por 123€. Tive problemas com a versão de 5m mas li que este é diferente, por isso decidi mandar vir para testar. Até porque não é fácil arranjar Area51.
2024-03-0817-46-357683781937128276862-2.jpg
 
Só estou à espera que o @m4ndr4ke compre a impressora de cartões para a biblioteca que vai abrir. :p

@kronnuz grande negócio :)

Vou aproveitar para despejar também as aquisições mais recentes.

Começo pela maior, novo monitor para trabalhar - ASUS ProArt PA32UCR-K - 1350€
20231214-212825.jpg


Incluído com o monitor veio um calibrador X-Rite i1 Display Pro - 0€ (e entretanto vendi o SpyderX por 100€)
20231214-212858.jpg


Mas comprei também outro para ligar ao portátil quando estou a fotografar em tethered - ASUS VA27EHE - 95€
IMG-20231214-212447-645.jpg


Assim como um suporte para segurar este último monitor e o portátil - RedBat - 30€
IMG-20231214-212414-676.jpg


Upgrade ao cabo de tethering - CobraTether 5m USB-C a USB-C - 61€
20231214-213208.jpg


Disco SSD externo (para backups imediatos e acelera o processo de passar para o desktop) - Crucial X9 Pro 2Tb - 121€
20231214-212740.jpg


Um leitor de cartões mais rápido - Lexar Multi 2-em-1 USB 3.1 - 12€
20231214-212640.jpg


Um kit de limpeza de lentes - Zeiss Cleaning Kit (toalhetes, soprador, pano, lenspen, liquido de limpeza) - 30€
20231214-213312.jpg


Livro Seeing Things, apesar de ser infantil, comprei para mim - 21€
41kTSZEvJmL._SL1200_.jpg

(quando acabar de ler cedo à biblioteca do m4ndr4ke)

Software:
- Licença anual C1 Pro - 109€
- Licença Pro do SyncBackPro - 50€ (software de sincronização, serve por exemplo para importar cartões automaticamente ou ir copiando fotos para o SSD e NAS à medida que trabalho)

Cursos/Formação:
- ProEdu - quatro cursos - 68USD
- Affinity Revolution - 30€

@Rui Marto, já vai algum tempo mas que tal esse ProArt ? Estava de olho num igual ou no PA32UCX-PK
 
@Rui Marto, já vai algum tempo mas que tal esse ProArt ? Estava de olho num igual ou no PA32UCX-PK
Opah, em termos de monitor até agora, excelente. Não só passa a calibração com dE<1% como consegue-o praticamente nas cores todas. E tem brilho para dar e vender, que era algo que achava um pouco limitado no BenQ quando o usava de dia e cortinas abertas (quando não estou a fazer nada relacionado com fotografia).

A minha única queixa é algumas features não serem muito claras e o suporte. Ele calibra por hardware e supostamente devia conseguir isso com o perfil que vem com as drivers do monitor (ou trocar automaticamente no windows quando trocas no monitor), assim como "transportar" a calibração independentemente do monitor a que está ligado. No entanto isso não acontece. Tenho que manter o perfil ICC do Windows alinhado com o que está escolhido no monitor.
Contactando o suporte da ASUS, torna-se frustrante. Respondem rápido, escalam, fazem despistes com sentido, mas não se chega a uma conclusão de como é que é suposto o monitor funcionar.

Contudo não é um deal-breaker, a imagem em si está lá. Só podia ser mais fácil alternar entre perfis.
 
Opah, em termos de monitor até agora, excelente. Não só passa a calibração com dE<1% como consegue-o praticamente nas cores todas. E tem brilho para dar e vender, que era algo que achava um pouco limitado no BenQ quando o usava de dia e cortinas abertas (quando não estou a fazer nada relacionado com fotografia).

A minha única queixa é algumas features não serem muito claras e o suporte. Ele calibra por hardware e supostamente devia conseguir isso com o perfil que vem com as drivers do monitor (ou trocar automaticamente no windows quando trocas no monitor), assim como "transportar" a calibração independentemente do monitor a que está ligado. No entanto isso não acontece. Tenho que manter o perfil ICC do Windows alinhado com o que está escolhido no monitor.
Contactando o suporte da ASUS, torna-se frustrante. Respondem rápido, escalam, fazem despistes com sentido, mas não se chega a uma conclusão de como é que é suposto o monitor funcionar.

Contudo não é um deal-breaker, a imagem em si está lá. Só podia ser mais fácil alternar entre perfis.

Obrigado ! E halos e barulho excessivo da ventoinha alguma queixa ?
 
Opah, em termos de monitor até agora, excelente. Não só passa a calibração com dE<1% como consegue-o praticamente nas cores todas. E tem brilho para dar e vender, que era algo que achava um pouco limitado no BenQ quando o usava de dia e cortinas abertas (quando não estou a fazer nada relacionado com fotografia).

A minha única queixa é algumas features não serem muito claras e o suporte. Ele calibra por hardware e supostamente devia conseguir isso com o perfil que vem com as drivers do monitor (ou trocar automaticamente no windows quando trocas no monitor), assim como "transportar" a calibração independentemente do monitor a que está ligado. No entanto isso não acontece. Tenho que manter o perfil ICC do Windows alinhado com o que está escolhido no monitor.
Contactando o suporte da ASUS, torna-se frustrante. Respondem rápido, escalam, fazem despistes com sentido, mas não se chega a uma conclusão de como é que é suposto o monitor funcionar.

Contudo não é um deal-breaker, a imagem em si está lá. Só podia ser mais fácil alternar entre perfis.
Aproveitando o desenterranço o qual o teu feedback do ASUS VA27EHE?
 
Aproveitando o desenterranço o qual o teu feedback do ASUS VA27EHE?
Depende... O monitor é excelente para o preço, foi muito barato, tem um tamanho fixe e a imagem é boa o suficiente para o uso que lhe dou. Além disso também calibra muito bem. Mas para usar como monitor principal, tem pouca resolução, é apenas FHD. O que eu faço, se reparares na foto abaixo, eu tenho a foto em full screen no ASUS, mas verificar o foco faço-o no ecrã do portátil. Por isso se a ideia é usar como monitor principal, sendo 27" não recomendo menos que QHD.

Studio.jpg
 
Depende... O monitor é excelente para o preço, foi muito barato, tem um tamanho fixe e a imagem é boa o suficiente para o uso que lhe dou. Além disso também calibra muito bem. Mas para usar como monitor principal, tem pouca resolução, é apenas FHD. O que eu faço, se reparares na foto abaixo, eu tenho a foto em full screen no ASUS, mas verificar o foco faço-o no ecrã do portátil. Por isso se a ideia é usar como monitor principal, sendo 27" não recomendo menos que QHD.

Studio.jpg

Sim, seria para usar como monitor principal. Obrigado pelo feedback.
 
Bom, quem me conhece sabe que eu vão sou simpatizante de 24mm, mas esta vai passar uns tempos cá em casa, enquanto espero por uma RF 28mm f/1.8 (há rumores para uma). Portanto vem, mas vem já com o plano de saída feito.

1M5A1410.jpg

Canon RF 24mm f/1.8 MACRO IS STM

Primeiras impressões...
Já sabia, e confirmo que é torta como o raio. A RF 28 pancake, esta e a RF 16mm têm bastante distorção sendo que, quanto mais wide, pior. São objectivas que assentam em software para as correcções.
O motor de foco desta é melhor do que o da 35mm, mais rápido e mais silencioso.
Mesmo sem corrigir a distorção, não parece ser a 24mm mais sharp que por aí anda, nos cantos, na abertura máxima --> e, se eu noto isso numa R6, é mau sinal. Fechando o diafragma para f/2.8 ou menor já fica boa.

Por acaso é a primeira prime 24mm full-frame que tenho, mas estou familiarizado com isto, por ter 24-70 há anos. É aquilo que eu considero uma distância focal útil, mas se calhar menos do que 28 ou 35, pois esta já adiciona algum efeito às fotos, especialmente se nos aproximarmos. Prefiro a 28 nesse aspecto, é mais neutra nos resultados.
Como tirei a Sigma 28 Art do kit, em prol da migração para RF, fiquei sem uma grande angular luminosa, e a RF 28mm pancake não me acrescenta nada ao kit, por ser f/2.8 como a 24-70. Considero que f/1.8 a f/2 é o mínimo para me trazer benefícios.

Estou a rezar para que outra 28mm seja anunciada, de preferência ainda nesta mês - devolvia logo esta. Mas a ver vamos...
 
Back
Topo