nVidia RTX 4000 séries "Ada" - Diário de Bordo

A placa não aquece muito mesmo stock. A questão como já disse é obter melhor curva de eficiencia e menos gasto de energia já que eu tenho que pagar a conta.

Se consigo poupar 1/3 do power perdendo 5-6% de performance porque não? Só vai notar em benchs...

No Cyberpunk 2077 usando o capframeX, foi de 125 para 120 fps de média e 101 para 98 de 1% lows...

Se sentir algum jogo ou afins com quedas maiores, ajusto.

Nem todos precisam de jogar a high fps.

Esta classe de GPU vinham à 200-250w, agora vem esticando para ganhar o ultimo fps?

Mas devo tentar um perfil a 1.00v que deve dar para 2750+ ai e não passar dos 250w.
 
Dos testes que fiz, o ponto de eficiência é mesmo ~1.00v. Pode varia ligeiramente dependendo da qualidade do chip.
Abaixo disso começa a perder performance, mesmo mantendo os mesmos clocks.

A nvidia sabe o que faz, estas gpus estão muito bem optimizadas, mas obviamente que tem de sempre ter alguma folga. Por exemplo as voltagens mínimas em idle já são ~0.88v e mesmo assim tens muita gente a queixar-se do problema que tive com a minha, crash idle/black screens.
 
Última edição:
Malta, com a minha 3080 conseguia fazer undervolt com overclock no curve editor.. Na minha 4080 TUF consigo na mesma fazer overclock, mas não consigo mesmo mexendo na curva da voltagem alterar a voltagem da placa..so mesmo os MHz..

Qual é o truque?
 
Dos testes que fiz, o ponto de eficiência é mesmo ~1.00v. Pode varia ligeiramente dependendo da qualidade do chip.
Abaixo disso começa a perder performance, mesmo mantendo os mesmos clocks.

A nvidia sabe o que faz, estas gpus estão muito bem optimizadas, mas obviamente que tem de sempre ter alguma folga. Por exemplo as voltagens mínimas em idle já são ~0.88v e mesmo assim tens muita gente a queixar-se do problema que tive com a minha, crash idle/black screens.
A voltagen não é tudo. Tens o mesmo AD103 sendo usado na 4090 mobile e gastando 120w e é bem provável que opere a menos de 1V.

Claro que ai entra um binning, mas é a prova que estes gpus podem operar muito bem em TDPs baixos. É a enorme eficiencia do TSMC 5nm class.

E esta placa deve ter performance de uma 4070 com consumo da 4060
 
A min funciona perfeitamente.

Testei UV com 1.0v e consigo por agora 2800 mhz. Tentei tipo à campeão com OC + UV e obter 2900 mhz e o cyberpunk crasha ainda no menu inicial :D

Consumo de ai por volta de 250w peak 260w e temps na ordem dos 60 graus com fans a 1000 rpm :D

Está suave na nave, maquina muito silenciosa.
 
A única coisa que pode estar a falhar é que não é uma instalação limpa de os.. Removi os drivers via DDU e instalei os da 4080,ja o msi afterburner nem mexi. Ele assumiu logo a gráfica nova.
 
Back
Topo