nVidia RTX 4000 séries "Ada" - Diário de Bordo

pois.. Supostamente cada ficha debita até 300W, certo? Desde que o cabo aguente, está tudo bem, e 2 chegam perfeitamente.
Vou estudar o tema. Não que seja urgente, uma vez que tenho espaço que chegue e com as 4 fichas e o adaptador está impecável. Mas..
Tenho ideia que cada cabo de 8 pin são 150w
 
A ficha em si na fonte tenho ideia de debitar até 300W.
Os cabos, depende do "cabo" que colocarem (no miolo mesmo). Tanto é que, como já disseram, a seasonic tem um cabo de ficha de 16 pinos para 600W com apenas 2 fichas de 8 pinos :)
 
Boas malta, aqui vai mais um report duma 4090 (zotac oc) emparelhada com um 7900x3d. Grafica default, cpu com PBO básico.

HkvMHJt.png


Para os curiosos, este foi o mapa de consumo de sistema durante o benchmark. Pico a roçar os 600w:

HkvVRyX.png
 
A minha 4070ti TUF está em RMA, enquanto isso estou-me a aguentar com uma 5700 XT. As drivers da AMD atualmente têm muito menos overhead que as da nvidia.
E com o windows 11 não tem stutters na UI por causa dos picos de dpc latency gigantes causados pelas drivers nvidia, a única maneira de resolver isso na nvidia é com prefer high performance e ter consumos excessivos em idle.

A malta queixa-se muito de drivers AMD, mas a nvidia nunca mais resolve este problema. E supostamente eram para lançar drivers com menos overhead em Q2 mas até agora ainda nada.

Até agora a única coisa que vi má nas drivers da amd é que os clocks variam muito em jogo quando a GPU não está a 90%+, o que causa stutter/micro stutter.
 
Última edição:
Que aconteceu à tua @askan7 ?

É que tenho uma igual e volta e meia, algo não parece estar bem. (pode até ser os outros componentes, enfim)

Já tinha defeito de origem mas não dei muita atenção.
Na altura quando comprei desliguei o PC para mudar a bios de performance para quiet e ficou black screen quando ligou.

Agora é que comecei a ter instabilidade a dar alt+tab de um jogo, quando a gráfica passava de clocks de load para idle e investiguei.
Se desligar o PC ou suspender com a gráfica quente o PC não faz post/crashae ou fica sem imagem.
Parece estar relacionado com a temperatura, mas só acontece em idle/arranque. Alt+tab de um jogo.
Em jogo nunca crasha.


Vamos lá ver o que a loja decide, mas se devolverem o dinheiro até devo ir para 4080 agora que estão mais baratas. A minha 4070ti TUF no final ficou a 917€.
 
Uma das coisas que acontece a minha, é quando ligo o monitor (PC a trabalhar), que fica no "blinking", tipo liga e desliga o monitor umas 3, 4, 5 vezes e depois pára. Já pensei se seriam drivers ou é mesmo da gpu.

Quanto ao alt+tab, já o fiz inúmeras vezes em vários jogos e tudo ok. Está em mode performance. Já agora, só ouvi as ventoinhas trabalhar rijo numa parte do modo história no novo COD (havia muito lume) .
 
Para demonstrar o problema de driver overhead da nvidia:

SoTR

4070ti driver only, no GFE:
mLjYoJf.jpg


5700 XT latest driver, minimal install:
qvXsqu2.png


Vejam o cpu game, que é o que importa. Em cpus piores a diferença ainda será maior.
 
Última edição:
Não é novidade mas apenas se notou bem na geração passada porque havia gpus de topo da AMD para comparar com os equivalentes Nvidia.

Talvez tenhas que considerar a 7900 XT(X) :p
 
Não é novidade mas apenas se notou bem na geração passada porque havia gpus de topo da AMD para comparar com os equivalentes Nvidia.

Talvez tenhas que considerar a 7900 XT(X) :p

Nah, estou satisfeito com a performance e prefiro a nvidia pelas features e mais eficiência. Sistema silencioso é super importante para mim, e + consumo/heat no meio da caixa, por melhor que seja o cooler da gráfica vai aquecer tudo o resto.

Vai ver o consumo da 4080 vs 7900xtx bloqueadas ao mesmo frame rate/resolução/settings. NVIDIA MUITO mais eficiente.
 
Última edição:
Malta, mas comprei uma TUF 4080, e sabem se é possível desligar aquele Led que tem junto a ficha power da gráfica? É que quando tenho o PC desligado fica o Led ligado a dizer que a gráfica não tem energia suficiente..
 
Ainda há dias estava a contar ao @JPgod que até tenho tido a 4090 com PL a 50% para o dia a dia.

Em renders teste de 1 minuto ganho ali uns 6 ou 7 segundos a mais de render.. E no Modern Warfare continuo acima dos 100Fps tranquilo, a 1440p. E a gráfica não gasta mais que 200W.

Neste momento só a tenho "stock" quando é para fazer renders finais e assim, onde todo o segundo conta. :)
 
Ainda há dias estava a contar ao @JPgod que até tenho tido a 4090 com PL a 50% para o dia a dia.

Em renders teste de 1 minuto ganho ali uns 6 ou 7 segundos a mais de render.. E no Modern Warfare continuo acima dos 100Fps tranquilo, a 1440p. E a gráfica não gasta mais que 200W.

Neste momento só a tenho "stock" quando é para fazer renders finais e assim, onde todo o segundo conta. :)

Só que 100fps em rato e teclado é horrível....
Eu estava habituado a 270fps locked no apex, agora que mandei a 4070ti para rma. Tenho 160fps locked com a 5700xt e para além de menos suave notei grande hit no meu sim, com mais input lag, senti me muito menos consistente.

Jogar qualquer first person que seja a 100fps numa 4090 é desperdício.
50% power limit também não é boa ideia. Eu não reduzia mais que 90% de maneira a que nos jogos que jogues a gráfica não esteja sempre a bater no power limit e constantemente a alterar clocks.
Em todas as placas que testei, alterações de clocks constantes afetam suavidade e têm stutter se variar muito.
Já para não falar dos transients, o power limit não é assim tão rápido a atuar, logo com 50% power limit provavelmente tens picos quase tão altos como a 100%.
 
Última edição:
Felizmente não comprei a gráfica para jogar, pelo que desperdício sim seria se deixasse os 50% para renders :)

Ainda assim, a ver se faço uma sessão de jogatana a ver quais os picos. Pelo menos enquanto olho nunca vi acima de 200W. mas lá está, não estou sempre a olhar.
 
Felizmente não comprei a gráfica para jogar, pelo que desperdício sim seria se deixasse os 50% para renders :)

Ainda assim, a ver se faço uma sessão de jogatana a ver quais os picos. Pelo menos enquanto olho nunca vi acima de 200W. mas lá está, não estou sempre a olhar.

O software não faz pooing rápido suficiente para reportar esse picos. As alterações de clock, penso que com pooling a 100ms já deves apanhar quase tudo.

Power e temp limit são seguranças, não foram feitos para teres a placa constantemente sobre esse limites. Servem para prevenir loads excessivos, como power virus por exemplo.

Se queres reduzir power, fazes UV, impedes que a gráfica use os pontos de voltagem maiores, e só depois é que aplicas power limit. Porque só com power limit a placa vai sempre a esses pontos, nem que seja por 10ms antes do power limit atuar.
No entanto lovelace não gosta de voltagens muito baixas, logo não vale a pena descer de 1000mv normalmente. 950mv se o objetivo for mesmo eficiência máxima, mas vais perder performance, mesmo mantendo os mesmos clocks, chama-se clock stretching.
 
Back
Topo