Gráfica nVidia RTX 4000 séries "Ada" (Modelos SUPER lançados)

Isto é surreal , se fosse com placas da AMD estavam todos a crucificar mas como é a NVIDIA ao “ barulho “ , já dá para sacudir a água do capote .
Eu quando tive para mudar de Grafica em todo o sítio recomendavam esses cabos da CABLEMOD, porque eram os ÚNICOS certificados , diziam eles
 
É preciso perceber que mesmo com o conector da cablemod que levou recall, a taxa de falha era ligeiramente superior a 1%, segundo o que li de um dos representantes da marca no reddit.
Mas em um pouco mais de 1 falha a cada 100, torna-se financeiramente irresponsavel da parte da cablemod manter o produto, já que eles sempre assumiram as custas tanto do conector como da própria gráfica. E visto que as 4090 até subiram de preço, não dava mais para a cablemod continuar a vender esse produto sem perder dinheiro e reputação.

Mesmo que as falhas do adaptador da nvidia sejam uns 0.5% devido ao conector, é um valor anormalmente elevado. É normal teres uma taxa de RMA até superior a essa, mas não é normal que seja tudo por causa de um conector.
 
Isso de falta de stock também vai depender da quantidade de unidades que realmente foram enviadas para os distribuidores. Só a nvidia sabe realmente se isto está a vender bem ou não.
Também tivemos noticias anteriormente acerca das 4070ti e 4070, e a verdade é que a nvidia sentiu necessidade de lançar uma geração super para corrigir preços e tentar mover inventário.
As 4090 são apeteciveis por causa da necessidade de hardware para inferência de dados, o ban à China até piorou a situação, porque fez o preço delas disparar.

Esse tipo de noticias não valorizo muito sem ter qualquer tipo de contexto. Aliás esse tipo de noticias de certa forma é do interesse da nvidia e de todos os envolvidos na cadeia de logistica até ao cliente final, já que cria uma ideia de escassez e precipita a decisão do consumidor a comprar agora ou arriscar-se a ficar à espera por outra oportunidade. Não sei até que ponto esse tipo de coisa não é criada de forma artificial.

Mas a verdade é uma a nvidia tinha imensas AD103 por vender. Isto porque foi demasiado ambiciosa a precificar alguns SKUs.
 

Não sabia bem onde pôr isto. Achei muito interessante e, não sendo de facto tão eficaz a 1080p, acho que ajuda a perceber que dlss 3+ (principalmente este) tem tudo para "salvar" a performance em alguns jogos e não deve ser ignorado nas gráficas de gama baixa.
 
Creio que o princípio é o mesmo, estas tecnologias funcionam bem quando a quantidade de dados (pré)existente é numerosa o suficiente para escalar tanto a qualidade de imagem como as frames por segundo geradas por IA.

Isto é, upscaling a 1080p é qualitativamente mais fraco que upscaling de 1440p e 4k pois apesar do output ser 1080p, vai reduzir a resolução base a 720p ou pouco mais, o que é pouco para um output idêntico ou melhor que nativo.

Nas frames geradas por IA, se tens o jogo a 30fps com as desvantagens de input lag que isso implica, não vão ser as frames geradas por IA que te vão dar mais suavidade no input. Se já tiveres acima de 50fps, de certo disfarçam melhor.

Resumindo, a 1080p mais vale não usar qualquer upscale, e o framegen não faz milagres, mas ajuda.

Mais importante que isso, na minha opinião, para quem joga jogos competitivos, está isto:

Realço a parte deste vídeo em que é super importante estar CPU bound e nunca ou o mínimo possível GPU bound, pois as actualizações do "mundo" estarão sempre mais próximas do "agora" se o GPU não estiver a causar bottleneck por causa de estar a colocar efeitos na imagem a ser trabalhada.
 
Qual é a concorrência? AMD? lol

Graças ao DLSS3 (aquela cena que quem não tem torce o nariz lol) tenho andado a jogar Cyberpunk a 4K + Path Tracing e DLSS em Auto. Já joguei este jogo 3x e de cada vez que o jogo nem parece o mesmo.

RTX 2070 Super -> joguei mal saiu. Tive de jogar sem RT pois era pesadote para a gráfica.

RTX 3090 ->Já joguei com Raytracing mas a 2K para manter os 60FPS.

RTX 4070 Super -> 4K + Frame Generation (DLSS3) + Path Tracing + Monitor Mini-Led. Jesus Cristo. 😍

Para quem ainda duvidava da troca da 3090 por uma 4070 Super.... estou bem satisfeito com a troca. :)

Também estou inclinado para 4070 Super, em termos de relação preço/performance, colocando de parte a 4080S que é (ainda mais) absurdamente cara, mas referes o DLSS Auto nas definições do CP2077. Nesse cenário ele vai estar a fazer DLSS Performance, que já te faz perder qualidade. Jogas num monitor "pequeno"? Não notas as coisas a ficarem muito blurry?
 
Também estou inclinado para 4070 Super, em termos de relação preço/performance, colocando de parte a 4080S que é (ainda mais) absurdamente cara, mas referes o DLSS Auto nas definições do CP2077. Nesse cenário ele vai estar a fazer DLSS Performance, que já te faz perder qualidade. Jogas num monitor "pequeno"? Não notas as coisas a ficarem muito blurry?

Nem por isso por acaso.
 
Hoje apercebi me do quão outdated está a minha gtx 1080ti, abri o novo cod no meu portátil (ryzen 9 7940hs + rtx4070 laptop) e tenho muito melhor performance e qualidade que no meu fixo (i7 8700k + gtx 1080ti)... isto a 165Hz, 2560z1440p e acho que nem tenho fram gen ativado, pelo menos nunca fui mexer nas definições....
Posto isto, existe alguma maneira de conectar o portatil ao fixo para usar a gpu do portatil? Alguma solução "plug and play"? não queria estar a trocar monitores, teclado e rato todos os dias.
 
Amigo não é só a gpu do teu portatil, esse 7940hs também é muito superior ao teu 8700k, aliás se calhar até é o que está a provocar o maior ganho de performance porque ainda por cima é uma plataforma DDR5. A solução passa por ligares o portatil ao monitor e deixares a torre em paz até lhe dares upgrade.
 
vale a pena comprar uma 4070ti neste momento? ~950€

havera baixa de preços em breve com o lançamento das Super, ou as Super não vão influenciar em nada o preço das Ti?

Cumprimentos
 
Hoje apercebi me do quão outdated está a minha gtx 1080ti, abri o novo cod no meu portátil (ryzen 9 7940hs + rtx4070 laptop) e tenho muito melhor performance e qualidade que no meu fixo (i7 8700k + gtx 1080ti)... isto a 165Hz, 2560z1440p e acho que nem tenho fram gen ativado, pelo menos nunca fui mexer nas definições....
Posto isto, existe alguma maneira de conectar o portatil ao fixo para usar a gpu do portatil? Alguma solução "plug and play"? não queria estar a trocar monitores, teclado e rato todos os dias.
Se o monitor for moderno liga todos os periféricos no monitor e liga o portátil ao monitor e pronto.
Se for mais antigo usa um switch.
 
É preciso ter atenção à resolução e o refresh rate de video que o switch (KVM) suporta, especialmente se o monitor for assim de 165Hz ou acima. Penso que são mais caros, e poderá não compensar.
Estava a pensar que o monitor não seria tão arcaico ao ponto de não ter várias entradas (pela descrição é um monitor bastante razoável) e usar o KVM só para o teclado/rato.
Mas sim, se for para o monitor também, ter isso em atenção
 
É preciso ter atenção à resolução e o refresh rate que o switch (KVM) suporta, especialmente se o monitor for assim de 165Hz ou acima. Penso que são mais caros, e poderá não compensar.
Estava a pensar que o monitor não seria tão arcaico ao ponto de não ter várias entradas (pela descrição é um monitor bastante razoável) e usar o KVM só para o teclado/rato.
Mas sim, se for para o monitor também, ter isso em atenção
O monitor é um LG 27gp850p-b, tenho-o em OC para 180Hz... , da para conectar dois periféricos... mas mesmo assim ficarariam os fones de fora, bem como o ecrã secundário...
pensei que houve-se mesmo uma solução plug and play conectando um computador ao outro, algo semelhante a tecnlogia SLI da nvidia ou assim.
Ja andei a ver e se calhar o KVM-Switch é a melhor opção, ver se encontro um com hdmi 2.0 ou 2.1
 
Penso que isto na Amazon é o que procuras.

O de 8k, obviamente, pois faz 8k 60Hz, e como tal 4k 120Hz, e a 1440p não sei, mas talvez pelo menos 165Hz se não fizer mais.

E tem USB, pelo que podes ligar os phones.
 
Back
Topo