Problema PC bloqueia esporadicamente enquanto corre jogos

Mulokhai

Membro
Boas.

Gostaria de tentar obter ajuda sobre um problema que tenho tido nos últimos meses, no meu PC. Para contexto:

- Não me recordo de ter tido problemas até há uns meses atrás. Basicamente o que acontece é que, esporadicamente (enquanto corre jogos - nunca aconteceu em utilização "normal") e sem conseguir identificar se existe algum trigger, o PC bloqueia, fica completamente unresponsive (CTRL + Alt + Del, por exemplo, não funciona, tal como tecla do Windows), e eventualmente crasha e inicia um novo boot. A única forma de o tirar do bloqueio antecipadamente é desligar no botão.
- Já fiz algum troubleshooting, após algumas pesquisas na net, nomeadamente: update de drivers via Windows Update e GeForce Experience; limpeza de pó nos componentes; fechar janelas e/ou outros programas que possam consumir mais RAM; garantir que o processador não está overclocked (não está, nem nunca esteve).
- Já alguém me disse que lhe parecia que isto poderia ser um problema do processador, que não seria o ideal para a composição do desktop e dai provocar estes crashes.
- PC foi comprado em Janeiro de 2021, com os seguintes componentes:

Processador AMD Ryzen 5 3600 6-Core (3.6GHz-4.2GHz) 36MB
Caixa ATX Phanteks Enthoo Evolv Cinza Vidro Temperado
Disco SSD Samsung 970 EVO Plus 500GB M.2 NVMe
Team Group Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3200MHz Dark Z Grey
Fonte Corsair CV-650W Dual EPS 80+ Bronze
Motherboard Gigabyte B450 I Aorus Pro WiFi
Gráfica MSI GeForce® GTX 1660 SUPER VENTUS XS 6G OC

Agradeço, desde já, a ajuda. Se houver mais alguma informação que possa prestar para ajudar, pf digam.
 
Testastes as memórias com memtest?

Ah, sim, esqueci-me de referir, testei as memórias pelo Windows Memory Diagnostics Tool. Sem issues encontrados.

E as temperaturas a jogar, como estao?
Desactiva a game bar, bem como outros programas que possam correr em background.

Também fiz troubleshooting disso, e não identifiquei nada de fora do normal.

Só para acrescentar um pouco mais de informação: pelo que noto, as alturas em que o crash acontece com mais frequência é a entrar e particularmente a sair do jogo (quando fecho o programa e volto ao desktop). Várias vezes, passados uns 5 ou 10 segundos, freeze total.
 
Se já excluiste o hardware como causa, resta o software.
E nesse caso, se for algo viável, uma formatação e instalação limpa pode resolver.
Entretanto podes testar a gráfica também, corre uns benchmarks pesados.
 
Tens alguma informação no event viewer?
Já estive a dar uma vista de olhos, mas domino pouco daquilo. Ontem, por volta das 23.30, tive um episódio, e de facto aparece um erro no Event Viewer, com esta descrição: The server {FD06603A-2BDF-4BB1-B7DF-5DC68F353601} did not register with DCOM within the required timeout.
Mas sinceramente, não faço ideia se está relacionado ou não (não domino isto minimamente).

Eventos
 
Esse erro indica que o servidor com o ID {FD06603A-2BDF-4BB1-B7DF-5DC68F353601} não se registrou corretamente com o DCOM (Componente de Objeto de Dados Distribuídos) dentro do tempo limite necessário. DCOM é um componente do sistema operacional Windows que permite que os aplicativos se comuniquem entre diferentes computadores em uma rede.

Quando um servidor não consegue registrar-se corretamente com o DCOM, pode resultar em problemas de comunicação com outros aplicativos ou computadores na rede.

Instala o prog whocrashed: Mostra os drivers que têm causado falhas no computador se for tamém o caso.
 
Voltei a ter agora um "evento", depois de hora e meia no Deep Rock Galactic, sem qualquer problema; mal saio do jogo, freeze total. Não mexi em nada durante 2 ou 3 minutos, e simplesmente nada acontecia (não crashou, nem blue screen, simplesmente total unresponsiveness). Tive que fazer um hard reset. Apareceram outros erros, provavelmente mais elucidativos, no Event Viewer:

- Error | event log: The previous system shutdown at 19:05:11 on ‎02/‎05/‎2023 was unexpected.
- Error | volmgr: Dump file creation failed due to error during dump creation.
- Critical | Kernel-Power: The system has rebooted without cleanly shutting down first. This error could be caused if the system stopped responding, crashed, or lost power unexpectedly.

screenshot dos erros
Entretanto, vou instalar o whocrashed e ver se dá algo.
 
faz isto :
https://learn.microsoft.com/en-us/t...ance/generate-a-kernel-or-complete-crash-dump

a parte que diz Enable memory dump setting,
ignora as partes que dizem como gerar o dump

e depois segue isto
https://learn.microsoft.com/en-us/w...gger/forcing-a-system-crash-from-the-keyboard

qdo ficar em hang novamente, carregas 2 vezes na tecla que defenires no ultimo artigo e deve gerar um dump e por ai é mais facil perceber o problema

Obrigado pelas dicas. Segui todos esses passos e o setup ficou feito. Ontem voltou a acontecer, as 22:56, e ao contrário do que aconteceu quando testei se o keybind funcionava (um blue screen e o o PC começava um boot novo), quando está frozen nada acontece, mesmo carregando na combinação de teclas para provocar o crash. Para o desbloquear, tive novamente que fazer um hard reset. Entretanto, a info que está no event viewer é esta:

https://ibb.co/yf13SHB
https://ibb.co/zG2dGbG
https://ibb.co/8X8gt25

No WhoCrashed, contudo, há registo de um crash provocado por mim, o que parece indicar que afinal a combinação das teclas funcionou, mesmo durante este evento (apesar de, aparentemente, não ter funcionado, visto que nao vi o blue screen, como quando fiz o setup):

https://ibb.co/16RcnGC

Esse erro indica que o servidor com o ID {FD06603A-2BDF-4BB1-B7DF-5DC68F353601} não se registrou corretamente com o DCOM (Componente de Objeto de Dados Distribuídos) dentro do tempo limite necessário. DCOM é um componente do sistema operacional Windows que permite que os aplicativos se comuniquem entre diferentes computadores em uma rede.

Quando um servidor não consegue registrar-se corretamente com o DCOM, pode resultar em problemas de comunicação com outros aplicativos ou computadores na rede.

Instala o prog whocrashed: Mostra os drivers que têm causado falhas no computador se for tamém o caso.

Obrigado, instalei também o WhoCrashed e fiz uma analise. Reportou dois issues, que eu tenho quase a certeza não terem sido eventos destes que me queixo neste topico (pela data e hora nao fazem sentido), mas que vou colocar aqui porque poderão ser uteis a identificar o problema:

https://ibb.co/sgdBk37

Mais uma vez, agradeço a todos a ajuda que me estão a dar

EDIT: poderá ser um problema da placa gráfica? O que se discutiu aqui parece ter muito a ver com o problema que tenho: https://www.nvidia.com/en-us/geforc...nvlddmkmsys-nvidia-corporation-videotdrerror/
:)
 
Última edição:
Vê se tens algum ficheiro .DMP no disco,deves ter vários mas vê se tens algum que coincida com um crash e partilha

Fui aqui: C:\Windows\Minidump e tenho 4 ficheiros lá. Não tenho a certeza absoluta que correspondam a este issue, mas por exemplo, não tenho nenhum que corresponda a ontem as 22.56. Tenho um de dia 28 de Abril, que corresponde a um periodo em que estava a jogar, mas não me lembro se tive algum evento nesse dia, e que corresponde a este report do WhoCrashed:

On Fri 28/04/2023 21:24:58 your computer crashed or a problem was reported


Crash dump file: C:\Windows\Minidump\042823-6953-01.dmp (Minidump)
Bugcheck code: 0x116(0xFFFFE50A6A55B460, 0xFFFFF8053DCC1A60, 0xFFFFFFFFC000009A, 0x4)
Bugcheck name:VIDEO_TDR_ERROR
Driver or module in which error occurred: nvlddmkm.sys (nvlddmkm+0x1071A60)
File path:C:\Windows\System32\DriverStore\FileRepository\nvmdi.inf_amd64_695918d45d208bd0\nvlddmkm.sys
Description: NVIDIA Windows Kernel Mode Driver, Version 531.68
Product: NVIDIA Windows Kernel Mode Driver, Version 531.68
Company: NVIDIA Corporation
Bug check description:This indicates that an attempt to reset the display driver and recover from a timeout failed.
Analysis:This is a video related crash. A third party driver was identified as the probable root cause of this system error.
It is suggested you look for an update for the following driver:
nvlddmkm.sys (NVIDIA Windows Kernel Mode Driver, Version 531.68 , NVIDIA Corporation).
Google query:nvlddmkm NVIDIA Corporation VIDEO_TDR_ERROR
 
O erro "nvlddmkm.sys" é um erro de (BSOD) relacionado ao driver de gráficos para placas gráficas NVIDIA. Esse erro é geralmente causado por um problema de hardware, como uma placa de vídeo com defeito ou um driver desatualizado ou corrompido.
Pode tentar os seguintes passos:
  1. Atualize o driver de gráficos: Visite o site da NVIDIA para baixar e instalar o driver mais recente para sua placa de vídeo. Certifique-se de escolher o driver correto para o modelo específico da sua placa de vídeo e para a versão do seu Windows.
  2. Se o erro começou a ocorrer após a atualização do driver de gráficos, pode tentar reverter para a versão anterior do driver para ver se o erro é resolvido. Para fazer isso, vá para o Gerenciador de Dispositivos, localize sua placa de vídeo, clique com o botão direito nela e escolha "Propriedades". Clique na aba "Driver" e, em seguida, escolha "Reverter driver" se a opção estiver disponível.
  3. Verifique problemas de hardware: Se atualizar ou reverter o driver de gráficos não resolver o problema, o problema pode estar no hardware. Pode tentar remover e reinstalar a placa de vídeo, verificar se há conexões soltas ou componentes danificados ou substituir a placa totalmente.
 
Isso são os drivers da gráfica, não sei se entretanto já actualizaste , mas há uns mais recentes

Faço os updates sempre pela GeForce Experience. Neste momento, segundo esse programa, tenho os driver mais actuais instalados.

O erro "nvlddmkm.sys" é um erro de (BSOD) relacionado ao driver de gráficos para placas gráficas NVIDIA. Esse erro é geralmente causado por um problema de hardware, como uma placa de vídeo com defeito ou um driver desatualizado ou corrompido.
Pode tentar os seguintes passos:
  1. Atualize o driver de gráficos: Visite o site da NVIDIA para baixar e instalar o driver mais recente para sua placa de vídeo. Certifique-se de escolher o driver correto para o modelo específico da sua placa de vídeo e para a versão do seu Windows.
  2. Se o erro começou a ocorrer após a atualização do driver de gráficos, pode tentar reverter para a versão anterior do driver para ver se o erro é resolvido. Para fazer isso, vá para o Gerenciador de Dispositivos, localize sua placa de vídeo, clique com o botão direito nela e escolha "Propriedades". Clique na aba "Driver" e, em seguida, escolha "Reverter driver" se a opção estiver disponível.
  3. Verifique problemas de hardware: Se atualizar ou reverter o driver de gráficos não resolver o problema, o problema pode estar no hardware. Pode tentar remover e reinstalar a placa de vídeo, verificar se há conexões soltas ou componentes danificados ou substituir a placa totalmente.

Infelizmente não consigo identificar a data exacta em que comecei a ter estes problemas. Secalhar vou ter que passar para o ponto 3 e assumir que há um problema na gráfica mesmo.
 
Bem, estive a fazer mais uns testes e as conclusões são as seguintes:

Fiz um fresh install dos drivers da grafica. Joguei cerca de 2 horas, e tive um crash diferente do descrito no post original, durante uma transição de ecrãs (entre o home screen e o draft de um MOBA, portanto, nem foi durante um periodo de utilização mais intesiva, graficamente): black screen total e reboot passado uns dois minutos. O log do WhoCrash mostrou isto:

On Fri 05/05/2023 23:29:10 your computer crashed or a problem was reported


Crash dump file: C:\Windows\Minidump\050523-7046-01.dmp (Minidump)
Bugcheck code: 0x116(0xFFFFBF0E32A6A460, 0xFFFFF80294243AC0, 0xFFFFFFFFC000009A, 0x4)
Bugcheck name:VIDEO_TDR_ERROR
Driver or module in which error occurred: nvlddmkm.sys (nvlddmkm+0x1073AC0)
File path:C:\Windows\System32\DriverStore\FileRepository\nvmdi.inf_amd64_29b69e720c94d54e\nvlddmkm.sys
Description: NVIDIA Windows Kernel Mode Driver, Version 531.79
Product: NVIDIA Windows Kernel Mode Driver, Version 531.79
Company: NVIDIA Corporation
Bug check description:This indicates that an attempt to reset the display driver and recover from a timeout failed.
Analysis:This is a video related crash. A third party driver was identified as the probable root cause of this system error.
It is suggested you look for an update for the following driver:
nvlddmkm.sys (NVIDIA Windows Kernel Mode Driver, Version 531.79 , NVIDIA Corporation).
Google query:nvlddmkm NVIDIA Corporation VIDEO_TDR_ERROR


Depois de ler mais umas coisas, nomeadamente sobre possíveis problemas térmicos, fiz um stress test à placa grafica usando o FurMark. O teste correu durante 20 minutos, sem problemas ou erros detectados, e com a temperatura máxima da grafica a chegar aos 69º. Não houve crash nenhum durante o teste, tudo normal. Contudo, mal sai do teste, passado 5 segundos, tudo frozen, tal como descrito no inicio desta thread. Não fiz nada, e passado uns 3/4 minutos, o PC fez reboot naturalmente. Fui ao WhoCrash e tinha os seguintes logs:

On Sat 06/05/2023 00:41:18 your computer crashed or a problem was reported


Crash dump file: C:\Windows\Minidump\050623-6875-01.dmp (Minidump)
Bugcheck code: 0x133(0x1, 0x1E00, 0xFFFFF807308FB320, 0x0)
Bugcheck name:DPC_WATCHDOG_VIOLATION
Driver or module in which error occurred: amdppm.sys (amdppm+0x2fa7)
File path:C:\Windows\System32\drivers\amdppm.sys
Description: Processor Device Driver
Product: Microsoft® Windows® Operating System
Company: Microsoft Corporation
Bug check description:The DPC watchdog detected a prolonged run time at an IRQL of DISPATCH_LEVEL or above. This could be caused by either a non-responding driver or non-responding hardware. This bug check can also occur because of overheated CPUs (thermal issue).
Analysis:This is likely caused by a hardware problem, but there is a possibility that this is caused by a misbehaving driver.
This bugcheck indicates that a timeout has occurred. This may be caused by a hardware failure such as a thermal issue or a bug in a driver for a hardware device.
Read this article on thermal issues
A full memory dump will likely provide more useful information on the cause of this particular bugcheck. The crash took place in a Microsoft module. The description of the module may give a hint about a non responding device in the system.


On Sat 06/05/2023 00:41:18 your computer crashed or a problem was reported


Crash dump file: C:\Windows\MEMORY.DMP (Full memory dump)
Bugcheck code: 0x133(0x1, 0x1E00, 0xFFFFF807308FB320, 0x0)
Bugcheck name:DPC_WATCHDOG_VIOLATION
Driver or module in which error occurred: amdppm.sys (amdppm+0x2fa7)
File path:C:\Windows\System32\drivers\amdppm.sys
Description: Processor Device Driver
Product: Microsoft® Windows® Operating System
Company: Microsoft Corporation
Bug check description:The DPC watchdog detected a prolonged run time at an IRQL of DISPATCH_LEVEL or above. This could be caused by either a non-responding driver or non-responding hardware. This bug check can also occur because of overheated CPUs (thermal issue).
Analysis:This is likely caused by a hardware problem, but there is a possibility that this is caused by a misbehaving driver.
This bugcheck indicates that a timeout has occurred. This may be caused by a hardware failure such as a thermal issue or a bug in a driver for a hardware device.
Read this article on thermal issues
The crash took place in a Microsoft module. The description of the module may give a hint about a non responding device in the system.


Que vos parece? Será mesmo uma questão de hardware? Limpeza (fiz uma superficial há uns 2 meses)? Temperatura? Mas se for este o caso, porque é que nao crasha nem freeza durante a utilização mais intensiva?

Obrigado, mais uma vez.
 
Temperatura não me parece.
Instala os últimos drivers da NVIDIA,esquece o GeForce experience.
Instala os últimos drivers de chipsets da AMD, principalmente aqueles que falem sobre power management que foi isso que estourou.
Faz um zip desse .DMP e partilha
 
Back
Topo