PlayStation Playstation Studios (SIE Worldwide Studios) - o que fizeram e andam a fazer?

Diversificado portfólio é o que a PS não faz.

Estou confuso. Num post estás a queixar-te de jogos que vendem pouco e no post seguinte estás a queixar-te por se focarem no que vende. Afinal, qual das duas é?

Matou jogos de família, não tem FPS, ok Destiny, matou segundo estúdio de simulador de carros.
Matou o seu open world, queres que continue?
Diversificar Remasters e Remakes? É isso que estamos a assistir.

Matou jogos de família porque foram um sucesso comercial ou porque ninguém ligou na era PS2 e PS3? Este tipo de coisas é a razão porque olho sempre de lado quem diz "tragam X franquia de volta". Tem FPS e Driveclub não era simulador nem o estúdio fazia simuladores.
Matou um jogo open world e nem foi a Sony mas sim a própria gerência do estúdio que não fez força para uma sequela. De qualquer forma, tens vários jogos open world first party.
Sackboy, Returnal, Astro Bot, Ratchet and Clank, Death Stranding, Helldivers, diversas experiências VR, etc. Se não ligares a tudo o que não é remaster ou remake, seja mais ou menos conhecido, seja do mesmo género ou não, tens razão.
 
Última edição:
Também não entendo essa de dizer que os jogos da Sony não são derivados. Independentemente do Horizon, Spider Man e Ghost of Tsushima serem jogos open world, são completamente distintos uns dos outros. Ou comparar God of War com Last of Us também completamente distintos, apesar de serem jogos mais cinematográficos.

Têm semelhanças? Sim têm, mas também há vários jogos de carros e isso não significa que sejam iguais.
 
Matou jogos de família porque foram um sucesso comercial ou porque ninguém ligou na era PS2 e PS3? Este tipo de coisas é a razão porque olho sempre de lado quem diz "tragam X franquia de volta". Tem FPS e Driveclub não era simulador nem o estúdio fazia simuladores.
Matou um jogo open world e nem foi a Sony mas sim a própria gerência do estúdio que não fez força para uma sequela. De qualquer forma, tens vários jogos open world first party.
Sackboy, Returnal, Astro Bot, Ratchet and Clank, Death Stranding, Helldivers, diversas experiências VR, etc. Se não ligares a tudo o que não é remaster ou remake, seja mais ou menos conhecido, seja do mesmo género ou não, tens razão.
Na PS4 havia jogos de familia, como o "Knowledge is Power" ou o "That's You". Até agora penso que não houve mais nada semelhante.
Não sei se ele se referia a este tipo de jogos ou a jogos rated para crianças.
 
Estou confuso. Num post estás a queixar-te de jogos que vendem pouco e no post seguinte estás a queixar-te por se focarem no que vende. Afinal, qual das duas é?



Matou jogos de família porque foram um sucesso comercial ou porque ninguém ligou na era PS2 e PS3? Este tipo de coisas é a razão porque olho sempre de lado quem diz "tragam X franquia de volta". Tem FPS e Driveclub não era simulador nem o estúdio fazia simuladores.
Matou um jogo open world e nem foi a Sony mas sim a própria gerência do estúdio que não fez força para uma sequela. De qualquer forma, tens vários jogos open world first party.
Sackboy, Returnal, Astro Bot, Ratchet and Clank, Death Stranding, Helldivers, diversas experiências VR, etc. Se não ligares a tudo o que não é remaster ou remake, seja mais ou menos conhecido, seja do mesmo género ou não, tens razão.
Erro meu, tinha ideia que a Evolution tinha feito os F1s e WRCs mas só fez WRC.
Em todo o caso era estúdio com boas mão em experiência fora do Asfalto, algo que o GT nunca conseguiu.
E perdeu-se a hipótese de continuarem a ter dois estúdios a produzirem jogos de carros.
Quanto ao open world falava no The Getaway, mais um IP perdido, que podia ter sido bem espremido.

FPS perdeste Killzone, Resistance, MAG,etc. TPS perdeu-se o Socom onde começaram as comunidades Online da PS.

Tens um estúdio que se está a virar para estúdio Marvel, que espero que não aconteça igual aos filmes, que já são tantos que não passam de medianos.

Como foi dito os de Família existiam também na PS4.

Não sabes se vendiam ou não, não tens atualmente os jogos e muitos foram perdidos na geração mais fraca a PS3.
Tens por exemplo o DriveClub que apesar de estar na Plus e primeiro ano foi o que foi, ainda vendeu 5M, mais que alguns títulos dessa lista.

É a minha opinião, acho que se tem perdido bons IPs e estúdios ao longo destes anos. Pode até ser a número um, mas também tem feito alguma má gestão nestes 2 pontos.
 
Não sabes se vendiam ou não, não tens atualmente os jogos e muitos foram perdidos na geração mais fraca a PS3.
Tens por exemplo o DriveClub que apesar de estar na Plus e primeiro ano foi o que foi, ainda vendeu 5M, mais que alguns títulos dessa lista.

Pelo que acompanhei, o DriveClub foi o jogo que deitou a baixo o lançamento do Plus na PS4, pois prometeram muitas coisas e o jogo precisou de mais um ano de desenvolvimento até ficar pronto.

O jogo foi lançado com pouco conteúdo, o estúdio arrebentou com o orçamento e ainda precisou de mais um ano até entregar o que foi prometido. Foi um grande jogo quando ficou pronto, mas falharam completamente os prazos e orçamentos.

Depois do estúdio ter sido fechado pela Sony, a Codemaster contratou grande parte da equipa e deu continuidade ao projeto que tinham, com nome Onrush (espécie de Motorstorm online por equipas) e o jogo foi um falhanço completo.

Penso que a Sony percebeu que o estúdio não tinha projetos de qualidade para oferecer e achou melhor encerrar do que ficar a ter prejuízos com lançamentos falhados.
 
Pelo que acompanhei, o DriveClub foi o jogo que deitou a baixo o lançamento do Plus na PS4, pois prometeram muitas coisas e o jogo precisou de mais um ano de desenvolvimento até ficar pronto.

O jogo foi lançado com pouco conteúdo, o estúdio arrebentou com o orçamento e ainda precisou de mais um ano até entregar o que foi prometido. Foi um grande jogo quando ficou pronto, mas falharam completamente os prazos e orçamentos.

Depois do estúdio ter sido fechado pela Sony, a Codemaster contratou grande parte da equipa e deu continuidade ao projeto que tinham, com nome Onrush (espécie de Motorstorm online por equipas) e o jogo foi um falhanço completo.

Penso que a Sony percebeu que o estúdio não tinha projetos de qualidade para oferecer e achou melhor encerrar do que ficar a ter prejuízos com lançamentos falhados.

Creio que entretanto, alguns dos developers trabalharam no Dirt 5 (a jogabilidade lembra muito o Driveclub).
Depois, perdi-lhes o rasto.

Voltando ao tema das vendas:


Detroit Become Human vendeu 9M de cópias.
Face aos últimos números adiantados, o jogo deve ter vendido 6M de cópias na PS4 e 3M no PC.

Uma pena o estúdio ter uma liderança tóxica e aparentemente a Sony ter cortado com eles. Não fui grande fã dos seus jogos na geração da ps3, mas o Detroit foi outra loiça.
 
Última edição:
Creio que entretanto, alguns dos developers trabalharam no Dirt 5 (a jogabilidade lembra muito o Driveclub).
Depois, perdi-lhes o rasto.

Voltando ao tema das vendas:


Detroit Become Human vendeu 9M de cópias.
Face aos últimos números adiantados, o jogo deve ter vendido 6M de cópias na PS4 e 3M no PC.

Uma pena o estúdio ter uma liderança tóxica e aparentemente a Sony ter cortado com eles. Não fui grande fã dos seus jogos na geração da ps3, mas o Detroit foi outra loiça.
Detroit é um dos meus jogos favoritos de sempre, deveriam lançar uma continuação. Ou então um novo IP.
 
Tens um estúdio que se está a virar para estúdio Marvel, que espero que não aconteça igual aos filmes, que já são tantos que não passam de medianos.

Ainda não respondeste à questão que fiz. Tu queixas-te que jogos como Death Stranding vendem pouco e logo a seguir queixas-te da suposta falta de diversificação, pese embora jogos como Death Stranding estejam lá exatamente para diversificar o portfólio. Qual das duas é?

De qualquer forma, se a Insomniac Games quer e está contente a fazer principalmente jogos Marvel, então, bom para eles. Não digo que não a bons jogos de super heróis. Por exemplo, um dos jogos que mais horas meti neste ano foi o Marvel's Midnight Suns e nem sequer ligo às comics deste grupo.

Não sabes se vendiam ou não, não tens atualmente os jogos e muitos foram perdidos na geração mais fraca a PS3.

Se vendessem, não teriam desaparecido. Tão simples quanto isto. Mesma coisa com outros IP's dessa geração entretanto mortos, tipo Resistance ou Motorstorm.

É a minha opinião, acho que se tem perdido bons IPs e estúdios ao longo destes anos. Pode até ser a número um, mas também tem feito alguma má gestão nestes 2 pontos.

Má gestão em alguns casos? Sim, inclusive dos próprios estúdios como no caso da Evolution ou Japan Studio. Mas também tens que colocar alguma culpa naquele tipo de jogador que anda pelos fóruns e redes sociais a pedir X franquia de volta ou X tipo experiência, mas quando chega a hora, não suporta lançamentos de qualidade daquilo que pediam. Foi assim com MediEvil, foi assim com Wipeout, e será assim caso façam um novo Ape Escape LittleBigPlanet, Wild Arms ou outro jogo de um outro qualquer IP adormecido/morto ou até mesmo de uma experiência não cinemática tipo Concrete Genie.
 
Anunciada nova parceria entre a PS e o Kojima para um novo jogo de espionagem.

CLAYDO2.png
 
Kojima é Deus. Mas pelo que entendi vai ser um jogo mas interativo com uma vertente para ser um filme. Um pouco confuso, mas vindo dele já espero de tudo.
 
Gostaria de ver os estúdios da Sony a recuperar alguns IP's anteriores, seja em remasters, sequelas ou remakes:

- Sly Cooper Collection - Um remaster 4k a 60fps
- Killzone - Remasters e potencialmente uma sequela caso corresse bem
- Rachet & Clank Collection - Remaster dos jogos PS2/PS3
- The Order - Sequela

Nenhum destes projetos teria de ter budget AAA (fora sequela Killzone, mas só se houvesse sequela), e poderiam ser feitos rapidamente.
 
Back
Topo