Procura de profissional audiovisual para trabalho de 3 dias.

D33P

Power Member
Eu penso que esta thread não viola os termos do fórum, se estiver enganado, peço à moderação que apague por favor.
Uma amiga minha precisa de ajuda e lembrei-me que provavelmente neste fórum ia conseguir ajudá-la.

Boa tarde.
Procuro profissionais da área audiovisual para a realização de um trabalho.
Estamos a planear um evento que consiste num ciclo de formação política com oradores e espaço para perguntas interativas.
O evento ocorrerá em três datas específicas: 2 de novembro, 9 de novembro e 16 de novembro.

A transmissão das sessões será realizada através da plataforma Zoom, com cada sessão tendo uma duração estimada de 3 horas, resultando em um total de aproximadamente 10 horas de conteúdo.
Para garantir uma transmissão de qualidade, estamos à procura de um profissional que possua o seu próprio equipamento, preferencialmente com microfone de lapela, uma câmara com capacidade de gravação de vídeo de alta qualidade e dispositivos que permitam uma transmissão suave através do Zoom.

Além da transmissão ao vivo, temos a necessidade de capturar o conteúdo das sessões para fins de edição posterior.
A edição consistirá principalmente na edição dos segmentos dos oradores e dos slides de apresentação. No entanto, não temos prazos definidos para a conclusão da edição neste momento.
Importante destacar também que as sessões serão todas em Lisboa, PORTUGAL.
Orçamento a ser discutido com o eventual profissional.

Têm alguma dica de onde posso encontrar algum profissional para tais efeitos?
Já tentei em sites de freelancing, mas não tenho obtido resultados.

Se quiserem podem enviar-me mp que eu partilho o contato dela.

Obrigado desde já a todos.
 
Da forma que apresentas o pedido, deixa-me que te diga, quem percebe do assunto não vai responder, já fiz muitas coisas desse estilo, e isso não é um “one man job”, precisas no mínimo duas pessoas, um operador de câmara e um técnico para estar no computador a gerir o streaming.

Depois levantam-se questões, vão estar pessoas a assistir ao vivo? Se sim precisas de um sistema de som que tem associado
um outro técnico para fazer o som, e fazer a passagem do som do streaming para a sala, etc.

Quando abordas e dizes que precisas de uma pessoa com para isto e que só tem de ter certo equipamento, os que percebem do assunto não vão responder.

Mais ainda, tu dás ênfase a ter uma câmara de muito boa qualidade, eu daria ênfase a ter um som de muito boa qualidade, a maioria dos problemas de streaming é som, podes ter uma imagem óptima, mas sem som, de nada te serve.

O que te recomendo é pedires alguém um serviço de streaming, dizes se tens público ao vivo ou não, e dão-te um orçamento e indicam que equipamentos fazem esse serviço.
 
Excelente feedback @Pedro_dias :) Por acaso eu li e surgiram-me logo uma série de questões, mas como não tenho experiência podia ser só nabice. Assim de cabeça pergunto-me também se não é relevante saber quantos oradores são por sessão e se é um cenário como se estivessem sentados ao PC ou não. Ligar um micro de lapela directo ao PC é fácil, qualquer um faz, ligar vários e/ou por wireless já não.
 
Sim @Rui Marto , é isso, por isso adverti que dizerem “só preciso daquilo”, quem o sabe fazer bem não responde.

É como nos dizerem, preciso de um fotógrafo, é para umas fotos, só tem de ter uma câmara com muita resolução e um flash, eu já nem respondia…

Não digam aos profissionais que equipamentos eles precisam ou não, digam o serviço que precisão, se o profissional/empresa, precisar de mais informações eles depois pedem os detalhes, mas por favor não digam que só precisam de uma câmara e um micro de lapela. Que só no micro de lapela pode estar a diferença de correr muito bem ou muito mal…
 
Pois, certo... Eu nunca tive um brief a dizer-me que equipamento usar. Dizem que foto querem, como se faz e o que preciso é comigo.

Há coisa de duas semanas tive que fazer um live stream para o Bali e as únicas complicações foram precisamente de ter um IT do cliente a ajudar-me com o setup. Ajudou imenso com a parte dos softwares, contas, links, etc, mas depois quando chegou à parte de ligar os equipamentos "ah, é só fazer isto" e nada funcionou. Isto porque estava habituado a lidar com malta do Earpod e webcam, como às vezes vemos nos telejornais. xD
 
Sim é sempre isso que acontece quando alguém diz que é só ligar as coisas e já está, não mencionei, mas já agora para um set up básico precisam:

Câmara + microfone + cabo hdmi ou sdi (sdi é preferível para distâncias grandes e de qualquer modo usem bons cabos) + placa de captura (as elgatu sao bastante conhecidas), pc.

Depois têm de ver dependo se é só um orador sem participação de público pode dar para ligar o micro a câmara directamente, caso contrário é preciso mais que um micro, mesa de som, programa de streaming tipo OBS (o vMix é o mais usado a nível profissional), saber configurar o som e o vídeo para não haver delays, saber com injectar conteúdos como PowerPoints ou vídeos nestes programas para aparecerem em simultâneo no streaming e no local caso haja um ecrã led ou projector.

Nisto digo que precisam no mínimo de três pessoas para tudo correr bem, uma pessoa para o som (ajustar níveis, micar os speakers, saber quando abrir e fechar os canais para não haver feedbacks no streaming), operador de vídeo, e técnico de audiovisuais para juntar tudo no programa de streaming e mostrando o que for necessário no momento certo.

Falta naquela pequena lista muito equipamento, por exemplo nem falei de iluminação, sem luz podem ter a melhor câmara do mundo, que não faz diferença
 
Por acaso, agora que falas nisso (não sei se usas Sony ou outra), mas tens experiência com placa de captura vs software de webcam (Sony Imaging Edge Webcam)? Ou seja, ligar via HDMI + placa de captura ou ligar via USB.
Encontrei que gravar externamente tem vantagens em qualidade vs gravação interna, mas não encontrei quais as limitações em modo webcam. Para este tipo de trabalho, seria menos uma "peça".
 
Por acaso, agora que falas nisso (não sei se usas Sony ou outra), mas tens experiência com placa de captura vs software de webcam (Sony Imaging Edge Webcam)? Ou seja, ligar via HDMI + placa de captura ou ligar via USB.
Epa eu isto não é o que faço a tempo inteiro, quando faço por norma sou operador de câmara, só aceito estes trabalhos quando tenho no meu trabalho principal (fotografia) algum tempo disponível.

Sobre webcams, nestes ambientes nunca se usa, o que alguns clientes pedem é a gravação da conferencia na integra, e ai é gravado o streaming em si, caso aja alguma videochamada é gravada por lá, fica tudo ali gravado, como backup, as câmaras têm cartão e fica lá gravada a conferencia toda também, caso a gravação principal tenha algum problema.

Por isso não te sei dizer, falei das placas da Elgatu que são bem conhecidas e do que já testei são boas, mas mais uma vez normalmente o que se usam são soluções da Blackmagic que dá para programar em rede, consegues ligar 4 ou 8 câmaras ou até mais e coisas assim.

Encontrei que gravar externamente tem vantagens em qualidade vs gravação interna, mas não encontrei quais as limitações em modo webcam. Para este tipo de trabalho, seria menos uma "peça".
Gravar externamente pode ter vantagens dependendo da câmara, por exemplo a minha Z7, não faz RAW internamente, mas se ligar um gravador externo já faz.

Aqui um gravador externo tipo Blackmagic ATEM ou Hyperdeck, permite-te gravar numa série de formatos, com série de compressões diferentes, a única desvantagem para quem não estiver habituado é, se num ATEM definires que a gravação é a 25p, ligas uma câmara a 60, ou 30, e não te vai sequer aparecer o sinal da câmara, se ligares uma que esteja a 50 funciona. Mas normalmente as câmaras já estão no modo certo, já que se grava e filma sempre da mesma forma.

A titulo de curiosidade as câmaras que tenho usado nestes eventos têm sido Sony XDCAM, ou linha de Broadcast, não sei dizer os modelos certos.


Já o audio é sempre o mais complicado, basta o orador sair do palco e ir para a frente das colunas que o técnico de som fica logo em pânico, ou uma videochamada que chega com o som demasiado baixo, ou a pessoa está sem auscultadores e começa o feedback. No audio, os micros é sempre tudo por wireless, e até me arrisco a dizer sempre Sennheiser, onde depois dependendo do tamanho do espaço espalham umas antenas para a regie nunca perder o sinal.

Na gestão de câmaras, injeção de conteúdo, mais uma vez, o vMix é o que vejo sempre a ser usado, acho que nunca vi outro, exceção se for só captura de imagem e som para emitir para YouTube e similares, nesses casos já vi usarem o OBS.

Mas voltando à tua questão e como referi num post antes, SDI, HDMI, e pronto USB. Com SDI nem sei qual é o limite de comprimento do cabo para não haver perdas de sinal, garantidamente acima dos 100m, HDMI já sabemos que a partir dos 5m mesmo os cabos bons não aguentam, e USB a único exemplo que posso dar, é com o cabo da tethertools que uso para tethering via Capture One, para fotos de 46mp demora uns 2 segundos a aparecer no pc, para gravação de video nunca usei.

Tanto o HDMI como USB é possível aumentar as distancias com soluções próprias para isso, mas nunca usei nem vi ser usado, la está é sempre cabos SDI, se não dão problemas, não se mexe.
 
Última edição:
obrigado a todos pelo vosso feedback.
a minha opinião é a vossa e já lhe tinha dito que que isto ia envolver muito mais do que pensavam.
 
Sobre webcams, nestes ambientes nunca se usa
Ah sim, claro... O que dizia era usar a A7rIII (ou no teu caso a Z7) como webcam (ou seja, por USB), não usar uma webcam em si.

e até me arrisco a dizer sempre Sennheiser
Curiosamente eu comecei por comprar lapela Sony e "shotgun" Rode, mas depois de testar vários modelos acabei com tudo Sennheiser. Mas não tenho nada wireless, também no meu caso não preciso. O stream que fiz foi com XLRs ligados a uma interface audio, visto que o som era crítico. E o software foi o StreamLabs (não conhecia). Pioneer (música), sennheiser, cabos XLR e uma interface PreSonus Studio, via StreamLabs/Youtube, curiosamente segundo eles foi o stream com melhor áudio até à data.

Mas voltando à tua questão e como referi num post antes, SDI, HDMI, e pronto USB. Com SDI nem sei qual é o limite de comprimento do cabo para não haver perdas de sinal, garantidamente acima dos 100m, HDMI já sabemos que a partir dos 5m mesmo os cabos bons não aguentam, e USB a único exemplo que posso dar, é com o cabo da tethertools que uso para tethering via Capture One, para fotos de 46mp demora uns 2 segundos a aparecer no pc, para gravação de video nunca usei.
Não conheço os SDI (não percebo nada de vídeo na verdade, sempre trabalhei só com fotografia). :) Por acaso tenho um HDMI de 15m da KabelDirekt e funciona bem mas nunca fiz gravação com ele, só para jogos. :D Tenho um USB-C deles de 2M que uso para tethering, mas é curto e também demora uns 2s a aparecer a foto. Comprei um Tethertools mas vi tanta queixa dos novos (USB-C a USB-C) que mudei de ideias e estou a ver se compro um Area51 USB-C em fibra óptica de 5m (~80-90€).
 
Ah sim, claro... O que dizia era usar a A7rIII (ou no teu caso a Z7) como webcam (ou seja, por USB), não usar uma webcam em si.

Eu percebi, e nenhuma das forma se usa.

Por acaso tenho um HDMI de 15m da KabelDirekt e funciona bem mas nunca fiz gravação com ele, só para jogos.
Esse caso já não deve ser passivo, deve ser um cabo activo/óptico ou algo assim do género.

Comprei um Tethertools mas vi tanta queixa dos novos (USB-C a USB-C) que mudei de ideias e estou a ver se compro um Area51 USB-C em fibra óptica de 5m (~80-90€).
Eu tenho o meu usb-c a usb-c já a vários anos, desde 2017 se não me engano, e normalmente não me dá problemas, as vezes, e é quando não tenho a câmara no tripé, e ando de um lado para o outro no estúdio a pc perde o sinal da câmara e tenho de desligar e voltar a ligar o cabo.

Nunca li queixas do cabo, que queixas já ouviste?

Dos AREA 51 descobri a marca o ano passado, e quando decidir comprar um cabo novo se calhar é deles que tenho visto bom feedback, nem sabia que eram ópticos.
 
Nunca li queixas do cabo, que queixas já ouviste?

Dos AREA 51 descobri a marca o ano passado, e quando decidir comprar um cabo novo se calhar é deles que tenho visto bom feedback, nem sabia que eram ópticos.
Vários fotógrafos que sigo mudaram por queixas de perdas de ligação a meio da sessão. Também encontras relatos do género nos comentários da Amazon, Reddit, DPReview e alguns grupos de FB. A explicação que vi é que com USB-C a USB-C algumas máquinas/PCs geram conflitos por causa do PowerDelivery e que meter um hub no meio pode resolver. Foi assim que descobri os Area51 e CobraTether, por causa da malta a mudar.
Isso e problemas com as GFX, mas aí já não me afecta. A Area51 nos cabos normais acho que avisava da incompatibilidade, mas parece-me ter actualizado recentemente a linha para os PRO+ que já são em fibra. O Groom Lake PRO+ (usb-c 5m em fibra) é mais 10€ que a versão normal e mais 25 do que tinha pago pelo Tether Tools (65€). Parece-me preferível.
 
Pois é isso que me acontece mas exclusivamente quando ando de um lado para o outro com a câmara, se calhar esse problema só ocorre com aquele micro movimentos que as vezes o cabo tem.

Uso um jerk stopper para impedir que existam pressões/movimentos bruços nas portas usb e não as ter a suportar o peso do cabo.

Mas devo tratar disso em breve, que quando estou sozinho no estúdio não dá problemas mas com clientes presentes e decide acontecer a câmara desconectar é chato
 
@Rui Marto sobre os cabos da AREA51, estive a pesquisar, e parece que há outras duas marcas, a Cobra Tether e LVNA que vendem os mesmos cabos.

Sendo que a Cobra Tether há a venda na amazon, sem ser vendido por terceiros, e os da AREA51 só encontrei numa loja da Lituânia, de onde até já mandei vir coisas, mas nem têm stock.

Da tua pesquisa sobre cabos para tethering e onde os viste a venda e sobre estas marcas viste algo negativo ou assim?


Do que percebi estes novos cabos, têm um chip para amplificar o sinal, e tem uma ordem específica para se ligar entre PC - câmara - ligar a câmara, não decorei a ordem, isto para ficarem só a funcionar como dados e não carregarem a câmara, é um processo a repetir se tivermos de trocar a bateria.

A tether tools pelo que vi, agora tem o mesmo sistema, antes tinham um booster externo, era tipo uma adaptador que se ligava entre os dois cabos, no entanto não fazem qualquer referencia aos equipamentos com que os cabos foram testados nem há sequência de conexão dos cabos entre pc e câmara.
 
Última edição:
Não, só ouvi bom feedback sobre as três, mas não sabia que eram os mesmos cabos. E também não tinha reparado que já havia Cobra à venda directamente pela Amazon.
Há depois outra marca, a CBUS, que vejo muito na Amazon mas é muito mais barata e já vi queixas também. A KableDirekt também tem a +-70€ na Amazon, mas apesar de ter muito boa experiência com eles, não é específico para isto.

Em relação a compra, acho que também tinha visto essa loja na Lituânia (photorig?), mas a que indicaram nos grupos foi a LSDigi, que neste momento para o Groom Lake PRO+ só tem em pack 2.
https://www.lsdigi.com/collections/...c-right-angle-to-usb-c-tether-cable-4-6m-15ft

Segundo o que aí está, o procedimento de ligar parece-me para quando se usa a extensão (até 20m ou lá o que é). Não reparei na parte de não carregar a máquina, até porque falam de "power bridge". Os fotógrafos que já vi BTS a usarem, as próprias máquinas não carregam por USB-C por isso também não lhes serve e usam baterias externas, mas a ser é chato (embora a bateria me dê para muitas fotos).
 
A LSDigi é no UK pelo que percebi, ainda era preciso contar com alfândega, ia ficar demasiado caro.

Também cheguei os KableDireckt, acho eu, pelo menos sei que vi uma do género e USB-C a USB-C, só tinham cabos curtos, para mim é um deal breaker, neste momento tenho o de 4,6m da tether tools e o proximo quero que seja maior, as vezes é curto, ou não sendo curto obriga-me a olhar para trás a ver se posso andar mais não, com um maior fico mais confortável.

Acho que vou mesmo mandar vir o cobra da amazon, se tiver algum problema, sendo vendido por eles, é fácil resolver e daqui a 15 dias vou ter um trabalho em que o ponho mesmo a prova.
 
Existe um de 5m também, mas se queres mais já não, só com extensores activos e coisas do género.

Depois conta como foi a experiência com os Cobra. De facto ser vendido pela Amazon facilita imenso a vida.

Entretanto o Capture One agora tem uma feature, o retethering, só para Canon e Nikon, que permite que o cabo ligue e desligue sem problema. Podes até desligar, ir mais perto para fotografar, depois voltar a ligar e o software vai buscar as fotos em falta ao cartão quando recupera a ligação.
 
Eu vi a live 🤫, não quero gastar mais dinheiro....

Entretanto já recebi o cabo da Cobra Tether, vou dar feedback no tópico no das novas aquisições ou de quiserem, crio um tópico sobre tethering, que este tópico não é sobre isso...

Mas pelo que testei hoje fiquei parvo, segunda já tenho resultados mais concretos e partilho a experiência. :001:
 
Back
Topo