PT Fibra Óptica

Boas a todos,
Esta semana passou ca em casa um agente da meo para fazer umas preguntas etc... e informou-me que a net por fibra ja foi puxada até aqui perto da minha casa num cruzamento que esta a cerca dums 300 metros desta povoação mas que só vai ser puxada até as casas la para o mes de marso porque estão a espera para partilhar com a vodafone...

Eu por curiosidade fui até ao tal cruzamento e estive la a ver os postes todos... a unica coisa que encontrei que pode ter a ver com internet foi isto... alguem que conheça mais do assunto que eu é capaz de me dizer se isto tem a ver com fibra...

Pois eu sei que normalmente pdo é uma caixa negra com letras vermelhas ma isto... ???
974667201409291321211.jpg


Desde ja obrigado por alguma resposta
Cumprimentos
 
Pois o cilindro até pode ser mas como percebo pouco disso... mas a caixa negra normalmente deve ter ums numeros e letras a vermelho e aqui são amarelhos...
 
De fibra também não percebo muito, mas esse cilindro é somente uma junção dos cabos para que a mesma esteja protegida de humidade etc. A caixa pequena é igual as que existem nas linhas telefónicas para se ligarem a casa dos clientes. Os fios que estão enrolados poderam ser de fibra mas pela foto não tenho a certeza absoluta. Cumprimentos
 
Última edição:
Pelo que me parece realmente será fibra os fios que estão enrolados. A caixinha e o cilindro pertencem a linha telefónica nada tendo a ver com os fios enrolados parece, mas não se percebe bem de onde vêem os fios. Cumprimentos
 
Última edição:
Pelo que me parece realmente será fibra os fios que estão enrolados. A caixinha e o cilindro pertencem a linha telefónica nada tendo a ver com os fios enrolados. Cumprimentos
Pois o cilindro até parece por as pesquizas que fiz um "torpedo" de fibra ftth (ou junta de fibra)... o cilindro parece estar ligado ao rolo que esta do lado equerdo...

Agora o que não consigo saber é se os torpedos tambem são utilizados para linhas telefonicas ou adsl...mas por as pesquizas que fiz parece que é esclusivo a fibra...

Vou esperar mais algumas opiniões
Cumprimentos e obrigado
 
Última edição:
Na minha zona só ha ADSL e tem vários cilindros como esses na junção dos fios. Mas possivelmente tambem devem ser usados em fibra. Os fios que estão enrolados parecem mesmo de fibra. Cumprimentos
 
isso que tens na foto é PD de cobre,ou seja sai daí o fio do cobre dessa caixa preta por exemplo para tua casa!normalmente essas JF são para ligação entre centrais!não me parece que seja para FTTH mas sim para FTTN!para teres certezas disso só se vires mesmo 1 PDO,ai sim de certezas que será FTTH!cumprimentos
 
A caixa cilindrica é para ligações de fibra, a preta mais pequena é a tradicional de cobre para ligações diretas às casas dos clientes.
Mas essa caixa cilindrica pode ser para dotar as centrais de cobre ai da tua localidade de uma maior largura de banda disponibilizando desta forma o serviço de IPTV através das tradicionais ligações de cobre, como pode ser apenas ligações de fibra para os postes de comunicaçãoes GSM.
Espera para ver, porque para ter fibra terão que criar uma rede de PDO junto às casas ou dentro dos prédios.
 
nem precisam de ser para serviço IPTV!existe muitos armarios que não DSLAM que estão ligadas por fibra tb!além de ter de criar PDOS terão de criar SROs ou a central ao qual está ligada terá já de estar preparada para serviço FTTH!Isto no caso de ser serviço para IPTV!Podem existir PDOS mas para bancos ou empresas e para moradas nicles!isto é muito complexo!se vires PDOS perto de moradias então sim terás sorte,de resto esquece...
 
A caixa cilindrica é para ligações de fibra, a preta mais pequena é a tradicional de cobre para ligações diretas às casas dos clientes.
Mas essa caixa cilindrica pode ser para dotar as centrais de cobre ai da tua localidade de uma maior largura de banda disponibilizando desta forma o serviço de IPTV através das tradicionais ligações de cobre, como pode ser apenas ligações de fibra para os postes de comunicaçãoes GSM.
Espera para ver, porque para ter fibra terão que criar uma rede de PDO junto às casas ou dentro dos prédios.

Obrigado pela resposta

Predios não sera... pois estou numa aldeia a ums 300 metros do tal cilindro

Se estou a compreender bem tanto pode ser para fttn para aumentar a largura de banda utlizando as ligações de cobra ja existentes até ao cliente final alimentando a central de cobre mais proxima...
Como tambem pode ser para ftth para enviar somente atraves de fibra até varios PDO's que servirão varias casa cada um...

Neste momento nem 1Mbps tenho com adsl...pois tive que optar por a NOS fixa 4G...

Mas tenho duvida que seja para uma central de cobre pois a central mais perto daqui esta quase a cinco km. no sentido oposto, Não teria logica puxarem a fibra até aqui para alimentar uma central que fico para tras...


(GSM não sera visto que ja tive confirmação de um agente da pt que la para o mes de avril-maio vamos ter IPTV aqui na povoação... mas claro demora sempre mais )

Cumps
 
Última edição:
nem precisam de ser para serviço IPTV!existe muitos armarios que não DSLAM que estão ligadas por fibra tb!além de ter de criar PDOS terão de criar SROs ou a central ao qual está ligada terá já de estar preparada para serviço FTTH!Isto no caso de ser serviço para IPTV!Podem existir PDOS mas para bancos ou empresas e para moradas nicles!isto é muito complexo!se vires PDOS perto de moradias então sim terás sorte,de resto esquece...
Obrigado pela resposta ja agora o que são "SROs"...?



Edit: não estava facile mas ja encontrei deixo aqui em caso que interesse algum outro nabo como eu em fibras opticas:



ELEMENTOS QUE CONSTITUEM UMA REDE FTTH:

CO (Central Office): É a central de onde partem os serviços e onde se localizam os equipamentos activos da cabeça da rede (OLT GPON) e o primeiro andar do splitting. Poderá ser colocada na central o segundo e mesmo o terceiro andar de splitting, para servir as UA’s localizadas perto da central.

Rede primária: É constituída pelos cabos primários, que são os cabos de f.o. que saem da central GPON (normalmente de 288 FO), até ao segundo andar de splitting.

SRO: Armário com as ligações previamente feitas a colocar na rua. Será o ponto onde serão colocados os splitters do segundo andar de splitting.

JSO: São juntas de ligação onde serão colocados os splitters do segundo andar de splitting. De acordo com a topologia a utilizar, será colocado o segundo andar de splitting num SRO ou num JSO, inclusivamente numa mesma área poderá dar-se a combinação de ambos.

Rede distribuição: É constituída pelos cabos de fibra óptica que unem o SRO/JSO aos PDO’s (ponto de distribuição óptica), contendo diversas caixas de juntas (JFO) que permitem que cheguem até todos os PDO’s.

JFO: Trata-se de uma junta de ligação sem splitters. Será utilizada para fazer juntas nos cabos de fibra óptica.

PDO: Ponto de distribuição óptica, é o ponto da rede a partir do qual sai o cabo de fibra óptica individual ou múltiplo (raiser).

Drop Cliente: É o cabo de fibra óptica que pode ser individual (um por cada assinante) ou múltiplo também denominado “raiser” que transportará todos os cabos pela zona comum do edifício (coluna montante) e nos andares que forem definidos serão extraídas deles as fibras de assinante correspondentes que serão unidas (numa caixa de juntas muito pequena e mediante junta mecânica) com um cabo individual que será o que vai chegar à casa do assinante.
 
Última edição:
Bom dia!! Nas zonas em que há partilha de fibra entre a PT e a Vodafone, cada empresa instala o seu PDO, certo?? Ou partilham também os PDOs?? Desculpem a ignorância...

Cumprimentos!!!
 
Alguem que perceba disto é capaz de me dizer porque em fibra optica eles deixam sempre dois grandes rolos de fibra ou até as vezes mais ao lado do cilindro (torpedo) no poste...
 
Back
Topo