Quanto ganha programador de Java?

Status
Fechado a novas mensagens.
Boas!

Para mim Engenharia de Software? De facto não posso falar muito sobre o assunto, o pouco que conheço deve-se às cadeiras que tive na faculdade e à experiência dos meus professores, no entanto a ideia que tenho quanto a isso é mesmo o desenho prévio de um software, isto é, pensar no projecto todo, esquematizar o mesmo pensando nas dependências e subpartes do mesmo de forma a quando for entregue aos programadores já seja só fazer a implementação do estruturado.

Existem muitas formas de fazer esse desenho, hoje em dia o UML é a linguagem da moda..., mas verdade seja dita, após um projecto ser BEM planeado em UML, o programador só tem de bater código, não precisa de pensar muito porque já houve quem o fizesse por ele ;)

Posso ter acabado de fazer um post disparatado, no entanto esta é a ideia que tenho de Engenharia de Software, bem que podia ir à wikipedia e ler primeiro para evitar algumas calinadas :P

Bem Heckel, era esta a ideia que eu tinha mais ou menos de uma engenheiro de software. Um responsável pela planificação, estruturação e execução de todo o processo de criação de um novo software. Diz-me só uma coisa, achas que um engenheiro de software não pode também desempenhar algumas funções ao nível da criação de código? Não sei, tipo, tu, como já terminaste eng Informática, qual é a área que te oferece mais prazer: estares a dirigir uma equipa e fazeres um bocado de trabalho burocrático, ou estar a escrever o código e ver aos poucos o teu software a ganhar forma?

Vá, cumps
 
Quando fiz uma cadeira relacionada com Engenharia de Software, parte do trabalho era fazer alguns dos algoritmos mais importantes em pseudo-código.

Quanto às minhas ambições..., neste momento estou a começar o Mestrado em Engenharia Informática, e as cadeiras que escolhi frequentar cá em Dresden são muito voltadas para as redes sem fios, Wireless, Computação Móvel e afins.

Quanto ao futuro, gostava mesmo de me lançar nesta área, mas mais na parte de implementação. Estou a adorar o que estou a aprender aqui no que respeita a Wireless Sensor Networks e de facto gostava de ter uma experiência nesta área, principalmente porque acredito que é uma área que vai ter bastante mais sucesso no futuro.

Não tenho planos de começar por cima, como tal, gerir equipas não faz parte dos meus planos no que respeita à vida real :P Quero ganhar experiência, e como tal, quero começar por baixo, ter alguém que me mande fazer e alguém que me dê formação.

Engenharia de Software é uma área de grande responsabilidade mesmo, e a meu ver só deveria tentar essa área quando já tivesse familiarizado com as necessidades do meu trabalho, não abandonar a temática (neste caso, poderia ser Wireless) mas sim transitar para Engenharia de Software.
 
Quando fiz uma cadeira relacionada com Engenharia de Software, parte do trabalho era fazer alguns dos algoritmos mais importantes em pseudo-código.

Quanto às minhas ambições..., neste momento estou a começar o Mestrado em Engenharia Informática, e as cadeiras que escolhi frequentar cá em Dresden são muito voltadas para as redes sem fios, Wireless, Computação Móvel e afins.

Quanto ao futuro, gostava mesmo de me lançar nesta área, mas mais na parte de implementação. Estou a adorar o que estou a aprender aqui no que respeita a Wireless Sensor Networks e de facto gostava de ter uma experiência nesta área, principalmente porque acredito que é uma área que vai ter bastante mais sucesso no futuro.

Não tenho planos de começar por cima, como tal, gerir equipas não faz parte dos meus planos no que respeita à vida real :P Quero ganhar experiência, e como tal, quero começar por baixo, ter alguém que me mande fazer e alguém que me dê formação.

Engenharia de Software é uma área de grande responsabilidade mesmo, e a meu ver só deveria tentar essa área quando já tivesse familiarizado com as necessidades do meu trabalho, não abandonar a temática (neste caso, poderia ser Wireless) mas sim transitar para Engenharia de Software.

Desejo-te então que tudo corra bem e que tenhas sucesso no futuro. Portanto, se bem entendi, queres trabalhar no ramo das comunicações sem fios, onde se incluí o wire less. Mas queres trabalhar como programador ou noutro tipo de função?

Vá, cumps
 
Estamos a desviar bastante o assunto do tópico..., espero que não levem a mal este offtopic :S

Eu quero trabalhar como programador dentro da área das telecomunicações sem fios ;)
 
Sim, tudo o que tenha a ver com wireless pareçe-me bom pois está mais do que claro que é o futuro...

DJ_Papa obrigado pelo post :) Afinal sempre havia muita informação sobre a minha pergunta hein :-D
 
Isso de facto foi bonito..., mas e objectivos?

Só fazer as coisas com base no presente e não ter objectivos, acho que não tem lá grande piada.

E quanto ao assunto em questão, wireless já é o presente ;) Mas com os avanços que se têm estado a fazer, parece que a tendência é para se manter um pouco pelo futuro dentro :)
 
Porque concori na 2 fase, e ja n havia vagas em lado nenhum. Claro que so pus feup e Isep e UMinho.

Não havia vagas no ISEP? eh!? Olha que pela tua média mericias bem mais andar aqui que alguns mancebos que cá andam

apesar da capacidade de uma pessoa nao medir-se em canudos, mas sim com aquilo que realmente sabe fazer, esse é um dos motivos pelo qual recomendo sempre tirarem um curso superior. Acontece tambem muitas vezes as pessoas andarem a fazer o mesmo trabalho de pessoas licenciadas e receberem bem menos.


O facto de não terem cursos superiores emprede a que se possam candidatar a certos empregos e auferir certos rendimentos...
 
Última edição pelo moderador:
Isso de facto foi bonito..., mas e objectivos?
'Objectivo' é um conceito diferente de 'tecnologia do futuro'. 'Tecnologia do futuro' é marketing puro, é querer vender qualquer coisa hoje com o pretexto que isso será o padrão no dia de amanhã. De flops destes está o 'mundo informático' cheio.

E quanto ao assunto em questão, wireless já é o presente
Não disse o contrário. Aliás, tecnologia sem fio já tem mais de 100 anos ;-)
 
"Em portugal não há quem ganhe mais do que os engenheiros de informática, a não ser os politicos"

Por isso, se fores engenheiro, podes vir a ganhar mt mais que 1000€. Eu sei que vi uma tabela, já não me lembro onde, mas penso que um programador sénior pode tirar por mês a volta dos 2000€. Claro que isto depende de X factores.
:zzz:

Que pena o teu post desnecessário de mentiras...Um piloto aviador na TAP ganha mais que um progamador informático sabias????não????
Ficas a saber.Sim sei bem o que digo o meu pai trabalha na TAP e eu seguirei o rumo
 
Quando fiz uma cadeira relacionada com Engenharia de Software, parte do trabalho era fazer alguns dos algoritmos mais importantes em pseudo-código.

Quanto às minhas ambições..., neste momento estou a começar o Mestrado em Engenharia Informática, e as cadeiras que escolhi frequentar cá em Dresden são muito voltadas para as redes sem fios, Wireless, Computação Móvel e afins.

Quanto ao futuro, gostava mesmo de me lançar nesta área, mas mais na parte de implementação. Estou a adorar o que estou a aprender aqui no que respeita a Wireless Sensor Networks e de facto gostava de ter uma experiência nesta área, principalmente porque acredito que é uma área que vai ter bastante mais sucesso no futuro.

Não tenho planos de começar por cima, como tal, gerir equipas não faz parte dos meus planos no que respeita à vida real :P Quero ganhar experiência, e como tal, quero começar por baixo, ter alguém que me mande fazer e alguém que me dê formação.

Engenharia de Software é uma área de grande responsabilidade mesmo, e a meu ver só deveria tentar essa área quando já tivesse familiarizado com as necessidades do meu trabalho, não abandonar a temática (neste caso, poderia ser Wireless) mas sim transitar para Engenharia de Software.


o que aconteceu à treta da inteligência artificial? :lol:
 
A treta da inteligência artificial está em todo o lado :P

Salvo erro, quando abri aquela thread estava a ponderar que mestrado deveria escolher..., de facto adoro inteligência artificial, no entanto optei por seguir o Mestrado Genérico..., se me quiser especificar em algo, posso fazê-lo mais tarde. Quero ganhar alguma experiência laboral antes de pensar em especializações que podem resultar em dinheiro desperdiçado.

Neste momento tenho de adaptar os meus recursos à minha vida profissional ;) E quando disse que estava a pensar em seguir a área da Computação Móvel..., referia-me mesmo a algoritmos e afins, diz-me lá que não há IA nisto? :P
 
:zzz:

Que pena o teu post desnecessário de mentiras...Um piloto aviador na TAP ganha mais que um progamador informático sabias????não????
Ficas a saber.Sim sei bem o que digo o meu pai trabalha na TAP e eu seguirei o rumo

Um Engº Informático se passar tanto tempo e tão longe fora de casa como um piloto da TAP ganha mais... ou então não...
 
Então e quanto é que ganha um programador Java? :)

Bem, como já foi dito aqui várias vezes, é bastante relativo. Assim como é bastante relativo a questão de só os politicos e os pilotos da TAP ganharem mais. Eu conheço comerciais que fazem o dinheiro de um mês num dia, e não é preciso grande canudo para isso. Basicamente é preciso assertividade, perseverança e, como em tudo, gosto pelo que se faz.

Mas respondendo parcialmente à pergunta. Um júnior, acabadinho de sair da faculdade ou de um curso técnico niv IV consegue 900€ limpos no primeiro ano. Se tiver jeito, se for proactivo e se o patrão até reparar, ao final de 2 anos está a ganhar 1200/1300€. Os escalões são importantes. Um programador sénior é capaz de ganhar perto de 1500€ mais coisa, menos coisa a trabalhar para outrém. Mas existem analistas programadores, orgânicos, funcionais, consultores, chefes de projecto, etc etc, que são categorias onde podes ganhar mais. Claro que não vais para uma empresa directamente para analista funcional ou chefe de projecto, a não ser que já tenhas desempenhado essas funções numa outra empresa.

A informática é como qq outra área técnica, e neste caso, numa empresa média não se ganha nada mal, pelo menos em lisboa. Contudo muito, mas muito abaixo dos ordenados que se praticam no resto da Europa, além de que os escalões são mto mais para ingles ver do que para cumprir. Aqui um analista pode programar e um programador pode facilmente fazer análise, as funções não são tão estáticas. Lá fora a tendencia é para separar mais as coisas e cada um desempenha a sua função. Existe quem desenhe, quem gere e quem executa, mas cá só vais encontrar isso em grandes projectos ou em empresas com um espirito mais cuidado. Mas se não fores tu a procurar a sorte, estás tramado. Ah, a recibos verdes, como free lancer ganha-se mto mais, mas n te esqueças de que para fazeres isso convém teres já uma certa experiencia na area, além de que te obriga a fazer uma ginastica mental de quanto é que vais realmente ganhar. 1000€ limpos a contrato são mto mais interessantes que 1500 a recibos verdes.
 
olha, mais um da fctuc-dei. Já fizeste sist distribuidos? int sistemas está em grande parte relacionada com sd nao? estou tentado a meterme nessa cadeira juntamente com estagio po prox ano, logo verei. tou com medo é q me meta com 1 grupo q n trabalhe e depois me lixe, infelizmente existe muito essa mentalidade nas universidades.

Na exame Informatica do mes passado estão os ordenados medios em PT para a área das TI no ano de 2006.

Programador - Experiencia 2-5 anos:
Lisboa: 21000
Porto: 17000

Experiencia 5-10 anos:
Lisboa: 26000
Porto: 21800

Valores de ordenado anuais claro.

Depois tem tb Programados analista, administração de sistemas, administrador base dados, gestor redes e comunicações, arquitectura soluçoes, system manager, director informatica.
Quem quizer mais informação que compre a revista.

Eu actualmente tou no 4º ano de Eng. Informatica a tirar mestrado em Eng. Software e Sistemas de Informação. Modelo Bolonha.
Espero demorar talvez mais 2 anos para acabar o curso.
Media de Lei ate agora 13.1 e faltam-me 6 cadeiras para acabar Lei, mas ja tenho este semestre 4 cadeiras de Mestrado.
O curso é mesmo muito puxado. É preciso saber de tudo um pouco. Programar por programar não é nada. Dominar muito bem uma linguagem não é nada. O importante é perceber os mecanismos de funcionamento e claro perder horas e horas em projectos.

Por exemplo na cadeira de Integração de Sistemas (talvez a cadeira mais difcil de todo o curso) tive que despender 61h so no segundo projecto. Somos 3 a fazer o projecto o que deu um total de mais de 180h no esforço dos 3. E tivemos somente 3 semanas para o fazer porque ao longo do semestre são 4 projectos para fazer á cadeira.
Claro que a somar a esta cadeira tenho mais 5 (todas com outros projectos, fichas e testes), apesar de ja ter desistido de uma porque simplesmente Integração de sistemas vale por 2 ou 3 cadeiras das "normais".

Por isso ja tão a ver. É preciso é esforço e dedicação. Os genios do 12º podem chegar e espalhar-se, tal como os mediocres do 12º podem ir fazendo a coisa direitinha.
 
olha, mais um da fctuc-dei. Já fizeste sist distribuidos? int sistemas está em grande parte relacionada com sd nao? estou tentado a meterme nessa cadeira juntamente com estagio po prox ano, logo verei. tou com medo é q me meta com 1 grupo q n trabalhe e depois me lixe, infelizmente existe muito essa mentalidade nas universidades.

Sim ja fiz Sistemas distribuidos (com 13 acho eu) e sim é muito mais difícil que sistemas distribuidos.
No 1ª projecto é manipulação de XML, XSD, etc
No 2º projecto tens que integrar uma aplicações:
base de dados (MySQL ou Hybernate ou oracle) + JSP (java server pages) + Webservices 1ª geração (Jax-WS ou Jax-RPC) + EJB 3.0 (Enterprise Java Beans) tudo integrado num servidor Jboss 4.2xx+ Eclipse ou no Servidor da Sun + NetBeans.
No 3º projecto é quase o mesmo que o anterior com o Bpel para gerir uma catefrada de Webservices.

O 4º projecto felizmente o professor teve pena de nós e cancelou pq o projecto 1 + 2+ 3 passou de longe o numero de horas de trabalho previstas.

E precisas de um bom grupo de quase obrigatoriamente 3 pessoas (dito pelo professor), senao é quase impossível dar conta do recado.
 
Nenhum engenheiro ganha grande coisa (e em engenheiro estou a incluir electrotécnicos, informáticos, programadores, mecânicos, o que vocês quiserem). É claro que ganha bem mais que a média nacional mas ninguém fica rico ou algo que se pareça a ser um engenheiro (ou seja a fazer engenharia, aplicar tecnologia)

Se querem ganhar mais como engenheiros tem que ser absurdamente bons no que fazem (salientar o absurdamente) ou fazer algo absurdamente específico (salientar o absurdamente).

Ou então deixam de ser Engenheiros no sentido de quem faz trabalho de engenharia e passam a ser outra coisa qualquer que só uma pessoa com formação em Engenharia pode fazer mas que não é Engenharia (como ser comercial de determinados produtos por exemplo). Aí sim podem ganhar melhor.
 
:zzz:

Que pena o teu post desnecessário de mentiras...Um piloto aviador na TAP ganha mais que um progamador informático sabias????não????
Ficas a saber.Sim sei bem o que digo o meu pai trabalha na TAP e eu seguirei o rumo

Que pena é o teu post todo maniento! Se a mania fosse porcaria estavas cheio dela! O rapaz questiona aqui uma pergunta e tu vens logo armar-te em campeão!

Depois destas coisas tristes e passando ao assunto, pelo que li aqui deixem-me acrescentar-vos que independentemente de ser o eng. que for é óbvio que tem sempre mais rendimento para a empresa, neste caso o empresário em causa, ou director ou administrador, como preferirem, mas falando na generalidade, os engs. informáticos até que nem ganham mal, mas mesmo assim os engs. civis ainda são aqueles que conseguem ter um bom ordenado, ainda acima dos informáticos, isto em muitas situações.
 
"Em portugal não há quem ganhe mais do que os engenheiros de informática, a não ser os politicos"

não vou comentar... é triste... ou melhor não vou comentar nenhuma tristeza dita (escrita) anteriormente.


Quem ganha mais, quem ganha menos... horas de trabalho, horas extra, férias, stress...
Engº Infor... :lol:, deixa-me rir.... ao fim de dez anos estão corcundas, cansados, olhos esbugalhados... porra não não é vida para mim...
Engº Civil...:lol: 4 anos a aprender calhaus... portanto é um responsavel de obra com camisas da lacoste.... porra não não é vida para mim...

Engº de coisas... :lol:... não...

Cirugião, passar a vida dentro de uma bata a limpar a maravilha que o organismo faz...
advogado, passar a vida a ouvir os problemas dos outros, não obrigado

todas estas profissões não têm horário... e a mulher, e os filhos... para quê!??!? não compensa...

quem ganha mais... tudo depende de um factor... se es um profissional competente na empresa certa a trabalhar para o patrão certo... so...

Mas isto não existe....
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo