Quantos e-mail usam?

Liliana87

Power Member
Boa tarde, estou numa de organizar melhor os e-mails que recebo ( basicamente tenho 2 emails para tudo).

E gostava de saber quantas contas de e-mail tem e para o que usam.

Pensei em 3

1. Só para contactos tlm/emails pessoais
2. Para contas que lide com dinheiro (bancos e lojas online, etc)
3. para jogos, filmes e redes sociais,etc.

Estou a pensar bem?

Tenho uma dúvida, é possível usar uma conta Gmail para usar por exemplo no gamepass?

Ou e possível também usar uma conta Outlook para o YouTube?

Obrigada
 
Última edição:
Utilizo apenas uma conta de e-mail.

Mas tenho dois domínios próprios que utilizo para registos em todas as contas que crio. Um para contas menos importantes e outro para assuntos mais sérios como finanças, banco, médico, etc.

Exemplo: o e-mail de registo aqui no fórum é [email protected]. O e-mail de registo no site da Nike é [email protected]. Na Amazon é [email protected]… etc.

Todos eles redirecionam para o meu e-mail [email protected] e esse não é conhecido por ninguém.

Utilizei serviços como Firefox Relay, Simple Login, AnonAddy, DuckDuckGo E-mail Protection… mas preferi comprar dois domínios. Para o meu tipo de utilização é a melhor alternativa.
 
Isso e interessante. Mas no geral como e que isso se faz? Crio um email ou 2, vamos supor.
Vou a domínios.pt e com os domínios criados como e que faço o direcionamento das contas reais para esses domínios?
 
O primeiro passo é comprar um domínio. Funciona basicamente em regime de aluguer por um período máximo de 10 anos. É possível comprar por um ano, dois anos, três anos, … até dez anos. Sendo possível a sua renovação. Eu comprei os meus no Namecheap.

O segundo passo é ter um e-mail num serviço que permita a utilização de domínios próprios. No meu caso, estou a utilizar o Skiff Mail. A utilização de um domínio é gratuita. Mais do que um, só com subscrição paga.

Terceiro passo - e utilizando o meu exemplo - consiste em configurar tanto no Skiff Mail como no Namecheap o domínio. A partir daí, está pronto a utilizar. Há depois algumas nuances que dependem do tipo de utilização. Eu tenho configurado um catch-all no domínio secundário (o que utilizo para contas menos importantes). Significa que qualquer e-mail enviado para o domínio em questão, vem parar à minha caixa de entrada. Seja [email protected], [email protected] ou [email protected], eu vou sempre receber. É útil quando vou a uma empresa ou loja qualquer e me pedem o e-mail. Normalmente digo [email protected]. Caso comecem a enviar muito SPAM, crio uma regra para que todos os e-mails enviados para [email protected] sejam automaticamente apagados. Mas isto são processos que vão sendo melhorados com o tempo em função do tipo de utilização que se pretende.

Obviamente que esta é uma versão muito resumida mas creio que dê para entender os traços gerais de como proceder.

A grande vantagem de um domínio próprio é - para mim - a possibilidade de alterar o servidor de e-mail sem que seja necessário atualizar o e-mail em todas as contas. Por exemplo, estou a utilizar como servidor de e-mail o Skiff. Se quiser mudar para o Proton Mail posso fazer a “portabilidade” do meu domínio. Aos olhos de quem tem o meu e-mail, nada aconteceu. O e-mail continua a ser [email protected]. O serviço de e-mail que o está a gerir é que deixou de ser o Skiff Mail e passou a ser o Proton Mail.

Todo este processo é demorado e trabalhoso. Implica mudar o e-mail em todas as contas que utilizamos. Depois de estar feito, não há nada mais fácil de gerir.
 
O primeiro passo é comprar um domínio. Funciona basicamente em regime de aluguer por um período máximo de 10 anos. É possível comprar por um ano, dois anos, três anos, … até dez anos. Sendo possível a sua renovação. Eu comprei os meus no Namecheap.

O segundo passo é ter um e-mail num serviço que permita a utilização de domínios próprios. No meu caso, estou a utilizar o Skiff Mail. A utilização de um domínio é gratuita. Mais do que um, só com subscrição paga.
Uma pequena questão: ter o mail num desses domínios diminui de alguma forma a segurança? Em comparação, por exemplo, com ter apenas uma conta paga Proton com possibilidade de ter vários endereços?
 
Uma pequena questão: ter o mail num desses domínios diminui de alguma forma a segurança? Em comparação, por exemplo, com ter apenas uma conta paga Proton com possibilidade de ter vários endereços?
Não.

Eu poderia ter o meu domínio alojado no Proton. Simplesmente prefiro o Skiff (de momento).
 
Eu poderia ter o meu domínio alojado no Proton. Simplesmente prefiro o Skiff (de momento).
Talvez não me tenha explicado bem, por ser um bocado noob nesta área.

O que queria dizer é, tendo um domínio + serviço de email não se passa a ter dois vectores de ataque em vez de um?
Esse domínio pode ser mais facilmente atacado do que ter apenas conta no Proton ou Skiff? Posso estar a fazer uma pergunta descabida, não sei.
 
O raciocínio é compreensível.

Tendo por base os serviços que estou a utilizar de momento:

- O login no Skiff é efetuado através do username Skiff. Encontra-se devidamente protegido com uma password única e 2FA. Este username é exclusivamente conhecido por mim apenas.
- O login no Namecheap é efetuado através do username Namecheap. Encontra-se devidamente protegido com uma password única e 2FA. Este username é exclusivamente conhecido por mim apenas.

Não é possível efetuar login no Skiff com qualquer e-mail do meu domínio. Para gerir o meu domínio, é necessário acesso tanto ao Skiff como ao Namecheap. São de facto dois vetores de ataque, mas o mais sensível é o e-mail visto que é possível recuperar a password de acesso ao Namecheap através do e-mail. Mas eu sou o único que conhece o username do Skiff, não é público e nunca foi utilizado em nenhuma outra conta minha.
 
Essa abordagem é mesmo muito interessante... contudo:

uma vez que esse skiff tem versão gratuita, não te preocupa que um dia fechem a torneira?

Digo eu que sou utilizador do GMAIL...
 
Essa abordagem é mesmo muito interessante... contudo:

uma vez que esse skiff tem versão gratuita, não te preocupa que um dia fechem a torneira?

Digo eu que sou utilizador do GMAIL...
Não.

Por dois motivos:

1. Exporto todos os meus e-mails semanalmente (as noites de Domingo são normalmente reservadas para cópias de segurança de tudo o que considero importante, não apenas e-mails) para o meu armazenamento local. Se forem e-mails importantes, exporto no momento. Mesmo que perca alguma informação, nunca será algo que não passe bem sem ter.
2. O facto de utilizar domínios próprios permite-me a qualquer momento configurar os meus domínios noutro servidor de e-mail (Proton Mail e Tutanota são as duas alternativas que considero viáveis para mim) e continuar a receber e-mails normalmente.
 
Domínio é uma coisa e servidor de email é outra. São dois serviços separados. Convém ter uma autenticação forte nos dois, se possível com MFA.
O @Dogzilla usa uma estratégia muito interessante, boa e segura. Eu uso uma idêntica com domínio próprio.
Ainda recentemente mudei o meu domínio da dominios.pt, por serem muito caros e terem uma interface de gestão tão fraca como o suporte.
Ao nível da segurança dos emails uso um serviço pago (MS365) mas é idêntico e mudei o domínio para a OVH em menos de 1 hora.
Todos os meus emails estão conforme SPF, DKIM e DMARC, o que dá muitas garantias a quem os recebe e muito dificilmente serão considerados SPAM.
Contribuição 5* @Dogzilla
 
Boa noite malta,

Obrigado desde já pelas dicas, estou a começar uma pequena empresa de design e para já o objetivo é ter os menos custos possivel, decidi seguir a abordagem do @Dogzilla, estive a comparar preços e por acaso também acabei por comprar o dominio no namecheap, foi o que me deu menor valor.
Para servidor de email usei também o Skiff por oferecer um plano grátis para quem precisa de só 1 dominio de momento.
Próximo passo vou ponderar se uso as aplicações que o Skiff fornece ou configuro para usar a app do Gmail
 
Boa noite malta,

Obrigado desde já pelas dicas, estou a começar uma pequena empresa de design e para já o objetivo é ter os menos custos possivel, decidi seguir a abordagem do @Dogzilla, estive a comparar preços e por acaso também acabei por comprar o dominio no namecheap, foi o que me deu menor valor.
Para servidor de email usei também o Skiff por oferecer um plano grátis para quem precisa de só 1 dominio de momento.
Próximo passo vou ponderar se uso as aplicações que o Skiff fornece ou configuro para usar a app do Gmail
De momento já não utilizo o Skiff mas é sem qualquer dúvida o mais completo plano gratuito disponível no que toca a serviços de e-mail encriptados. Continuo a recomendar para quem procura uma alternativa gratuita.

Estou com Proton Unlimited porque utilizo todos os serviços disponíveis: Mail, Drive, VPN, Pass, Calendar e Simple Login.
 
Back
Topo