Recomendação de máquina fotográfica

Asustek27

Power Member
Boa noite. Estou a pensar investir numa máquina fotográfica usada e precisava da vossa ajuda na escolha. Em baixo deixo o questionário.

  1. O QUE: Máquina fotográfica
  2. POR QUANTO: 100€
  3. PARA FAZER O QUE: Desporto, principalmente futebol.
  4. PARA USAR ONDE: Exteriores de dia e de vez em quando alguns exteriores de noite com iluminação do estádio.
  5. COMO ÉS: Casual.
  6. JÁ TENS: Uma velhinha Sony DSC-W55 onde talvez dê para aproveitar os cartões de memória caso a sugestão passe por uma outra Sony.
  7. COMO É A TUA "REDE": Não usam máquinas, apenas fotografias de telemóvel.
  8. ONDE COMPRAR: Sites de classificados assim que surgir uma boa oportunidade.
Estive a ver algumas máquinas dentro do orçamento e deparei-me com a Canon 1000D, Nikon D3100 e Sony HX300. Serão boas opções para aquilo que pretendo? Obrigado!
 
A Sony. É a única que não é uma DSLR, é a única que vai aos 1200mm (a menos que penses investir o preço de um carro em lentes) e relativamente luminosa.

Claro que depois perde noutros pontos, especialmente na qualidade, mas custo vs o que faz nesse contexto é 10-0.

Os corpos DSLR são "carotes", as lentes rebentam a escala. E nenhuma DSLR de baixa gama com a lente de kit vai fazer grande coisa a fotografar desporto a menos que estejas dentro do campo e os jogadores mais ou menos sossegados. Mesmo que tenhas luz suficiente para fotografar sem uma lente luminosa, o autofocus não acompanha.
Ao fim do dia vais gastar dinheiro e vais ficar frustrado porque não vais conseguir muito melhor do que com o telemóvel.

PS: O AF da Sony provavelmente também não acompanha para fotografar desporto, mas pelo menos não precisas estar dentro do campo.
 
Muito obrigado @Rui Marto pela tua opinião. Sendo eu um leigo na matéria e o orçamento baixo, é sempre importante trocar impressões com quem percebe do assunto antes de investir. Apesar das limitações óbvias da máquina Sony, achas que ela é capaz de conseguir fazer algumas fotografias focadas mesmo que haja algum movimento dos jogadores? Vi algumas fotografias publicadas na Internet tiradas com essa câmara em rugby e pareceram-me bem.
 
Muito obrigado @miguelbarroso. Na maioria das vezes os jogos são de dia. Pode estar chuva ou nevoeiro mas isso já não será um problema tão chato de contrariar. Das poucas vezes que será à noite tenta-se "remediar" porque o orçamento é baixo para o efeito.
 
Se a Sony vai fazer sempre tudo bem? Não, de forma nenhuma. No geral vais precisar de muita luz. Mas melhor ou pior vai fazer mais do que as outras fazem. O que quero dizer com isto é que se calhar vais ter tecnicamente menos qualidade, mas pelo menos consegues tirar a foto enquanto as outras não.

Para te dar um exemplo, a minha A7rIII com a 35mm 1.8 são quase 3000€ de equipamento e rebenta certamente em qualidade com mais de metade das máquinas no mercado, mas se me puser a fotografar um jogo de futebol garanto-te que não sai uma foto que se aproveite.

As DSLR na sua base são muito mais limitadas, têm é capacidade de acrescentar todo o tipo de lentes e acessórios para fazer tudo e um par de botas, mas isso implica investimento, muito investimento mesmo.
Se quiseres ter uma ideia, o mínimo seria um desses corpos e terias que juntar uma lente tipo 70-300, que por muito fraca que seja, tenho ideia que são pelo menos uns 200€ usada.
 
O mais importante é que das 100/200 fotos por jogo se consiga aproveitar umas 10/20. Se estiverem bem focadas, mais tarde pode-se fazer uma pequena edição para reforçar um bocado as cores.

Neste mundo fotográfico e apesar de não perceber muito do tema já tinha ficado com a ideia que para fazer alguma coisa bem é preciso investir. O problema é que querem milagres sem investimento. Depois é normal que notem que a qualidade fique aquém das expectativas. Seja como for e para uma experiência inicial vou estar atento aos sites de classificados e ver se aparece uma boa oportunidade de negócio. Acredito que fico bem servido com a Sony e já se vão notar melhorias evidentes.
 
Não é preciso investir assim taaantoo... Há é que faz cedências. Queres algo que faça muito e barato? Então perdes qualidade e afins. Queres algo com qualidade e barato? Então não faz muita coisa. Queres algo que faça muita coisa e bem? É melhor ligar à Cofidis. :D Mas com investimentos médios, tipo 600/700€ já se faz muita coisa de forma aceitável. Com 100€ é que definitivamente não.

O grande ponto aqui é que com DSLRs e lentes de kit, se estiveres por exemplo na bancada, com o zoom no máximo vais ainda apanhar tipo metade do campo de futebol. Não consegues tirar foto tipo a um jogador ou algo assim. Mesmo que estejas junto à linha, diria que precisas de uma focal tipo 100mm no mínimo para tirar uma foto de corpo inteiro a um jogador.

Algo tipo isto requer estares muito perto ou uma focal elevada.

BSO-Home.jpg


Sem uma focal mais elevada, só deves conseguir algo estilo isto (um pouco mais aproximado talvez):

general-view-during-the-premier-league-under-16-schools-cup-for-girls-picture-id471797508
 
Tudo tem o seu valor e não há milagres quando o investimento é baixo...

Faz sentido aquilo que descreves. A maioria dos jogos vão ser fotografados em casa. Tendo em conta a dinâmica do estádio, consigo estar na bancada a 5m do relvado e quando as jogadas andam mais próximas da linha lateral devo conseguir bons momentos. É importante haver um pouco de tudo, dinâmicas mais individuais e outras mais gerais. O mais importante para mim é a focagem, a máquina ser capaz de captar aquele momento naquele instante e isso parece-me que dá.
 
Acho que grande parte dos telemóveis hoje em dia já têm câmaras ao nível de uma de 100€...
É um valor muito baixo para uma maquina fotográfica, consegues uma compacta e de gama média-baixa...
 
A vantagem da câmara em relação ao telemóvel é a facilidade de uso e a rapidez de ajuste/disparo. Claro que os telemóveis atuais são fantásticos mas ainda assim preferia uma câmara (mesmo que já tivesse uns bons anos de existência) e fizesse aquilo que pretendo.
 
A vantagem da câmara é efectivamente ter uma lente e normalmente zoom óptico.

Acho que grande parte dos telemóveis hoje em dia já têm câmaras ao nível de uma de 100€...
É um valor muito baixo para uma maquina fotográfica, consegues uma compacta e de gama média-baixa...
Não, nem pouco mais ou menos. Há muitas comparações online e maioria é a atirar areia para os olhos, com comparações em baixa resolução ou em cenários que são favoráveis aos telemóveis. Até já vi iPhones e Galaxys vs máquinas profissionais, o que é surreal.
Em certas situações os telemóveis levam vantagem, até porque fazem processamentos que as máquinas não fazem, mas em muitas outras é apenas pouco perceptível para o público não-aficionado/leigo que o telemóvel é pior.
Basta pensarmos que a maioria dos telemóveis tem uma lente de plástico fixa e fazem "zoom" digital (ou seja, crop e upscale). Logo aí, qualquer coisa com zoom óptico ganha logo (a menos que tenha uma lente vergonhosa). Por isso nas médias e altas gamas dos telemóveis já se esforçam para ter zoom óptico ou então metem várias câmeras com zooms diferentes para evitar zoom digital.

Um amigo meu há tempos comprou um P40 ou P50 e andava todo contente porque gosta de fotos. Eu costumava passear com uma S9100 que me custou 200€ em 2011! Fizemos vários "lado a lado" e estivémos sempre de acordo que a máquina era melhor, especialmente qualquer coisa que estivesse distante, visto que a máquina tem 18x de zoom e uma focal máxima de 450mm.

Tudo tem o seu valor e não há milagres quando o investimento é baixo...

Faz sentido aquilo que descreves. A maioria dos jogos vão ser fotografados em casa. Tendo em conta a dinâmica do estádio, consigo estar na bancada a 5m do relvado e quando as jogadas andam mais próximas da linha lateral devo conseguir bons momentos. É importante haver um pouco de tudo, dinâmicas mais individuais e outras mais gerais. O mais importante para mim é a focagem, a máquina ser capaz de captar aquele momento naquele instante e isso parece-me que dá.
Nenhuma dessas máquinas vai ter uma focagem brilhante, mas lá está, a Sony mete-te mais perto da acção. Também deve ser mais lenta a disparar, deves sentir ali um ligeiro atraso entre carregares no botão e ela tirar a foto, mas isso é algo que com a prática vais-te habituando e que ao tirar em burst também alguma há de sair. E nisso a Sony também leva vantagem, faz 10 fotos por segundo, se bem que depois dessas 10 tens que esperar um bocado. É aproveitares bem também aqueles momentos mais parados, quando estão à espera de um canto por exemplo, ou aqueles segundos antes de tentar a finta também costumam parar ali uns segundos frente a frente. Não sei, não é a minha área de todo.
 
A vantagem da câmara é efectivamente ter uma lente e normalmente zoom óptico.


Não, nem pouco mais ou menos. Há muitas comparações online e maioria é a atirar areia para os olhos, com comparações em baixa resolução ou em cenários que são favoráveis aos telemóveis. Até já vi iPhones e Galaxys vs máquinas profissionais, o que é surreal.
Em certas situações os telemóveis levam vantagem, até porque fazem processamentos que as máquinas não fazem, mas em muitas outras é apenas pouco perceptível para o público não-aficionado/leigo que o telemóvel é pior.
Basta pensarmos que a maioria dos telemóveis tem uma lente de plástico fixa e fazem "zoom" digital (ou seja, crop e upscale). Logo aí, qualquer coisa com zoom óptico ganha logo (a menos que tenha uma lente vergonhosa). Por isso nas médias e altas gamas dos telemóveis já se esforçam para ter zoom óptico ou então metem várias câmeras com zooms diferentes para evitar zoom digital.

Um amigo meu há tempos comprou um P40 ou P50 e andava todo contente porque gosta de fotos. Eu costumava passear com uma S9100 que me custou 200€ em 2011! Fizemos vários "lado a lado" e estivémos sempre de acordo que a máquina era melhor, especialmente qualquer coisa que estivesse distante, visto que a máquina tem 18x de zoom e uma focal máxima de 450mm.


Nenhuma dessas máquinas vai ter uma focagem brilhante, mas lá está, a Sony mete-te mais perto da acção. Também deve ser mais lenta a disparar, deves sentir ali um ligeiro atraso entre carregares no botão e ela tirar a foto, mas isso é algo que com a prática vais-te habituando e que ao tirar em burst também alguma há de sair. E nisso a Sony também leva vantagem, faz 10 fotos por segundo, se bem que depois dessas 10 tens que esperar um bocado. É aproveitares bem também aqueles momentos mais parados, quando estão à espera de um canto por exemplo, ou aqueles segundos antes de tentar a finta também costumam parar ali uns segundos frente a frente. Não sei, não é a minha área de todo.


Eu estou a falar da situação atual do mercado, e de forma genérica . Por 100€ mostrem uma máquina que cumpra os requisitos pedidos neste post e depois mostrem as fotografias em pouca luz…. 200€ é o dobro do orçamento apresentado.. :)
 
Nenhuma dessas máquinas vai ter uma focagem brilhante, mas lá está, a Sony mete-te mais perto da acção. Também deve ser mais lenta a disparar, deves sentir ali um ligeiro atraso entre carregares no botão e ela tirar a foto, mas isso é algo que com a prática vais-te habituando e que ao tirar em burst também alguma há de sair. E nisso a Sony também leva vantagem, faz 10 fotos por segundo, se bem que depois dessas 10 tens que esperar um bocado. É aproveitares bem também aqueles momentos mais parados, quando estão à espera de um canto por exemplo, ou aqueles segundos antes de tentar a finta também costumam parar ali uns segundos frente a frente. Não sei, não é a minha área de todo.
Sem dúvida, conhecer o equipamento e lidar com ele é essencial. E isso é com o tempo, fazer uns ensaios nos treinos e/ou outros jogos de juniores/juvenis para quando chegar a hora da verdade ver no que dá. Felizmente tenho facilidade de acesso a muitos jogos de múltiplas equipas que usam as mesmas instalações. Eu próprio tenho curiosidade em testar uma máquina dessas nesses ambientes. Ontem já pesquisei e estou a aguardar resposta do vendedor de uma HX300.
 
Depois partilha os resultados :)
Eu estou a falar da situação atual do mercado, e de forma genérica . Por 100€ mostrem uma máquina que cumpra os requisitos pedidos neste post e depois mostrem as fotografias em pouca luz…. 200€ é o dobro do orçamento apresentado.. :)
Se vais pelos requisitos deste post, uma câmara de 100€ não cumpre e um telemóvel também não. Mas indo aos usados, talvez encontres uma câmara que faça algo aceitável. Um telemóvel só se esperares mais uns 5 ou 10 anos e meteres mais um 0 à frente. E sim, 200€ era o dobro, há 10 anos atrás.
 
Depois partilha os resultados :)
Combinado, não há prazo para a compra mas vamos ver se esses resultados são para breve. Obrigado por toda a tua ajuda, foste impecável! :001:

Edit: @Rui Marto , sem querer abusar da tua boa vontade mas se na tua zona aparecer um bom negócio de uma HX300 fica à vontade para a comprar. Depois era uma questão de acertarmos o envio. Sou de Aveiro.
 
Última edição:
Boa noite. Depois de analisar os modelos da Sony dentro da série HX, surgiu a oportunidade de adquirir uma HX9V aqui perto. Li bastante na Internet sobre a sua fiabilidade e pareceu-me o melhor modelo para aquilo que precisava. Tirando o flash que por vezes não subia, não haviam relatos de grandes problemas relacionados com o equipamento. Tem ainda a vantagem de usar as mesmas baterias da W55. Os resultados fotográficos foram fantásticos para o preço que custou. Obrigado a todos os que ajudaram, em particular ao @Rui Marto !

 
Boa noite. Vou fazer UP ao tópico que criei na altura para partilhar alguns resultados fotográficos com as Sony HX. Comecei com a HX9v (que mantenho 10 000 disparos depois) e recentemente comprei uma HX20v a bom preço. Com luz natural e tendo em conta as capacidades do equipamento, os resultados são muito interessantes. A prática também ajuda. Aqui fica para quem tiver interesse. Foi tudo tirado no modo automático, sou apenas entusiasta e não faço vida da fotografia. Bom trabalho a todos! :001:

 
Back
Topo