Rescisão de Contrato / Fidelização - ISP

Boa tarde a todos!

Vivo em Lisboa, no entanto, vim estudar para Leiria durante todo o ano de 2024.

Acabei de renovar contrato com a MEO no final de outubro (fidelização de 24 meses) - valor a pagar se rescindir antes de 27/10/25: 333€.

Gostaria de saber se é possível pedir a MEO para suspender/adiar este contrato enquanto não estou a utilizar a NET/TV/Telefone, visto que cancelar provavelmente já não consigo, apesar de ter lido que "quando não avisado expressamente ao telefone - ao assinar contrato - acerca da fidelização, não tenho apenas 2 semanas para cancelar - equivalente às compras online - , mas sim 12 meses".

Trocar o contrato para cá não me compensa pois na casa onde vivo com pessoas chegadas sem pagar renda, já tem Vodafone.

Obrigado a todos pela ajuda!
 
Boa tarde a todos!

Vivo em Lisboa, no entanto, vim estudar para Leiria durante todo o ano de 2024.

Acabei de renovar contrato com a MEO no final de outubro (fidelização de 24 meses) - valor a pagar se rescindir antes de 27/10/25: 333€.

Gostaria de saber se é possível pedir a MEO para suspender/adiar este contrato enquanto não estou a utilizar a NET/TV/Telefone, visto que cancelar provavelmente já não consigo, apesar de ter lido que "quando não avisado expressamente ao telefone - ao assinar contrato - acerca da fidelização, não tenho apenas 2 semanas para cancelar - equivalente às compras online - , mas sim 12 meses".

Trocar o contrato para cá não me compensa pois na casa onde vivo com pessoas chegadas sem pagar renda, já tem Vodafone.

Obrigado a todos pela ajuda!
A tua morada fiscal muda com essa alteração? Se mudares de morada fiscal tens esta lei e podes rescindir à vontade https://forum.zwame.pt/threads/rescisao-de-contrato-fidelizacao-isp.617572/post-17968868


A questão é que por lei deixa de se aplicar o estatuto de estudante deslocado quando mudas a morada fiscal (morada da residência permanente), que para mim é um bocado irrelevante... Mas tens de ter isto em conta, por exemplo se passares para uma casa em que pagues renda depois
 
Boa noite, tenho a minha fidelização de fibra na MEO a terminar no final do mês, não pretendo fazer uma nova fidelização de 2 anos mas precisava de internet por mais 1 mês, sabem se é possível continuar sem fidelização mais 1 mês?
Sim, sendo que isso implica que perdes os descontos/vantagens que estão associados à fidelização.
Estou na mesma situaçao que o OP. Acabou a fidelização e nao queria fidelizar por causa do impasse da DIGI aparecer ou nao
Estou a pagar +13€ sem os descontos

Sabes se ameaçar rescindir o contrato eles consegue reaplicar o desconto apesar de ter contrato mensal?
Vale a pena aguentar-me com os +13€ ate saber os preços DIGI? Alguma sugestão do que fazer nesta situação? Obrigado ;)
 
Estou na mesma situaçao que o OP. Acabou a fidelização e nao queria fidelizar por causa do impasse da DIGI aparecer ou nao
Estou a pagar +13€ sem os descontos

Sabes se ameaçar rescindir o contrato eles consegue reaplicar o desconto apesar de ter contrato mensal?
Vale a pena aguentar-me com os +13€ ate saber os preços DIGI? Alguma sugestão do que fazer nesta situação? Obrigado ;)
Voltar ao valor antigo? Só ligando, mas implicará sempre nova fidelização.

Se vale a pena esperar? Não faço ideia.

Nao se sabe quando, com que serviço e a que preço arranca a operação da DIGI.
 
Estou na mesma situaçao que o OP. Acabou a fidelização e nao queria fidelizar por causa do impasse da DIGI aparecer ou nao
Estou a pagar +13€ sem os descontos

Sabes se ameaçar rescindir o contrato eles consegue reaplicar o desconto apesar de ter contrato mensal?
Vale a pena aguentar-me com os +13€ ate saber os preços DIGI? Alguma sugestão do que fazer nesta situação? Obrigado ;)

Dependerá da tua expectativad e quando a DIGo vai começar e de quanto esperas poupar.

Exemplo: Se achares que a DIGI começa em Junho vai pagar nestes 6 meses +13€ ou seja 6x13 = 78€ a mais.
Terás de nos restantes 18 meses conseguires poupar 78€/18 na DIGI ou seja, 4.33€ por mês.
É este o tipo de risco que corres.
 
A tua morada fiscal muda com essa alteração? Se mudares de morada fiscal tens esta lei e podes rescindir à vontade https://forum.zwame.pt/threads/rescisao-de-contrato-fidelizacao-isp.617572/post-17968868


A questão é que por lei deixa de se aplicar o estatuto de estudante deslocado quando mudas a morada fiscal (morada da residência permanente), que para mim é um bocado irrelevante... Mas tens de ter isto em conta, por exemplo se passares para uma casa em que pagues renda depois
Correto. Eu não pagando renda, mesmo mudando a morada fiscal para cá, daria na mesma para fazer isso? Reparei hoje que o contrato da MEO está em nome da minha mãe, apesar de sair como débito direto da minha. Aí já complica? Ou poderia mudar de nome e não haveria problemas? Obrigado pela ajuda!
 
A tua morada fiscal muda com essa alteração? Se mudares de morada fiscal tens esta lei e podes rescindir à vontade https://forum.zwame.pt/threads/rescisao-de-contrato-fidelizacao-isp.617572/post-17968868


A questão é que por lei deixa de se aplicar o estatuto de estudante deslocado quando mudas a morada fiscal (morada da residência permanente), que para mim é um bocado irrelevante... Mas tens de ter isto em conta, por exemplo se passares para uma casa em que pagues renda depois
Apenas para tentar perceber a situação. Li o artigo que expuseste umas páginas atrás. Contudo, o user mudou de de casa, mas não disse que a operadora não lhe fazia as mesmas condições na nova casa. Assim sendo, pode rescindir sem custos? O que eu percebi é que ele já não precisa do serviço, não que a operadora não possa prestar os serviços na nova morada ao mesmo preço.
 
Apenas para tentar perceber a situação. Li o artigo que expuseste umas páginas atrás. Contudo, o user mudou de de casa, mas não disse que a operadora não lhe fazia as mesmas condições na nova casa. Assim sendo, pode rescindir sem custos? O que eu percebi é que ele já não precisa do serviço, não que a operadora não possa prestar os serviços na nova morada ao mesmo preço.
Ah sim, muito obrigado @Flex. Esqueci-me de mencionar este aspeto desta vez. Muito obrigado por lembrares :)

@randomuser1
 
Olá malta.

Tenho uma questão que se calhar já foi questionada isto por cá. Eu tenho fidelização com a Vodafone até fins de Julho deste ano. Acontece que em breve vou mudar de casa. Isto é, vou para uma morada temporária até que a minha nova casa esteja pronta a habitar. Como tal na morada temporária já há lá serviço de telecomunicações como tal não vou pedir transferência de morada.

Neste caso terei que pagar algo à vodafone?
 
Olá malta.

Tenho uma questão que se calhar já foi questionada isto por cá. Eu tenho fidelização com a Vodafone até fins de Julho deste ano. Acontece que em breve vou mudar de casa. Isto é, vou para uma morada temporária até que a minha nova casa esteja pronta a habitar. Como tal na morada temporária já há lá serviço de telecomunicações como tal não vou pedir transferência de morada.

Neste caso terei que pagar algo à vodafone?
Se a Vodafone tiver fibra nessa morada, então ao abrigo da nova lei provavelmente terás de pagar uma penalização (só mesmo em tribunal ou com um advogado podes discutir isso melhor, mas da minha leitura pode não ser aceite...). Se a Vodafone não tiver fibra nessa morada ou não te conseguir manter o preço, aí sim não há dúvida que sais sem pagar a penalização.


Há outras soluções mais viáveis que são negociares o teu contrato só para ficar com telemóvel ou algo do estilo (prolongando a fidelização) ou fazendo o que se faz nos contratos habitualmente que é mudar a titularidade do contrato para outra pessoa/morada. Isso pode-se sempre fazer. É só falares com os teus amigos e conhecidos e ver se alguém quer ficar com o contrato. Atenção, na NOS não é assim, mas na Vodafone ao mudar o contrato de morada/titular a fidelização reinicia e o preço também pode ser mais alto.
 
Se a Vodafone tiver fibra nessa morada, então ao abrigo da nova lei provavelmente terás de pagar uma penalização (só mesmo em tribunal ou com um advogado podes discutir isso melhor, mas da minha leitura pode não ser aceite...). Se a Vodafone não tiver fibra nessa morada ou não te conseguir manter o preço, aí sim não há dúvida que sais sem pagar a penalização.


Há outras soluções mais viáveis que são negociares o teu contrato só para ficar com telemóvel ou algo do estilo (prolongando a fidelização) ou fazendo o que se faz nos contratos habitualmente que é mudar a titularidade do contrato para outra pessoa/morada. Isso pode-se sempre fazer. É só falares com os teus amigos e conhecidos e ver se alguém quer ficar com o contrato. Atenção, na NOS não é assim, mas na Vodafone ao mudar o contrato de morada/titular a fidelização reinicia e o preço também pode ser mais alto.

O próximo morador do meu actual apartamento, caso queira a vodafone podia ser solução sim. O que vale é que a penalização até nem é muito má.
 
Boas, sou cliente MEO, e na minha zona foram roubados os cabos de cobre e assim fiquei sem o serviço de ADSL e telefone fixo, a meo descontinuou esses serviços. Agora propõem me a migração para esses serviços sem fios, só que a rede de telemóvel é péssima aqui em casa nem dá para realizar chamadas, e já testei a banda larga móvel com um router 4g com antenas exteriores e as velocidades são péssimas, porque tenho um cerro grande a tapar as antenas que deviam servir a minha zona. Quando vou pedir a rescisão sem pagamento de indemnização referem me que pelos dados que têm no computador tenho boa cobertura rede e que sendo assim tenho que aceitar essa mudança para o serviço sem fios sem possibilidade de resolver o contrato a custo zero. O técnico nao pode vir cá averiguar a situação da má cobertura de rede porque primeiro tenho que ter o serviço activo, sendo que essa activação obriga-me automaticamente a nova fidelização de mais dois anos quando agora me faltam cerca de 11 meses!! Eles descontinuaram os serviços pelos quais assinei o contrato e ainda me obrigam a fidelizar por mais dois anos, isto tem alguma lógica? O que posso fazer?
 
Boas, sou cliente MEO, e na minha zona foram roubados os cabos de cobre e assim fiquei sem o serviço de ADSL e telefone fixo, a meo descontinuou esses serviços. Agora propõem me a migração para esses serviços sem fios, só que a rede de telemóvel é péssima aqui em casa nem dá para realizar chamadas, e já testei a banda larga móvel com um router 4g com antenas exteriores e as velocidades são péssimas, porque tenho um cerro grande a tapar as antenas que deviam servir a minha zona. Quando vou pedir a rescisão sem pagamento de indemnização referem me que pelos dados que têm no computador tenho boa cobertura rede e que sendo assim tenho que aceitar essa mudança para o serviço sem fios sem possibilidade de resolver o contrato a custo zero. O técnico nao pode vir cá averiguar a situação da má cobertura de rede porque primeiro tenho que ter o serviço activo, sendo que essa activação obriga-me automaticamente a nova fidelização de mais dois anos quando agora me faltam cerca de 11 meses!! Eles descontinuaram os serviços pelos quais assinei o contrato e ainda me obrigam a fidelizar por mais dois anos, isto tem alguma lógica? O que posso fazer?
Rescindir e escolher outro operador.

Naturalmente esse tipo de alteração que te prejudica (perda de canais, de funcionalidades, etc) por decisão unilateral do operador é motivo suficiente para sair.

Exposição via livro de reclamações e se não resultar tribunal arbitral.
 
Boas, sou cliente MEO, e na minha zona foram roubados os cabos de cobre e assim fiquei sem o serviço de ADSL e telefone fixo, a meo descontinuou esses serviços. Agora propõem me a migração para esses serviços sem fios, só que a rede de telemóvel é péssima aqui em casa nem dá para realizar chamadas, e já testei a banda larga móvel com um router 4g com antenas exteriores e as velocidades são péssimas, porque tenho um cerro grande a tapar as antenas que deviam servir a minha zona. Quando vou pedir a rescisão sem pagamento de indemnização referem me que pelos dados que têm no computador tenho boa cobertura rede e que sendo assim tenho que aceitar essa mudança para o serviço sem fios sem possibilidade de resolver o contrato a custo zero. O técnico nao pode vir cá averiguar a situação da má cobertura de rede porque primeiro tenho que ter o serviço activo, sendo que essa activação obriga-me automaticamente a nova fidelização de mais dois anos quando agora me faltam cerca de 11 meses!! Eles descontinuaram os serviços pelos quais assinei o contrato e ainda me obrigam a fidelizar por mais dois anos, isto tem alguma lógica? O que posso fazer?
Boas,

tens uma ferramenta disponibilizada pela anacom, que te permite confirmar o sinal na tua zona:
https://geo.anacom.pt/publico/home
 
A minha fatura de comunicações da MEO em dezembro 2023:

“O valor do encargo pela cessação antecipada do contrato no decurso do período de fidelização é de 62,93€ à data da emissão
desta fatura.”

E em Fevereiro 2024:
“O valor do encargo pela cessação antecipada do contrato no decurso do período de fidelização é de 217,95€ à data da emissão
desta fatura.”

Alguém sabe explicar o cálculo que estão a fazer/ justificar este aumento com o aproximar do final do contrato? Agora aumenta em vez de baixar?
 
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