Reutilizar fans da fonte de alimentação

vandaminator

Power Member
Olá

Tenho fontes de alimentação antigas com as ventoinhas operacionais (2 pin)
Vi que estão soldadas à board.
Quero aproveitar as ventoinhas para colocar na caixa.

É possível comprar um conector molex e cravar os fios da ventoinha? Ou os fios são demasiado finos e requerem obrigatoriamente um conector de ventoinha?

Obrigado
 
Última edição:
Saudações,

não percebi muito bem, queres soldar os fios ou cravar terminais novos? De qualquer das maneiras ambas as opções são válidas, caso estejas com dificuldade em descarnar os fios por serem demasiado finos podes sempre soldar fio novo diretamente nos contactos do pcb da ventoinha.

Cumps
 
As ventoinhas das fontes são fracas para serem baratas baratinhas, uma artic de 80 ou 120mm custava pouco mais de 5€, movem mais ar e fazem menos barulho.
 
Depende das fans, se forem pwm precisas do conector de fan, se for dc não consegues controlar a rotação

Deverá conseguir indiretamente, não por PWM mas controlando a tensão aplicada (0-12V) através de uma resistência em série ou um conversor DC-DC.

As ventoinhas das fontes são fracas para serem baratas baratinhas, uma artic de 80 ou 120mm custava pouco mais de 5€, movem mais ar e fazem menos barulho.

Acho que o maior problema nem será a potência, mas sim o facto de serem velhas/já produzirem ruído excessivo devido ao desgaste. A não ser que seja para um PC velho (do género, com 5,10,15 anos, para ter numa casa de férias e usar 1-2 semanas por ano), não vejo o interesse de recuperar estas ventoinhas. Até deve ser preferível comprar as ventoinhas mais baratas que houver nos sites chineses do costume (2-3€), que até já têm conector de 3/4 pinos para motherboard ou molex.
 
Última edição:
Back
Topo