RJ11 & RJ45

TorrentPT

Membro
Boa tarde,

Durante anos tive um sistema de internet configurado da seguinte maneira:

Porta mural com rj11 e uma rj45. o RJ45 teve sempre ligado ao router na porta "Ethernet" e tudo funcionou sempre perfeitamente.
Recentemente troquei de operadora, e com routers diferentes as são regras diferentes.
Nas instruções dizia para ligar o cabo rj11 na porta DSL, e no caso de não ter uma, para usar o adaptador e foi o que eu fiz, só que nunca deu net.
O artista lá veio a minha casa verificar o problema, e a unica coisa que fez foi desligar o adaptador DSL e meter o rj11 no rj45...a partir daí tenho net.


Alguém pode explicar a lógica ? provavelmente faltei a essa aula.

Agradeço desde já pelo vosso tempo.
5555555555555555555.png
 
O que é um "adaptador DSL"?

Presumo que das duas instalações (anterior e actual) sejam de Internet por ADSL (usam uma linha telefónica).

Vejamos:

Na instalação anterior, o sinal telefónico chegava à tomada RJ11, que ligava por cabo ao modem. Tudo ok. Por curiosidade, qual era a finalidade do cabo ligado à porta Ethernet (RJ45)?

Na nova instalação, presumo que o instalador tenha tenha enviado o sinal telefónico pela porta ethernet (RJ45).
Daí que bastou ligar um cabo com ficha RJ11 (são compatíveis com RJ45, pois só usam um par de condutores) da porta RJ45 ao modem.
 
Última edição:
Isto é um adaptador DSL para ligar com um rj11 que é fornecido com o router, normalmente na Suíça tem o socket disponível e também um rj45.

Ora vejamos, isto antes tinha um rj45 a sair dali do quadrado preto e ia ligar no port ethernet do router e tá feito, tenho internet.

Com o novo router, a instrução era de ligar o rj11 numa porta adsl, eu como nao tenho, meti o rj11 neste adaptador aqui na parede e liguei a outra ponta na porta adsl do router, e era suposto ser só isso, mas não deu nada.

O que o técnico fez foi desligar o rj11 do adaptador, e ligar na porta rj45 da parede como está na foto e a outra ponta no adsl do router.

Eu fiquei confuso disto funcionar pq não sabia q era possível e pareceu-me pouco lógico pq ambos cabos têm propósitos diferentes.

Não houve nova instalação por parte do técnico, ele só trocou mesmo os cabos de sitio.

7.jpg
 
Com a informação disponibilizada, aposto no que disse antes. O sinal telefónico chega a essa tomada RJ45, pelo que bastou ligar lá a ficha RJ11. Como disse antes, são compatíveis. O sinal telefónico usa apenas os dois condutores do meio. A tomada RJ11 não deve estar a ser usada.
 
Back
Topo