Ryzen overclock - tópico geral

@Websync Há muita coisa ai que podes melhorar... E atenção que apertar tudo ao mínimo não significa performance, e podes ter instabilidade e não ter erros. É testar em jogos, situação cpu bound. aida64 como teste secundário.


Podes tentar:

RRDs 4
RRDl 6
tfaw 16

tWR 16
tRTP 8

tWTRs 4
tWTRl 8

tRFC2 e 4 errado. Pessoalmente deixava o trfc tudo auto com a ram que tens. Não vale o trabalho nem chatice a pequena redução que consegues.
Vou mesmo testar esses números. Não hoje porque já não posso ver a bios à frente. :lol:Obrigado.


Sim, eu primeiro testo no occt, testmem5 etc mas depois é a jogar que testo mais praticamente.
Para testar performance o aida tem se provado porreiro.
 
Vou mesmo testar esses números. Não hoje porque já não posso ver a bios à frente. :lol:Obrigado.


Sim, eu primeiro testo no occt, testmem5 etc mas depois é a jogar que testo mais praticamente.
Para testar performance o aida tem se provado porreiro.

Eu normalmente gosto de deixar twr = 2x trtp. Mesmo que dê para reduzir mais, mas podes deixar 12.
tRAS por exemplo também não é boa ideia deixar no mínimo, testa em jogos. Pode ser igual em aida64 mas tens pior performance em situações cpu bound.
 
Última edição:
Entao estão a sugerir subir o twr para 20. Interesante.
Vou testar isso tudo, depois vou postar aqui o resultado.

Nos sistemas que testei tive sempre melhor experiencia com twr ao dobro do trtp. Mas nunca testei hynix cjr... b-die sempre fez trtp 6 e twr 12 sem problema.

Reduzir tfaw e trtp deve ser o que te dá mais performance. Para reduzires o tfaw tens de reduzir o rrds para 4, que é o minimo. trtp vai depender da ram.
twtr_l que tens a 12 podes experimentar 8 como te disse, se não estiver estável vai dar erros instantaneamente.

tcke a 1?? Outro setting que não faz sentido mexer quando tens power down off. Eu sinceramente deixava auto, assim se quiseres testar com power down on não tens de mexer.
Também podes melhorar os terciários um pouco, esses 5 de certeza que podem ser 4.

trfc podes sempre testar no final, acho que os ganhos vão ser mínimos mesmo, reduzia para 300ns. Não é boa ideia deixar no limite
 
Eu esta madrugada tive a testar tudo.. Testei os valores todos.

Mas isto foi doloroso...

Principalmente o tRRDS e tRRDL....
4 4 não tinha boot
4 5 e tenho boot.
Desço tfaw para 14 para combinar.
Faco linkpack, memest5 tudo bem MAS Memtest do calculator falha...
Tive que baixar ambos para 7 e também desci o tfaw a 24 (vou ter que subir para 28 agora que penso nisso..)

De resto:

trfc afinado ao milímetro. Achas que está melhor agora? Eu não quero mesmo usar auto.

mudei o tRP, tRAS e tRC para dar com esta formula:
tRC=tRP+tRAS rounded up to the next even number and tRC=tRP+tRAS+2 are also considered to be fine

tRAS(min) = tCL + tRCD(RD) is also a general rule, and also +2 or rounding up is fine.

Secalhar tou a comer gelados com a testa? @askan7 isto é correcto? É que eu consigo descer o tRAS e tCl independentemente.

Também devo ter mudado mais algumas coisas, sinceramente ja nao sei!

Mas aqui está, estável e rijo:

NNzMaUS.png


WHEA free no linpack também:clap:

Já estou "done" com este perfil. Mas sugestões são sempre bem vindas para descer algum valor potencialmente.

Ah, e depois vou partilhar as minhas aventuras a 4000mhz cl 18... A minha motherboard é que não deve gostar porque preciso de voltagens ridículas, para daily nunca dava. Acho que estou mesmo no limite do kit, também é 3000mhz cl16 origem!

Agora, 3933mhz já é outra história e esperem updates. :002:
 
Última edição:
Eu esta madrugada tive a testar tudo.. Testei os valores todos.

Mas isto foi doloroso...

Principalmente o tRRDS e tRRDL....
4 4 não tinha boot
4 5 e tenho boot.
Desço tfaw para 14 para combinar.
Faco linkpack, memest5 tudo bem MAS Memtest do calculator falha...
Tive que baixar ambos para 7 e também desci o tfaw a 24 (vou ter que subir para 28 agora que penso nisso..)

De resto:

trfc afinado ao milímetro. Achas que está melhor agora? Eu não quero mesmo usar auto.

mudei o tRP, tRAS e tRC para dar com esta formula:


Secalhar tou a comer gelados com a testa? @askan7 isto é correcto? É que eu consigo descer o tRAS e tCl independentemente.

Também devo ter mudado mais algumas coisas, sinceramente ja nao sei!

Mas aqui está, estável e rijo:

NNzMaUS.png


WHEA free no linpack também:clap:

Já estou "done" com este perfil. Mas sugestões são sempre bem vindas para descer algum valor potencialmente.

Ah, e depois vou partilhar as minhas aventuras a 4000mhz cl 18... A minha motherboard é que não deve gostar porque preciso de voltagens ridículas, para daily nunca dava. Acho que estou mesmo no limite do kit, também é 3000mhz cl16 origem!

Agora, 3933mhz já é outra história e esperem updates. :002:

Em conclusão,

trtp para 8. twr não vale a pena deixar no mínimo, performance em jogos até pode ficar pior.

rrds 4, rrdl 6. tfaw 16 é o mínimo. É normal não conseguires rrdl 4. É muito dificil para a board/imc. Eu recomendo rrds 4, rrdl 6
 

Ok, vou testar o valor de trtp para 8. Acho que nunca mexi dele.

rrds 4, rrdl 6. tfaw 16 é o mínimo. É normal não conseguires rrdl 4. É muito dificil para a board/imc. Eu recomendo rrds 4, rrdl 6

:005:

Eu tenho boot com 4 5, ou 4 6 como sugeriste mas ambos me dão erros no memtest do calculator, preciso de ambos a 7 para não ter erros, já estou com 1000% de coverage, com os valores que sugeres nem a 100% chego.
Penso ser mesmo limiticao do kit, ou mesmo da board.

Agora a minha duvida, consigo 7 7, mas será melhor 8 7? Porque quase nunca vejo numeros iguais nesses valores.

Já o tfaw, nunca foi problema, é mesmo o rrds/l.
 
Ok, vou testar o valor de trtp para 8. Acho que nunca mexi dele.



:005:

Eu tenho boot com 4 5, ou 4 6 como sugeriste mas ambos me dão erros no memtest do calculator, preciso de ambos a 7 para não ter erros, já estou com 1000% de coverage, com os valores que sugeres nem a 100% chego.
Penso ser mesmo limiticao do kit, ou mesmo da board.

Agora a minha duvida, consigo 7 7, mas será melhor 8 7? Porque quase nunca vejo numeros iguais nesses valores.

Já o tfaw, nunca foi problema, é mesmo o rrds/l.

Experimentar por uma ventoinha na ram...
rrds não pode ser maior que o rrdl

Acho que há tools para mudar os timmings no windows, secundários por exemplo não precisam de traning e podes testar sem reiniciar o pc.
Na asus o memtweakit permite fazer isso.
 
Eu toco-lhe e ela nem parece estar muito quente mas por acaso até tenho ali uma fan extra e posso por em pull por cima das rams. o

E que dizes sobre isto?
tRC=tRP+tRAS rounded up to the next even number and tRC=tRP+tRAS+2 are also considered to be fine

tRAS(min) = tCL + tRCD(RD) is also a general rule, and also +2 or rounding up is fine.

Sigo?
Ou ignoro e desço o tRAS e tCL independentemente do trp?
 
Um "pequeno" update:

Eu quando mudei de 1t para GMD e depois de GDM para 2t nunca mais testei as timmings principais, elas estavam testadas com 1T apenas e nunca mais mexi nisso.

Hoje lembrei-me de tentar apertar as timmings principais com 2T e não estava a espera que de-se, estava enganado, já desci o tRCDR para 20 e tRP para 21:

Y0pEca6.png

Afinal ainda tenho mais sumo nas timmings principais com 2T! Isto abriu muitas mais possibilidades agora.

sub 56ns com um 5600x:
DHaCaU9.png



Agora vou continuar a descer o tRCDR/tRP até encontrar instabilidade, que teorizo ser por volta de 19 na melhor das hipóteses. São na realidade as duas únicas timmings que tenho que testar.
tCL é impensável descer por isso ai não toco, tRCDWR=tCL parece funcionar em cjr por isso também não mexo nisso.

Desci tRAS e tRC e tRFC ligeiramente também.
Fun fact, não posso mexer no procODT, menos de 60 e não tenho boot.
 
Isto foi uma boa experiencia mas voltei para a configuracao de 4x8GB, com timmings e subtimmings piores e frequência ligeiramente menor a 3733 mas tenho melhor performance desta maneira mesmo assim.
Deve-se dever a isto:
 
Isto foi uma boa experiencia mas voltei para a configuracao de 4x8GB, com timmings e subtimmings piores e frequência ligeiramente menor a 3733 mas tenho melhor performance desta maneira mesmo assim.
Deve-se dever a isto:

Não é pela quantidade de sticks... Mas sim por causa de rank interleaving.
Tu com 2 sticks de hynix cjr (8gb por stick) tens apenas 1 rank por canal. Cada stick só tem 8 chips de memória. 8x1gb (single rank).
Existem kits dual rank, que têm 8 chips de cada lado (2 ranks) que fazem essencialmente o mesmo que usares 4 sticks single rank.


Uma das grandes vantagens de rank interleaving é que quando a memória faz refresh só faz a um rank de cada vez, ou seja o outro rank está disponível durante essa operação.
Ao reduzires trfc e aumentares trefi reduzes o ganho de rank interleaving pois a memória faz refresh menos vezes e esses refreshes duram menos tempo.
DDR5 por exemplo não precisa de dual rank, pois faz refresh a cada bank individualmente.
(1 rank = 8 memory banks/8 chips)

https://www.igorslab.de/en/performa...in-theory-and-practice-with-cyberpunk-2077/3/


Se não consegues mais de 3733 o limite é provavelmente a motherboard. As boards atuais são todas daisy chain e são optimizadas para apenas 2 sticks. É difícil atingir frequências altas com 4 sticks em boards daisy chain.
T-topology = optimizado para 4 sticks
daisy chain = optimizado para 2 sticks.
 
Última edição:
Eu agora vou-me deixar estar nesta config porque apesar da latência ser ligeiramente pior no aida (ainda sub 60) os resultados no linpack extreme subiram (gflops), o mesmo no burn test extreme.
Até o hwbot 4k me deu resultados melhores. Ou seja, estou com números melhores em benchmarks (até o bench do shadow subiu ligeiramente, mas esta em margem de erro).

E tem que ser daisy chain. Encontrar estabilidade com 4 sticks é muito mais difícil que com 2, é um jogo completamente diferente.
Eu tenho boot com tCL 17 mas ainda não explorei muito isso.

Em conclusão, aprendi bastante com isto. Tenho uma ideia muito melhor do que cada timming e sub timmings realmente faz e como isso pode afetar estabilidade.
 
Eu agora vou-me deixar estar nesta config porque apesar da latência ser ligeiramente pior no aida (ainda sub 60) os resultados no linpack extreme subiram (gflops), o mesmo no burn test extreme.
Até o hwbot 4k me deu resultados melhores. Ou seja, estou com números melhores em benchmarks (até o bench do shadow subiu ligeiramente, mas esta em margem de erro).

E tem que ser daisy chain. Encontrar estabilidade com 4 sticks é muito mais difícil que com 2, é um jogo completamente diferente.
Eu tenho boot com tCL 17 mas ainda não explorei muito isso.

Em conclusão, aprendi bastante com isto. Tenho uma ideia muito melhor do que cada timming e sub timmings realmente faz e como isso pode afetar estabilidade.

O número de sticks não te devia afetar os timings primários. A não ser que os outros 2 sticks sejam priores.
 
Eu realisticamente ainda não testei isto como deve ser, fou uma trabalheira otimizar os 2 sticks, vou deixar assim por enquanto.
Até porque é um milagre não ter corrompido o windows depois de tanto bluescreen a testar a memoria, vou lhe dar um descanso. :D
 
Provavelmente não interessa a muita gente mas vou partilhar na mesma:


Eu já ando a ver o conteúdo dele à umas semanas e achei este vídeo em particular excelente.
Não é um estilo de content para toda a gente, é muito raw mas fazendo-se um esforço para "aguentar" com o estilo dele boa fonte de informação, albeit ele às vezes entra em rants que não lembram ao diabo, ficam avisados. :joker:
 
Eu as vezes nem noto e já estou com a playlist dele às horas... A ver PCB breakdowns de boards que nunca vou comprar... Ou os trabalhos duvidosos de soldar. lol
Viste a rant dele sobre o 5800x3d? Particularmente hilariante. 😆

De facto muito do que aprendi nas minhas "aventuras" em oc na ram foi com ele e com as rants dele, fico com ideia que ele não gosta muito de ryzen porque o IF não coopera com ele. :D
E claro a ajuda que tive aqui no fórum também.
 
Infelizmente não tenho o tempo que gostaria de ter para ouvir mais dele, mas curiosamente vi hoje esse vídeo do Trfc e depois vi outro dele a comentar screenshots dos timings das memórias de pessoal que o segue no Twitter, muito nice.
 
Isto num segundo monitor quando estou em modo de trabalho é quase terapia ehe

Ele realmente percebe mesmo muito bem do assunto, principalmente ram, ele é uma enciclopédia andante sobre o assunto, fiz questão de ver quase todos os vídeos dele sobre ram (os mais recentes pelo menos) porque ele faz tanto rant que há sempre info muito boa, por exemplo, ele pode estar a testar b die mas de repente começa a falar de hynix ou rev e e dá informação excelente, cada vídeo dele é uma caixinha de surpresas lol

Aliás, se não me engano é ele que faz as tier lists de motherboards para o GN.
 
Back
Topo