Scam estranho

franciscoserrao

Power Member
Boas a todos.
Penso que a maioria por aqui está familizarizada com as tentativas de scam por parte de alguns "indianos manhosos", seja através da Micrsoft, Polícia e afins, contudo o que me aconteceu hoje não me lembro de ter visto em algum local.
Recebi uma chamada de um número móvel absolutamente normal de Portugal e quando atendi atende-me uma voz automatica em inglês a referir que estou a ser investigado pela polícia e se quero falar com um agente. Digo que quero falar com um agente e atende-me um indiano com um inglês terrivel e eu fiz de conta que não sabia inglês e ele desligou.
Por ser demasiado curioso liguei para esse número novamente e não é que me atende um tuga de uma certa idade, que fica espantado quando o confronto com a chamada e que afirma que nunca ligou para mim.
Ps: eu já andava a receber chamadas dessas mas por números internacionais que o meu próprio telémovel bloqueia
 
Boas a todos.
Penso que a maioria por aqui está familizarizada com as tentativas de scam por parte de alguns "indianos manhosos", seja através da Micrsoft, Polícia e afins, contudo o que me aconteceu hoje não me lembro de ter visto em algum local.
Recebi uma chamada de um número móvel absolutamente normal de Portugal e quando atendi atende-me uma voz automatica em inglês a referir que estou a ser investigado pela polícia e se quero falar com um agente. Digo que quero falar com um agente e atende-me um indiano com um inglês terrivel e eu fiz de conta que não sabia inglês e ele desligou.
Por ser demasiado curioso liguei para esse número novamente e não é que me atende um tuga de uma certa idade, que fica espantado quando o confronto com a chamada e que afirma que nunca ligou para mim.
Ps: eu já andava a receber chamadas dessas mas por números internacionais que o meu próprio telémovel bloqueia

Conselho, nunca rebatas números desconhecidos, pois muitos são números de valor acrescentado e cada minuto é uma fortuna e tu é que ficas lesado e o operador não quer saber disso para nada, números desconhecidos é para barrar logo.
 
Conselho, nunca rebatas números desconhecidos, pois muitos são números de valor acrescentado e cada minuto é uma fortuna e tu é que ficas lesado e o operador não quer saber disso para nada, números desconhecidos é para barrar logo.
Por acaso eu tinha a ideia que as chamadas recebidas não podiam ser cobradas! Então podemos ser burlados em valores elevados por apenas atender?
Imagina que tenho o extra mensalidade a 0€ ou até saldo de 0€. Posso ficar com saldo negativo / ficar com divida ao operador, apenas por atender uma chamada?
 
Eu sei disso..Mas como o número era "português " tive alguma curiosidade
A curiosidade matou o gato, não te podes deixar influenciar, isso que fizeste já é meio caminho andado para te dares mal...
números portugueses é mato em tudo o que é esquemas, markting, burlas, etc, infelizmente hoje em dia nada se safa, tudo possível.

Por acaso eu tinha a ideia que as chamadas recebidas não podiam ser cobradas! Então podemos ser burlados em valores elevados por apenas atender?
Imagina que tenho o extra mensalidade a 0€ ou até saldo de 0€. Posso ficar com saldo negativo / ficar com divida ao operador, apenas por atender uma chamada?
Pode-se dar o caso sim mesmo a atender determinados números, não é só fazer a chamada, muitos burlam é assim, metem-se a falar contigo e estás a pagar há cobrança sem saberes e quando te descuidas já levas uma batelada, o operador vai cobrar sim, infelizmente já tive um familiar que caiu nessa, 15 minutos a falar quando caiu na realidade já tinha 300€ para pagar e o operador nem se ralou, foi feita queixa nas autoridades e não passou disso, o montante teve de pagar...

números desconhecidos não atendam simplesmente usar 1 ou 2 aplicações para ver se é scam e bloquear e vão a sites próprios ver se existe feedback sobre o mesmo...

Já tenho uma lista negra no telefone e volta e meia lá surgem números adormecidos a ver se cai, mas como estão bloqueados, apenas fica a notificação da tentativa.
Não, claro que não, desde que seja um número nacional.
agora fazer chamadas para 300, 700, ou internacionais pagas claro

Não, acredita que sim, podem hoje meter um número desses em cima de um nacional e nem sabes o que te aconteceu, é esse o problema de hoje em dia, antigamente era mais difícil, mas com as novas tecnologias veio tornar-se possível enganar o destinatário...

Isto hoje em dia tornou-se um problema e os operadores se quisessem acabar com isto acabavam, mas não há controlo e só lhes interessa lucro.
 
Mas tens conhecimento de algum número desses com indicativo nacional e de valor acrescentado? Sem ser os indicativos mencionados pela ANACOM?
 
Mas tens conhecimento de algum número desses com indicativo nacional e de valor acrescentado? Sem ser os indicativos mencionados pela ANACOM?

Acho que tu é que não percebeste o que disse, é possível receberes uma chamada de um numero normalíssimo nacional que na realidade é um reencaminhamento mascarado de um numero de valor acrescentado internacional ou nacional , este é apenas um exemplo de muitas das situações que por ai ocorrem, existem muitas mais, e sei porque tenho pessoas que trabalham nas comunicações e já nem sabem o que fazer com essas tretas, pois eu recebo muitas chamadas volta e meia números de scam é mato, a juntar aos de marketing outra praga, tentei ver se conseguia ver-me livre disto, mas pelos vistos não é fácil.
 
Sim mas isso foi o que eu disse antes, é um spoof do nr real, existe nas chamadas e mensagens, no entanto não pagas por simplesmente receber uma chamada
 
Sim mas isso foi o que eu disse antes, é um spoof do nr real, existe nas chamadas e mensagens, no entanto não pagas por simplesmente receber uma chamada

Pagas pois, existe chamadas há cobrança em que tu é que pagas pela pessoa que quer falar contigo, por norma tens de autorizar, mas como é possível fazerem um bypass, atendes sem saber que tu é que estás a pagar e não a pessoa que te está a telefonar...

Não é só a telefonar para números de valor acrescentado que se paga, no reverso também se consegue fazer infelizmente...
 
Não estou a ver como sem ser aquelas chamadas que aceitas, pagar para atender, mas aí tens sempre um aviso da operadora antes de falares com o outro lado
 
Agora a moda é ligar para o whatsapp em video chamada ,para sacarem, um video teu.
Mais tarde, com recurso a AI, fazem um video teu a fazer o que quiserem.

Na tuga ainda não é muito conhecido, mas vai chegar em força.
 
Eu trabalho por minha conta, estou sempre a receber chamadas de números nacionais que não conheço.... É difícil fugir a isso e/ou saber se são scam..
 
Acho que tu é que não percebeste o que disse, é possível receberes uma chamada de um numero normalíssimo nacional que na realidade é um reencaminhamento mascarado de um numero de valor acrescentado internacional ou nacional , este é apenas um exemplo de muitas das situações que por ai ocorrem, existem muitas mais, e sei porque tenho pessoas que trabalham nas comunicações e já nem sabem o que fazer com essas tretas, pois eu recebo muitas chamadas volta e meia números de scam é mato, a juntar aos de marketing outra praga, tentei ver se conseguia ver-me livre disto, mas pelos vistos não é fácil.

Ou seja, A telefona para B, B reencaminha para número internacional ou nacional de valor acrescentado. Quem paga a chamada para o número internacional ou nacional de valor acrescentado é o A?

Se sim, vou meter o meu número a reencaminhar para o número do passatempo do programa da Cristina e pedir para me ligarem. Eles pagam e o meu número fica registado no passatempo.
 
Ou seja, A telefona para B, B reencaminha para número internacional ou nacional de valor acrescentado. Quem paga a chamada para o número internacional ou nacional de valor acrescentado é o A?

Se sim, vou meter o meu número a reencaminhar para o número do passatempo do programa da Cristina e pedir para me ligarem. Eles pagam e o meu número fica registado no passatempo.


Se a pessoa "A" liga para a pessoa "B" e "B" reencaminha para "C" da o seguinte:

"A" paga a ligação para "B" e "B" paga a ligação até "C". Ponto final.


Se ligam para um numero incluído nos vossos minutos, com um numero fixo começado por 2xx ou 3xx ou para um numero móvel começado por 9x a nenhum momento podem ser cobrados mais do que isso e é literalmente impossível que sejam faturados fora do pacote.

Se alguma vez ligam para um numero fixo começado por 2xx ou 3xx ou para um numero móvel começado por 9x e a operadora cobra outro valor (mesmo se deve haver 0.01% de chances que aconteça um dia) é fácil de comprovar que ligou para um numero incluído no pacote de minutos e contestar a faturação.
 
Acho que tu é que não percebeste o que disse, é possível receberes uma chamada de um numero normalíssimo nacional que na realidade é um reencaminhamento mascarado de um numero de valor acrescentado internacional ou nacional , este é apenas um exemplo de muitas das situações que por ai ocorrem, existem muitas mais, e sei porque tenho pessoas que trabalham nas comunicações e já nem sabem o que fazer com essas tretas, pois eu recebo muitas chamadas volta e meia números de scam é mato, a juntar aos de marketing outra praga, tentei ver se conseguia ver-me livre disto, mas pelos vistos não é fácil.

Deixa ver se percebi. Estás a dizer então se recebermos uma chamada normalíssima de um número que não temos na lista de contactos, pode ter um potencial scammer com chamadas a cobrar no destino?
 
Deixa ver se percebi. Estás a dizer então se recebermos uma chamada normalíssima de um número que não temos na lista de contactos, pode ter um potencial scammer com chamadas a cobrar no destino?
Não achas que se isso fosse verdade era de um muito mais democratizado e era scams a toda a hora e dois achas que operadoras iriam passar na boa perante uma tão grande falha de segurança ?
 
Daí a minha questão porque realmente tal coisa nunca me passou pela cabeça nem sequer sabia que era possivel de uma maneira tão acessível.
 
Deixa ver se percebi. Estás a dizer então se recebermos uma chamada normalíssima de um número que não temos na lista de contactos, pode ter um potencial scammer com chamadas a cobrar no destino?
Hoje com os sistemas informáticos, não há barreiras para hackearem sistemas é isso que tem de perceber, ora não estivéssemos num fórum dessa temática, simplesmente, há contramedida para evitar que estas coisas aconteçam, mas fecham uma porta, eles abrem outra jogo do gato e rato, mas a realidade é que estamos sujeitos a tudo hoje em dia, desde chamadas, simples sms, etc, por mais seguros que sejam os sistemas a malta que gosta de andar nestes esquemas fura tudo faz o que tem de fazer e desaparece...
Não achas que se isso fosse verdade era de um muito mais democratizado e era scams a toda a hora e dois achas que operadoras iriam passar na boa perante uma tão grande falha de segurança ?

Não tem de ser mais democratizado e de haver scam's a toda hora, em alguma eventualidade pode te sair a lotaria, como em qualquer outra trapalhada, esta malta está sempre a estudar maneiras novas de scamar o pessoal, longe vão os tempos que as coisas eram feitas de outras formas mais previstas, hoje em dia conseguem roubar há descarada diante os teus olhos e nem sabes como foi, por mais segurança que seja implementada, continua a haver portas entreabertas que são exploradas.

Simplesmente todo o cuidado pouco hoje em dia, o que pensamos ser impossível para esta malta essa palavra não existe.
 
Back
Topo