Starlink (disponível em Portugal)

saccor

Power Member
https://www.starlink.com/

A Starlink é a primeira e a maior constelação de satélites do mundo que utiliza uma órbita baixa da Terra para fornecer Internet de banda larga capaz de suportar streaming, jogos online, videochamadas e muito mais.

Tirando partido de satélites avançados e hardware de utilizador juntamente com a nossa vasta experiência com operações de naves espaciais e em órbita, a Starlink oferece Internet de alta velocidade e baixa latência a utilizadores em todo o mundo.



https://www.theverge.com/2018/2/15/...launch-starlink-microsat-2a-2b-paz-watch-live

"SpaceX expects the system, called Starlink, to be a big moneymaker. Financial projections obtained by The Wall Street Journal in 2017 show that the company expects to have more than 40 million subscribers to the service by 2025, amounting to $30 billion in revenue that year."

http://www.businessinsider.com/spacex-starlink-microsat-launch-global-internet-2018-2

"However, secrecy is difficult for SpaceX to maintain, given government oversight, public documents, and the incredible scale of its proposal. In the coming years, the company hopes to launch 4,425 interlinked broadband-internet satellites into orbit some 700 to 800 miles above Earth, plus another 7,500 spacecraft into lower orbits. "
 
Uma loucura que "começa" a parecer cada vez mais real....

Olha "nós" a pagarmos X€ ano e o governo a ver 0€ de impostos..... (quando se lembrarem disto vai começar o barulho)
 
acho muito bem que inovem, quanto mais concorrência melhor, mesmo que venha do espaço, talvez os ISP's comessem a repensar melhor o serviço que fornecem face ao que está para vir ai...
 
Nos anos 199X a Microsoft teve a ideia de fazer o mesmo e foi barrada.
Será que agora por ser o todo poderoso marketeer Elon Musk, já vão autorizar?
 
Nos anos 199X a Microsoft teve a ideia de fazer o mesmo e foi barrada.
Será que agora por ser o todo poderoso marketeer Elon Musk, já vão autorizar?

não sei os moldes que pretende prestar o serviço (se diretamente ao cliente ou atraves de IPS normais) mas poderá ser um "problema" em muitas partes do mundo. países que controlam a internet (china,coreia, siria,etc) de repente perdem o controlo no acesso.
será possível num sistema destes fazer bloqueio de conteúdo regional?
 
Já há internet por satélite há umas decadas, a novidade é a órbita mais baixa em LEO e comunicação muito mais rápida e bi-direccional. Só possível porque a SpaceX está a baixar os custos de lançamento de forma sem precedentes.
 
os primeiros 60 satelites são lançados está semana.
https://twitter.com/elonmusk/status/1127388838362378241

spacexstarlink.jpg
 
Não sei se será o ideal para falar de 'astronomia' em relação ao starlink, ou apenas se falará de comunicações aqui? Se houver outro tópico, mudo


malta ja anda a ver alguns dos satélites, aqueles que estão na órbita de 550km, vi no Facebook numa página de astronomia falarem que viram 20 luzinhas

https://www.heavens-above.com/AllSats.aspx?lat=40.9799&lng=-8.7891&loc=Unnamed&alt=0&tz=PWT

Por aí depois da para perceber o que são as luzinhas

Acredito que isto seja muito bom e tal, mas a ver se daqui por 50 anos não vamos ter uma 'crise ambiental' na atmosfera/órbita cheia de space junk...visto que estão com estes planos massivos de carregar o céu de satélites, sem uma (boa) solução para quando estes estiverem obsoletos
 
Quanto a serem lixo, os stralink estão em órbita baixa, facilmente são desactivados e reentram na atmosfera. O maior problema vai ser para quem tem telescópios e quer ver o céu e só vão ver "luzinhas" dos 16000 starlinks em órbita. Quando a space X tiver a spaceship em funcionamento em vez de 60 em cada lançamento vão ser 500. Para já vão enviar 60 em cada lançamento dos falcon 9 que serão de duas em duas semanas, vai ser um 2020 muito activo. Os falcon 9 que estão a ser usados já vão em múltiplas missões, e vão continuar a somar, os últimos já fizeram 4 missões.
 
Última edição:
A menos que pratiquem preços adaptados por pais isso cá só terá aceitação nos casos que refere o @rjSampaio
De todas as formas é um valor bastante em conta para os preços nos USA, por lá os preços a comparar com a europa são pesados nas telecom.
 

Eu só percebi bem a dimensão e as vantagens do sistema depois de ver este vídeo.
Se tudo o que está no vídeo se concretizar vai ser uma revolução em muitas industrias, países, oportunidades.
 
Back
Topo