Multiplataforma Suicide Squad: Kill the Justice League (Rocksteady)

após mais de 20 horas fica por aqui a aventura.

sobre o end game não há muito a dizer ou criticar, é o típico loop de farmar melhor gear para fazer as actividades de nível superior!
agora se tem futuro no médio prazo? não acredito muito e provavelmente daqui a uns meses deve estar morto.

sobre o singleplayer tirando a história cutscenes\personagens que estão bem conseguidos tudo o resto foi uma desilusão.

estragaram completamente a experiência ao fazer missões de world events como principais, bosses só houve 1 interessante porque o resto cheguei a ter dores de cabeça (brainiac na parte final é tanta coisa no ecrâ ao mesmo tempo que algumas pessoas ainda vomitam).

mais um estúdio com a reputação queimada por obrigarem a fazer um looter-shooter quando são bons em singleplayer, não admira que os co-founders tenham abandonado o estúdio e criado um novo entretanto.

resumindo, já foi apagado e vendido!
 
Sinceramente nao sei o que a equipa anda a fazer, o jogo esta com problemas nos servidores onde nao se consegue fazer Matchmaking, ja vai em 3 dias assim. Alem disso nada sobre resolver outros problemas, incluindo o glitch no brainiac (que até da jeito por causa do tedio que é).

Por causa deste problema dos servidores a minha vontade de jogar está a ir por agua abaixo.
 
Estive a ver algumas custcenes e para mim o Batman da trilogia não é o que aparece neste jogo. Recuso-me a aceitar isso, por mais que a Rocksteady diga que é.
 
Nem imagino as cabeças que devem estar a "rolar" quando este jogo uma semana depois de ter saído está mais que morto ( pico de 4000 jogadores diários na stem), ainda para mais quando do outro lado tem um GAAS como Helldivers 2 a fazer sucesso. Única salvação será colocarem no gamepass ou passar a F2P.
 
acho que se comeca a notar, nada anunciado ainda sobre a realease de patch fixes. Dizem que ja melhoraram a parte do matchmaking, mas para mim continua igual. Os dias passam, ja comeca a ser semanas, e eu ja comeco a perder o interesse, pois jogar solo nao faz sentido para mim neste tipo de jogos...
 
Eu penso que isto levanta uma questão interessante, independentemente da qualidade (ou falta dela) no jogo.
Não será que o pessoal está farto de multiplayers ? Não será que esta tendência de mercado está obsoleta ?

Ultimamente quase todos os singleplayers estão a ser altamente elogiados, tivemos o exemplo recente do Hogwarts Legacy que destronou dois jogos multiplayer. Jogos estes que tradicionalmente estavam sempre no top de vendas.
Não estará na altura das produtoras reflectirem e pensarem " epá, secalhar o pessoal não quer multiplayer, vamos focar-nos nos single players".
 
Eu apesar de gostar do jogo, porque faz o meu genero, comeco a ficar frustrado pois nota-se que eles nao sabem muito bem o que é um Live Service ou nao estao preparados. Estas linhas abaixo foi o que eles escreverem no patch notes, que para mim é alarmante, devia ter sido a primeira coisa a resolver. Eu nao vou voltar a pegar no jogo até o matchmaking estiver resolvido.

"We do, however, know that some of our players are running into issues which are not addressed in this patch. These include but are not limited to matchmaking issues, login issues, performance issues & progression issues, among others. While we were not able to get those fixes implemented in this patch, know that we are aware of the frustration these may cause and are working on making further improvements in upcoming patches."
 
Eu penso que isto levanta uma questão interessante, independentemente da qualidade (ou falta dela) no jogo.
Não será que o pessoal está farto de multiplayers ? Não será que esta tendência de mercado está obsoleta ?

Ultimamente quase todos os singleplayers estão a ser altamente elogiados, tivemos o exemplo recente do Hogwarts Legacy que destronou dois jogos multiplayer. Jogos estes que tradicionalmente estavam sempre no top de vendas.
Não estará na altura das produtoras reflectirem e pensarem " epá, secalhar o pessoal não quer multiplayer, vamos focar-nos nos single players".


Não, ambos têm a sua parte no mercado, e ambos precisam de coexistir. O pessoal farta-se é de, jogos que deveriam ser uma coisa, e tentam transformar noutra. Este é um belo exemplo... é um jogo que deveria ser SP, e ate poderia ter um MP, mas nunca o seu foco (muito menos ser um live service).
 
Eu penso que isto levanta uma questão interessante, independentemente da qualidade (ou falta dela) no jogo.
Não será que o pessoal está farto de multiplayers ? Não será que esta tendência de mercado está obsoleta ?

Ultimamente quase todos os singleplayers estão a ser altamente elogiados, tivemos o exemplo recente do Hogwarts Legacy que destronou dois jogos multiplayer. Jogos estes que tradicionalmente estavam sempre no top de vendas.
Não estará na altura das produtoras reflectirem e pensarem " epá, secalhar o pessoal não quer multiplayer, vamos focar-nos nos single players".

Uma coisa não invalida a outra. Só porque jogos singleplayer estão a ser elogiados, não significa que outros géneros podem ou devem simplesmente desaparecer. Ora, mencionas o Hogwarts Legacy. Há mais de uma década de que não era lançado um jogo baseado neste popular IP, e muito menos um de qualidade. Hogwarts Legacy é de qualidade e, sem surpresa, foi um dos mais vendidos de 2023.

O caso do Suicide Squad pouco tem a ver com o género, mas sim com a visão global do projeto. Destiny é um jogo de loot de qualidade e com sucesso. O mesmo vale para o The Division ou Warframe. O problema do Suicide Squad está na visão que tinham para o jogo que, suponho eu, só deve ter atingido a maturidade já numa fase avançada de desenvolvimento. Só isso explica o porquê da campanha ser carregada por missões tipo eventos públicos ou por o endgame ser pouco variado apesar dos anos em que esteve em desenvolvimento.
 
Não estará na altura das produtoras reflectirem e pensarem " epá, secalhar o pessoal não quer multiplayer, vamos focar-nos nos single players".
As produtoras vão para onde está o dinheiro, e os GaaS têm um potencial enorme para dar mais dinheiro que qualquer single player.

Por isso é que a Sony tem a intenção de cortar e bem nos custos dos seus grandes single players. É que são tão caros de produzir, que mesmo a venderem muito bem, o retorno não é tão alto como isso.
 
Ora, mencionas o Hogwarts Legacy. Há mais de uma década de que não era lançado um jogo baseado neste popular IP, e muito menos um de qualidade. Hogwarts Legacy é de qualidade e, sem surpresa, foi um dos mais vendidos de 2023.

Não foi um dos mais vendidos de 2023 foi o mais vendido de 2023.
E a surpresa foi justamente essa, ter destronado dois multiplayers que tradicionalmente estão no topo.
É certo que a por ser um jogo no universo HP e como dizes há mais de 10 anos que não saiu nenhum, tem influência.
Mas penso que acima de tudo seja uma mensagem para o mercado " estamos saturados de multiplayers".

Não estou a pedir o fim dos mesmos como mencionas, mas por vezes o que é demais enjoa, e penso que o mercado esteja nessa fase.

As produtoras vão para onde está o dinheiro, e os GaaS têm um potencial enorme para dar mais dinheiro que qualquer single player.

Por isso é que a Sony tem a intenção de cortar e bem nos custos dos seus grandes single players. É que são tão caros de produzir, que mesmo a venderem muito bem, o retorno não é tão alto como isso.

Isso não faz muito sentido, com a IA os custos de produção dos jogos provavelmente serão mais baixos, sobretudo nos grandes singleplayers.
O retorno não ser muito o que é para ti não ser muito ?
Assim de repente lembro-me do Ghost of Tsushima.
Custo de produção 60 milhões.
Revenue quase 400 milhões.
É pouco ?

Os exclusivos single player da Sony a grande maioria são masterpieces e são a razão para a consola ter a maiora quota de mercado em praticamente todo o mundo, vão cortar bem nos custos ?
Para apostarem nos multiplayers ? Não acho provavel...
 
Mas penso que acima de tudo seja uma mensagem para o mercado " estamos saturados de multiplayers".

Não, a mensagem é "estamos saturados de GaaS mal amanhados". Se houvesse a saturação que mencionas, o Helldivers 2 não estaria a ter o sucesso que está a ter. A diferença entre estes dois jogos é que o Helldivers 2 é um projeto com uma visão clara e que foi bem executada. O Suicide Squad tem vários problemas que não deveria ter num projeto que esteve 8(?) anos em desenvolvimento e num género bastante competitivo. Ainda para mais, depois do Marvel's Avengers.

Isso não faz muito sentido, com a IA os custos de produção dos jogos provavelmente serão mais baixos, sobretudo nos grandes singleplayers.
O retorno não ser muito o que é para ti não ser muito ?
Assim de repente lembro-me do Ghost of Tsushima.
Custo de produção 60 milhões.
Revenue quase 400 milhões.
É pouco ?

Estás a queixar-te da qualidade e, ao mesmo tempo, mencionas IA.

Os custos de produção têm vindo a aumentar cada vez mais por diversos motivos: tempos de desenvolvimento maiores, procura por maior fidelidade, investimento a nível tecnológico, e o próprio staff que trabalha no projeto, já para não falar em fatores externos (inflação, onde está situado o estúdio, etc). The Last of Us Part 2 custou $220 milhões, enquanto que o Spider-Man 2 custou cerca de $300 milhões. A certa altura, algo tem de ceder.
 
Não foi um dos mais vendidos de 2023 foi o mais vendido de 2023.

Ser o mais vendido é muito diferente de ser o que deu mais retorno financeiro. Quanto dinheiro deu o Hogwarts em micro-transacções? Não deu absolutamente nada. Compara agora com os GaaS que se fartam de gerar dinheiro a todo o momento.

Mas penso que acima de tudo seja uma mensagem para o mercado " estamos saturados de multiplayers".

Os jogos no Steam que neste preciso momento têm mais jogadores:

LQnhQbP.png


Quantos Multiplayers e Single Players contas?
Que mensagem isso envia mesmo?

Isso não faz muito sentido, com a IA os custos de produção dos jogos provavelmente serão mais baixos, sobretudo nos grandes singleplayers.
O retorno não ser muito o que é para ti não ser muito ?

Basta ires ver os documentos internos da Sony no leak da Insomniac.

Tens jogos como o Fortnite que custam 0€, logo o retorno de vendas é zero e não entra para as contas dos jogos mais vendidos, mas depois em micro-transacções fazem mais dinheiro que todos os single players da Sony juntos. Em 2023 o Fortnite fez somente quase 6 mil milhões de $ e no ano anterior fez 5 mil milhões e qualquer coisa, agora soma todos os anos anteriores desde que foi lançado.

Já dá para perceber o potencial dos GaaS que nenhum single player algum dia conseguirá aproximar sequer.

E eu nem gosto nada de multiplayers e muito raramente jogo um, mas é a realidade da indústria gaming.

Custo de produção 60 milhões.
Revenue quase 400 milhões.
É pouco ?

Mas depois tens TLoU2, GoW e Spiderman 2 com custos de produção na casa dos 200/300 Milhões.
Depois vês GaaS com custos de produção inferiores, com revenues que deixam esses jogos a chorar de vergonha.

Não é à toa que todos os estúdios andam a tentar criar GaaS's, incluindo a propria Sony, que não só foi comprar a Bungie, como tentou que a Naughty Dog criasse um GaaS.

vão cortar bem nos custos ?
Para apostarem nos multiplayers ? Não acho provavel...

Não é uma questão de ser provavel, foi leaked o plano deles para o futuro.
 
A única coisa que este jogo reflete é que o público não "papa" tudo.
O que não faltam são jogos quer multiplayer quer singleplayers com sucesso.
 
Estás a queixar-te da qualidade e, ao mesmo tempo, mencionas IA.

Os custos de produção têm vindo a aumentar cada vez mais por diversos motivos: tempos de desenvolvimento maiores, procura por maior fidelidade, investimento a nível tecnológico, e o próprio staff que trabalha no projeto, já para não falar em fatores externos (inflação, onde está situado o estúdio, etc). The Last of Us Part 2 custou $220 milhões, enquanto que o Spider-Man 2 custou cerca de $300 milhões. A certa altura, algo tem de ceder.

Acredito que neste momento um estudio que utilize a IA para começar a produzir um jogo, vai ter uma despesa extra na aquisição desse "material de IA". Disso não tenho dúvida, mas a curto/médio prazo esses equipamentos vão tornar a produção do mesmo mais baixa.
Porque não vai ser precisa tanta mão de obra para um jogo.

Ser o mais vendido é muito diferente de ser o que deu mais retorno financeiro. Quanto dinheiro deu o Hogwarts em micro-transacções? Não deu absolutamente nada. Compara agora com os GaaS que se fartam de gerar dinheiro a todo o momento.

Não deu absolutamente nada porque o jogo não foi feito para esse tipo de mercado.
Ainda assim teve um custo de produção estimado em 150 milhões e gerou retorno de 1 bilião.

Os jogos no Steam que neste preciso momento têm mais jogadores:

Só o mercado do pc é que conta ?

Mas depois tens TLoU2, GoW e Spiderman 2 com custos de produção na casa dos 200/300 Milhões.

E não deram lucro ?

E atenção a outro pormenor, esses jogos que mencionas são exclusivos, logo o mercado será menor.


Não é uma questão de ser provavel, foi leaked o plano deles para o futuro.

Isso é daquelas questões que hoje é uma coisa e amanhã já é outra.
 
Back
Topo