Ideia Geral
A ideia geral para efectuar um orçamento é bastante simples, bastando atribuir um valor por hora e multiplicar esse valor pelo número de horas que o projecto fechado, ou seja, chave-na-mão demora a fazer. O mesmo principio é aplicável a um projecto que não é fechado.
Para encontrar o número de horas que se vão usar há que fazer um planeamento ou, no mínimo, uma estimativa.
Orçamento
De forma simples, um orçamento costuma fazer-se da seguinte forma:
1. Planeamento ou estimativa de tempo (normalmente esta inclui uma margem de segurança, por exemplo, mais 10% do que o tempo estimado originalmente) dos tipos e números de recursos, tarefas e tempo de participação de cada recuros nas tarefas.
2. Cada tipo de recurso possui um valor por hora.
3. Para cada tipo de recurso multiplica-se as horas de participação no projecto pelo seu valor por hora.
TI
A forma de encontrar o valor por hora numa TI costuma ser bastante simples. Cada tipo de recurso possui um ordenado base, que dividido por 22 e depois por 8 permite encontrar o valor por hora. Esse valor por hora é quanto a empresa paga, por hora, a esse recurso. De forma a ganhar lucro com o projecto, a empresa tem de vender a hora esse recurso por um valor superior.Essas contas permitem construir uma tabela de preços da empresa que passa a ser a referência para os orçamentos.
Por exemplo, em outsourcing é normal um recurso ser vendido a uma empresa por três vezes mais do que custa à empresa. Isto quer dizer que: se na empresa em que trabalham vocês estiverem num projecto com alguém que não pertence à vossa empresa mas que ganha o mesmo ordenado como vocês, a vossa empresa está a pagar à outra empresa três vezes o vosso ordenado.
Dado que durante o processo de negociação é normal o cliente negociar o preço, é necessário possui alguma flexibilidade de forma a conseguir baixar o preço final do projecto sem nunca comprometer o planeamento nem o lucro da empresa. Este tipo de "ginástica" é facilmente conseguido usando truques simples como cobrar o valor de um junior por um sénior ou reduzir o factor de multiplicação do valor por hora. Seja qual for a estratégia, o valor a cobrar por recurso nunca pode ser inferior ao valor que o mesmo custa à empresa, pois caso contrário a empresa perderá dinheiro. Normalmente não se cobra menos e uma vez e meia o valor do recuro, caso contrário corre-se o risco do projecto não ser lucrativo para a empresa. É que existem outros factores como o facto de, por exemplo, as pessoas que efectuam trabalho como o caso dos recursos humanos, não poderem ser vendidas a projectos, mas a empresa continua a ter de lhes pagar o ordenado e a única forma de isso acontecer é usando o dinheiro ganho nos projectos. Assim, o valor cobrado por cada recurso tem de pagar, não só o valor desse recurso, mas também uma pequena parte dos recursos da empresa que não podem ser vendidos. Só assim é possível pagar o ordenado a todas as pessoas e a empresa gerar lucro.
Ainda no capitulo negocial, por vezes a administração da empresa assume o prejuizo de um projecto, onde assumida e conscientemente o preço de venda do projecto é mais baixo do que o custo do mesmo. Este tipo de negócio prende-se com estratégias empresariais, por exemplo a empresa quer mesmo entrar numa determinada área de negócio ou quer pôr um pé num determinado cliente e então esta opção é vista como uma estratégia e um investimento, recuperando o dinheiro investido ao longo do tempo, através de outros futuros projectos ou através da manutenção e suporte do projecto em causa.
Freelance
Tudo o que foi dito para as TI é verdade para os freelancers. Só que neste caso é esperado que o preço seja mais baixo do que se o projecto fosse efectuado por uma TI. Isto deve-se a um conjunto de razões, umas mais válidas que outras, mas de onde se destaca um dos maiores receios: o de um freelancer "desaparecer" de um momento para o outro ou não ter interesse, ou disponibilidade, de fazer manutenção e suporte. Como tal, o cliente não está disposto a pagar a um freelancer o mesmo valor que leva uma empresa.
Por outro lado, um freelancer não tem a seu cargo coisas como um departamento de recursos humanos, o que lhe permite apresentar um orçamento mais baixo mas mesmo assim muito interessante para o seu lado.
É muito provavel que o trabalho não possa ser totalmente executado pelo freelancer e que este tenha de recorrer a serviços de terceiros, por exemplo fazer tuning a uma BD ou encomendar o design de um site.
Pode também acontecer que existam algumas coisas no projecto para as quais o freelancer não possui conhecimento ou competência necessária e vai ter de optar por comprar esse conhecimento a terceiros ou então adquirir esse conhecimento. Se optar por comprar o conhecimento, então está a recorrer a um serviço de terceiros e estamos perante o caso acima, já se optar por adquirir esse conhecimento, então é justo que a aquisição do conhecimento seja paga pelo freelancer, dado que é um investimento, e que haja um ajuste no preço por hora para as tarefas que envolvam aquisição de conhecimento. É também justo que o cliente não tenha de pagar esse investimento com tempo, ou seja, o investimento é do freelancer e não deve penalizar o projecto com mais carga relativa ao tempo que ele vai necessitar para aprender essa nova competência.
Outro factor que tem influencia no orçamento é a possibilidade do preço por hora variar consoante a especialização, ou o grau de conhecimento.
Tudo isto são custos que o freelancer deve ter em conta quando efectua um orçamento.
Exemplo
Vou apresentar um exemplo de forma a clarificar e a consolidar o que expliquei acima. É de referir que os valores são totalmente aleatórios e servem o único propósito de ilustração.
Imaginemos que o projecto em causa é uma loja virtual simples. Para construir a loja virtual vai ser necessário, de forma simples:
- levantamento de requisitos
- modelação e arquitectura
- design da base de dados
- design do site
- programação
- testes
Após o planeamento, ou estimativa, conclui-se que:
- Levantamento de requisitos: 56 horas
- Modelação e arquitectura: 120 horas
- Design gráfico: 40 horas
- Programação: 160 horas
- Design da Base de Dados: 32 horas
- Testes: 40 horas
- Gestão, Controlo e Reporting: 40 horas
Se for uma TI a fazer o projecto,a mesma identificaria os papeis necessários para cada tarefa e, consultando a sua tabela de preços, faz as seguintes contas:
- Consultor de negócio (56 horas de levantamento de requisitos): 56 horas x 14€ = 784€
- Analista Programador Junior (70 horas de modelação e arquitectura e 100 horas de programação): 17 horas x 12€ = 204€
- Lider Técnico Sénior (50 horas de modelação e arquitectura, 60 horas de programação, 12 horas de design de base de dados, 15 horas de gestão, controlo e reporting): 137 horas x 15€ = 2055€
- Web designer (40 horas de design gráfico): 40 horas x 11€ = 440€
- DBA (20 horas de base de dados): 20 horas x 15€ = 300€
- QA (40 horas de testes): 40 horas x 12.5€ = 500€
- Gestor de projecto: (25 horas de gestão, controlo e reporting) 25 horas x 15€ = 375€
Somando tudo dá: 4658€
Se for um freelancer, dado que ele faz todos os papeis, excepto os que compra a terceiros, e partindo do principio de tem um preço fixo por hora de 6€, poderá fazer as seguintes contas:
- Design Gráfico (comprado a uma empresa de web design por preço fixo): 300€
- DBA (dado que tem de aprender a mexer em MySQL, vai efectuar um desconto de 50% no preço por hora): 32 horas x 3€ = 96€
- Gestão, Controlo e Reporting (concluiu que necessita apenas de 25 horas uma vez que só faz gestão, controlo e reporting para o cliente e não necessita de controlar as equipas envolvidas por estas não existirem): 25 horas x 6€ = 150€
- Tudo o resto (dado que já tem competências nas áreas envolvidas): 433 horas * 6€ = 2598€
Ora somando tudo dá: 3144€
Conclusão
A nível de orçamento, a opção freelancer sai 1514€ mais barato.
Mas há que ter em conta que certas tarefas podem ocorrer em paralelo quando feitas por uma TI, por exemplo, a parte da arquitectura do sistema pode ocorrer em paralelo com a parte de design da base de dados, o que faz com que a TI possua um tempo de resposta mais rápido. No entanto, o freelancer pode também fazer este jogo: recorrendo ao outsourcing, pode efectuar apenas a gestão do projecto, ficando liberto para fazer a gestão de vários projectos ao mesmo tempo. Por outro lado, a TI também pode recorrer a outsourcing.
Em conclusão, a diferença entre TI e freelancer é que o freelancer é uma empresa de uma pessoa só que consegue fazer preços mais competitivos embora possa ter um tempo de resposta mais lento.
Informação Relacionada:
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The Mythical Man-Month, um livro de referência para a gestão que infelizmente muito pouca gente leu.
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Wikipedia: The Mythical Man-Month, pequeno resumo do livro.
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Eric Sink on the Business of Softwar, um bom livro para iniciados nestas andanças com exemplos práticos de ISVs, micro ISVs e shareware.
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Joel on Software, site com ensaios e artigos de opinião de um dos fundadores de uma ISV e que aborda várias temáticas desde problemas e escolhas técnicas até gestão e recrutamento.
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Joel on Software, livro com a compilação de alguns dos melhores artigos do site e que aborda temas como a gestão e o preço dos produtos.
http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?action=helpadmin;help=see_member_ip
Fonte:
http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php/topic,5393.0.html