I. Móvel Tarifário 5G ilimitado (Vodafone, Meo ou Nos)

BarataPT

Power Member
Bom Dia,

por alguma embirração da CM de Gondomar não vou poder instalar para já um serviço de internet fixa (fibra), apesar de ter cobertura.

Enquanto resolvo o problema e visto que somos 2 a trabalhar de casa vou optar por um pacote de 5G com dados ilimitados de um dos operadores.

Neste longo tempo enquanto estive à espera de autorização entre CM e Vodafone usei um hotspot da Vodafone e até era bastante satisfatório. Recentemente adquiri um modem/router 5G e melhorou consideravelmente.

Eu sei que isto está muito dependente da zona, centro de Gondomar neste caso, mas o que aconselham com os seguintes requisitos:
- Tráfego ilimitado
- Boa estabilidade/ping
- Sem fidelização

Pelo que vi nos sites dos 3 operadores todos oferecem estes pacotes a preços bastantes similares, cerca de 30 por mês.

O que me deixou mais de pé atrás, e sinceramente vi isso acontecer é que parece que a Vodafone limita bastante a velocidade após 200G de utilização mensal. Sabem se acontece o mesmo em alguns dos outros?

Obrigado.
 
Bom dia,
Pelo que é reportado pelo pessoal, a NOS e a MEO não limitam a velocidade em 5G após XGB de consumo, porém a NOS em certos horários parece aplicar algumas limitações na velocidade.
 
Eu tenho vodafone e kanguru. Vodafone tenho problemas de estabilidade da rede, principalmente no 5G. Chamadas com teams têm falhas principalmente na zona de Alfragide e vila franca de xira. A vodafone ainda tem de melhorar a cobertura de 5G pelo menos. (Nunca fui a 200gb por isso nunca fui "limitado").

Kanguru em 5G é muito boa, caso tenha cobertura, eu tenho velocidade de 1gbps dentro de casa e 1,1gbps fora de casa. Muito estável mesmo com vários utilizadores. Posso fazer downloads de vários gigas e nunca noto diferença no serviço( já passei os 200gb). No entanto na kanguru noto que, pela meia noite, cortam a velocidade de 1gbps para uns 50mbps e com um upload que, muitas vezes, é horrível para trabalhar. Dá para chamadas mas o upload de documentos é demasiado lento. Pelas 6 da manhã volta ao normal.
 
Sou cliente do tarifário Kangaru XL da NOS, tendo aderido em fevereiro. Não tenho experimentado Traffic Shapping ou problemas com a velocidade, além da variabilidade em horas de ponta.

Segundo o meu router 5G (pode estar errado, porque não estou a fazer torrenting nem nada parecido), o meu consomo em março é de 14TB (sim, TB, não GB) até agora, e sem problema nenhum. Estou a pagar 33€ sem fidelização, e a velocidade é entre 100mb e 250mb em download, e normalmente 30-60mb em upload.

Teste feito hoje:

SCR-20240321-lhrv.png


Muito satisfeito com o serviço, mas estou a pensar se mudo para fibra com 12 meses de fidelização enquanto espero a chegada da Digi, mais pela estabilidade do que pela velocidade.
 
Obrigado malta era mesmo opiniões dessas que procurava. Vou testar a NOS.

Boa tarde,

Essas soluções 5G têm alguma estabilidade em gaming?

Que router's aconselham para isso?

Cumprimentos

Já estou há bastante tempo a trabalhar remotamente a usar 4G/5G e é bastante estável principalmente com um modem/router 5G, no entanto acho que nunca vais ter aquela latência de fibra para o gaming.

O maior problema até são mesmo os preços dos routers 5G visto que ainda é meio nicho e não há muita oferta. Estamos a falar de valores na casa dos 150/200/300 ou modelos mais XPTO com valores ainda acima disto.
 
Obrigado malta era mesmo opiniões dessas que procurava. Vou testar a NOS.



Já estou há bastante tempo a trabalhar remotamente a usar 4G/5G e é bastante estável principalmente com um modem/router 5G, no entanto acho que nunca vais ter aquela latência de fibra para o gaming.

O maior problema até são mesmo os preços dos routers 5G visto que ainda é meio nicho e não há muita oferta. Estamos a falar de valores na casa dos 150/200/300 ou modelos mais XPTO com valores ainda acima disto.

É uma questão de experimentar.

Têm algum modelo de router em questão que possa sugerir?

Obrigado.
 
É uma questão de experimentar.

Têm algum modelo de router em questão que possa sugerir?

Obrigado.

Já usei vários routers pequenos e um tp-link ou d-link para alimentar uma casa mas vou ser honesto.. neste momento o telemóvel xiaomi redmi note 12 pro 5G que a empresa deu é o router do pessoal quando vamos de férias. Só serve mesmo de router e funciona melhor que os outros todos. É só ligar à rede e está sempre bom. Se tiveres um telemóvel antigo parado testa que é bem melhor que muitos routers
 
Boa tarde,

Essas soluções 5G têm alguma estabilidade em gaming?

Que router's aconselham para isso?

Cumprimentos
5G é NSA em Portugal. 5G ou 4G a latência será a mesma. É bom para jogos de estratégia (age of empires ou league of legends) e para streaming de tv e netflix etc.. Mas jogos que envolvem mais perícia tipo counter strike, call of duty e jogos de reflexos mais rápidos é melhor a fibra... que nesses notas bem mais quando há pequenas falhas
 
Já usei vários routers pequenos e um tp-link ou d-link para alimentar uma casa mas vou ser honesto.. neste momento o telemóvel xiaomi redmi note 12 pro 5G que a empresa deu é o router do pessoal quando vamos de férias. Só serve mesmo de router e funciona melhor que os outros todos. É só ligar à rede e está sempre bom. Se tiveres um telemóvel antigo parado testa que é bem melhor que muitos routers
Boa ideia,

O meu smartphone é desbloqueado de operadora, por isso para testar então será só comprar um cartão Kanguru e fazendo hotspot do smartphone, testar, correto?
 
Boa ideia,

O meu smartphone é desbloqueado de operadora, por isso para testar então será só comprar um cartão Kanguru e fazendo hotspot do smartphone, testar, correto?
sim. mas eu uso um telemovel "morto" que nas férias fica sempre ligado à corrente e dar internet a todos.

Atenção que, caso o tel esteja a carregar (que não esteja a 100%) e a ser usado como hotspot num local com boa cobertura (500mbps para cima) vai aquecer bem e começa a cortar velocidade de internet (throttling). Dai eu ter sempre a 100% ligado à corrente e, mesmo a usar a 1gbps, consigo manter a velocidade máxima quase o tempo todo pois não aquece o suficiente para fazer o throttling.

Com esse xiaomi a 100% e ligado à corrente já saquei da steam a 100mb/s (1gbps de velocidade) e a velocidade manteve-se estável durante 60gb de download
 
Back
Topo