Gadgets Tópico dos Drones

Boas Pessoal,

Tenho aqui umas dúvidas relacionadas com valores que em média é costume praticarem em Portugal (sou dos Açores mais precisamente) para prestar serviços a mais especificamente a imobiliárias para tirar fotos aos imóveis (tipo aos "4 cantos" e mais uma ou duas dependendo da casa) mais umas pequenas filmagens de vários ângulos de algum(s) plano(s) em específico e no final efetuar uma edição rápida para um pequeno vídeo de apresentação do imóvel.
Tenho tudo em dia a nível de formação (A1/A3) que por acaso caduca em 2025, registo na ANAC, etc, tudo como é suposto. Tenho um Mini 2 meu registado também na ANAC/AAN.
A imobiliária em questão possui já um Mini 3, eventualmente se chegarmos a um acordo, para utilizar o Mini 3 terei que registá-lo na minha conta da ANAC/AAN também como fosse meu certo?

Venho tentar tirar a dúvida em relação aos preços porque será a primeira vez que farei algo mais além do simples hobby de voar um drone e fazer umas edições no Premiere e estou mesmo sem saber que valores poderei ou não pedir para um pacote destes (deslocação, levantamento, edição de fotos, edição de pequeno vídeo). Posso pensar que certo valor é-me justo mas por não saber o que costumam cobrar poderei estar a não ganhar um pouco mais.

Possívelmente não será algo pontual e será algum género de contrato verbal por exemplo: quando precisarmos mandamos-te localização do imóvel, deslocas-te a ele, fazes o teu trabalho e no final entregas fotos e filmagem.
Por isso compreendo que o valor numa situação dessas possa ter alguma alteração comparado a algo que seja pontual (feito apenas uma vez).

Quem me souber e quiser disponibilizar resposta(s) a isto poderá fazê-lo por PM (principalmente a nível de valores).

Obrigado
Em relação a valores médios por esse serviço não posso ajudar porque não faço a mínima ideia.

Á pergunta de registar o drone como teu penso que não é o correto porque o drone não é teu , só vais operar, vais ser o piloto remoto.
Um dia outra pessoa pode operar esse drone.

Penso que o correto é a imobiliária estar registada como operador sem ser o piloto remoto, depois a imobiliária registra-te a ti como piloto remoto ( no site da ANAC) . Ou seja por exemplo um operador poder ter vários pilotos remotos a "trabalhar " para eles.
O numero de registo de operador afixado no drone é o do operador ( da imobiliária ) não o teu pessoal.

Operador e piloto remoto são coisas diferentes , pode ou não, ser a mesma pessoa.

Já a autorização para o levantamento na área acho que tens que ser tu a fazer no site da e-AAN .

Quem saiba corrija me se estiver errado mas acho que é isto .
 
Última edição:
Boa tarde a todos!
Gostava de me aventurar na compra de um primeiro drone para umas brincadeiras de vídeos e fotos quando vou dar umas voltas.
Já andei a ler umas coisas, mas queria ter total certeza de toda a lei que isto envolve para não me meter em sarilhos e provavelmente aqui será um bom sítio para saber tudo o que é necessário.
O drone seria o dji mini 2 SE que me permite entrar nisto sem gastar rios de dinheiro.
Da lei segundo o que dizem na loja, só preciso de uma licença da Anac. Se sim, esta licença é gratuita? Como é que a obtenho?
Obrigado desde já por toda a ajuda que me possam dar!
 
Boa tarde a todos!
Gostava de me aventurar na compra de um primeiro drone para umas brincadeiras de vídeos e fotos quando vou dar umas voltas.
Já andei a ler umas coisas, mas queria ter total certeza de toda a lei que isto envolve para não me meter em sarilhos e provavelmente aqui será um bom sítio para saber tudo o que é necessário.
O drone seria o dji mini 2 SE que me permite entrar nisto sem gastar rios de dinheiro.
Da lei segundo o que dizem na loja, só preciso de uma licença da Anac. Se sim, esta licença é gratuita? Como é que a obtenho?
Obrigado desde já por toda a ajuda que me possam dar!

Boas, sim precisas de uma certificação para esse drone e sim é grátis , tens que fazer uma formação online e um exame online.
Pesquisa por este site (por algum motivo o forum não deixa por o link) :
PLATAFORMA ELETRÓNICA DE FORMAÇÃO E EXAMES À DISTÂNCIA DE PILOTOS REMOTOS
Escolhe do lado direito cidadãos nacionais ou não nacionais (conforme o caso)
Tens que te autenticar com chave movel digital ou CC.
No separador inicio escolhe o curso de sub categoria aberta A1-A3.

Depois tens que te registar em dois sites :
https://auth.anac.pt/
https://imagensaereas.aan.pt/checklogin

Mas vê primeiro estes vídeos e esclareces muitas duvidas:

Meti os videos em spoiler para não encher muito a página .
 
Última edição:
Boas, sim precisas de uma certificação para esse drone e sim é grátis , tens que fazer uma formação online e um exame online.
Pesquisa por este site (por algum motivo o forum não deixa por o link) :
PLATAFORMA ELETRÓNICA DE FORMAÇÃO E EXAMES À DISTÂNCIA DE PILOTOS REMOTOS
Escolhe do lado direito cidadãos nacionais ou não nacionais (conforme o caso)
Tens que te autenticar com chave movel digital ou CC.
No separador inicio escolhe o curso de sub categoria aberta A1-A3.

Depois tens que te registar em dois sites :
https://auth.anac.pt/
https://imagensaereas.aan.pt/checklogin

Mas vê primeiro estes vídeos e esclareces muitas duvidas:

Meti os videos em spoiler para não encher muito a página .
Muito obrigado pelo tempo que perdeste a explicar isto tudo! Vou ver se me oriento!
Abraço!
 
Boas tardes.

Como e onde é que vocês vão quando querem pedir permissões para países que não Portugal? Existe alguma lista com a entidade competente para o efeito?
 
Boas pessoal, é normal o registo de Operador de Drone demorar tanto tempo? Fiz o pedido dia 09/03 e até agora continua pendente.

Obrigado.
Demorou 2 semanas para aí?
Fiz o pedido nesta quarta-feira e até agora continua pendente.
Aparece no estado: válido, incompleto, pendente e não pago.
É suposto ficar a espera que se lembrem de autorizar quando lhes der na gana?
Já pensei em ligar para lá hoje. Queria pôr a máquina a voar. Só me falta mesmo isto.
 
Demorou 2 semanas para aí?
Fiz o pedido nesta quarta-feira e até agora continua pendente.
Aparece no estado: válido, incompleto, pendente e não pago.
É suposto ficar a espera que se lembrem de autorizar quando lhes der na gana?
Já pensei em ligar para lá hoje. Queria pôr a máquina a voar. Só me falta mesmo isto.
Assinaste e devolveste o documento que foi enviado para email?
 
Não recebi nenhum documento da Anac por email.
Recebi foi da AAN. Esse sim já tenho tratado para enviar segunda por correio porque não tenho assinatura electrónica.
Sim tens razão, já não tinha a certeza qual é que era a que devolvi o documento assinado.
 
Última edição:
Isto é um filme, continuo á espera de validação de operador da Anac já faz 2 semanas. Liguei para lá no início da semana passada, disseram-me que até meio da semana já devia estar, esperei esperei e nada, continua pendente. Mandei email, recebi uma resposta padrão. Liguei para lá hoje novamente, passaram-me para a seção de drones outras vez e desta vez nem atendem.
Uma pessoa quer fazer tudo dentro da lei para não ser multado, mas está difícil.
 
Isto é um filme, continuo á espera de validação de operador da Anac já faz 2 semanas. Liguei para lá no início da semana passada, disseram-me que até meio da semana já devia estar, esperei esperei e nada, continua pendente. Mandei email, recebi uma resposta padrão. Liguei para lá hoje novamente, passaram-me para a seção de drones outras vez e desta vez nem atendem.
Uma pessoa quer fazer tudo dentro da lei para não ser multado, mas está difícil.

Meteu a páscoa feriado e tal, pessoal a meter um ou dois dias de férias. Isso deve ser secção de uma ou duas pessoas que acumula outras coisas.
Espero que tenhas novidades durante esta semana. :)
 
Tens de pesquisar...
Estranho essa resposta vinda de uma pessoa que até já colaborou com alguma entre-ajuda neste tópico.

Mas, principalmente, estranho ainda mais por há cerca de 2 anos seres tu a fazeres "estas" perguntas todas e a pedires ajuda do pessoal quando querias comprar um drone e conhecer a legislação. E não me lembro de alguém te ter dito para ires pesquisar.

De qualquer forma, alguém que possa ajudar e saiba de algum site onde se possa consultar essa informação? Por exemplo, quero ir ao Vietname, onde posso pedir autorizações? Quem diz este diz outro país qualquer. Há algum sítio com as entidades onde pedir ou só pesquisando pelas regras do país em específico? Como é que vocês fazem?

Tenho ideia de há uns anos ter encontrado uma lista com as entidades de cada país mas já não encontro.
 
Estranho essa resposta vinda de uma pessoa que até já colaborou com alguma entre-ajuda neste tópico.

Mas, principalmente, estranho ainda mais por há cerca de 2 anos seres tu a fazeres "estas" perguntas todas e a pedires ajuda do pessoal quando querias comprar um drone e conhecer a legislação. E não me lembro de alguém te ter dito para ires pesquisar.

De qualquer forma, alguém que possa ajudar e saiba de algum site onde se possa consultar essa informação? Por exemplo, quero ir ao Vietname, onde posso pedir autorizações? Quem diz este diz outro país qualquer. Há algum sítio com as entidades onde pedir ou só pesquisando pelas regras do país em específico? Como é que vocês fazem?

Tenho ideia de há uns anos ter encontrado uma lista com as entidades de cada país mas já não encontro.

O que encontras te não terá sido só a nível da zona EU : https://www.easa.europa.eu/en/domains/civil-drones/naa
Se fosse zona EU era mais simples.
Nem sei até que ponto um certificado passado na Europa será válido em outros países.

O que pertentes é muito especifico, ou alguém por aqui já passou por algo semelhante e diz como fez ou vais ter mesmo que pesquisar legislação ( se existir) do pais em questão.

Na apdrone.pt com certeza conseguem te ajudar, mas é uma associação....

No entanto muita atenção a voos noutros países sem estar tudo legal. Há países que não "brincam" com este assunto.
 
O que encontras te não terá sido só a nível da zona EU : https://www.easa.europa.eu/en/domains/civil-drones/naa
Se fosse zona EU era mais simples.
Nem sei até que ponto um certificado passado na Europa será válido em outros países.

O que pertentes é muito especifico, ou alguém por aqui já passou por algo semelhante e diz como fez ou vais ter mesmo que pesquisar legislação ( se existir) do pais em questão.

Na apdrone.pt com certeza conseguem te ajudar, mas é uma associação....

No entanto muita atenção a voos noutros países sem estar tudo legal. Há países que não "brincam" com este assunto.
Eu tenho tudo nos conformes: formação, matrícula, tudo registado, etc etc.

Normalmente quando vou para fora de férias é sempre para países fora da EU. Tipo México, Indonésia, Cuba... Nessa altura não tinha drone mas agora tenho. Presumo que haja malta a viajar para países assim também e que já deva ter levado o drone. Queria saber como tinham feito.
 
Eu tenho tudo nos conformes: formação, matrícula, tudo registado, etc etc.

Normalmente quando vou para fora de férias é sempre para países fora da EU. Tipo México, Indonésia, Cuba... Nessa altura não tinha drone mas agora tenho. Presumo que haja malta a viajar para países assim também e que já deva ter levado o drone. Queria saber como tinham feito.

Mas lá está o que é tudo nos conformes aqui em Portugal ou na Europa pode não ser válido nos outros países .

Edit: pesquisa rápida no google : https://uavsystemsinternational.com/pages/vietnam-drone-laws

Dá para teres uma ideia ideia, espero que ajude .

Há paises que nem podes entrar com drones, se viajas muito informa te bem. Cuba , Egito , Marrocos são alguns exemplos .
 
Última edição:
Back
Topo