[Tópico Oficial] Banda larga móvel NOS/Kanguru

@LordJoker16 um hotspot 5G permite velocidades gigabit. Aliás, eu tenho isso com o meu iPhone. Claro que vai depender da cobertura e da capacidade da antena que tenhas na zona. Mas isso podes testar com o telemóvel.
Em relação aos routers/hotspots 5G, são ainda coisas caras, mas se tirares partido dessa velocidade e estabilidade, vale a pena.
Com 4G também consegues boas velocidades com um router que tenha no mínimo Cat 6. Esquece router baratos com cat 4.
Pela vossa experiência, o que notam de pior em relação à fibra com o 5G?
Isto porque tenho a opção de aguardar mais uns meses e aí ter fibra. Obrigado novamente pela ajuda!
 
A fibra tem muito mais baixas latências (<10ms mesmo com carga) e a velocidade é praticamente constante.

Na 5G as velocidades variam conforme a saturação de rede, as condições atmosféricas, se passou um pássaro à frente do teu sinal, etc. Espera latências de carga a variar entre os 50ms e 400ms. Outra questão é que eles podem restringir as velocidades quando lhes apetece, como já aconteceu antes e toda a gente se vinha aqui queixar. Nestas últimas semanas também estou a sofrer disso, as velocidades andam à volta dos 150mbps.

Portanto, é uma questão de ponderares os prós e contras.
 
olá, que router é que tem?
Com o pré-pago, será que se consegue atingir essa velocidade?
Não é router. Essas velocidades foram atingidas com o iPhone (12 Pro Max).
Teoricamente será possível atingir as mesmas velocidades com o pré-pago, mas isto só é possível em 5G. Se usarem um router 4G ficarão longe destes resultados.

@emawzed se a NOS quisesse restringir velocidades não era para 150Mbps. Isso são múltiplos fatores que podem estar a baixar a tua velocidade mas restrição não é de certeza.;)
 
A fibra tem muito mais baixas latências (<10ms mesmo com carga) e a velocidade é praticamente constante.

Na 5G as velocidades variam conforme a saturação de rede, as condições atmosféricas, se passou um pássaro à frente do teu sinal, etc. Espera latências de carga a variar entre os 50ms e 400ms. Outra questão é que eles podem restringir as velocidades quando lhes apetece, como já aconteceu antes e toda a gente se vinha aqui queixar. Nestas últimas semanas também estou a sofrer disso, as velocidades andam à volta dos 150mbps.

Portanto, é uma questão de ponderares os prós e contr
Ainda assim chegaria para manter uma tv com iptv/streaming ligada e restantes utilizações normais certo?
Jogos online seria o mais complicado diria eu
 
Ainda assim chegaria para manter uma tv com iptv/streaming ligada e restantes utilizações normais certo?
Jogos online seria o mais complicado diria eu
Iptv/streaming mesmo 4k a princípio não terás problemas (a menos que eles restrinjam o serviço como em novembro do ano passado)

Jogos online pode ser complicado por causa das latências, sim. Também convém testares a rede na tua localização por forma a teres uma ideia do que esperar e verificar se é aceitável para a tua utilização.

Também se ouviu falar de que iriam implementar o 5G SA este ano, o que pode melhorar as latências. Mas até agora nem vê-lo.
 
Não é router. Essas velocidades foram atingidas com o iPhone (12 Pro Max).
Teoricamente será possível atingir as mesmas velocidades com o pré-pago, mas isto só é possível em 5G. Se usarem um router 4G ficarão longe destes resultados.

@emawzed se a NOS quisesse restringir velocidades não era para 150Mbps. Isso são múltiplos fatores que podem estar a baixar a tua velocidade mas restrição não é de certeza.;)

o problema é que ao colocar o cartão pré-pago no telemóvel, depois não tenho acesso ao meu cartão do telemóvel (não vou receber chamadas por exemplo), daí ter que comprar um router, aconselha algum?
Até é pena porque o meu telemóvel é um samsung S21 e já tem a 5G.
 
o problema é que ao colocar o cartão pré-pago no telemóvel, depois não tenho acesso ao meu cartão do telemóvel (não vou receber chamadas por exemplo), daí ter que comprar um router, aconselha algum?
Tens um Samsung S21?

Esse telefone tem dual-SIM. Dá para dois cartões, nem que seja via eSIM. Vais à loja e metes eSIM

Routers 5G só de 250 EUR para cima. Tudo o que comprares abaixo disso é muito muito muito pior que o teu telefone
 
Tens um Samsung S21?

Esse telefone tem dual-SIM. Dá para dois cartões, nem que seja via eSIM. Vais à loja e metes eSIM

Routers 5G só de 250 EUR para cima. Tudo o que comprares abaixo disso é muito muito muito pior que o teu telefone

ok desconhecia isso.
E em relação à latência, muda alguma coisa que seja router 5G ou telemóvel 5G? Ou é igual? Para os jogos por exemplo, é necessário que a latência seja baixa, daí a questão.
 
ok desconhecia isso.
E em relação à latência, muda alguma coisa que seja router 5G ou telemóvel 5G? Ou é igual? Para os jogos por exemplo, é necessário que a latência seja baixa, daí a questão.
Estive a ver melhor e esse telefone ainda não tem N28 e não tem 5G SA, por isso se calhar é melhor um router com essas duas specs incluídas

Como este que o @omega sugeriu https://cacombos.com/device/MC801A
 
Viva, parece que estes router de 5g não tem modo para ligar antenas externas e preocupa-me a propagação do sinal numa casa alentejana de paredes de 50cm. O meu pobre TP-Link mr6400 é limitado de bandas mas aquelas duas antenas portam-se bem a distribuição de sinal em casa.

Ou estou a dizer alguma alarvidade e as antenas só servem para captar e não propagar?

Além disso quais são as chances de 5g efectivamente estar activado numa antena na serra no meio do conselho de Santiago do Cacém? Ou quando?

É que prefiro gastar menos num router 4g com todas as bandas que VCS aqui falam para melhorar a velocidade do que estes routers 5g bonitos mas um bocado limitados em expansão com antenas, só daria com para fazer mesh inhouse através dos slots de rede.

É que comprei uma antena Boost 5g externa laser de 100 paus há meses e ainda não me decidi se a monto ou vendo
 
Ou estou a dizer alguma alarvidade e as antenas só servem para captar e não propagar?
Nesse router penso que sejam para captar.

O melhor wifi que alguma vez tive foi de um router com antenas exteriores. Um router podes sempre ligar a um hotspot, desde que tenhas portas RJ45.

O hotspot faz de "modem" (digamos assim). Asseguras que o sinal vem na máxima qualidade primeiro e é esse objetivo e colocá-lo junto à janela para ver onde apanha melhor. Só depois é que pensas em distribuí-lo.
É que prefiro gastar menos num router 4g com todas as bandas que VCS aqui falam para melhorar a velocidade do que estes routers 5g bonitos mas um bocado limitados em expansão com antenas, só daria com para fazer mesh inhouse através dos slots de rede.
Esses routers só captam uma banda de cada vez. É deitar dinheiro ao lixo. Os 5G NSA captam 4, 5 ou 6 bandas.


Se estás com dúvidas experimenta primeiro e pede emprestado um telemóvel 5G que agregue as bandas e compara com um telemóvel 4G de 2014 que só apanhe uma banda. E depois testa o resultado. Só testando em casa, para perceberes como é a cobertura aí.

E atenção que o facto de uma banda 4G hoje estar livre e desafogada não quer dizer que todos os dias do ano esteja assim e no futuro continue a estar. Com o cada vez maior uso de nets móveis, a tendência é piorar sempre um bocadinho todos os dias. Por isso investir num router 5G (se houver cobertura 5G) faz 100% sentido
 
Estive a ver melhor e esse telefone ainda não tem N28 e não tem 5G SA, por isso se calhar é melhor um router com essas duas specs incluídas

Como este que o @omega sugeriu https://cacombos.com/device/MC801A

Não sei o que significa N28 e 5G SA mas se dá para colocar 2 cartões como referiu, para mim está bom desde que tenha boa velocidade e pouca latência.
Esse router que referiu está a um preço excessivo.
 
@LordJoker16 eu diria que sim. Tenho familiares que usam este serviço como única forma de acesso à internet. O que recomendo é um bom router 4G, que faça agregação de bandas. Ou então 5G, mas esses são caros.
Em relação a preço, agora estão com a promoção de 16€/mês com fidelização de 1 ano. O preço de retenção é de 15.36€ pelo que a promo de 16€ é de aproveitar e ficas fidelizado 1 ano em vez de 2.
Uma coisa que não diz no site é que a promoção é só por 12 meses ao final de 12 vai para o valor normal.
 
Isso é na MEO. Na NOS tipicamente não funciona assim. Se o site nada diz é porque depois dos 24 meses o preço vai continuar a 16 EUR, salvo aumentos da inflação
Foo o que foi dito ao telefone. Que a fidelizção para novos clientes são 12 meses e que a partir da data de término do contrato o desconto também é retirado. Não é como o tarifário da retenção. De Qualquer forma não me preocupa daqui a 12 meses logo se vê…
 
Back
Topo