[Tópico Oficial] Banda larga móvel NOS/Kanguru

Com o lançamento do 5G SA, e num local com boa cobertura, cada vez mais vejo a opção router 5G + Kanguru XL como ótima opção para um acesso à internet low-cost e com bom desempenho.
Só se, com a chegada da Digi, surgirem ofertas de net fibra por 15€... A ver vamos.

@celituhh este modelo será bom então ?

D-Link DWR-960​

É que está um na Amazon por 55€ até parece mentira.

@frenchman_78 qual comprou e a que preço ?
É um router 5G ?
Esse parece-me uma boa opção. Deve fazer CA de pelo menos duas bandas.
 
Com o lançamento do 5G SA, e num local com boa cobertura, cada vez mais vejo a opção router 5G + Kanguru XL como ótima opção para um acesso à internet low-cost e com bom desempenho.
Só se, com a chegada da Digi, surgirem ofertas de net fibra por 15€... A ver vamos.


Esse parece-me uma boa opção. Deve fazer CA de pelo menos duas bandas.
Se é o cat7 deve fazer.
Está e a um preço muito bom, 55€.
 
A NOS tem melhorado imenso na rede móvel. A única razão para isso acontecer é estares numa zona que ainda não levou o upgrade que eles têm feito a nível nacional.
Isso ou então tens um equipamento fraco. Com o cartão no telemóvel dizes que tens a mesma coisa, mas que telemóvel é? Faz carrier aggregation? Tem 5G? Isso tudo influencia bastante.

Esse router não é nada de especial, encontras na Amazon routers com 4G cat 7 a preço mais baixo.
Pena que aqui no meio do mato o 5G é low cost.

Não se entende como zonas saturadas de serviços fixos sat+net, não façam nada e anda se com velocidades 5G entre os 40/130mbps consoante a hora.

Deixo aqui um exemplo nesta foto, a amarelo é uma célula da digi, que veio tapar o buraco onde a nos supostamente deveria ter algo parecido em cima para suprir as necessidades de quem mora entre os sectores.

Do lado direito a vermelho dá me velocidades na casa dos 3xxmbps.

Do lado esquerdo parece saturado, mas já apanhei boas velocidades perto dos 3xxmbps, num desses sectores, creio no que está mais perto do circulo amarelo, em cima, lado esquerdo.

415025469-1034401270968429-5019493301969086119-n.jpg
 
@frenchman_78 Eu tive o tarifário Kanguru Livre XL... e sim dizia no site que tem acesso ao 5G e até na app da NOS dizia que tinha 5G mas era mentira. Tive que contactar o suporte para desbloquarem o 5G. Eles passaram o meu cartão para o tarifário "Semanas". Até pode ser que entretanto os novos cartões Livre XL já tenham acesso ao 5G mas na altura não era o caso.
 
@Silgueirense A rede da NOS ainda tem que evoluir especialmente na parte da cobertura e estabilidade. No litoral do Alentejo a NOS é uma miragem. A MEO é de longe a operadora que tem a melhor cobertura. Quanto à banda larga nas cidades maiores... as velocidades entre uma e outra não diferencia muito, mas noto que com a MEO tenho mais estabilidade e não me aparecem constantemente captchas em websites como acontece com a NOS. A NOS parece ter a rede mais congestionada e aplica muitas vezes no fim da tarde o travão (o maldito PUR). Irei provávelmente no fim do mês voltar a colocar o cartão da MEO no meu router. Não vou ficar a espera do 5G Standalone da NOS que sabe-se lá quando chega... provávelmente será mais um barrete.
 
@frenchman_78 Eu tive o tarifário Kanguru Livre XL... e sim dizia no site que tem acesso ao 5G e até na app da NOS dizia que tinha 5G mas era mentira. Tive que contactar o suporte para desbloquarem o 5G. Eles passaram o meu cartão para o tarifário "Semanas". Até pode ser que entretanto os novos cartões Livre XL já tenham acesso ao 5G mas na altura não era o caso.

Também experienciei essa aldrabice dos cartões dizerem que são 5G em todo o lado e depois estarem limitados ao 4G.

Depois de várias chamadas ao suporte com eles a dizerem as mais variadas desculpas para me culpar em a mim (desde que não há 5G aqui apesar de na zona haver, os telemóveis não são compatíveis, o router não é compatível, etc) no fim deram-me a [possível] aldrabice final que foi a seguinte:

O "5G ready" no site e nos cartões não se refere a ter a acesso à rede 5G, mas que "5G ready" é uma marca registada deles e que compreendiam a minha confusão.

No final lá desbloquearam o 5G no cartão por "especial favor".

O comportamento das pessoas dessa empresa com as quais contaquetei é deveras asqueroso.

Fica a questão se tive azar ou se é mesmo o modus operandis deles.
 
Última edição:
Boas,

Mudei-me para Portugal, e habituado aos preços e condições em Espanha, decidi não contratar fibra até a Digi chegar. Não estou disposto a aceitar 2 anos de fidelização com as condições que a MEO, NOS e Vodafone estão a oferecer.

Aderi ao tarifário Kangaru XL, e comprei um router 5G da Vodafone pela eBay (paguei 160€). Tive alguns problemas para ativar o cartão, mas depois de ligar para a NOS, consegui.

Moro em Oliveira de Azeméis, e estou a atingir velocidades entre 200mb/700mb, com ping entre 30 e 50ms. O upload está entre 30mb e 90mb. Por agora, muito satisfeito com o desempenho. Só espero que a NOS não limite a velocidade se atingir um volume de download elevado.
 
Boas,

Mudei-me para Portugal, e habituado aos preços e condições em Espanha, decidi não contratar fibra até a Digi chegar. Não estou disposto a aceitar 2 anos de fidelização com as condições que a MEO, NOS e Vodafone estão a oferecer.

Aderi ao tarifário Kangaru XL, e comprei um router 5G da Vodafone pela eBay (paguei 160€). Tive alguns problemas para ativar o cartão, mas depois de ligar para a NOS, consegui.

Moro em Oliveira de Azeméis, e estou a atingir velocidades entre 200mb/700mb, com ping entre 30 e 50ms. O upload está entre 30mb e 90mb. Por agora, muito satisfeito com o desempenho. Só espero que a NOS não limite a velocidade se atingir um volume de download elevado.
Podes dizer qual é o router 5G que compraste por esse preço?


Boa tarde. Li noutro tópico que é possível ter BLM ilimitada por 16€. Quais as condições para isso acontecer?
Obrigado
Tens as condições da campanha no site da nos: https://www.nos.pt/movel/tarifarios-net-movel/pos-pagos
 
Na minha zona, nunca consegui ter acima dos 250 Mbps. Ping, anda na ordem do 30ms
Tarifário pós pago. Kanguru XL

Já tentei inclusive com outros equipamentos, acho que a capacidade máxima da antena a que me ligo, é de 300 Mbps
 
@frenchman_78 Eu tive o tarifário Kanguru Livre XL... e sim dizia no site que tem acesso ao 5G e até na app da NOS dizia que tinha 5G mas era mentira. Tive que contactar o suporte para desbloquarem o 5G. Eles passaram o meu cartão para o tarifário "Semanas". Até pode ser que entretanto os novos cartões Livre XL já tenham acesso ao 5G mas na altura não era o caso.

ok, aderindo ao pré-pago, quer seja da NOS ou da MEO, terei acesso à 5G correcto?
E o tráfego é mesmo ilimitado como dizem ou tem algum limite de Gigas?
Neste momento qual o seu tarifário e o preço que paga?

O seu router Deco X50 está por 300€ no amazon em França mas em Portugal está à volta de 500€, foi o que pagou?
Há muita diferença de qualidade entre o seu e o ZTE MC801a?
Também me falou do TP-Link Router Archer MR600, esse é o melhor router em 4G? No site deles apresentam vários mas não vejo qual poderá ser o melhor para o que eu quero https://www.tp-link.com/pt/home-networking/3g-4g-router/
Para mim, a velocidade não procuro ter mais do que 200 megas.
Procuro é ter poucas latências por causa do jogos.
 
....
Procuro é ter poucas latências por causa do jogos.
No estado actual da infraestrutura esquece. Pode ser aparentemente possível obter pings <50ms de forma corriqueira, mas assim que adicionas qualquer load simultâneo o bufferbloat sobe exponencialmente, por vezes para mais de 300ms. Acredito que mesmo com 5G SA não haja milagres em hora de ponta.
 
@frenchman_78 Tanto a blm da NOS (Kanguru Livre XL Semanas) como a da MEO (Net Enjoy) são verdadeiramente ilimitadas em gigas e têm acesso ao 5G. O que pode acontecer é que possam reduzir a velocidadade pontualmente se houver congestionamento, normalmente no fim da tarde quando toda a malta já veio do trabalho e em particular dias de jogos de futebol tipo Benfica-Sporting em áreas com uma densidade populacional elevada como a AML.

Quanto aos routers só posso falar do TP-Link Deco X50-5G e TP-Link Archer MR600 (v2) que eu pessoalmente possuo e que considero bons. Comprei ambos na Amazon da Alemanha. Se velocidade não importa então ficas bem servido com o TP-Link Archer MR600. É um router 4G com que consigo latências entre 25 e 35 ms. Com o router 5G costumo ter entre 19 e 25 ms. Mas como já te disseram...para jogar jogos online não há nada melhor que internet por fibra. Só no futuro quando o 5G Standalone (o 5G verdadeiro) estiver amplamente implementado é que poderemos esperar ter latências a volta dos 10 ms na blm. Só me resta ressalvar que a velocidade e a latência, mais do que do router, depende da cobertura 4G/5G na tua área de residência. Se tiveres má recepção em casa com o telemóvel dificilmente terás muito melhores resultados com um router por defeito. O bom destes dois routers que mencionei é que em ambos podes ligar antenas externas e essas sim podem depois melhorar bastante a captação de sinal.
 
Última edição:
comprar um router 4G neste momento é um erro.
entre o tp link e o ZTE veja qual o que tem mais bandas e agregações, e qual a velocidade máxima de UP e DOWN, opte pelo que lhe parecer melhor, nunca me dei ao trabalho de os comparar
 
Back
Topo