ubuntu em pendrive

Marrafeiro

Power Member
Alguém conhece alguma maneira de instalar o ubuntu em uma pendrive e correr o SO através da mesma? não falo de testar o SO, mas sim utiliza-lo como que estivesse instalado num disco rígido.
 
Para instalar numa pen pode-se instalar normalmente, escolhendo a pen como disco para particionar e instalar. Usando este método precisas de ter duas pens (ou uma pen e um leitor de CD/DVD, ou qualquer outro tipo de media de onde possas instalar). Fazes a instalação normal e quando chegar a parte do disco escolhes a pen onde queres instalar. Há quem depois use alguns truques para poupar a escrita na pen e aumentar-lhe o tempo de vida (montar /tmp em memória, escrever logs para outro sítio, etc...), mas não é estritamente necessário. Depende da importância que o sistema tiver para ti e da qualidade da pen.
 
Para instalar numa pen pode-se instalar normalmente, escolhendo a pen como disco para particionar e instalar. Usando este método precisas de ter duas pens (ou uma pen e um leitor de CD/DVD, ou qualquer outro tipo de media de onde possas instalar). Fazes a instalação normal e quando chegar a parte do disco escolhes a pen onde queres instalar. Há quem depois use alguns truques para poupar a escrita na pen e aumentar-lhe o tempo de vida (montar /tmp em memória, escrever logs para outro sítio, etc...), mas não é estritamente necessário. Depende da importância que o sistema tiver para ti e da qualidade da pen.

A pen é de 32GB USB3.0, vai ser apenas para me iniciar a programar em ambiente Linux e para me ambientar em Linux. Não vai ser para guardar dados importantes.
 
apenas para me iniciar a programar em ambiente Linux e para me ambientar em Linux.
Utiliza uma VM. Vai ser mais rápido e não vai desgastar uma pendrive a um ritmo estonteante.
O mais perto disso que podes fazer que seja decente, é num disco externo. Eu tenho um disco/SO para o que necessitar, e funciona bem e é relativamente rápido, mesmo em USB 2.0.

Se te fores ambientar num ambiente que está limitado á velocidade de uma pen, na melhor das hipóteses vais achar a coisa lenta.

Cumps
 
É que ja o instalei numa VM, o problema é aquilo é extremamente lento, e não reconhece a gráfica, ate já abri post aqui no forum e ninguém me conseguiu resolver o problema, utilizo o VMWARE, punha a utilizar 4GB de ram para a maquina virtual e era bué lento. O meu PC é um Asus K550J. e ontem resolvi por o ubuntu numa pen e usar o trial, e era bastante rápido.
 
É que ja o instalei numa VM, o problema é aquilo é extremamente lento, e não reconhece a gráfica, ate já abri post aqui no forum e ninguém me conseguiu resolver o problema, utilizo o VMWARE, punha a utilizar 4GB de ram para a maquina virtual e era bué lento. O meu PC é um Asus K550J. e ontem resolvi por o ubuntu numa pen e usar o trial, e era bastante rápido.
Numa pen a velocidade de escrita e leitura vai ser tão penalizada que não sei se não será mais lento que na VM. Então se por engano meteres swap na pen não deve de ser necessário dizer que a coisa ficará pior que mal.

Acho no mínimo estranho que o VMWare Player não lide bem com Ubuntu. Ou a versão do player está outdated, ou a versão do Ubuntu é a que está para vir (15.04), e mesmo assim seria para correr bem. Como assim reconhecer a gráfica? Não te dava aceleração gráfica? Não corria?

O "trial", mais correto de ser chamado por live cd (:p) o que faz é copiar a imagem do sistema da pen para a RAM, e correr tudo o que possa na ram. O que tu escreves em disco, estás a escrever na RAM, que é umas valentes ordens de magnitude mais rápida que uma pen.
 
A versão do ubuntu é a 14.04 64bits (será por ser a 64bits?), e o VMWARE é a versão 10. Digo não reconhecer a gráfica, que quando lhe activo o cubo 3D, e utilizo o cubo aquilo fica tudo pixelado.
 
A versão do ubuntu é a 14.04 64bits (será por ser a 64bits?), e o VMWARE é a versão 10. Digo não reconhecer a gráfica, que quando lhe activo o cubo 3D, e utilizo o cubo aquilo fica tudo pixelado.
Se o host for 64bits, não há problema nenhum em o guest ser 64. Tenho ideia que o virtualbox embirrava se o processador não tivesse suporte a virtualização, mas se adquiriste o VMWare suponho que o teu processador terá suporte a virtualização, logo não será esse o problema.

A versão 10 do VMWare saiu antes do Ubuntu 14.04, e não o suporta oficialmente, mas acredito que o corra na mesma.
Porquê a 14.04 já agora? Por ser LTS? Se for por ser LTS isso não te importa muito para experimentar, podes utilizar a ultima.

Se estiveres numa de gastar mais uns MB's de disco, experimenta no virtualbox. Se não quiseres instalar tens uma versão (não oficial) que é portable.

Outra alternativa é utilizares o Setup para windows que vem dentro dos ISO's do Ubuntu. Chama-se wubi.
Isso é desrecomendado para instalações a sério por uma variedade de problemas, mas para experimentar por uns dias/meses é o suficiente.
 
Sim o meu sistema é o windows 7 64bits.
vou sacar o virtualbox para experimentar. espaço no disco tenho pra dar e vender xD vou experimentar e ja deixo ca se corre melhor. obrigado pela ajuda a todos
 
Se tens espaço em disco para dar a e vender, porque é que não metes Ubuntu em dual boot?

Era essa a minha próxima pergunta, ontem instalei num PC já com alguns anos, o ubuntu em dual boot com o windows 7.
E depois mais tarde não haverá nenhum problema de compatibilidades? O Windows não vai comer a "bater" mal?
 
Era essa a minha próxima pergunta, ontem instalei num PC já com alguns anos, o ubuntu em dual boot com o windows 7.
E depois mais tarde não haverá nenhum problema de compatibilidades? O Windows não vai comer a "bater" mal?
É transparente, não fazem contacto um com o outro. Cada um na sua partição, e o bootloader(GRUB se é ubuntu) é que escolhe qual arranca.
O windows nem vai saber que há um ubuntu ali, só que há uma partição num formato que ele não conhece, que só consegues ver no gestor de partições.
 
Hoje instalei o Ubuntu, mas agora há um problema xD
não me aparece o grub no arranque, entao não posso escolher se quero arrancar com o Windows ou com o Ubuntu, ele vai diretamente para o Ubuntu.
Na instalação rejustei o disco, ~500GB para o Windows e ~250GB para o Ubuntu, criei uma partição de ~5GB para o Swap.
Ja procurei na net e ja fiz o que la diziam e o Grub nao aparece, faz o tempo de espera mas nao me aparece qualquer opção.
Na net dizia para mudar o
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
para:
# GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
Mas não me resolveu nada, conseguem-me ajudar?
 
Back
Topo