undervolting i7 4700mq

normalmente bioa de portateis vem com opções desse tipo bloquiadas! existe um forum bios-mods que se faz request para eles fazerem unlock!
 
Eu já tinha feito este post noutro tópico sobre o portátil que tenho.
Cá vai mais uma vez:

Undervolting ao CPU.
Basicamente, a vossa máquina veio de fábrica com umas configurações genéricas para o funcionamento dos vários componentes, sendo que a tensão de funcionamento do CPU está num valor que tenha margem para funcionar com todos os do mesmo modelo, mesmo com as pequenas diferenças que acontecem sempre no fabrico dos vários componentes.
Assim, se usarem software para fazer undervolt, vão conseguir que o vosso CPU trabalha apenas com a tensão necessária, o que reduz as temperaturas e possivelmente aumenta a performance e tempo de bateria. No meu caso usei o programa Intel® Extreme Tuning Utility (Intel® XTU).

-----------ATENÇÃO!!!------------
Antes de continuarem, relembro que estou só a partilhar informação e não me irei responsabilizar por possíveis danos causados nas vossas máquinas.
Embora o processo de Undervolting seja relativamente seguro (é necessário sobrecarregar o CPU o que o levará a temperaturas elevadas, e possivelmente causar um BlueScreen), uma afinação incorrecta pode levar a que o sistema fique instável e causar BlueScreens, levando à perda de documentos que não estejam guardados, etc. Isto resolve-se com uma melhor afinação ou a reposição dos valores de origem.
Além disto, as ferramentas utilizadas para o processo possuem muitas outras funcionalidades, e embora Undervolting possa ser inofensivo, a possibilidade de fazer Overvolting (aumentar a tensão de funcionamento em vez de a reduzir) pode danificar permanentemente o vosso equipamento.
Relembro que estou apenas a partilhar a minha experiência e que, antes de fazerem alguma alteração deste tipo, devem informar-se bem dos riscos e cuidados a ter.
-------------------------------------

Após algum tempo a testar a estabilidade do sistema e tentar reduzir mais os valores, consegui baixar a tensão em 111mV, ter melhor desempenho (por não haver Termal Throttling) e baixar a temperatura em 6ºC. Embora o valor não seja assim tão alto, tendo em conta que o portátil vai estar sempre mais fresco, e consegue ter melhor desempenho mesmo com processamento pesado, acho que é uma afinação que vale a pena fazer caso se compreenda os riscos e se saiba como fazer.

Ficam ai as imagens dos meus Stress Tests em Stock e após ter reduzido os 111mV no CPU.

StressTest Results

StressTest%20Stock.png

StressTest com stock settings durante 5 minutos (Max temp: 98ºC, Max Thermal Throttling: 39%)

StressTest%20-111mV%20%2815m%29.png

StressTest com Dynamic CPU Voltage Offset: -111mV durante 15 minutos (Max Temp: 92ºC, Max Termal Throrrling: 0%)

Nalguns jogos, esse valor de -111mV ainda causava bluescreens, por isso estou actualmente com -100mV, para ter alguma margem e evitar a perda de ficheiros. Vou futuramente fazer 1s testes mais "a sério" e não só com os programas de stress do CPU, para ter resultados em vários tipos de utilização. Quando tiver isso eu acrescento.

Não encontrei nenhum tutorial cá no forum a falar de como usar este programa, só o RightMark CPU, que é uma versão antiga que deixou de ser compatível a partir dos Core 2 Duo e Core 2 Quad, por isso se quiserem mais informação ou tiverem dúvidas, dicas ou mesmo que eu faça um tutorial, digam alguma coisa.

Abraço ;)
 
@926 já consigo sim.
Pois... não sei se vais conseguir arranjar maneira de alterar a tensão então :\ Do que eu tinha lido, desde que as séries iX começaram, os controlos de tensão estão normalmente bloqueados, ainda mais nos portáteis. Acho que tens mesmo de viver com esses valores ou fazer a alteração directamente pela bios (não ir ao menu da bios, mas sim arranjar uma bios com os valores de tensão alterados, ou que desbloqueiem estas alterações e flasha-la) mas ai já não sei como fazer, nem se é tão acessível como por software...
Desculpa não conseguir ajudar.
 
Também estava à espera que este programa resolvesse os problemas dos iX, porque da última vez que tinha procurado (à perto de 2 anos) não tinha encontrado nada nem sobre este programa nem como fazer sem ele.
Se arranjares solução, partilha com a malta ;)

Abraço
 
Back
Topo