Upgrade Máquina Fotográfica

linkpt

Power Member
Bom dia.

Possuo uma Nikon D3100 e gostava de fazer um upgrade para uma full-frame.

Estive a ver a Nikon Z5 + NIKKOR Z 24-200MM F/4-6.3 VR

O que mais tiro é fotos a passarada e não percebo muito de fotos é mais hobby, no entanto queria um equipamento melhor, não gastando muito (sei que isso é dificil neste mundo).

Queria algo também que desse para usar em viagens.

Se puderem ajudar agradecia.

https://www.flickr.com/photos/197474046@N08/
 
Que objetivas tens neste momento?

Costumas fazer crop as tuas imagens?

Percebes que ao passar de APS-C 14 MP (D3100) para FF 24 MP (Z5) vais perder "crop zoom" (os pixels da Z5 são ligeiramente maiores que os da D3100) e que isto não é vantajoso para a fotografia a passarada?
 
Que objetivas tens neste momento?

Costumas fazer crop as tuas imagens?

Percebes que ao passar de APS-C 14 MP (D3100) para FF 24 MP (Z5) vais perder "crop zoom" (os pixels da Z5 são ligeiramente maiores que os da D3100) e que isto não é vantajoso para a fotografia a passarada?
Só tenho duas lentes uma 18-105 do kit e outra 70-300.

As vezes faço crop para "ficar" mais da ave.

Esta ultima parte para mim já é mais chinês. Eu queria uma full frame porque é o que vejo mais na "moda".


Estou aberto a sugestões, tanto para aves como para paisagens viagens.
 
Eu queria uma full frame porque é o que vejo mais na "moda".
Não te deixes levar por modas.

Se fotografia de passarada é algo importante para ti, parece-me que o "upgrade" que estás a considerar fazer é contraproducente. Vais gastar dinheiro e sacrificar alcance (que normalmente é o mais importante).

As vezes faço crop para "ficar" mais da ave.
Pois então na Z5 vais ter de fazer muito mais crop, especialmente se estiveres limitado a 200mm quando na D3100 tens objetiva para 300m.
 
Não te deixes levar por modas.

Se fotografia de passarada é algo importante para ti, parece-me que o "upgrade" que estás a considerar fazer é contraproducente. Vais gastar dinheiro e sacrificar alcance (que normalmente é o mais importante).


Pois então na Z5 vais ter de fazer muito mais crop, especialmente se estiveres limitado a 200mm quando na D3100 tens objetiva para 300m.
Então na tua opinião o que seria um upgrade em relação ao material que possuo?

Não estou mesmo dentro do assunto.

Corpo + lente, tendo em conta outro tipo de fotografia, claro que ai teria de ter outro tipo de lente.

O budget seria qualquer coisa dentro dos 1300€ se for muita a melhoria 1400€.
 
Corpo + lente, tendo em conta outro tipo de fotografia, claro que ai teria de ter outro tipo de lente.

O budget seria qualquer coisa dentro dos 1300€ se for muita a melhoria 1400€.
Corpo + lente, com esse orçamento, mais vale estar quieto. O extremo tele é muito dispendioso (e pesado).

Restam-te dois caminhos:

1. Fazer upgrade ao corpo por um com mais resolução. Por exemplo, uma Z50 (APS-C). FF com resolução suficiente para o que queres sai fora do teu orçamento.

2. Fazer upgrade à objetiva. Por exemplo, uma 100-400 ou uma 150-600 (da Sigma ou da Tamron, porque da Nikon não cabe no orçamento).
 
Em moda por acaso usa-se mais médio formato 😅 Mas se queres "ser da moda" compra Fuji, mais hipster não há (e no entanto não têm sequer máquinas FF).

Piadas à parte e se queres sinceridade na resposta, o primeiro "upgrade" a fazer é uns livros ou artigos sobre fotografar pássaros e animais. Se não entendes o que foi perguntado acima, ou porque vais sair a perder estrondosamente nesse upgrade, então não é altura para pensares nisso. Se calhar vamos-te recomendar uma coisa e aquilo que mais te ajudaria é outra.

Deixo-te um exemplo que tirei ontem, na brincadeira, com uma FF a 135mm e com um crop ligeiro (a foto é horizontal, cortei os lados para fazer vertical)... para teres noção, a máquina estava a menos de 1m do pássaro.
DSC08599.jpg


Um upgrade seria de facto uma lente como as referidas, com focais máximas tipo 500 ou 600 e um bom tripé talvez. Como DSLRs estão a desaparecer, talvez arranjes umas lentes dessas em bom estado e a muito bom preço.

Nestas gamas, em termos de corpo, se calhar ganhas em trocar de sistema para Sony ou Canon por causa da performance da focagem e (talvez) acessibilidade de certas lentes. Mas com esse orçamento é difícil.
 
Em moda por acaso usa-se mais médio formato 😅 Mas se queres "ser da moda" compra Fuji, mais hipster não há (e no entanto não têm sequer máquinas FF).

Piadas à parte e se queres sinceridade na resposta, o primeiro "upgrade" a fazer é uns livros ou artigos sobre fotografar pássaros e animais. Se não entendes o que foi perguntado acima, ou porque vais sair a perder estrondosamente nesse upgrade, então não é altura para pensares nisso. Se calhar vamos-te recomendar uma coisa e aquilo que mais te ajudaria é outra.

Deixo-te um exemplo que tirei ontem, na brincadeira, com uma FF a 135mm e com um crop ligeiro (a foto é horizontal, cortei os lados para fazer vertical)... para teres noção, a máquina estava a menos de 1m do pássaro.
DSC08599.jpg


Um upgrade seria de facto uma lente como as referidas, com focais máximas tipo 500 ou 600 e um bom tripé talvez. Como DSLRs estão a desaparecer, talvez arranjes umas lentes dessas em bom estado e a muito bom preço.

Nestas gamas, em termos de corpo, se calhar ganhas em trocar de sistema para Sony ou Canon por causa da performance da focagem e (talvez) acessibilidade de certas lentes. Mas com esse orçamento é difícil.
Muito obrigado a todos pelas opiniões.

Uma a7 III + tamron 50-400mm já seria um bom upgrade?

Cumprimentos.
 
Em moda por acaso usa-se mais médio formato 😅 Mas se queres "ser da moda" compra Fuji, mais hipster não há (e no entanto não têm sequer máquinas FF).
Ó @Rui Marto não sejas mauzinho, eu tenho uma fuji e não sou hipster :bigrinbo::bigrinbo::bigrinbo:
@linkpt o meu irmão também gosta de tirar umas fotos à passarada e tem uma maquina como a tua, a diferença para ti é que ele investiu numa, salvo erro, sigma 150-600, e, segundo ele, e também partilho da mesma opinião, consegue obter bons resultados, mas salvo erro foi um investimento na ordem dos 800€, lente usada... e claro que, a lente ajuda, mas também passa muito pela pratica, de modo a saber tirar o melhor partido do equipamento disponivel, e um bom tripe, porque a lente pesa, e esquece usar aquilo sem um tripé, é possivel mas não recomendo, só se for para "treinar o braço" :D:D...
Como o Rui referiu, uma lente desse ordem, e um bom tripe, certamente ajudariam bastante a conseguir melhores resultados, mas acima de tudo deves te questionar se já dominas bem o equipamento que tens em mãos porque um equipamento melhor só te "vai dar uma mãozinha", mas se não souberes tirar o melhor partido dele os resultados podem não ser os desejados.
De qualquer forma, e se tiveres interesse, sei que existe um livro dedicado a aves, locais, etc... não me recordo do nome agora... pareceu-me um livro bem interessante para quem gosta de fotografar o assunto, só não investi no mesmo porque custava algo na ordem dos 30€... se fosse algo que fotografasse com bastante frequência talvez justificasse o investimento, preferi investir esse dinheiro em equipamento.
 
Uma a7 III [...] já seria um bom upgrade?
Não. Tem o mesmo problema da Z5: uma FF com ~24-25 MP tem, para o que queres, uma resolução usável equivalente a uma APS-C com ~10-11 MP. E, como é óbvio, 14 (D3100) > 10 ou 11.

tamron 50-400mm [...] já seria um bom upgrade?
Sim. Pelo menos é mais longa do que tens atualmente. Mas atenção que é uma objetiva com "muito zoom," o que normalmente paga-se em preço e/ou qualidade de imagem. Daí eu ter sugerido objetivas com 100mm ou mais no extremo mais curto.


e um bom tripé talvez
Para passarada seria mais um mono-pé.
 
Para passarada seria mais um mono-pé.
Não necessariamente...
Um tripé com uma cabeça gimbal permite liberdade de movimentos quase total, pannings, etc, mas ainda assim com mais estabilidade.
Um monopé permite mover num eixo mesmo quando a cabeça está trancada, mas se destrancares pode-se tornar inútil por não ter uma base estável como o tripé.
 
Já foi dito quase tudo. Atenção, que acho que ainda não foi referido: na tua atual D3100 a 70-300 tem um crop que a faz equivalente a uma 105-450. Ao mudares para FF, prepara-te para carregares com muito mais peso para o FOV equivalente em APS-C. Por exemplo, compara o tamanho e peso dessa 50-400 com a tua 70-300:

SdDSHif.png


No total (camera+lente) passas de 900gr para 1.8Kg... é "só" o dobro!
 
Máquina para viajar e passarela e com orcamento de 1.400€, a primeira conclusao é FF é o pior caminho a seguir: Grande, pesado, caro e sem crop factor...

O Orcamento de 1.400, se ainda arranjasses a D3100, mal dava para comprar o que tens atualmente e tu queres passar para FF...

Em que modo fotografas habitualmente?

Editas os teus Raws/NEFs habitualmente?
 
Máquina para viajar e passarela e com orcamento de 1.400€, a primeira conclusao é FF é o pior caminho a seguir: Grande, pesado, caro e sem crop factor...

O Orcamento de 1.400, se ainda arranjasses a D3100, mal dava para comprar o que tens atualmente e tu queres passar para FF...

Em que modo fotografas habitualmente?

Editas os teus Raws/NEFs habitualmente?
Sim costumo editar os raw, costumo fotografar no modo P.

Vi um negócio de uma Sony A7III + Sigma 24-70mm 2.8 + Sony FE 50mm F1.8 por 1700€, acham que seria um bom negocio?

Posteriormente comprava uma lente com um focal range maior para as aves.
 
Sim costumo editar os raw, costumo fotografar no modo P.

Vi um negócio de uma Sony A7III + Sigma 24-70mm 2.8 + Sony FE 50mm F1.8 por 1700€, acham que seria um bom negocio?

Posteriormente comprava uma lente com um focal range maior para as aves.
Estás a ir precisamente no caminho contrário do que toda a gente te têm dito para tomares.
Será sempre uma escolha tua, mas como já te disseram para aquilo que fotografas se calhar uma FF dado o teu orçamento não seria o melhor.
 
Se é para gastar dinheiro, uma Z50 e um adaptador podiam oferecer melhorias na focagem, uma vez que a D3100 acaba por ter um sistema de AF básico. E é só isso.

Não vejo qualquer razão para full-frame, e nem full-frame é moda em lado algum...por cada câmara full-frame que se vende, imagino que se vendam qualquer coisa entre 5 e 20 câmaras APS-C.
 
Nem todas as escolhas têm de ser racionais. E a fotografia passa muito pelo "gosto" de cada um.

Mas convém assumir isso e não fazer perguntas para depois ignorar as respostas.
 
Back
Topo