VPN - Tópico Geral

uma pergunta: alguém já usou ou usa o Brume 2 da Gli ? Ou não compensa?
vi tb a opção Opal (GL-SFT1200) por €36,48 ?
Pretendo algo seguro e rápido via wireguard para acesso remoto ao NAS de casa.
Obg
 
Última edição:
uma pergunta: alguém já usou ou usa o Brume 2 da Gli ? Ou não compensa?
vi tb a opção Opal (GL-SFT1200) por €36,48 ?
Pretendo algo seguro e rápido via wireguard para acesso remoto ao NAS de casa.
Obg
eu uso o sft1200 conforme indicado num post anterior para acesso a minha nas de casa e sem problemas. Por wireguard atinjo 50/60mb

@ffjoao obrigado. sim eu sei, aliás tive até há pouco tempo um sistema parecido com um portátil antigo (invés do pi).
A ideia de utilizar um serviço VPN seria por segurança e privacidade.
Pode ser rebuscado, mas o conceito seria para ligar os telemóveis da família por defeito à VPN de casa.
Nesse caso possivelmente a velocidade do router poderá ter impacto.

@tm4ster obrigado. Eu não compro um router há anos, e fiquei um pouco surpreendido com estes Gli que cabem na palma de uma mão.
Consigo o SFT1200 por valor idêntico. Alguma alternativa melhor até 50€?
só "conheço" os da gl.inet para esse fim e sempre foram dos melhores que testei, em termos de velocidades e updates regulares por parte da marca. Cheguei a testar outras marcas e a mudar os firmwares para o openwrt para ganhar funcionalidades que o hardware de raiz não trazia e perdiam sempre em tudo para os da gl.inet, que são todos baseados em openwrt mas com um interface bonito na minha opinião e de fácil entendimento e têm preços para todas as carteiras.
 
Boa noite malta e um bom ano a todos!

Tenho um problema que me têm afetado no gaming.
Jogo numa PS5, essencialmente FC 24 (FIFA) e reparo que ao fazer no CMD um comando Tracert as minhas rotas para os servidores têm imensos "ms", parece que vai sempre por um trajeto mais longo e isso gera muito atraso.

A minha questão é se com uma VPN eu consigo rotas mais diretas?

Cumprimentos
 
uma pergunta: alguém já usou ou usa o Brume 2 da Gli ? Ou não compensa?
vi tb a opção Opal (GL-SFT1200) por €36,48 ?
Pretendo algo seguro e rápido via wireguard para acesso remoto ao NAS de casa.
Obg

Tenho um flint 2 como server, que subsitui um flint 1. Ambos os modelos são top.
 
Estou a usar ProtonVPN, a unica que recomendo, grátis, rápida (wireguard, +300mbps download/ upload), de confiança e segura. Com split tunneling, killswitch, perfis e todas as definições que nem por algumas ditas "premium" são ofereçidas. Uso desde 2018. Isto já do tempo em que haviam trials ilimitados para o serviço premium. Bons tempos.

https://www.privacytools.io/privacy-vpn

Depois existe a rede TOR. Whonix, Tails, Tor Browser, entre outros. Tenho outra máquina a correr Linux com o Proton VPN em configuração manual, uma vez que a aplicação não é muito famosa.

Outra combinação que posso sugerir é ProtonVPN + Hola Free VPN (P2P, IP's domésticos). Também SOCKS5 gratuíta. Exemplo a da VPN Unlimited, que podem usar para P2P e outros afins, como JD2.

https://www.vpnunlimited.com/help/specials/what-is-socks5-proxy

Acho que entre todas estas opções que vos estou a sugerir, ficam bem servidos em todas as frentes, para qualquer tipo de necessidade ou difficuldade técnica.
 
Pessoal, o que existe/aconselham para VPS para um simples uso de um túnel VPN, para ligação a uma rede doméstica a partir do exterior?
Algo barato, ou até mesmo gratuito (mas fiável), se existir, pois será apenas para esse use case, pelo menos para já.

Não consigo aceder apenas com um túnel VPN sem recurso a VPS, pois à ligação é imposto CGNAT pelo ISP (segunda residência onde a ligação à internet é feita por tarifário móvel - Vodafone Go Total), e como tal, abrir portas no router é ineficaz e uma instalação local do WireGuard é inútil.
Na minha primeira residência onde tenho instalação de fibra (também Vodafone), não tenho qualquer problema aceder à rede interna assim, com PiVPN/WireGuard instalado num RPi Zero 2W (que também corre Pi-hole e Unbound).

Outra questão, imaginando que mais tarde quero tirar maior partido do uso do VPS para P2P (seedbox, por exemplo), qual seria o serviço/fornecedor mais indicado/que aconselham?

Quanto a simples VPNs sem recurso a VPS propriamente dito, o que aconselham? Já vi referirem várias vezes a Mullvad, mas pelo que estive a ver, deixou de ser recomendada para P2P pois retirou a possibilidade de port forwarding.

E finalmente, por mera curiosidade e para retirar ideias, que outros usos vocês dão/podem ser dados a um VPS (uso pessoal)?
 
Última edição:
Malta que feedback tem da vpn cyberghost?!
Sim full logged. Penso que de VPN não tem nada.

Para jogar ou navegar apenas, é ok.
Não vale o dinheiro na minha opinião.


Quanto a simples VPNs sem recurso a VPS propriamente dito, o que aconselham? Já vi referirem várias vezes a Mullvad, mas pelo que estive a ver, deixou de ser recomendada para P2P pois retirou a possibilidade de port forwarding.
A única que tem port forwarding é a AirVPN se não estou em erro.

A Mullvad removeu ou vai remover. O iVPN também.

Resta a AirVPN.

De resto se for para privacidade Mullvad ou iVPN (sem port forwarding)

Para acederes a casa podes usar aa vps da OVH tem GEOIP em PT e criar uma VPN
 
Boa noite malta e um bom ano a todos!

Tenho um problema que me têm afetado no gaming.
Jogo numa PS5, essencialmente FC 24 (FIFA) e reparo que ao fazer no CMD um comando Tracert as minhas rotas para os servidores têm imensos "ms", parece que vai sempre por um trajeto mais longo e isso gera muito atraso.

A minha questão é se com uma VPN eu consigo rotas mais diretas?

Cumprimentos
Provavelmente. Eu uso o Warp+ da Cloudflare para jogos (BF4 e 5) e está sempre impecável, principalmente pelo facto de ter pago apenas 25€ por uma licença vitalícia.
 
Usei a free e não achei má. Mas os planos pagos são todos anuidades, com excepção do plano mensal que achei pouco $impático e acabei por optar pela IVPN.
 
Eu. Na verdade utilizo todos os serviços Proton.

VPN ligada 24/7 em todos os meus dispositivos, não costumo ter qualquer problema. Bloqueia publicidade, tem kill switch, …
Por acaso estou a pensar em aderir ao Unlimited, saber isso agradou-me. Obrigado pela info! Se tiveres conselhos/indicações sobre o serviço, avisa-me por favor :)
 
Usei a Mullvad durante um mês e gostei, boas velocidades. Mas teria que configurar um pouco à minha maneira, pois como tenho o meu sistema de rede actualmente, e como seria de esperar, ela faz bypass ao meu Pi-hole e o DNS deles não bloqueia muitos anúncios e trackers que o Pi-hole bloqueia. A solução seria comprar um router que suporte VPNs nativamente e definir uma regra para a Mullvad com o custom DNS local do Pi-hole, coisa que a Mullvad felizmente permite.
Infelizmente removeram o port forwarding faz um ano ou dois, porque pelos vistos cansaram-se de ser abordados pelas autoridades devido a serem utilizados pelos utilizadores para fins ilegais.

Tenho andado de olho na Proton pois é das poucas que ainda tem port forwarding. Experimentei a versão gratuita e dentro do que oferece, sem queixas também. Tentado a pagar, mas o facto de não terem planos mensais atractivos acaba por ser um entrave, pois não queria comprometer-me durante um ano ou dois. Por outro lado, o suporte parece ser 5* e são bastante activos nas redes sociais. Também são focados em privacidade, e o Proton Mail parece ser outro serviço bastante interessante e com várias integrações como o SimpleLogin. O Pass não tenho interesse pois tenho usado o Bitwarden.
 
Usei a Mullvad durante um mês e gostei, boas velocidades. Mas teria que configurar um pouco à minha maneira, pois como tenho o meu sistema de rede actualmente, e como seria de esperar, ela faz bypass ao meu Pi-hole e o DNS deles não bloqueia muitos anúncios e trackers que o Pi-hole bloqueia. A solução seria comprar um router que suporte VPNs nativamente e definir uma regra para a Mullvad com o custom DNS local do Pi-hole, coisa que a Mullvad felizmente permite.
Infelizmente removeram o port forwarding faz um ano ou dois, porque pelos vistos cansaram-se de ser abordados pelas autoridades devido a serem utilizados pelos utilizadores para fins ilegais.

Tenho andado de olho na Proton pois é das poucas que ainda tem port forwarding. Experimentei a versão gratuita e dentro do que oferece, sem queixas também. Tentado a pagar, mas o facto de não terem planos mensais atractivos acaba por ser um entrave, pois não queria comprometer-me durante um ano ou dois. Por outro lado, o suporte parece ser 5* e são bastante activos nas redes sociais. Também são focados em privacidade, e o Proton Mail parece ser outro serviço bastante interessante e com várias integrações como o SimpleLogin. O Pass não tenho interesse pois tenho usado o Bitwarden.
Exatamente o que eu penso. Também uso Bitwarden premium. Mas talvez pensasse em usar o proton pass, se aderir ao unlimited.
 
Eu utilizo Proton Pass mas apenas porque está incluído no Unlimited. Aprecio muito o Bitwarden embora a sua aparência seja… datada, para ser simpático. O PP tem uma UI mais apelativa, cumpre as minhas exigências e funciona bem mas o BW é mais completo. Tenho sempre uma conta BW atualizada semanalmente com todas as minhas contas.

VPN já comentei acima. Se houver alguma dúvida específica que eu saiba responder, força.

Proton Mail utilizo com domínio personalizado.

Simple Login utilizo com sub-domínio personalizado + um outro domínio com catch all. Utilizo sempre um alias diferente em cada uma das minhas contas. Todos eles ligados aos meus domínios, para portabilidade rápida caso necessário.

Proton Calendar utilizo apenas para agendamentos pessoais. Não sou um utilizador intensivo, não posso elaborar muito.

Proton Drive utilizo, regularmente, mas tem muito por onde melhorar. Especialmente no que toca a cópias de segurança automáticas.
 
Back
Topo