Windows 10 - Tópico Geral

Boas,

O Windows 10 representa aquilo que o futuro nos reserva... o consumidor passa a ser uma marionete e deixa de ter qualquer liberdade de escolha de poder instalar mais do que um sistema operativo.bloquear a liberdade de escolha dos consumidores it's the way we go e é isto que os engenheiros da Microsoft adoram porque dizem que é "seguro"... Com isto deixa de ser possivel dual boot (ou seja ter mais do que 1 windows instalado ou windows c/ linux, etc... ) ja para não falar fazer boot de pens ou cd/dvd's sem passar pelo windows primeiro o que significa que se o windows marar de vez ficam com um pisa papeis e julgo que tornar um pc totalmente dependente do windows é burlesco...
E para quem ache que isto é opcional, não é opcional ao nivel do consumidor mas sim só se o fabricante determinar, ou seja, se lhe "apetecer" colocar na UEFI (BIOS) uma opção para desactivar o secure boot) porque se não o fizer então paga-se uma peça de hardware, as quais supostamente adquirimos direito total usufruto mas depois não se pode utilizar esse nosso direito de consumidor porque somos bloqueados...
Enfim isto a ser verdade é um verdadeiro fiasco... é a "evolução" a "modernidade" hehe

Cumps,

Rfsapiens.
 
Última edição:
as pessoas que comprarão esses PC com boot lock não iriam sequer saber o que é uma UEFI quanto mais aceder a ela. E o mercado entusiasta, duvido que os fabricantes sequer instalem o secure boot em boards retail. Isso parece-me coisa para OEM's e aí epá deixa. Na volta é para reavivar o mercado das lojas de arranjo de PC's...
 
A questão é que isto é inutil e medíocre, não serve para nada e vai na realidade limitar a liberdade de escolha dos consumidores e também dificultar a vida às lojas de reparação dos PC's...
Esperemos de facto que os fabricantes tenham mais bom senso que a Microsoft... :)
 
Windows 10 SDK preview disponível:
http://dev.windows.com/en-US/windows-10-developer-preview-tools

Windows 10 developer tooling preview now available to Windows Insiders
http://blogs.windows.com/buildingap...ng-preview-now-available-to-windows-insiders/

Conjunto de videos:
Developer's Guide to Windows 10 Preview
https://channel9.msdn.com/Series/Developers-Guide-to-Windows-10-Preview

Visual Studio Tools for Windows 10 Technical Preview
http://blogs.msdn.com/b/somasegar/a...o-tools-for-windows-10-technical-preview.aspx

Universal Apps Will Be Branded as Windows Apps
https://www.thurrott.com/windows/windows-10/2310/universal-apps-will-be-branded-as-windows-apps
 
Última edição:
Boas,
E para quem ache que isto é opcional, não é opcional ao nivel do consumidor

Enquanto fores tu a mandar no teu dinheiro, e opcional. Quando compras um equipamento nao ves as caracteristicas primeiro? Se nao te agradar, compras outro modelo.

Para power users nao e util, mas a percentagem de power users e bem pequena em comparacao com os stupid users, que e para quem esta feature e aconselhada.
 
Hmm e será mesmo que que haverá mesmo modelos em que não tenha essa opção? basta ver os portateis agora que não permitem propriamente downgrade do Windows 8 para o Windows 7 mesmo sem haver restrições obrigatórias... a tendência da industria do consumo é limitar... por isso não estou muito optimista em relação a isto :/
 
Hmm e será mesmo que que haverá mesmo modelos em que não tenha essa opção? basta ver os portateis agora que não permitem propriamente downgrade do Windows 8 para o Windows 7 mesmo sem haver restrições obrigatórias... a tendência da industria do consumo é limitar... por isso não estou muito optimista em relação a isto :/

Mas os fabricantes são obrigados a fazer drivers para sistemas operativos antigos? Por alma de quem? Daqui a pouco estas a dizer que ficas chateado por não haver drivers para o Windows 95 porque dava jeito..

EDIT2: e também se leres bem o boot bloqueado é para o Windows 10 Mobile ( ou seja telemoveis e tablets ARM), o que não vejo nada que as OEM's não façam já em tablets Androids.. Quando ao desktop, fica à escolha das OEM's, o que sinceramente não vejo qual o mal.. O mal esta no Linux que ainda não se adaptou ao secure boot, não o inverso..
 
Última edição:
@gajomau a diferença é que com o Windows 8 são obrigados a colocar a opção para desligar o secure boot. Com o Windows 10 deixam de precisar de o fazer. É um passo numa direcção que me agrada pouco, veremos qual é a opção dos OEM's
 
@gajomau a diferença é que com o Windows 8 são obrigados a colocar a opção para desligar o secure boot. Com o Windows 10 deixam de precisar de o fazer. É um passo numa direcção que me agrada pouco, veremos qual é a opção dos OEM's

Eu corrigi isso no meu post depois.. Mas como eu escrevi depois, ta na altura da comunidade Linux mexer as pernas não?


Edit:
É que na comunidade open source em matéria de segurança, só se faz alguma porra de 2 formas

Uma, quando uma grande empresa injecta dinheiro, e outra é quando as coisas deixam de funcionar de vez..
A comunidade open source é muito hipócrita, porque no fundo vai dar sempre ao mesmo, ninguém trabalha de graça, e as coisas so aparecem feitas quando alguém paga.. E isto vai ser outro caso..
 
Última edição:
Eu corrigi isso no meu post depois.. Mas como eu escrevi depois, ta na altura da comunidade Linux mexer as pernas não?
Não quero ir muito off-topic, mas a comunidade Linux (se não me engano) tem maneira de fazer boot com secure boot e UEFI, mas primeiro teve de pagar à MS por códigos que permitissem fazer isso (mais uma vez, não tenho a certeza se foi à MS).

O "problema" é que deixando esse pormenor para os OEM´s é mais uma razão para deixarem de existir portáteis (pelo menos) com outros SO´s sem ser Windows, porque supostamente "não dá".

Pus o problema entre "" porque quem realmente lhe interessa a instalar Linux, irá saber minimamente para o conseguir fazer, o resto das pessoas nem sabe o que é Linux por isso não lhe faz grande confusão.
 
@gajomau Achas mesmo que é por falta de vontade ou dinheiro que o secure boot ainda não foi implementado em Linux?

É uma questão de restrição. Já é prática comum nos smartphones, a Microsoft só quer que se torne comum nos PCs também.

@s0ldier É mais um entrave, faz com que seja mais difícil mudar para Linux.
 
Alguém sabe como posso definir uma ligação de rede com tráfego limitado? No windows 10 9926 não consigo encontrar essa opção que estava no windows 8.1.

cpts
 
Microsoft mudou de ideias e já não vai atualizar o Internet Explorer. O IE que vem com o Windows 10 vai ser praticamente o mesmo do Windows 8.1.

Microsoft relegates Internet Explorer to a “legacy engine" to make way for new browser
http://www.theverge.com/2015/3/24/8284781/internet-explorer-is-slowly-dying

browsers.jpg
 
Não quero ir muito off-topic, mas a comunidade Linux (se não me engano) tem maneira de fazer boot com secure boot e UEFI, mas primeiro teve de pagar à MS por códigos que permitissem fazer isso (mais uma vez, não tenho a certeza se foi à MS).

O "problema" é que deixando esse pormenor para os OEM´s é mais uma razão para deixarem de existir portáteis (pelo menos) com outros SO´s sem ser Windows, porque supostamente "não dá".

Pus o problema entre "" porque quem realmente lhe interessa a instalar Linux, irá saber minimamente para o conseguir fazer, o resto das pessoas nem sabe o que é Linux por isso não lhe faz grande confusão.

teve que pagar à microsoft?

--> http://www.uefi.org/members

não mistures perguiça com dinh... como com o windows 8 nada mudou, também ninguém se esforçou para mudar algo e implementar isso, e por o andar da carruagem so vão fazer alguma coisa quando isso for realmente implementado.. o que esta aqui em em causa nem é o bootloader bloqueado, porque não vai estar bloqueado, o que esta aqui em causa são implementações de segurança no boot do sistema operativo.. e que eu saiba existem distros linux com secure boot, mas como não foi amplamente usado o secure boot, o "investimento" do povo em fazer com que mais distros linux's usassem esse sistema foi basicamente 0.
 
Já era de esperar com a introdução do novo browser spartan.
Eles em janeiro tinham dito que o IE também ia receber o novo motor Edge, ficando com o atual (o Trident) e o novo.
Agora já não vão fazer isso.

A build 10041 chega hoje a quem está na Slow Ring. E a Microsoft vai lançar atualizações para corrigir alguns bugs desta build.
 
teve que pagar à microsoft?

--> http://www.uefi.org/members

não mistures perguiça com dinh... como com o windows 8 nada mudou, também ninguém se esforçou para mudar algo e implementar isso, e por o andar da carruagem so vão fazer alguma coisa quando isso for realmente implementado.. o que esta aqui em em causa nem é o bootloader bloqueado, porque não vai estar bloqueado, o que esta aqui em causa são implementações de segurança no boot do sistema operativo.. e que eu saiba existem distros linux com secure boot, mas como não foi amplamente usado o secure boot, o "investimento" do povo em fazer com que mais distros linux's usassem esse sistema foi basicamente 0.
Isto é off-topic, mas ok...

Não sei se pagaram à MS, mas tiveram de arranjar uma key signed pela Microsoft. Não percebo porque é que teve de ser a MS a assinar essa key, mas talvez seja por a MS querer que os pc´s venham logo com Windows e é mais fácil fazer uma key da MS que funcione sempre e depois dar essa key para o resto do pessoal que tem outros SO´s (Inventado por mim, mas talvez não muito longe da verdade).

Sei que Ubuntu e todas as distribuições derivadas (desde o ubuntu 12.04 para cima) pode fazer boot por SecureBoot, tal como Red Hat e derivados e há sempre distro´s que fazem a sua key e é só adicionar essa key à UEFI, mas não sei de nenhuma neste caso.

O problema aqui é conseguir essa signed key da MS, nada mais, pois o resto é (presumo) de fácil implementação, já que o Ubuntu mal se falou no secureboot arranjou logo maneira de conseguir fazer boot. Ora se as grandes distros conseguem arranjar a signed key e as "pequenas" não, acho que o problema não é das distros linux, mas sim de quem fornece essas key´s.

Mas vamos deixar de off-topic, se quiseres continuar a discussão envia PM ou faz-se uma thread sobre isso.
 
Peço desculpa se já responderam a esta questão, mas tenho uma dúvida. Estou a pensar instalar o w10 em dualboot no meu portátil para ir experimentando e gostava de saber se é preciso ter uma chave válida para fazer a instalação. Neste momento tenho o windows 8.1 legal, mas queria mantê-lo uma vez que o w10 ainda não está completamente funcional...

Caso seja necessário não posso usar a mesma chave que tenho no 8.1, certo?
 
Back
Topo