Windows 11 - Tópico Geral

Saiu uma atualização que faz isso do printscreen.. Se instalas as atualizações e nao ves o changelog depois vais ter coisas novas sem contar com elas

https://support.microsoft.com/en-us...-preview-1ada2c0a-fa85-43f8-91c4-6ee13fdf278b

New! This update changes the default print screen (prt scr) key behavior. Pressing the print screen key opens the Snipping Tool by default. You can turn off this setting from Settings > Accessibility > Keyboard. If you have previously changed this setting, Windows will preserve your preference.
Pois, mas a enorme quantidade de atualizações que saem para muita coisa, não apenas o Windows, com o tempo muita malta farta-se de ver tanto "change" nisso tudo e acaba por não ver o que mudou.

Mas essa opção de colocar a captura do ecrân na tecla printscreen já havia de qualquer das formas e bastava ir ás opções avançadas do teclado em acessibilidade, as opões avançadas em baixo no fundo da janela e depois ir ás teclas de atalho na janela pequena que se vai abrir.

Dá para desativar isso para quem não quiser usar.
Mas é mais prático ter isso assim e para quem quer tirar printscreen ao ecrân inteiro é mesmo só fazer Alt + printscreen.


A primeira coisa que notei após essa atualização cumulativa do Windows 11 foi que um jogo que comecei a jogar num loading dum mapa entrou em crash e ficou a imagem parada e a música do jogo e isso em todos os desktop virtuais abertos no Windows, não havia forma de fechar isso e tive que fazer reboot ao PC.

Depois notei outra coisa... O icone da ligação Wireless do meu teclado que indica a nível da bateria "desapareceu" dai nas aplicações na vinheta ao lado do relógio... Só apareceu após novo reboot ao PC.

Depois foi outro problema, na edição de uma imagem capturada fiz zoom para ver melhor uma coisa na imagem só que depois não conseguia voltar a colocar tudo no normal nem mesmo pela tecla de atalho Windows key + Esc o zoom foi retirado, fiquei a ver o ponteiro do rato em formato grande no desktop, novo reboot ao PC...

Bom, isso começa bem... Acho que por uns tempos estou de volta ao Windows 10 que lá nada disso me sucede e tudo está estável!
A Microsoft já começou a estragar o Windows 11? Que todo o software tem bugs eu sei mas se eles tem insiders a testar como é que se consegue causar problemas assim?
 
Última edição pelo moderador:
Já têm a data para saída do Windows 12! [emoji23] Por aqui continuo no 10 e não penso em mudar.
 
Última edição pelo moderador:
Já têm a data para saída do Windows 12! [emoji23] Por aqui continuo no 10 e não penso em mudar.

Não existe data de lançamento oficial para o Windows 12. Aliás, o Windows 12 nem sequer foi anunciado, como tal, para todos os efeitos, não existe sequer.

O que viste foi noticias para o clickbait a dizer que vai sair no final de 2024.
 
Não existe data de lançamento oficial para o Windows 12. Aliás, o Windows 12 nem sequer foi anunciado, como tal, para todos os efeitos, não existe sequer.

O que viste foi noticias para o clickbait a dizer que vai sair no final de 2024.
Até pode ser mas que são muitos sites a falarem, isso são.
 
O que não falta são sites dedicados a Windows \ Microsoft em geral em falar da próxima versão do Windows e já algum tempo.
As informações são escassas mas existem, seja de uma próxima versão Windows 12, ou a microsoft optar e continuar a expandir o Windows 11.
 
Windows 12 é apenas rumor fundamentado em nada.... Até podem falar do Windows 13 e 14 a sair em 3025, sim 3025, e naquilo que quiserem.

Os problemas que o sistema operativo possa ter, ou outro software qualquer, é culpa de quem está dentro do desenvolvimento do software. É complexo num universdo de muitos PCs com muitas configuração resolver problemas ou não os haver. Muitos drivers e muito software.

O meu teclado é Asus e a Asus não se livra de culpas tanto a nível de software como a nível de firmware. Desde que fiz a atualização da firmware do meu Asus para a versão de Março passado que o indicador do nível da bateria não indica os números reais correspondentes à carga e isso é culpa da Asus.

Sem falar do software deles, Armoury Grate, que está muito longe de ser dos melhores e não se livra de problemas da mesma foram.

O que sucedeu ontem foi que o teclado deixou de funcionar de vez em quanto a nível do sinal Wireless depois da atualização do Windows.
Não é nada de novo até houve um user aqui que numa atualização se queixou que o seu comando Xbox não funcionava e a solução que encontrou foi voltar atrás.

O Windows 10 tem os seus problemas, não é um mar de rosas pode ser mais adulto que o Windows 11 neste momento e mais estável porque já não é aquele rolling updates que é o caminho que o Windows 11 está a ter e seria a mesma coisa no Windows 10 caso a Microsoft não tivesse optado por criar o Windows 11.

Aliás a própria Microsoft disse antes que não haveria novo Windows depois da saída do Windows 10 que esse sistema operativo seria o último e que não haveria mais versões do Windows.

Mas pelos vistos deram o dito por não dito e lá lançaram o Windows 11 que verdade seja dita quando saiu pela primeira vez estava num estado lamentável mais parecendo que o seu desenvolvimento foi feito por uma equipa de develops da Microsoft que acabou de tirar o curso ontem por assim dizer.
 
Eu reparei nuns problemas com o modo suspenso e o ponteiro do rato. Quando saio do modo suspenso sucede por vezes que não aparece o ponteiro do rato no desktop e entrar no menu do gestor de tarefas não faz aparecer o ponteiro do rato como sucede no Windows 10 que dava para resolver assim dessa forma ou simplesmente mudar de desktop virtual novamente e voltar para o ponteiro do rato aparecer.

Esse problema continua no Windows 11, mais raramente mas continua esse bug, e pior que isso é ter-se que fazer reboot ao PC quando isso sucede.

E por vezes o PC sai sozinho do modo suspenso para a zona onde se mete o código do PIN... Mais vale desligar o PC com SSD que o arranque é rápido...

Reparei que no Windows update aprece a pré-visualização da atualização cumulativa 2023-07, não me lembro se essa já tinha sido feita, só visto na lista das atualizações. A anterior provocou problemas pelo que vi nos fóruns da Microsoft... Infelizmente este Windows 11 ainda está bastante inferior ao Windows 10 atual.
 
Quase 2 anos depois do lançamento, aconselham a martelar o windows 11 para uma máquina que não é compatível? O motivo é que vou ter de formatar o pc e, já que vou formatar, gostaria de experimentar o novo. A minha dúvida é, se eu martelar o windows 11, continuo a receber os updates e as novidades como se estivesse com o original? É que lembro-me que ao início havia malta que ficava estagnada na versão que tinha. Não uso o pc para muita coisa, basicamente é browser, whatsapp da loja do windows, um ou outro programa, um ou outro jogo, funções bem básicas.
 
Quase 2 anos depois do lançamento, aconselham a martelar o windows 11 para uma máquina que não é compatível? O motivo é que vou ter de formatar o pc e, já que vou formatar, gostaria de experimentar o novo. A minha dúvida é, se eu martelar o windows 11, continuo a receber os updates e as novidades como se estivesse com o original? É que lembro-me que ao início havia malta que ficava estagnada na versão que tinha. Não uso o pc para muita coisa, basicamente é browser, whatsapp da loja do windows, um ou outro programa, um ou outro jogo, funções bem básicas.
Instalação com Bitpass ou sem bitpass? Podes experimentar de forma normal a instalação, sem bitpass feito na criação de uma pen boot com o Rufus, e vês se instala sem problemas. Se não se instalar por causa do teu hardware, que inclui a Board ter secure Boot, então terás que instalar com uma pen criada com bitpass ao hardware.

mas depois quando sair a nova build do Windows 11 ele pode recusar-se a instalar a nova build, o Bitpass não funciona dentro do Windows.

Se for o último caso ai terás que formatar novamente....
Por vezes ele aceita instalar-se em máquinas mais antigas mas não é garantido.
 
Microsoft finally fixes Windows 11 SSD slowdown bug
Still no public acknowledgement of the issue, though

With the latest Patch Tuesday update, Microsoft seems to have fixed the annoying bug that was slowing down the SSD speeds in some Windows 11 PCs. The bug was reportedly introduced with the Moment 2 update rolled out last March, but it wasn't addressed in multiple subsequent updates despite a massive uproar from users who thronged Reddit and other social media platforms to report their problems.

https://www.techspot.com/news/99837-microsoft-finally-fixes-windows-11-ssd-slowdown-bug.html
 
Boas.
Do nada fiquei com um bug irritante.
Alguns ficheiros não me estão abrir com o duplo clique, por exemplo ficheiros .rar, .rip e ficheiros de imagens. Tenho de fazer botão direito, e abrir.

Já alguém teve este bug? Como é que se resolve?
Obrigado
 
Boas.
Do nada fiquei com um bug irritante.
Alguns ficheiros não me estão abrir com o duplo clique, por exemplo ficheiros .rar, .rip e ficheiros de imagens. Tenho de fazer botão direito, e abrir.

Já alguém teve este bug? Como é que se resolve?
Obrigado

Sugestão 1: Vais às aplicações que normalmente usas para abrir esse tipo de ficheiros e fazes o restore das file associations.

Sugestão 2: Windows Settings -> Apps -> Default Apps -> scroll lá para baixo de tudo e tens a opção "Choose defaults by file type" -> procura a extensão e associa / reassocia e vê se corrige
 

Windows 11 Update Causing BSODs on Some MSI Motherboards​

...
The “unsupported processor” BSOD only seems to appear on systems with MSI boards that have applied the latest BIOS updates. These BIOS files have been released for MSI Z690 and Z790 motherboards, in preparation for the arrival of Intel’s upcoming 14th Gen Core ‘Raptor Lake-S Refresh’ processors. They explicitly support “next-gen CPUs,” and appear to have caught Microsoft newest OS off guard.
...
https://www.tomshardware.com/news/windows-11-update-causing-bsods-on-some-msi-motherboards
 
Windows 11 gets native RAR support, here is how it compares to WinRAR and other apps

1r6Vs5M.jpg


https://www.neowin.net/news/windows...-is-how-it-compares-to-winrar-and-other-apps/
 
Windows 11 bug ironically boosts File Explorer speed, making things load instantly
...
Twitter user Vivy found a bug that can significantly speed up Windows File Explorer. They posted that switching File Explorer to full-screen mode (by pressing F11) and then exiting full-screen mode (by pressing F11 again) results in almost instant loading of folder contents and generation of thumbnail previews for files. The search function within File Explorer also becomes more responsive and snappier.
...
https://www.neowin.net/news/windows...-explorer-speed-making-things-load-instantly/
 
Numa atualização passada fiquei com o Windows 10 todo lixado, pode-se perguntar o que isso tem a ver com o Windows 11?, eu tive que colocar o Windows 11 no outro SSD mantendo noutro a versão pro do Windows 11.

O que é estranho é que antes no outro SSD que tinha o Windows 10 Pro muitas vezes ao arrancar, depois de uns tempos a usar o Windows 11 Home noutro SSD, aparecia o Screen azul para reparar a partição ou algo parecido com isso, não havia opção nenhuma que resolve-se o problema, e eu tinha que recuperar um backup do Windows 10 nesse SSD.

Desde que lá meti o Windows 11 Pro mantendo o Home noutro SSD que nunca mais tive esse problema... Estranho, até parece que a Microsoft anda a fazer isso de proprósito.

O Windows 11 mexe no boot dos discos onde é instalado coloca lá qualquer coisa. A minha board permite que ao arrancar o Windows por um dos SSD que a partir dai o arranque é sempre feito nesse SSD só que agora com o Windows 11 isso não funciona, no arranque do SSD a board coloca qualquer coisa no Boot para esse arrancar sempre por esse SSD só que o próprio Windows 11 mexe no Boot.

Mesmo com o Windows 10 a arrancar o que vai arrancar a seguir é sempre o Windows 11 nunca o Windows 10. Isso não é um problema por ai fora que seja chato porque basta fazer F12 no arranque para depois escolher o disco a arrancar.

Esse Windows 11 ainda tem problemas que não estão a resolver, também nele o ponteiro do rato desaparece ás vezes e a única forma de resolver isso é fazendo restart ao PC. Isso sucede muitas vezes no modo suspenso dai que eu opto por desligar o pc quando vou almoçar ou jantar.

O Windows 10 depois de uma atualização ficou sem nada no desktop, só o ponteiro do rato mais nada e nem abrir o menu start funcionava. Tentei recuperar um backup mas sempre que fazia as atuqalizações o problema continuava.
 
Back
Topo