Windows XP Windows XP vai ser descontinuado - E agora?

O que vão fazer depois do fim do suporte ao Windows XP?

  • Vou ficar como estou, no Windows XP

    Votes: 44 17,0%
  • Nada de nada, já tenho um Windows mais recente

    Votes: 170 65,6%
  • Vou migrar para um Windows mais recente (Vista/7/8)

    Votes: 25 9,7%
  • Migrarei, mas mais tarde

    Votes: 6 2,3%
  • Não só não migro como ainda vou passar para outro SO (Linux, Windows 2000, etc).

    Votes: 14 5,4%

  • Total voters
    259
  • Votação encerrada .
O PC da minha Mãe corre o XP, e vai continuar a correr.
Não ha dinheiro para um upgrade decente, e não lhe posso instalar o linux porque já não há paciência para aprender a mexer num sistema novo

Posto isto, para o uso que ela dá ao PC, fica com o XP, ate porque ele não se vai auto-destruir.
É preciso aprender a trabalhar com Ubuntu ou Linux Mint por exemplo?
 
cd23, o problema que ele refere é não se trata de aprender a trabalhar a nivel de ter o sistema funcional e pronto a usar, ai sim a utilização é semelhante ao windows, logo aprende-se a dar as voltas sem grandes problemas, quando se fala a nivel de entranhas a coisa no linux não é como o windows que dás duas voltas e está feito, no linux a historia já é outra e muita gente já não teem paciência para andar a explorar essa vertente, e quer algo em que já com os velhos hábitos chegue ali faça o que teem de fazer e já está...

apesar das versões de linux actuais estarem muito melhores em relação as primeiras, já veem muito facilitadas na questão de usabilidade, ainda não é todos que se convertem, pois é muito dificil perder velhos hábitos, se bem que já vi por diversas vezes muita gente tentar deixar o windows para o linux e volta e meia voltaram ao windows por não se conseguirem adaptar, ou pelo simples facto de haver problemas de não haver certos e determinados programas que não existem para linux ou os alternativos não teem o que o procuram...

se houvesse mais desenvolvimento generalizado dos programas para as 3 plataformas, talvez o linux a esta altura seria um argumento de peso como alternativa o windows ou ao IOS, aqui falo por experiência propria, pois uso as 3 plataformas, embora a que dê mais utilização continue a ser windows derivado a software e não haver alternativas para linux nem os mesmos funcionarem sobre a mesma com ajuda de ferramentas para tal...

logo mudar para linux não é uma coisa assim da noite para o dia depende da utilização que o user dá ao pc no dia a dia e da vontade de aprender uma coisa nova(o que muita gente não está para isso)...

tal e qual como aqui agora do XP muitos ainda se manteem ou por acharem que estão bem , outros ainda teem pc's já com alguma idade e os recursos já não permitem que uma versão mais recente corra decentemente, mas pronto mais tarde ou mais cedo vão ter de mudar, quer queiram quer não...
 
Eu não uso o XP como SO principal, mas tenho uma partição com uma instalação do Win XP SP3, que uso para jogos/app's mais antigas e quando me dá aquele sentimento de nostalgia, e vai continuar assim, mesmo depois do suporte acabar.
 
Na empresa onde estou, estamos em fase de migração das workstations para o Windows 7 e Office 2010, nos vários escritórios.
Foram precisos vários testes a nível aplicacional para garantir que ficou tudo a funcionar. Até agora o único entrave foi numa aplicação web que apenas é compatível com IE 9.

Entretanto o nosso parque de servidores vai desde Windows Server 2003, que não deverá ser alterado a curto prazo, até ao Server 2012.
 
Inclusive, recentemente comprei um novo computador portátil com tudo do mais recente possível a nível de hardware, desde de CPU i7 4xxx, 16GB ram, HDD SSD 512GB + HDD 1TB, dupla gráfica GT750, etc etc, e por incrível que pareça o portátil vinha com o windows 8 que de imediato eu tirei o disco com o Windows 8 e instalei o Windows XP.

Tinha sido muito melhor teres metido o Windows 7 em vez do XP. Assim não estás a aproveitar ao máximo o hardware do teu PC:
- não tens TRIM do SSD;
- suponho que instalaste o XP 32 bits, o que quer dizer que não vais usar a grande maioria da tua RAM (o XP 32-bits só reconhece até 4 gigas);
- melhor gestão de memória;
- melhor gestão de multithreading;
- DirectX 11;
- etc.
 
Apenas uso nos tablets e smartphone Android :)

Inclusive, recentemente comprei um novo computador portátil com tudo do mais recente possível a nível de hardware, desde de CPU i7 4xxx, 16GB ram, HDD SSD 512GB + HDD 1TB, dupla gráfica GT750, etc etc, e por incrível que pareça o portátil vinha com o windows 8 que de imediato eu tirei o disco com o Windows 8 e instalei o Windows XP.

:)

isto é o que eu chamo gastar dinheiro e não aproveitar as coisas, comprar um pc de ultima geração que só a plataforma 64bits tira partido do seu total desempenho e ir colocar windows xp 32bits só por que sim que nem tira 30% do rendimento dessa maquina, ao menos metias windows 7 64bits para aproveitar isso a 100%...

eu tinha vergonha, vir para aqui dizer que comprei um modelo de ultima geração cheio de recursos e que lhe tinha metido winxp a capar os recursos...

isso é o que eu chamo parado no tempo e não querer evoluir por simples mania mais nada...

eu também venho da era MSdos e evolui sempre que possivel para o mais actual, não fiquei vinculado a uma geração só porque sim, e trabalho com os mais diversos sistemas operativos, lá por não achar bem algumas coisas não vou deixar de as usar ou penalizar o investimento num equipamento de ponta em termos de desempenho só porque não agrada a falta de isto ou aquilo na versão mais recente, no win8 tambem não me agradou esta combinação desktop\metro e falta do botão inicial e menu , mas tens alternativas para o voltar a ter e usar normalmente como qualquer outra versão anterior que foi o que eu fiz e muitos...
 
cd23, o problema que ele refere é não se trata de aprender a trabalhar a nivel de ter o sistema funcional e pronto a usar, ai sim a utilização é semelhante ao windows, logo aprende-se a dar as voltas sem grandes problemas, quando se fala a nivel de entranhas a coisa no linux não é como o windows que dás duas voltas e está feito, no linux a historia já é outra e muita gente já não teem paciência para andar a explorar essa vertente, e quer algo em que já com os velhos hábitos chegue ali faça o que teem de fazer e já está...

apesar das versões de linux actuais estarem muito melhores em relação as primeiras, já veem muito facilitadas na questão de usabilidade, ainda não é todos que se convertem, pois é muito dificil perder velhos hábitos, se bem que já vi por diversas vezes muita gente tentar deixar o windows para o linux e volta e meia voltaram ao windows por não se conseguirem adaptar, ou pelo simples facto de haver problemas de não haver certos e determinados programas que não existem para linux ou os alternativos não teem o que o procuram...

se houvesse mais desenvolvimento generalizado dos programas para as 3 plataformas, talvez o linux a esta altura seria um argumento de peso como alternativa o windows ou ao IOS, aqui falo por experiência propria, pois uso as 3 plataformas, embora a que dê mais utilização continue a ser windows derivado a software e não haver alternativas para linux nem os mesmos funcionarem sobre a mesma com ajuda de ferramentas para tal...

logo mudar para linux não é uma coisa assim da noite para o dia depende da utilização que o user dá ao pc no dia a dia e da vontade de aprender uma coisa nova(o que muita gente não está para isso)...

tal e qual como aqui agora do XP muitos ainda se manteem ou por acharem que estão bem , outros ainda teem pc's já com alguma idade e os recursos já não permitem que uma versão mais recente corra decentemente, mas pronto mais tarde ou mais cedo vão ter de mudar, quer queiram quer não...

A adaptação para Mint XFCE para quem vem do XP é mais fácil do para Windows 8.
 
se é mais facil ou não, depende sempre da capacidade de adaptação e necessidades de cada utilizador, e ai não posso afirmar se é ou não mais facil para quem vem de xp se adapte a outro sistema que apenas é parecido no aspecto, não somos todos iguais, dai uns adaptarem-se outros não...
 
E agora? Actualizar ou, caso o sistema não aguente, arranjar uma alternativa fiável como Linux ou assim. Sinceramente não entendo o que as pessoas estavam a espera. Até me impressiona o facto de a Microsoft ter dado suporte a este SO durante tanto tempo, mesmo que este tenha sido o mais popular alguma vez lançado por eles. Na minha opinião, acho o Windows 7 um excelente "update" em relação ao XP, bastante fácil de adaptar e com muitas agradáveis novidades. Já o 8 depende de cada um... Eu por exemplo estive cerca de ano e meio com o 8/8.1 e há coisa de 1 mês voltei para o 7 e não me arrependi.

Cumprimentos
 
Eu uso o 8 desde que saiu, e não percebo qual a dificuldade das pessoas em adaptarem-se a ele. Sinceramente, e sem sarcasmo, digam-me qual a dificuldade no 8/8.1? Há muita gente a falar mal dele mas não consigo perceber qual o(s) problema(s).
 
O SO é bom, mas vem com aspectos "agarrados" que não foram boas decisões da microsoft. O meu pai não sabia seque encerrar o computador no Windows 8... se pode aprender? Claro, mas nunca entendi a necessidade de mudar abruptamente as coisas e obrigar-te a um layout que não faz sentido num PC com teclado e rato. Nem toda a gente domina a informática.

Em relação ao Win XP, a meu ver ainda era/é um SO de qualidade. Muito leve, poucos consumos de disco e Ram, para muitas pessoas chega e sobra. De resto, só mudei para o 7 quando o DX11 apareceu, porque sou gamer, senão nem sei se teria mudado.
 
O SO é bom, mas vem com aspectos "agarrados" que não foram boas decisões da microsoft. O meu pai não sabia seque encerrar o computador no Windows 8... se pode aprender? Claro, mas nunca entendi a necessidade de mudar abruptamente as coisas e obrigar-te a um layout que não faz sentido num PC com teclado e rato. Nem toda a gente domina a informática.

Em relação ao Win XP, a meu ver ainda era/é um SO de qualidade. Muito leve, poucos consumos de disco e Ram, para muitas pessoas chega e sobra. De resto, só mudei para o 7 quando o DX11 apareceu, porque sou gamer, senão nem sei se teria mudado.

É um argumento válido; mesmo para mim que conto com mais de uma década de experiência foi estranho encerrar o 8 pela primeira vez. Mas claro, o Alt+F4 resulta sempre.
Por outro lado, o menu iniciar é bem mais intuitivo, assim como as aplicações que ficam em background são fáceis de aceder. Outro ponto que eu nunca percebi.
 
Eu uso o 8 desde que saiu, e não percebo qual a dificuldade das pessoas em adaptarem-se a ele. Sinceramente, e sem sarcasmo, digam-me qual a dificuldade no 8/8.1? Há muita gente a falar mal dele mas não consigo perceber qual o(s) problema(s).

Os inumeros problemas do 8.1,em portateis por exemplo só te apaga as drivers das graficas,no meu hp deixou o portatil lento e impossivel de trabalhar,se googlares um pouco ves que este s.o nao é grande coisa. O 8 é pouco intuito,sinceramente nao entendo a treta do meu iniciar mais applicaçoes que nem sequer uso e que nao preciso delas para nada e só depois puder aceder a minha area de trabalho,a microsoft complicou demasiado em vez de simplificar com o windows 8.

Quanto a esta topico,eu presumia que só as empresas com servidores é que ainda usavam xp,o windows evolui bastante e ficar parado no tempo é so para quem nao se quer atualizar,o salto do xp aconteceu a muito tempo,por norma testo logo o novo sistema operativo.

Na minha opiniao o windows 7 continua a ser o melhor sistema operativo,apenas uso windows 8 nos portateis e porque vieram com este s.o embutido na bios caso contrario nao o usava,complica mais do que simplifica a vida do utilizador.
 
Eu uso o 8 desde que saiu, e não percebo qual a dificuldade das pessoas em adaptarem-se a ele. Sinceramente, e sem sarcasmo, digam-me qual a dificuldade no 8/8.1? Há muita gente a falar mal dele mas não consigo perceber qual o(s) problema(s).

Interface para dispositivos touch em computadores que não são touch. Horrivel. A parte sem ser o Metro está ok, identica ao Windows 7.

A moda dos portatéis touch também já acabava. Qual é mesmo a utiliade de estar de braço esticado? Num tablet tudo bem, num telemovel ok. Num portatil não consigo conceber.
 
Eu votei em: "Vou ficar como estou, no Windows XP"

Eu (parte da minha família também) nos meus computadores/netbooks, tenho instalado tudo "Windows XP PRO SP3 PT" e "Office 2003 Pro SP3 PT" e tão cedo não penso mudar.

Apenas uso nos tablets e smartphone Android :)

Inclusive, recentemente comprei um novo computador portátil com tudo do mais recente possível a nível de hardware, desde de CPU i7 4xxx, 16GB ram, HDD SSD 512GB + HDD 1TB, dupla gráfica GT750, etc etc, e por incrível que pareça o portátil vinha com o windows 8 que de imediato eu tirei o disco com o Windows 8 e instalei o Windows XP.

Poderei de futuro, tipo daqui a dois ou três anos mudar-me para o Windows 7, mas mesmo que queira, pelos vistos a Microsoft retirou de venda o Wndows 7 no ano passado como se pode ler aqui: " http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/microsoft_ja_deixou_de_vender_windows_7_1353901.html ".

Ou seja, comprar vários windows 7 legais para instalar nos computadores já é impossível.

Mudar-me para o Windows 8 nem pensar, prefiro então ficar com o Windows XP até não puder mais, seja por mais três, quatro, cinco, sete ou mais anos.

Sou do tempo do Windows 3.1, já passei por vários Windows e para mim o Windows 2000, Windows Millennium e Windows XP foram os melhores sistemas operativos até agora da Microsoft na minha opinião e o pior de todos Windows Vista e Windows 8.

Já se lê em alguns websites que a Microsoft irá lançar dentro de poucos meses o Windows 9 e o Windows 10, a ver vamos como irão ser, se vai ser a mesma porcaria do Windows 8 que foi um sistema operativo pensado para ser usado em ecrãs táctil e sem rato, e onde nem menu "Iniciar" tem, e a Microsoft o lançou à "pressão" para os Desktops / Notebooks / Netbooks.

Sou da opinião que não se mexe no que funciona bem, neste caso, XP funciona não se muda :)

What
The
****
?
 
Tenho um PC bastante velho em casa mas já tem o Windows 7 há algum tempo, não vou fazer nada.

Também não tenho vontade de o substituir, provavelmente vou comprar um Macintosh se conseguir fechar os olhos o suficiente para pagar o preço. Caso contrário meto alguma distribuição Linux. Também já quase não tenho tempo para jogos e pode-se sempre meter um dual boot estilo consola. Vou ter que continuar a gramá-los profissionalmente mas em casa não quero mais aturar esta porcaria.

Uso os produtos da Microsoft desde o DOS 3.3 e estou absolutamente farto deles.

A experiência recente que tive com o Office 2013 que não conseguia abrir ficheiros (o Excel nomeadamente) que uso há anos (com alterações naturalmente) e sempre funcionaram no XP e 7 com os Offices 2003, 2007, 2010 e de repente leva-se com erros de não existirem recursos (sim, um portail i7 com 8 GB é capaz de não ter recursos). Depois tive de ir usar um pc de um colega (exactamente igual) que ainda tinha o XP e o Office 2010 e aquilo quase voava. COm o XP e 2007 ainda funciona melhor que também testei. Com o tempo uma pessoa não se apercebe como os programas ficam mais lentos (e no caso sem qualquer adição de funcionalidade que se veja) mas com estas experiências de chapa nota-se bem. Cada nova versão as coisas ficam pior, mais lentas, entretanto já consigo abrir os meus ficheiros, as versões de 64 bit do Office conseguem mas a velocidade é ridícula, a interface é ridícula, o Office 2007 e o 2010 foram avanços, este 2013 é uma trampa indescritível. Parece que foi desenhado de propósito para ser pior que o antecessor.

Em casa tenho dois PCs com o Vista e o 7 e usá-los em rede dá uma trabalheira ridícula para algo que devia ser tão simples (e era tendo por exemplo dois PCs com o XP).
 
Última edição:
Isso nunca foi moda nem é. O que está na "moda" são os hibridos. Podes trabalhar como laptop normal ou como tablet. Vê o Lenovo Yoga 2 Pro ou o Surface Pro. Duas máquinas fantásticas.

Não está? Ainda há uns tempos tentei aconselhar um portátil de 11' baratinho para um colega e era quase tudo touch. Basta ver a gama dos "Vivobook" da Asus por exemplo.

Não estou a falar de hibridos, estou a falar de portáteis mesmo.
 
Não vejo mal nenhum em estar farto deles mas as alternativas também não são o que se diz ser. Por cada OS upgrade, vários tipos de software podem deixar de funcionar, seja windows ou osx que te forçam a comprar licenças de versões novas.
Acredito que essa do office tenha sido frustrante mas também a verdade é que o office 2013 é mais uma evolução no sentido de deixar de suportar legacy. Eu acho engraçado estares a criticar a microsoft por isso quando a "espetacular" apple faz muito pior quando é para cortar em legacy. Velocidade não vejo nenhum prob também admito que não uso muito e a máquina tem um ssd. :P A interface gráfica é subjetiva. Eu também preferia o estilo do office 2010 mas não desgosto do 2013.
Os meus ficheiros Excel não tem nada de legacy. Naturalmente que já não estão no formato .xls ou isso. Foram actualizados ao longo do tempo e a maioria nem tem Macros. Primeiro detectei esse problema com uma questão que requer que sejam abertos vários ficheiros simultaneamente (algumas dezenas) mas entretanto tive problemas com outros ficheiros muito mais recentes.
Aliás alguns dos ficheiros com os quais depois também tive problemas foram criados em 2014 para resolver uma questão que estive a analisar. Destes ficheiros de 2014, o Excel 2013 (32bit) só consegue abrir um de cada vez (tenho vários que são quase exactamente iguais à excepção de alguns dados e pressupostos base) o que é muito divertido visto que cada um demorar alguns minutos a abrir. Se tentar ter 2 ficheiros abertos o Excel simplesmente crasha. Sim, não são ficheiros minúsculos, nem são as contas do Manel ou aquelas parvoíces que a Microsoft mete nos templates como se alguém fosse curtir a usar o Excel mas se for buscar o Excel e o Windows 95 vão abrir na boa.
Vendo as diferenças absolutamente residuais que existem entre o Excel 2010 e 2013 para além da interface miserável que só se torna tolerável depois de tentar meter algum contraste (algo que se consegue mas pouco) é uma situação divertida à brava. E a interface miserável não se resume aquela amostra branca para cegar a vista, resolveram também juntar animações e palermices para o sistema ficar mais lento quando se faz alguma coisa.

Por isso, sim, a culpa é da Microsoft que lançou uma nova versão da sua cash cow que é uma trampa e está mal acabada. Felizmente as versões de 64bit conseguem com algum custo e falta de velocidade e resposta fazer o mesmo que as todas as versões anteriores do Excel.

Ou bem que o Windows 9 é a meretriz da loucura ou nunca mais aturo esta porcaria. Até podem oferecer o sistema operativo. Já não há pachorra. E sim, já tive problemas com coisas da Apple, mas quando estão em utilização são genericamente agradáveis e dá gosto usar.
 
Última edição:
Back
Topo