XMP - Help

oxygene

Power Member
Boas,
Após umas atualizações do Windows update o XMP deixou de funcionar, já tinha tido problemas anteriormente mas depois lá decidiu funcionar e agora voltou o problema,
Já tentei vários profiles e até testei o "Memory try it!" mas simplesmente não funciona, penso que manual também não irá funcionar,
Pelo que percebi 4 sticks de ram a taxa de sucesso do XMP é uma incerteza principalmente em ddr5, logo testei apenas com dois sticks e funcionou o problema é que só detecta apenas uma ram,
Após fazer alguns testes rápidos tenho melhor performance apenas com duas rams do que com as quatro, ligando o XMP com as duas perco rendimento porque como disse anteriormente fico apenas com uma ram a funcionar,
Isto é normal? ou há alguma forma de resolver?
Ponderei comprar rams iguais as que eu tenho mas de 2x32gb mas acaba por não fazer muito sentido porque corro o risco de ao ligar o XMP apenas uma funcionar,
PC é novo, foi eu que fiz a build com alguma pesquisa e uma vez que não sou muito entendido na matéria posso ter cometido algum erro e algo não ser compatível,

CPU - Intel Core i9 14900K 24-Core (3.2GHz-6.0GHz) 36MB Skt1700
MB - Motherboard MSI MAG Z790 TOMAHAWK WIFI
Ram - Team Group Kit 32GB (2 x 16GB) DDR5 6000MHz Delta RGB Preto CL38

Se puderem ajudar agradeço,
Obrigado.
 
Experimenta dar remout no cpu e vê se tens algum pino da board que não esteja alinhado.
Não uses contact frames e vê se tens o cooler bem apertado até os parafusos pararem mas sem forçar.

Não faz sentido usar 4 sticks de ram com ddr5. Tens kits 2x24gb single rank caso precises de mais ram.
Até 7200mhz 2x16gb/2x24gb não devias ter problemas nessa board.
 
Última edição:
Ou é problema de contacto com o cpu ou board com defeito. Mas boards com defeito hoje em dia é extremamente raro.

remount do cpu/verificar pinos.

Já agora qual é o cooler?
 
Parece ser um problema dessas placas em questão, tenta novamente senão funcionar manda para rma.

Não percebo, uma vez que tinha 4 rams mas percebi que utilizar apenas duas estava a dar mais rendimento, retirei as duas que estavam em utilização pelas que estavam aqui na gaveta, que são iguais, e consegui ligar o XMP e está ambas a funcionar a 6000mhz.
 
Back
Topo