Discussão YouTubers ?! Qual a vossa opinião?

Rui Marto

Power Member
Boas! Ontem em conversa com o @m4ndr4ke e também por noutro tópico estarem a referir o YouTube como canal de aprendizagem, surgiu uma questão sobre os YouTubers na fotografia.

A questão baseia-se em, qual é a relevância de certos canais, porque são populares, se são sequer realmente fotógrafos ou apenas pessoas que são muito boas a promover-se nas redes sociais e tudo espremido, que sumo sai daquele canal?

Isto veio no seguimento de um vídeo do Tin House Studio e do comentário de ele "viver fechado no seu mundo". No entanto isso pode ser mau ou bom. Mau porque há mundo fora disso, bom porque se o canal é sobre aquilo, então aquilo é o "mundo" que os seguidores querem ver.

Noutro espectro, há por exemplo a Jessica Kobessi, que é o canal #1 de uma fotógrafa no Youtube. No entanto, o conteúdo tem alguma utilidade? Aquelas "reviews"/relatos de programas de TV servem os fotógrafos que a seguem? E o trabalho dela, tem algum relevo? Alguma vez foi publicado em algum lado que mereça menção?

Outro exemplo, também do top de Youtubers, o Peter McKinnon. São vídeos sobre fotografia, úteis ou apenas entretenimento? É realmente um fotógrafo profissional? Que trabalho tem publicado?

Deixo aqui alguns exemplos, mas haverá certamente muitos outros. Não se limitem a esta lista. :)
- Jared Polin
- Matt Hapooja
- Kayleigh June
- Julia Trotti
- Karl Taylor
- Sean Dalton
- Evan Ranft
- Irene Rudnyk
- Aaron Brimhall
- Lindsay Adler
- Chris Hau
- Many Ortiz
- Peter Lindgren

PS: Eu não vou para já comentar ou deixar opinião para não influenciar.
 
Bem, não sendo propriamente um entendido na questão, mas referiste algo importante "se o canal é sobre aquilo, então aquilo é o "mundo" que os seguidores querem ver"... será que isto não resume tudo? Se eu gosto do conteudo do canal sigo, se não gostar sigo em frente e procuro outro que me possa "dar o que pretendo"... e cada um tem a sua utilidade, dependendo do que se procura... ultimamente não tenho assistido a videos "muito tecnicos" mas sim sobre processos criativos, etc... no fundo, outros aspectos que possam ser importantes para o desenvolvimento criativo, e onde, de alguma forma, seja apresentada "a sua maneira de ver o mundo", e como desenvolvem o seu processo criativo, etc.

Claro que é discutivel se aquele canal tem alguma utilidade para "o mundo da fotografia", por assim dizer, ou se poderiamos classificar as pessoas em questão como fotografo, ou entertainer...
Mas também poderá depender da abordagem de cada detentor do canal, e a sua estrategia para o seu canal... no fundo, certamente que a maioria iniciou o canal com o intuito de promoção pessoal, e esperando futuramente conseguir algum rendimento monetario com o canal... por isso talvez seja preciso ser mais intertainer nos dias que correm, de modo a manter o rendimento monetario...

Por acaso não sigo nenhum da lista, só conheço mesmo a Lindsay Adler e o Peter McKinnon, porque me cruzei com os canais deles, à uns tempos, e nem não tenho acompanhado os canais deles ultimamente...

Mas gostava de saber as vossas opiniões também... e já agora, se alguém tiver umas recomendações sobre um canal sobre fotografia no desporto podem indicar se faz favor.
 
Por acaso na área de desporto, não conheço nenhum. Dos que vejo (sendo seguidor ou não), acho que só o Jared faz desporto, mas o canal é mais focado em notícias, reviews, etc. :/ É que nem nunca vi nas sugestões.

Ainda sobre as questões, acho que os motivos pelos quais começaram os canais variam muito. Há muitos que já fui ver os vídeos iniciais e não me pareceu ser uma questão de autopromoção. Uns foi tipo "documentário/vlog" do que andavam a fazer e depois evoluiu. Outros era reviews de material, porque sentiram que fazia falta. Outros só porque gostam de ensinar (ex: Ted Forbes no The Art of Photography) e difundir conhecimento em que eles próprios tinham curiosidade.
Até porque há vários canais que quando começaram, nem havia este conceito de youtube/entertainer e viver daquilo, ou era mais incomum.

Sobre o que disseste: Ok, então mas e segues um canal pelo processo criativo, etc e se calhar até te identificas com a pessoa, com os métodos, etc. Mas e se na realidade, apesar de ter seguido essa área, a pessoa nunca trabalhou um único dia nessa área? Se não tiveres aspirações profissionais, isso se calhar não interessa, desde que o resultado seja o que pretendes. E se tiveres? Ou se mesmo não tendo, é dessa realidade que te queres aproximar? E isto é algo que nem sempre é claro, muitos deles não falam daquilo que é o seu trabalho real ou portfólio, só se conhecem do canal em si.

PS: Tou só a colocar questões, mas depois vou dar o meu input também. :)
 
Desses nomes aí colocados conheço o Karl Taylor (fotografia de produto, fashion e retrato) e a Lindsay Adler (fashion e retrato).

Têm ambos muito trabalho publicado, e sendo representados cada um deles por algumas marcas, o Karl pela Hasselblad (é um dos embaixadores) Manfrotto, Broncolor, a Lindsay, Canon, parceria com Westcott e uma loja de material americana. Ambos têm plataformas de ensino proprias.

Sigo estes dois pois falam de temas que têm interesse para mim, técnicas e criatividade, falam muito pouco de equipamentos (reviews).

Cada um segue quem gosta, eu posso gostar das fotos de um fotógrafo e outra pessoa não, eu posso gostar muito de um fotógrafo e segui-lo e nao gostar da forma como explica a “fotografia”, pode ser a fotografar e mau a ensinar, tal como há muitos que sabem toda a teoria e mais alguma mas depois na prática não gostar das fotos deles.

O essencial é sabermos retirar a informação que precisamos desses vídeos na minha opinião.
 
Há um rapaz Australiano q vejo bastante, tanto no Youtube como depois no Instagram, o Optical Wander, tens também Pierre Lambert :beerchug:
 
Sobre o que disseste: Ok, então mas e segues um canal pelo processo criativo, etc e se calhar até te identificas com a pessoa, com os métodos, etc. Mas e se na realidade, apesar de ter seguido essa área, a pessoa nunca trabalhou um único dia nessa área? Se não tiveres aspirações profissionais, isso se calhar não interessa, desde que o resultado seja o que pretendes. E se tiveres? Ou se mesmo não tendo, é dessa realidade que te queres aproximar? E isto é algo que nem sempre é claro, muitos deles não falam daquilo que é o seu trabalho real ou portfólio, só se conhecem do canal em si.

PS: Tou só a colocar questões, mas depois vou dar o meu input também. :)
Percebo a tua opinião... se segues alguém que "dá conselhos para profissionais, ou aspirantes a profissionais" vais querer conhecer o trabalho dela para saber se "são tudo teorias" ou se é possivel aplicar na pratica, se foi testado por ela, etc...
Eu como não sigo muitos canais, ou "consumo muito youtube", se calhar não me apercebi bem disto, mas confesso que quando assisto a alguns videos espero obter indicações uteis, que possa usar, visto que tenho a pretensão de ser um profissional na área... alías, se me aperceber que é apenas mais um video a debitar a mesma informação que praticamente todos debitam sigo para outro.
Até percebo que no seu canal não queiram mostrar muito os seus metodos de trabalho, depende da estrategia de cada um, podem querer monetizar os seus conhecimentos, etc, mas acho que se não tiver um link, ou outra indicação, de um site para mostrar o seu portfolio, ou redes sociais, onde possas acompanhar o seu trabalho, isso já acharia estranho, pois é quase "uma regra" hoje em dia, teres um site, ou semelhante, para mostrar o teu portfolio, ou parte dele...
Mas são questões pertinentes... a acompanhar o desenvolvimento do topico.
 
Eu não partilhei a minha opinião, apenas estava a levantar questões. :) E claro, obviamente cada um é livre de ver o que quer, nem tão pouco é isso que está em causa.
Só queria perceber melhor qual a percepção dos vários YouTubers e se um entendimento do público que uns são profissionais, outros entertainers, reviewers e gear/product pushers ou um mix de todos em diferentes proporções.

Eu sigo vários deles, por diferentes motivos. Karl Taylor, Lindsey Adler (@Pedro_dias acho que é a Adorama), Tin House, por serem efectivamente profissionais e terem mais conteúdo sobre como realmente fazer o trabalho. Acho que para alguém com aspirações profissionais, acabam por ser os canais mais interessantes e onde falam com maior conhecimento de causa. Pese embora o Karl e a Lindsey às vezes também sejam um pouco product pushers, até pelos patrocínios que têm. O Tin House é raro falar de equipamento e na maioria das vezes o discurso dele é no sentido contrário, de que metade das coisas não são realmente necessárias e é só desperdiçar dinheiro.
E acho estes canais raros. A maioria dos profissionais, especialmente em níveis mais altos, não tem tempo para andar em YouTube e como tal, a informação dessa esfera dificilmente chega ao público. Alguns têm, mas é através de terceiros que usam o seu nome para fins promocionais ou mostram os BTS mas de uma forma muito superficial, sem explicações e detalhe (o FashionTV passava muitas sessões fotográficas assim, só uma câmara a andar pelo set a filmar e no máximo uns 2min do fotógrafo a falar).
O Aaron Brimhal é um exemplo de alguém que até gostava de ver mais conteúdo, mas ele publica muito muito pouco. Existe o The Car Creative, mas acho que estão em patamares profissionais totalmente distintos.

Sigo o Jared, porque embora não goste do estilo dele e não me interesse pelo que ele faz a nível profissional, acho um bom canal para estar a par de tudo. Não o acho um profissional de muito alto nível, mas tem feito algumas coisas interessantes (ex: lançamento da NASA) e acho que é um tipo que se mantém dentro do que sabe e conhece.

Mas depois há vários que me parecem que nem profissionais são ou são num patamar muito abaixo do que aparentam nos seus canais. E nota-se na forma como raramente publicam vídeos sobre como fotografar, quando publicam é tipo as "10 dicas..." que qualquer principiante sabe, coisas sem nexo ou até coisas que não são verdade de todo. Têm a projecção mundial que o Youtube e viver numa grande cidade (ex: NYC) lhes dá, mas é malta com conhecimento tão ou mais parco que muitos users cá do fórum.
A Jessica Kobessi, até tem algum sucesso, mas alguém que tanto faz moda como casamentos, claramente não está num nível muito alto (quem está, especializa-se). E os vídeos, especialmente os últimos que vi, não tinham utilidade nenhuma. Era só ela em modo rant com programas e produções de TV.

Matt Hapooja, Julia Trotti, Peter McKinnon, Peter Lindgren e mais uns quantos, são grandes ao nível do Youtube, mas nunca os vi produzir nada de relevante como fotógrafos profissionais. Já os vi dar dicas sobre como melhorar, "take it to the next level", quando eles próprios não me parecem estar num patamar por aí além. E não é comum publicarem vídeos a explicar em detalhe como produzir fotos. Mas alguns deles, assim que sai um equipamento novo, são os primeiros a publicar (por vezes todos ao mesmo tempo). Product pushing.
 
Ja comecei a perceber melhor as tuas questões, e o porquê deste topico...
Vamos ser sinceros, e dentro do meu parco conhecimento nesta materia, por norma se não mostram "muita coisa" é porque têm cursos, ou mentorias, pagas para o fazer, ou então podem mesmo não saber e apenas "reclicar a dica do momento"... vemos muitos videos assim ultimamente... também podemos assumir que seguem o principio maior de não passar conhecimento de graça... pois algo que eu aprendi, e cada vez mais me convenço disso, é se tens o conhecimento nunca o passes de graça, e com isto não quero dizer que o retorno tenha de ser sempre financeiro, pode ser "pago" de outras formas... nem que seja satisfação pessoal por ajudares alguém a evoluir...
Outra coisa, que talvez concordes ou não, é que, por norma, conselhos validos são aqueles dados por quem "viveu tal situação", ou ensina o que viveu, porque teorias não passam disso, é preciso por as mesmas em pratica.
No entanto, como já foi referido pelo Pedro_dias "O essencial é sabermos retirar a informação que precisamos desses vídeos na minha opinião."

Uma questão já agora: sei que é importante "o aspecto tecnico da coisa", aprender sobre como iluminar, como conseguir determinado efeito, ou para o que serve este acessorio ou outro, que velocidade de obturador usar, etc, mas, e não sei se concordas comigo, não tem talvez mais interesse perceberes melhor como é que o fotografo constroi a sua visão do mundo? Eu por norma prefiro perceber o que leva uma pessoa a tentar criar aquele tipo de sessão, ou porque fotografa daquela maneira, que tipo de sentimento quer transmitir, etc... porque isso acho que inspira mais a desenvolver o nosso processo criativo, do que propriamente questões demasiado tecnicas, que por vezes "são apresentadas em videos aos pontapes"...

Para terminar: isso do pessoal ser dos primeiros a apresentar logo "as novidades", é tudo uma questão de conseguir maximizar o lucro com as visualizações dos seus videos... por exemplo, comprei recentemente um macbook, e de todos os videos que assisti, a tentar perceber qual seria o melhor para o tipo de uso que lhe pretendia dar, raro era o que realmente "dizia algo de novo", e baseado numa experiência intensa de trabalho... basicamente todos focavam os mesmos aspectos, e depois eram reviews de pessoas que usaram o macbook no maximo por um mês, como se isso desse uma experiência real... tudo porque não queriam ficar para trás sobre o assunto do momento, por assim dizer...
 
Certo. Isto começou com um vídeo, que vem precisamente no seguimento de outro que diz que as reviews não são úteis aos profissionais. E o motivo é mesmo esse, são pessoas que olham para aquilo de uma forma genérica, a cortar pontos de uma checklist e com uma utilização mínima. Enquanto para um profissional, metade dessa checklist não interessa, só uma ou outra feature que eles nem aprofundam (por vezes por também não saberem). Dou-te o meu exemplo, tenho uma A7r.... Virem dizer que só faz 10fps ou que não é a melhor a fazer tracking, é para o lado que durmo melhor.

Quanto ao aspecto técnico vs o porquê da foto: depende das áreas.
Vou responder sobre a que conheço melhor e que me interessa, a fotografia comercial. E aí a resposta é bem curta: porque o brief o diz.
Em todos os trabalhos comerciais de médio-alto nível, o trabalho já vem todo descrito por extenso de uma equipa de marketing/comunicação. O fotógrafo tem pouca ou nenhuma liberdade criativa. Nesta área o processo é "inverso". O fotógrafo pode fazer projectos pessoais, com liberdade total e criar a sua imagem. Depois é que é contratado porque o cliente achou que aquela imagem, aquele look, daquele fotógrafo, é o que eles querem para as suas fotos e o brief que vão entregar à partida vai de encontro a isso. E tu agora pensas "então ainda assim existe aquela parte do processo criativo nos projectos pessoais". Sim e não. Tens liberdade para fazer o que quiseres nos projectos pessoais, mas o mundo é de tendência e modas. Se vais fazer coisas que não seguem as tendencias da fotografia comercial actual, ou tens a sorte de encontrar um cliente que tem exactamente a mesma visão que tu, ou então estás desempregado. :D A ideia é que dentro das trends actuais, encontres algo que se adapta a ti.
Eu aqui acabo por preferir profissionais que descrevem estas trends (no youtube é raro acho eu, o Karl Taylor por exemplo não aborda isso, só nos vídeos que vende com convidados), algumas reportagens, entrevistas a editores, etc, onde vão explicando qual é a "cena do momento" e porquê, quais são as características, etc. Aqui já entramos mesmo em documentários sobre cultura e design, às vezes nada a ver com fotografia.

Sobre os cursos, o Karl Taylor e o Tin House têm e não deixam de mostrar alguma coisa. Um fala mais sobre o mercado e sobre o que é ser um profissional naquela área, o outro vai dando pequenas dicas, demonstrações e afins, sem aprofundar. Ambos têm formação vendida à parte, especialmente o Karl Taylor. A Lindsey não tenho visto tanto, mas creio que os vídeos dela até mostravam bastante sobre o como fazer a foto.
Um truque no Youtube, quando se procura por vídeos, é meter uma duração mínima de X minutos no filtro. Um vídeo de 5min garantidamente pouco ou nada vai ensinar. Um vídeo de 15min ou mais, das duas uma, ou tem conteúdo ou ninguém se vai dar ao trabalho de ver. Por isso é mais provável encontrar-se conteúdos bons em vídeos longos, como os da BH ou School of Visual Arts, etc.

Também há os que não ensinam, mas também não me parece que tenham muito para ensinar. Alguns não têm cursos, outros têm mas é questionável se ensinam alguma coisa. Há tempos arranjei 7h de conteúdo de um gajo na área de vídeo, que também andava aí com bué hype no youtube e os vídeos tinham pouco conteúdo e eram super aborrecidos. É dos típicos que o curso custa 500€ mas tá sempre com uma promo que afinal já é 50 ou 100 ou vem incluído no pack de outra coisa qualquer.
 
Eu como tudo o que me aparece, depois vejo ou não até ao fim e ponho ou não like. bem que o like as vezes é mais uma bandeira pessoal que me sinaliza se já vi ou não. E evitar perder as vezes 20 mn de tempo.
gosto do estilo de Pierre lambert. vejo o jason long . Olivier rocq e uns tipos ingleses e outro dinamarqués que não recordo os nomes. mas nem por isso lhes tiro mérito. f64 academy, mike smith styler ewing, mark galer ( que quase adormeço a ouvi-lo) etc.
declic numerique... enfim muitos e alguns nem valem a pena seguir.
vejo porque , pode ser que haja algo interessante.
Cheguei a seguir um Japonés, a pesar de não perceber uma palavra do que dizia :)
Mais por inspiração que por aprender algo. Sei que nunca irei a islandia ou encontrarei as cascatas do iguazu, ( Gosto Muito de paisagem)
A unica coisa que aprendi... tens de sair muito , percorrer km, e as vezes chegas a casa com uma mão cheia de nada. que te mostram 3 ou 4 fotos, mas que não cartão estão lá mais de mil. que não ha regras , porque cada um faz um pouco o que lhe convem , interessa ou consegue naquele momento. que se uma lente 85mm é boa para ele, poderá não o ser para o outro.
Não sou um grande fotografo. Faço o que posso e erro muitas vezes. E como eles só aproveito 3 ou 4 num cartão com 900 fotos.
 
@Rui Marto percebo o que dizes, também já estive, e acho que continuo a estar, na mesma situação, e a partilhar da tua opinião... como referi, e também percebes isso, "ninguém da nada a ninguem de graça"... o que eles abordam é sempre muito superficial, e daí podes sempre tirar algumas ideias... por norma é preciso estar muito atento a pequenos pomenores e tentar aprender um pouco com isso... por exemplo, ver a colocação da luz, velocidade de obturação, pequenos truques de iluminação, etc... que os criadores dos videos não mostram propositadamente, nos é que reparamos porque estamos atentos... por exemplo, e não era assim uma informação fora do normal: vi um insta stories de um perfil de fotografia que sigo, sobre pet photography, em que aparecia, sem querer certamente, um post it com informação sobre exportação de imagens para o instagram... para mim serviu para confirmar, minimamente, se o que eu uso ia de acordo com o que aquela pessoa fazia, por exemplo... depois já assisti a videos de pessoas que considero interessantes, em que ao ver videos sobre os bastidores podemos ver o seu setup de luzes, e refletores, etc... não são uteis, no sentido de que não nos explicam o processo passo a passo, mas podemos tirar ideias sobre como conseguir certo efeito, obriga-nos é a experimentar e tentar obter o mesmo resultado... não nos "dão a papinha toda na mão", mas se tentarmos replicar o processo podemos aprender imenso...
Acho que concordamos todos que todo o conhecimento que adquirimos também não abrimos assim mão dele tão facilmente, porque não foi propriamente facil de adquirir, e de certa forma é o que estas pessoas fazem, não mostram tudo mas "dão um bocadinho" que nos possa inspirar a experimentar por nós proprios, e aprender com o processo... por vezes isso talvez seja mais util do que um tutorial passo a passo, que também, diga-se de passagem, precisará sempre de pratica para se conseguir bons resultados.
Agora não me recordo do perfil dela, mas no instagram deparei-me com uma conta que mostrava o passo a passo de uma fotografa que fazia fotografia de produto, stop motion, e era algo bem interessante de seguir, porque mostrava o programa que usava, o processo de criação, etc... mas lá está, ela "está a dar algo" porque pretende receber algo, nem que seja o simples facto de ganhar mais um seguidor...
Quanto a dica dos "x minutos no filtro do youtube", obrigado! Não conhecia, vou experimentar.
Mas sim, "é preciso penar muito" para encontrar um video que nos possa ensinar algo que nos seja últil, e esses segredos da fotografia comercial ninguém os "vai dar de graça", como não dão noutros tipos de fotografia, mas é compreensivel, porque, no fundo, todos desejam poder "viver apenas da fotografia", e para isso têm de multiplicar as suas fontes de rendimento, o mais possivel.

Ultimamente tenho até preferido assistir a videos, ou entrevistas, de pessoas a falar sobre o seu negocio, como conseguir clientes, o que fazer, questões contratuais, suas dificuldades, etc, do que propriamente "ver videos com tecnicas, e outras coisas", porque também é preciso perceber o outro lado do negocio, que pode ser o mais importante até, pois não nos adianta nada sermos bons fotografos se depois não temos clientes, ou um fluxo mais constante de trabalhos pagos... mas isto também sou eu a falar do meu percurso, que ainda nem sequer posso dizer que comecei, ainda a tentar construir um portfolio, e a perceber melhor qual o tipo de fotografia do qual gostaria de viver...

Enfim, não é um caminho facil... :bigrinbo: :bigrinbo:


Quanto a questão dos videos sobre o equipamento, e neste caso vou falar de camaras: eu estive indeciso entre comprar fujifilm e sony, porque eram as que me atraiam mais como "sistema misto", porque o interesse maior seria gravar video, e a fotografia seria um extra... penei, imenso, e mesmo assim pouco encontrei, sobre a capacidade de estabilização das duas, sem recorrer a um gimbal, porque sempre abordavam superficialmente o tema, e então quando me foquei apenas na fujifilm, porque fiquei "encantado com as cores da camara", menos informação encontrei... se existe pouca informação mais aprofundada sobre fotografia, imagina para video :bigrinbo::bigrinbo:

Quanto aos acessorios... concordo que não são precisos todos e mais alguns, mas isso também dependerá muito de cada um, penso eu... acho que é um tema muito subjectivo, talvez tão subjectivo como que camara comprar... mas é bom sabermos que tipo de acessorios existem, perceber as inovações, etc...

U

( Gosto Muito de paisagem)
A unica coisa que aprendi... tens de sair muito , percorrer km, e as vezes chegas a casa com uma mão cheia de nada. que te mostram 3 ou 4 fotos, mas que não cartão estão lá mais de mil. que não ha regras , porque cada um faz um pouco o que lhe convem , interessa ou consegue naquele momento. que se uma lente 85mm é boa para ele, poderá não o ser para o outro.
Não sou um grande fotografo. Faço o que posso e erro muitas vezes. E como eles só aproveito 3 ou 4 num cartão com 900 fotos.
A relativamente pouco tempo ouvi, salvo erro, uma TED Talk em que uma medica, que fazia fotografia, falava sobre fotografia de paisagem, e do seu percurso, e ela referiu algo que lhe acontecia muito no inicio, que era ver a foto no LCD da maquina, e achar que "tinha feito um galhardete" e quando a via no PC ficava desiludida, porque afinal não era assim tão boa.
Percebo perfeitamente o conceito de só ter "duas a tres fotos boas", em centenas delas, mas também é no processo continuo de fotografar que se aprende, qual era a piada de conseguir "todas as fotos boas"? :bigrinbo: :bigrinbo:
 
Última edição:
A relativamente pouco tempo ouvi, salvo erro, uma TED Talk em que uma medica, que fazia fotografia, falava sobre fotografia de paisagem, e do seu percurso, e ela referiu algo que lhe acontecia muito no inicio, que era ver a foto no LCD da maquina, e achar que "tinha feito um galhardete" e quando a via no PC ficava desiludida, porque afinal não era assim tão boa.
Percebo perfeitamente o conceito de só ter "duas a tres fotos boas", em centenas delas, mas também é no processo continuo de fotografar que se aprende, qual era a piada de conseguir "todas as fotos boas"? :bigrinbo: :bigrinbo:
Claro. E tambem a questão que a foto que te mostra a camara já tem tratamento jpg e quando chegas a casa no pc vés o raw. e peguntas para onde fugiram aquelas cores :) :) :) mas isso com o tempo habituaste.
Eu trato as minhas fotos, dou lhe pos processamento. Não para as por mais bonitas. mas sim para as por como as vi com os mus olhos naquele estante. Culpado ! As vezes abuso um pouco na saturação :) :) .... mas isso é por viver numa zona arrida em que a cor predominante é o castanho e o cinzento das pedras.
Para teres uma ideia. vou a serra da estrela no inverno a mulher chama-me a atenção para umas lindas cascatas. Saco duae ou 3 fotos . chego a casa. não havia nada do que tinha visto. e não era uma questão de cor, de luz. Era uma questão de som, ruido. a foto era como tantas outras , uma cascatita em longa exposição, aborrecida e sem mensagem alguma. Flat, Flat.... Mais valia ter sacado a ovelha que andava ali a pastar.
O Unico conccelho que posso dar a qualquer pessoa que tire fotos em modo amador, é: Nunca tires fotos ou processes fotos a pensar no gosto dos outros. sairás frustrdo, porque não está como tu gostava que estivesse. E nunca chegáras a agradar a todos. E pior, ficaras com a sensação que estas a vender a tua visão. Vender a alma ao diabo.
Por isso quando me pedem para cobrir este ou aquele evento, suspiro, aceito. mas por dentro fico mortificado.
Tambem o valor que te dão é quase nulo. para muito fazes o que a Martinha com o seu telemovel consegue fazer. e passas por arrogante que tem a mania que tem maquina e que é fotografo. )
Desculpem o desabafo. mas sei que muitos sentem ou sentiram isso na pele.
 
@vvalk3ng Eu não entraria pela questão de ninguém dar nada a ninguém... Muitos dos fotógrafos de alto nível não têm vida para isso. Daí veres até na TV BTS e afins, em que andam lá a filmar tudo e não há propriamente segredos, mas depois o fotógrafo falar ou dar explicações do que se passa, é curto porque simplesmente ele tem mais que fazer. E não há curso ou pagamento que valha, só dão "aulas" quando são tipo convidados para uma conferência ou isso. Isto é a realidade da maioria dos fotógrafos de alto nível.
Já me aconteceu noutras áreas e acontece-me agora numa cena nova que iniciei, já estive ao lado de grandes pros internacionais e eles não têm problema nenhum em que um gajo esteja ali ao lado a ver tudo o que fazem, até explicam e tudo mais, mas é sempre nos intervalos da chuva, porque estão a trabalhar e concentrados no que estão a fazer. E quando acaba é passar ao próximo e continua sempre a andar.

O que depois também leva à minha estranheza de "profissionais" a postar vídeos quase diariamente. Um youtuber que ande a postar com demasiada regularidade vídeos longos e trabalhados, claramente tem pouco que fazer da vida. Até um fotógrafo de médio nível, que não tenha trabalhos a toda a hora, passa o resto do tempo a treinar, a fazer experiências, a contactar com clientes, etc. Há muito trabalho de "negócio" que é preciso fazer, seja qual for a área.

Se curtem de paisagem, o Thomas Heaton parece-me um bom canal. Mas não sei aferir nem conheço paisagistas profissionais.
 
tb vejo o Thomas. mas prefiro o Mike smith, comunica melhor os seus passos. as suas frutrações, prefiro a dinamica dos seus videos.
Preferencias pessoas :)
Acho que nunca vi um bts do Thomas.
Corre sempre tudo bem :) agraciados pelos Deuses. Esse tipo de atitude deve frustrar mais de um novato que acaba por se perguntar, "Como é que eu não consigo isso e ele tão facilmente sim "
 
Claro. E tambem a questão que a foto que te mostra a camara já tem tratamento jpg e quando chegas a casa no pc vés o raw. e peguntas para onde fugiram aquelas cores :) :) :) mas isso com o tempo habituaste.
Eu trato as minhas fotos, dou lhe pos processamento. Não para as por mais bonitas. mas sim para as por como as vi com os mus olhos naquele estante. Culpado ! As vezes abuso um pouco na saturação :) :) .... mas isso é por viver numa zona arrida em que a cor predominante é o castanho e o cinzento das pedras.
Eu raramente tiro fotos em RAW nas minhas voltinhas, isto porque eu tenho uma XS 10 da fujifilm e aquilo "tira uns jpegs maravilhosos" que, na minha opinão, e para mim, pouca edição precisam para ficar com o aspecto que eu pretendo... acho que "é uma não questão" o RAW vs JPG, pois dependendo do pretendido ambas são validas, na minha opinião, mas também não é sobre isso que estamos a conversar...
Não sendo referente a um trabalho pago, eu normalmente só uso RAW, em conjunto com jpg, quando aplico as "film simulation" da fujifilm, normalmente para fotos em preto e branco, que assim depois se quiser a mesma foto a cores posso usar o raw... mas ja estou a divagar demais :D:D
No entanto, se fotografas em RAW é normal que as "cores que viste vão à vida", terás sempre de editar o ficheiro RAW... no entanto, já consideraste fotografar em RAW+JPG? Pelo menos para teres uma referência para depois editares o ficheiro RAW, não sei se seria algo do teu interesse... confesso que até tenho uma certa curiosidade sobre se achas que poderia ser vantajoso para ti, pois interessa-me perceber "o processo" de cada um, o que o leva a capturar uma foto, o enquadramento, o que pretendem transmitir, o seu metodo de edição... acho isso enriquecedor, em termos de conhecimento.

Para teres uma ideia. vou a serra da estrela no inverno a mulher chama-me a atenção para umas lindas cascatas. Saco duae ou 3 fotos . chego a casa. não havia nada do que tinha visto. e não era uma questão de cor, de luz. Era uma questão de som, ruido. a foto era como tantas outras , uma cascatita em longa exposição, aborrecida e sem mensagem alguma. Flat, Flat.... Mais valia ter sacado a ovelha que andava ali a pastar.
Não estarás a "falhar em algo" nessas fotos? Composição, etc?... embora perceba o que dizes mas se sentes isso das tuas fotos é porque "lhes falta alguma coisa", não transmitem a "tua intenção", etc... talvez tenhas de pensar um pouco melhor sobre o que queres transmitir com essa foto, porque, e isto de uma forma muito redutora, uma foto com longa exposição qualquer um consegue fazer...
Não é um processo facil "chegarmos ao ponto que desejamos"...
Não estou a criticar, ou a "apontar o dedo", apenas curioso sobre o porquê de achares isso.

Por isso quando me pedem para cobrir este ou aquele evento, suspiro, aceito. mas por dentro fico mortificado.
Tambem o valor que te dão é quase nulo. para muito fazes o que a Martinha com o seu telemovel consegue fazer. e passas por arrogante que tem a mania que tem maquina e que é fotografo. )
Desculpem o desabafo. mas sei que muitos sentem ou sentiram isso na pele.
O teu desabafo é valido, e, em termos profissionais, e até amadores, "todos temos de começar por algum lado", mas é encarar isso como "mais um cliente, mais um trabalho", que ajuda a pagar as contas... executas o teu trabalho, com profissionalismo e sem descurar a qualidade, porque estás a ser pago para isso, e deve ser essa a ética de trabalho a adoptar... e estás a ganahr experiência...
O importante é perceber, acima de tudo, que não é esse o tipo de cliente "principal" que deves almejar, até porque não é esse tipo de cliente que "vai pagar os big bucks" pelo teu trabalho, pois não lhe reconhece o valor.

@vvalk3ng Eu não entraria pela questão de ninguém dar nada a ninguém... Muitos dos fotógrafos de alto nível não têm vida para isso. Daí veres até na TV BTS e afins, em que andam lá a filmar tudo e não há propriamente segredos, mas depois o fotógrafo falar ou dar explicações do que se passa, é curto porque simplesmente ele tem mais que fazer. E não há curso ou pagamento que valha, só dão "aulas" quando são tipo convidados para uma conferência ou isso. Isto é a realidade da maioria dos fotógrafos de alto nível.
Já me aconteceu noutras áreas e acontece-me agora numa cena nova que iniciei, já estive ao lado de grandes pros internacionais e eles não têm problema nenhum em que um gajo esteja ali ao lado a ver tudo o que fazem, até explicam e tudo mais, mas é sempre nos intervalos da chuva, porque estão a trabalhar e concentrados no que estão a fazer. E quando acaba é passar ao próximo e continua sempre a andar.
Percebo a tua opinião, e tens razão... eu não sou profissional sequer, e só fotografo à 1 ano, e já tenho "uma tonelada de fotos" para editar, e "luto para ter tempo" para editar, escolher fotos, etc... nem sequer consigo imaginar "o mundo" desses profissionais... e já assisti a videos em que basicamente referem mesmo isso, não se importam de ensinar, mas no seu reduzido tempo livre... por isso já é muito bom deixarem-nos assistir ao seu processo de trabalho, porque assim também se aprende... ver, experimentar replicar o que foi visto, ter muitas duvidas, repetir, e aprender...

O que depois também leva à minha estranheza de "profissionais" a postar vídeos quase diariamente. Um youtuber que ande a postar com demasiada regularidade vídeos longos e trabalhados, claramente tem pouco que fazer da vida. Até um fotógrafo de médio nível, que não tenha trabalhos a toda a hora, passa o resto do tempo a treinar, a fazer experiências, a contactar com clientes, etc. Há muito trabalho de "negócio" que é preciso fazer, seja qual for a área.
Lá está, mais uma opinião válida... ou alguém está ali a produzir videos para ti ou então alguma coisa "está mal"... ou até não está, pois se produz videos diariamente, ou quase, videos longos e trabalhados, é porque essa provavelmente é a maior, mesmo que não seja a única, fonte de rendimento dessa pessoa... porque nós dedicamos o nosso tempo ao que nos "dá dinheiro" basicamente, porque a prioridade é sempre o "trabalho pago", pelo menos na minha opinião.
Eu faço edição de video, modo amador, e se para fazer um misero reels de 10segundos, por vezes investes uma ou duas horas, incluindo o processo criativo, escolha dos videos, edição, etc, imagina o tempo que não é necessário investir para criar videos longos, porque é preciso criar um story board, etc...
Como referiste, uma pessoa num "nivel medio", digamos assim, que tenha "trabalho para levar uma vida desafogada", não vai ter tempo para andar a "fazer videos"... certamente, pode ter, mas não vão ser muito frequentes, imagina um fotografo "de algo nivel", com um volume de trabalho gigante, com prazos curtos, e bem definidos, para "entregar trabalho"...
Num ou noutro podcast já vi fotografos, que poderiamos classificar de nivel medio em termos de volume de trabalho, embora isso seja sempre relativo, a afirmarem que tiveram de contratar alguém para os ajudar com a edição, etc... extrapolando isso para fotografos de alto nivel podemos imaginar que se têm de contratar pessoas para delegar funções para cumprir com os prazos muito certamente não terão tempo para gravar videos, porque também, como referi, não é esse o foco deles.
 
Lá está, mais uma opinião válida... ou alguém está ali a produzir videos para ti ou então alguma coisa "está mal"... ou até não está, pois se produz videos diariamente, ou quase, videos longos e trabalhados, é porque essa provavelmente é a maior, mesmo que não seja a única, fonte de rendimento dessa pessoa... porque nós dedicamos o nosso tempo ao que nos "dá dinheiro" basicamente, porque a prioridade é sempre o "trabalho pago", pelo menos na minha opinião.
Certo e não há nada de errado com isso, mas então é um "youtuber", que vive das views/entretenimento, de ads de product pushing, etc. Não é propriamente um profissional experiente e integrado no mercado, torna-se questionável a legitimidade para vir dizer como gerir o negócio, os clientes ou atingir um nível que ele próprio não terá (no que diz respeito à fotografia).

E sim, muitos trabalham em equipas. É muito comum, se calhar mais de metade do trabalho que tenho publicado não fui eu que tratei das fotos e também já tratei fotos para outros. Mas mesmo assim, imagina enquanto profissional, ter que gerir dois negócios e duas equipas em paralelo. Por isso há fotógrafos que só publicam de mês a mês e outros que até publicam regularmente, mas os vídeos é tipo boneco à frente da câmara e segue, super básicos.
 
Certo e não há nada de errado com isso, mas então é um "youtuber", que vive das views/entretenimento, de ads de product pushing, etc. Não é propriamente um profissional experiente e integrado no mercado, torna-se questionável a legitimidade para vir dizer como gerir o negócio, os clientes ou atingir um nível que ele próprio não terá (no que diz respeito à fotografia
Falando hipoteticamente, e não de nenhum caso especifico, também poderia ser o caso de alguém que já trabalhou na área, tendo muito ou pouco sucesso, e vem falar da sua experiência... pode ser válido, como não o ser... acho que cabe a nós, como seguidores, e espectadores, decidir se é um canal com conteudo valido para nós ou não...
Até porque como sabes, nada me impede de me intitular como sendo um fotografo, e até de "me achar o maior", mesmo que o meu trabalho não tenha grande qualidade... como em todas as áreas, temos bons profissionais, medianos e mediocres... mas sim, é um tema que "dá pano para mangas"...

Noutro aspecto, também nada nos garante que o que um fotografo de alto nivel nos diga sobre como gerir um negocio possa ser viavel, ou funcione... lá está, porque, por norma, falam muito superficialmente sobre os temas... e mesmo que num video aprofunde certos temas, sobre como conseguir clientes, etc, acho que isso não quer dizer nada se não soubermos a realidade do dia a dia do mesmo... porque eu posso fazer um video a falar sobre um tema, e parece-me tudo "bonitinho e perfeito", mas quem nos garante que é mesmo assim? Se formos a ver nem é ele que trata desses assuntos e tem um assistente para lidar com os pormenores, etc...
Por exemplo, encontrar um video sobre alguém que fale sobre como orçamentar um trabalho não é propriamente facil, nem eles falam sobre casos especificos, mas vão dando uma dica ou outra, e "tirando um bocadinho daqui e dali" conseguimos reunir bastante informação... mas lá está, é preciso procurar imenso para conseguir adquirir conhecimento.

Pelo que dizes, já estás inserido no mercado de trabalho, e sabes que existem diversas variaveis que influenciam como conseguir mais clientes, etc, e o que pode funcionar contigo não é garantido que possa funcionar comigo, embora considere que pelo menos estar minimamente informado sobre "as coisas" ajuda a lidar melhor com as diversas situações...

Mas vai lançando assim mais temas destes, é interessante discutir isto e perceber que não somos os únicos com este tipo de ideias, e opiniões.... é que esta secção tem andado um pouco adormecida...
 
Não estou no mercado de trabalho, já estive. Mas também não tratava de praticamente nada, só fotografava, o resto era feito por outros. Isto claro, dá-me alguma vantagem ao ver os vídeos, porque se o que dizem for um perfeito disparate, ou totalmente desenquadrado da realidade, à partida vou dar conta. Mas também há coisas que mudaram, que já não se fazem da mesma maneira, nada é estático na vida.
No entanto, alguém que se esteja a iniciar ou que nunca tenha trabalhado profissionalmente, já não lhe vai ser assim tão fácil distinguir o que é boa informação e o que é informação que deve ignorar.

Uma coisa que noto em vídeos com profissionais com nível mais alto, é que têm tendência a ser mais honestos e não inventar.

Ainda há tempos vi um a dizer num fórum da BH "o dinheiro mais bem gasto até hoje não foi nenhuma lente, foi no meu contabilista e advogada... se não fossem eles, já tinha afundado há muito tempo". E isto é algo que qualquer pessoa entende que é plausível. O fotógrafo só tem que perceber de fotografia, o resto se não sabe contrata fora, seja advogados e contabilistas, seja pessoal técnico, etc. Também já vi fotógrafos dizer que fazem eles as questões do negócio, mas que para isso tiveram que perder tempo a estudar e consultar com profissionais na área. Não foi estalar os dedos e agora percebo disto tudo.
Mas também já vi "Zecas" a recomendar coisas como "encontrei este modelo de contrato online e tenho usado há anos, recomendo imenso, bla bla bla" e disponibiliza às pessoas. Ou a afirmar que <inserir qualquer tema> é simples e desbobinam uma receita chapa cinco.

Muitos Youtubers capitalizam a questão das "10 dicas" ou "o segredo para", etc, os atalhos para o sucesso rápido, chamemos-lhe assim, que na verdade não existem e qualquer profissional bem sucedido sabe isso.
 
Não estou no mercado de trabalho, já estive. Mas também não tratava de praticamente nada, só fotografava, o resto era feito por outros. Isto claro, dá-me alguma vantagem ao ver os vídeos, porque se o que dizem for um perfeito disparate, ou totalmente desenquadrado da realidade, à partida vou dar conta. Mas também há coisas que mudaram, que já não se fazem da mesma maneira, nada é estático na vida.
No entanto, alguém que se esteja a iniciar ou que nunca tenha trabalhado profissionalmente, já não lhe vai ser assim tão fácil distinguir o que é boa informação e o que é informação que deve ignorar.
Claro que quanto mais experiência tiveres mais depressa percebes se "são tangas, ou têm algum fundo de verdade"... mas, em alguns casos, acho que alguém com alguma experiência consegue perceber, minimamente, se aquilo será possivel ou não... tem coisas que são evidentes demais :D:D

Uma coisa que noto em vídeos com profissionais com nível mais alto, é que têm tendência a ser mais honestos e não inventar.
Pois são pessoas com muito mais experiência, que já experimentaram muitas coisas, e que perceberam que "na simplicidade é que está o ganho", e tornaram-se eficientes no que fazem, onde o objectivo é executar o trabalho da maneira mais eficiente possivel... como se costuma dizer "tempo é dinheiro"
Depois, como eles também "já passaram por esta luta" sabem a importância de ajudar os outros, algo que talvez não tiveram "no tempo deles", para além de que não é por falaram a verdade que "vão perder o posto", pois percebem que existe espaço para todos, e não é por partilhar alguma informação que vão ter "montes de concorrência" no dia seguinte, pois, de qualquer forma, para ser bem sucedido não é somente por questões tecnicas, existem imensos factores "extra" para "viver de fotografia", para além de que não é qualquer um que se inicia que vai ter, por exemplo, capacidade financeira para adquirir, nem que seja, metade do equipamento que os mesmo usam, e basta só falarmos de corpo e uma ou duas lentes, nem me refiro ao resto :D:D
Algo que sempre ouvi, e cada vez acredito mais, e é transversal a qualquer área, e que ninguém te ensina, pois é preciso cada um desenvolver, é "a questão humana", ou das relações, as nossas capacidades sociais... porque muitas das vezes o que dita conseguir um trabalho ou não acaba por ser isso, porque somos humanos, e a maneira como nos relacionamos ajuda imenso... posso ser muito bom tecnicamente mas se não souber lidar com os meus clientes não terei muito sucesso, se não interagir, etc... se não souber como abordar novos clientes também não... e depois muitas das vezes se ouve falar sobre que o mais importante é a experiência que proporcionamos ao nosso cliente que fará, acima de tudo, ele nos recomendar futuramente... acredito nisso, e alguns terão mais facilidade em desenvolver estas competências do que outros...

Ainda há tempos vi um a dizer num fórum da BH "o dinheiro mais bem gasto até hoje não foi nenhuma lente, foi no meu contabilista e advogada... se não fossem eles, já tinha afundado há muito tempo". E isto é algo que qualquer pessoa entende que é plausível. O fotógrafo só tem que perceber de fotografia, o resto se não sabe contrata fora, seja advogados e contabilistas, seja pessoal técnico, etc. Também já vi fotógrafos dizer que fazem eles as questões do negócio, mas que para isso tiveram que perder tempo a estudar e consultar com profissionais na área. Não foi estalar os dedos e agora percebo disto tudo.
Isto é verdade, quer seja na fotografia como noutra área.
Ser freelancer não é facil, é preciso para além de ser bom profissional estudar as outras vertentes, contabilidade, marketing, etc...
Felizmente existe o instagram, perfis que dão dicas, e ajudam as pessoas a dar os primeiros passos, e onde procurar mais informação, etc... as vantagens da "era da informação"... mas é claro que mesmo assim é preciso estudar, pesquisar, etc... nunca será facil, se fosse tinhamos mais pessoas a "viver disto"... depois também já vi referirem isto muitas vezes, só irás saber se consegues viver da fotografia se o teu negocio "passar da marca dos 2 ou 3 anos", porque até lá deduzo eu que seja uma luta constante, e muitas das vezes certamente as pessoas não vivem so da fotografia, e conciliam com outro tipo de trabalho, até porque no inicio não será possivel cobrar valores muito elevados, por assim dizer.


Mas também já vi "Zecas" a recomendar coisas como "encontrei este modelo de contrato online e tenho usado há anos, recomendo imenso, bla bla bla" e disponibiliza às pessoas
Isto normalmente é uma estrategia para conseguires criar uma base de dados com e-mails para depois enviarem newsletters, etc... e serve como ponto de partida... agora, é preciso é perceber que é preciso entender o que está escrito, etc... mas pelo menos tens um ponto de partida... à uns tempos era mais complicado conseguir esta informação, se bem que também não é propriamente simples por vezes encontrar esta informação...

Muitos Youtubers capitalizam a questão das "10 dicas" ou "o segredo para", etc, os atalhos para o sucesso rápido, chamemos-lhe assim, que na verdade não existem e qualquer profissional bem sucedido sabe isso.
Nem precisas de ser bem sucedido, basta tentares iniciar a atividade, e logo percebes que "não é tudo um mar de rosas", como tentam mostrar que é... isso são "videos para encher", para ter visualizações, ganhar seguidores, etc... engraçado que parece, atualmente, que "isso é o que mais se vê", seja youtube ou instagram, e sinceramente, embora me farte disso, e seja cansativo, não sei se condeno quem o faça, como estrategia de crescimento... pois uma pessoa nem sabe bem se o melhor é acompanhar as tendências ou não...

Outra coisa que talvez te tenhas apercebido são os videos sobre "dar o salto na tua carreira", no sentido de elevares o teu trabalho, e poderes cobrar mais... por norma também são muito superfulos...

Resumindo... não é facil conseguir encontrar informação realmente util... s
 
Felizmente existe o instagram, perfis que dão dicas, e ajudam as pessoas a dar os primeiros passos, e onde procurar mais informação, etc... as vantagens da "era da informação"...
E tens o mesmo problema que no Youtube, "metade é xaxo". 😅
Uma coisa que aprendi em sistemas de informação: A base começa nos dados, mas os dados não significam nada. Depois de devidamente tratados, passam a constituir informação. Mas informação também não significa nada. Precisa ser devidamente tratada para passar a constituir conhecimento. Infelizmente vives na "era da informação" mas não na era do conhecimento, porque há tanta informação que não consegues dar o devido tratamento. O YouTube, Instagram, TikTok e outros, são um claro exemplo disso.

A questão dos profissionais serem mais honestos, além do que disseste e bem, é também a questão de poderem ficar mal vistos perante o seu mercado e os seus clientes. Como tu disseste, a relação com os clientes é fundamental. E se vais para público dizer disparates, vais ser comido vivo por colegas, concorrentes, clientes, agentes, etc. Há muitos profissionais de alto nível que já por causa disso nem abrem a boca em redes sociais e afins. Aliás, a partir de um certo nível, toleram muito melhor seres uma porcaria como pessoa, do que dizeres cenas tecnicamente erradas (porque revela que se calhar não sabes assim tão bem o que estás a falar).

Resumindo... não é facil conseguir encontrar informação realmente util... s
Nada mesmo.
 
Back
Topo