i5 6600k Overclock

hehe, por isso que nao me parecia ter escrito isso, li mal o teu post ;)
O meu foi : "Eu com o 6600K a 1.35V faço max 75C depois de 10 horas a correr o prime95 com o PC fechado."

Devia ser no verao e com as bios posteriores ele começou a precisar de mais Vcore.
 
Tantas mensagens ao mesmo tempo que uma gajo até se confunde todo lol

Por acaso, hoje reparei na configuração das fans na Bios e estavam todas em Standard.
Tinha Silent, Standard, Turbo e Full Speed.

Deixo estar em Standard ou posso mudar para outra?

Será que o PC arrefecia mais uns graus?
 
Assim como tens, quando estas no P95 a 80C é muito provável que esse perfil ponha as fans ao máximo.
Ve o grafico desse perfil e qual o comportamento das fans se estao a 100% para 80C?

Aqui no teu post, da para ver +-:
https://forum.zwame.pt/threads/i5-6600k-overclock.928605/page-47#post-14529967

Se calhar lá para os 60C ja convinha ter a fan do CPU a 100%, pq o cooler do cpu nao é muito grande

Eu uso o perfil manual para baixar o ruido só em idle e tb para nao fazer muitas transiçoes de velocidade. Podes deixar isso para mais tarde, mas é mais por causa do ruido em idle.
 
Última edição:
Ok! Depois vejo isso, agora está a coorer o prime95 e depois vou jogar :)

Tenho que entrar onde diz "QFan Control" , certo?

qJW6T7R.jpg
 
Poe isso em advanced mode
Sim, podes fazer isso nos graficos ou com valores, nos graficos talvez seja inicialmente mais facil.
Se quiseres faz so para a fan do CPU, acima de 60C no cpu no windows acho que ja te convem ter isso ao maximo.

Só mesmo testanto, pq esse valor nao é igual ao que medimos no windows.
Eu acho que na minah bios ponho a fan do CPU ao maximo apartir dos 50C na bios, que no windows corresponde ja nao sei a quanto.
Escolhi o valor para nao estar sempre a subir, mas subir quando jogo por exemplo.

Depois logo se ve isso.
Neste momento tenho o meu no default.
 
- quase 7h de prime95
- temperatura máxima de 80ºc
- temperatura média de 66ºc

DsFeSFV.jpg


Acho que está tudo, mais que bom :)


Edit: estive a jogar B1 durante 1h 15min e a temperatura máxima do CPU foi 61ºc :)
 
Última edição:
A Fan do CPU acho que vou por em Turbo, a partir dos 60°c atinge 100% Fan. Como tu disseste anteriormente.
Em standard só a partir dos 70°c é que atingia os 100% Fan.

Vê a imagem com o Turbo!

tKMqFGP.jpg


E as outras Fans todas estão em Standard, só a partir dos 70°c é que atinge 100% Fan.

Acho que vou mudar todas para turbo, a partir dos 60°c atingem 100% Fan.

Olha vê a imagem...

frj4l1n.jpg


No geral, a única diferença da rotação das Fans é que a partir dos 60°c as Fans vão rodar nos 100%.
Antes só a partir dos 70°c é as Fans rodavam nos 100%.

Pelos gráficos é super fácil de fazer ;)

Sempre deve ficar um pouco mais fresquinho ;)


Mudo??
 
Essa temperatura do grafico, é proporcional à temperatura do cpu, mas nao é o mesmo valor, já nao me recordo bem.

Eu depois começei a usar em manual, onde podes tu fazer o grafico.
No meu caso, em idle e na net, word etc., nas tarefas que usam pouco cpu, fui ajustar as fans apra nao fazerem barulho.
Nem darem saltos de RPM.
Depois só quando vai para jogos é que aumento as fans.

Fui fazendo por tentativa e erro, usava o PC e enquanto estava fora dos jogos queria que fosse silencioso e ia ajustando o grafico para ter isso.
Depois nos jogos, como uso auscultadores e a grafica tb faz ruido, ponho as fans mais altas ou ate no maximo.

Se determinada fan é demasiado ruidosa ao maximo, limito o maximo só dessa para menos.

Depois de dominares os graficos, vais ao tab MONITOR, fazendo scroll nas opções até la abaixo, para fazer o input manual dos valores das fans. Ai tens controlo manual dos valores.

É veres o que pretendes e ajustar:
- Silencio em idle e na net => baixo rmp, sem saltos de rpm, ate determinada temperatura.
- temp baixa nos jogos e prime95 => alto rpm, apartir de determinada temperatura.
 
Última edição:
Mais logo devo por todas em Turbo, também só começam a girar a 100% , 10ºc mais cedo.
Dantes era aos 70ºc , agora vai ser aos 60ºc.
Penso que não vou notar grande barulho...
Quando o CPU chega aos 60ºc é porque já estou a jogar e de HeadSets :)
 
Já nao me lembro se é mais ou menos, mas imagina que poes 60C nas fans e depois o cpu está em 65C e as fans ainda nao aumentaram os rpms, se for o caso entao tens de por 50C nas fans.

No Hwinfo, tens la as rpms das fans e a temp do cpu.
 
Entendido :)


Tenho 7 Fans na caixa e a Fan do CPU e na Bios só aparacem duas a girar...vê a imagem

76a55621-c5ca-4898-bf91-8fa6fe1dc69d
aWBieer.jpg


CPU FAN 511 RPM
CHA2 FAN 1191 RPM

O resto não gira. O que pode ser?
 
Podem nao estar ligadas à MB?
Tb podes tentar ver se as fans sao PWM ou DC, mas normalmente a bios deteta isso bem.

Essas duas que tens na bios, ve se sao a do dissipador do cpu e a da traseira da caixa?
 
Pelo que tive a inspencionar só 3 é estão ligadas á MotherBoard que são:

- Fan do CPU está na CPU FAN - é detetado na Bios
- a Fan traseira está na CHA1 FAN- não é detetado na Bios
- as 2 Fans na inferior estão na CHA2 FAN - é detetado na Bios
- as outras 4 Fans(2 Fans na frontal e 2 Fans na superior estão conectadas á fonte)

As que estão ceonectadas á fonte, giram em modo standard, certo?


Edit: a FAN do CPU é PMW
 
Back
Topo